Gestão de pedidos

Numeração/identificação de pedidos

PEDIDOS.FAQ-65771
Os pedidos precisam ser identificados de forma única no sistema. A forma mais simples de se fazer isso é numerar todos os pedidos automaticamente através de uma sequência (SEQ_PEDIDO) que gera um número de forma incremental. Este é o padrão do sistema e também o mais apropriado para a maioria dos cenários de negócio.

Desta forma, os números dos pedidos são gerados independentemente do tipo de pedido, estabelecimento ou servidor. Por exemplo:

Além disso, não existe a garantia de que os pedidos serão gerados em uma sequência. O número é gerado no momento em que o pedido começa a ser digitado, ou seja, um pedido que foi aberto em um dia mas emitido somente 3 dias depois pode parecer fora da ordem normal de emissão dos demais pedidos. Além disso, pedidos criados em diferentes servidores de uma rede de servidores replicados utilizarão faixas isoladas de sequência para garantir a unicidade e independência dos servidores.
Os números de pedidos excluídos ou que apresentem erro na inclusão serão "perdidos" e o número não será mais utilizado em novos pedidos.

Atenção
Esta é a forma mais simples e eficiente de controlar a identificação dos pedidos.

A chave de sucesso para utilizar esta forma é a compreensão dos usuários de que o número do pedido não tem qualquer significado. Ele é apenas uma identificação única criada no momento em que o pedido é cadastrado e que não se repete no sistema.

Para atender alguns cenários específicos, a identificação do pedido pode agregar dois outros atributos, conforme explicado a seguir.

Série

Em situações onde a numeração dos pedidos tiver de ser realmente separada de alguma forma, existe um atributo "série" que pode ser utilizado como ferramenta para a geração dos números em diferentes sequências.
O uso da série pode ser configurado através do campo "Série" do Tipos de pedidos.
Por padrão, os pedidos são todos emitidos com a série "0". Quando configurada uma série diferente, a identificação final do pedido incluirá a série formando identificações como:

Uma das alternativas para este tipo de situação é a opção de configurar o ano como para definir o número da série:

Versão

Os pedidos possuem um atributo de versão que pode ser utilizado em alguns cenários. A versão pode ser utilizada tanto como um controle de quantas vezes o pedido foi reaberto/emitido, como um identificador de diferentes opções para um orçamento em que o cliente irá escolher apenas uma das mesmas.

No segundo caso, vários pedidos poderão ter o mesmo número, mas com versões diferentes. Neste caso, a identificação final do pedido terá o número da versão agregado formando identificações como:

Uso de ambos combinados

Naturalmente, é possível combinar as duas situações (série e versão), o que irá gerar uma identificação final dos pedidos como:

Ver também: