Administração do sistema

Restrições de acesso a campos

RT.FAQ-63980
Para casos onde se deseja filtrar quem tem acesso a ver/editar determinados campos da interface é necessário configurar regras de acesso a campos.

Existem dois tipos de regras:


Este tipo de regra pode ser configurado através de preferências explicadas abaixo, ou através da guia Regras de acesso a campos que está disponível na Configurações das interfaces do sistema e que configura estas preferências de forma facilitada.

Preferência para restringir a visualização de determinados campos:
{SISTEMA}.{BLOCO}.RESTRICT_ITEMS_VIEW = FUNCAOX : ITEM1, ITEM2, ITEM3
ou para uma operação específica da interface:
{SISTEMA}.{BLOCO}.{FEATURE}.RESTRICT_ITEMS_VIEW = FUNCAOX : ITEM1, ITEM2, ITEM3

Preferência para restringir a edição (insert, update, update-all) de determinados campos:
{SISTEMA}.{BLOCO}.RESTRICT_ITEMS_EDIT = FUNCAOX : ITEM1, ITEM2, ITEM3
ou para uma operação específica da interface:
{SISTEMA}.{BLOCO}.{FEATURE}.RESTRICT_ITEMS_EDIT = FUNCAOX : ITEM1, ITEM2, ITEM3

Ambas preferências permitem várias linhas. Cada linha é uma restrição específica para uma determinada função, ou seja, pode ser configurada uma FUNCAOX para permitir o acesso aos campos A e B, e uma FUNCAOY para os campos C, D e E.

Exemplo:
PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_FECHAMENTO.RESTRICT_ITEMS_VIEW = DEPTO.VENDAS:PERCENTUAL_DESCONTO,VALOR_DESCONTO

Atenção
Regras de acesso são RESTRITIVAS, ou seja, as regras TIRAM um acesso e nunca o contrário. Por padrão, TODOS tem acesso aos campos e as regras configuradas RESTRIGEM os acessos para os usuário que não participam da função indicada.

Isso significa que se houverem DUAS ou mais regras para o mesmo campo, apenas usuários que tem acesso a TODAS as regras terão o acesso efetivo ao mesmo. Quando não existe uma única função que define quem tem ou não acesso ao campo, deve-se criar uma função específica e associa-la aos usuários desejados.

Ver também: