Tipos de dados e campos

Como configurar o ambiente para enviar e-mails nas ocorrências de erros?

ADSRT.FAQ-659
Para testar e validar o envio dos e-mail utilize a interface CfgMail.

Para configurar uma aplicação para que todos os erros que ocorrerem encaminhem uma mensagem de e-mail para um determinado endereço, basta configurar as seguintes preferencias:

RT.REPORT_ERRORS_TO_EMAIL - Incluir o endereço de e-mail para o qual a mensagem deve ser enviada. Se quiser que seja enviado para mais do que um destinatário, separe os endereços com vírgulas.
Ex: ads@prd.inf.br, fulano@dominio.com.br

RT.REPORT_ERRORS_FROM_EMAIL - Incluir o endereço que deve aparecer como "From" na mensagem. Se esta preferencia não for informada, o sistema tenta enviar usando o endereço de e-mail do usuário que está autenticado na sessão.
Note que é conveniente incluir um nome para contextualizar melhor o remetente usando a sintaxe normal de e-mails Internet.
Ex: Sistema Telescope <prd@prd.inf.br>


Por default, apenas erros com severidade UNKNOWN, CRITICAL e PANIC são reportados - As severidades WARNING e ERROR não são reportados porque são situações conhecidas que não exigem intervenção de suporte.
Se quiser alterar para emitir e-mail para erros, alterar a preferencia RT.REPORT_ERRORS_SEVERITY para 2. Os valores válidos para esta preferencia são:
1 = WARNING
2 = ERROR
3 = UNKNOWN (default)
4 = CRITICAL
5 = PANIC

Para que isso funcione adequadamente, o sistema deve ter um servidor de SMTP devidamente configurado. Para maiores detalhes, veja Como configurar o SMTP que deve ser usado para a aplicação enviar e-mails.

Por default, as mensagens incluem uma listagem do log da sessão dos últimos 60 segundos. O tempo de log que é inserido nesta listagem pode ser configurada através da preferência RT.REPORT_ERRORS_LOG_TIME que representa o tempo desejado em segundos. O valor padrão assumido é 60 segundos.

O assunto do e-mail de erro será montado com a severidade do erro + " on " + o nome do sistema + "-" + o nome global da interface onde o erro foi encontrado.

Recomenda-se a criação ou utilização de um emitente dos e-mails de erro a partir de uma conta de e-mail do domínio do cliente ou de uma conta especialmente criada para este fim em um provedor de e-mails gratuíto (p.ex.: Google, Hotmail, etc).