Gestão financeira de terceiros

Índice

Títulos de terceiros

FINTER.CAD_TITULOS_TERCEIROS

Descrição

Permite a manutenção de títulos de terceiros (não são títulos a pagar ou a receber dos estabelecimentos).

Considerações gerais:

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de títulos de terceiros:

Pedidos de importação:

Pedidos de representação:

Campos:

Estabelecimento do título.
O estabelecimento do título poderá ser realizado somente através da interface Manutenção de títulos, desde que sejam cumpridos os requisitos que permitem a alteração do estabelecimento do título.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Define o tipo de título. A tipagem permite a configuração e/ou comportamento do título, como por exemplo utilizar CMC7.

Somente são apresentados tipos de títulos que possuam o tipo de operação financeira marcado "Terceiros".
Ex:
  • ESPÉCIE
  • DUPLICATA
  • FATURA
  • RECIBO
  • NOTA PROMISSÓRIA
  • NFE
  • NFS
  • CF
  • DEPÓSITO
  • PIX
  • TED
  • DOC
  • DARF
Número do título.

Se o título estiver em manutenção e a preferência FINANC.TITULOS.NUMERAR_EM_MANUTENCAO for "S", o titulo será numerado conforme o campo Número do título do tipo de titulo estiver configurado.
Sequência do título (0, 1, 2, 3, 4, 5, ..., N).
A sequência 0 (zero) normalmente é indicada para título único, ou seja, não existem outros títulos com a mesma numeração considerando o estabelecimento, tipo do título e fornecedor (a pagar) ou estabelecimento (a receber).
A sequência 0 (zero) também é indicada para título antecipado ("entrada") e a numeração da sequência dos demais títulos do plano de pagamento será iniciada em 1 (um). P.ex.: DINHEIRO = 0, BOLETO = 1, DUPLICATA = 2.
A sequência deve ordenar os títulos de uma fatura, conforme as ordens de vencimento das parcelas (duplicatas).
Mesmo havendo tipos de títulos diferentes no parcelamento de um plano de pagamento (p.ex.: parcela 1 = BOLETO, parcela 2 = DUPLICATA) o número do título poderá ser igual ao pedido ou documento que originaram os títulos, mas a sequência de cada título será gerado conforme o número da parcela, no caso, BOLETO = sequência 1 e DUPLICATA = sequência 2.
Pessoa que emitiu o título.
Pessoa a qual o título foi destinado.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Aberto - Título em aberto.
  • Baixado - Título que foi baixado.
  • Cancelado - Título foi cancelado.
  • Análise - Enviado para análise.
  • Liquidado - Título liquidado (pago).
  • Manutenção - Título não foi emitido.
  • Negociado - Título que foi negociado com a provável substituição por outro(s) título(s). P.ex.: Reparcelamento de dívidas.
  • Incobrável - Títulos que foram classificados como perdidos ou incobráveis.
  • Programado - Título está programado para liquidação automática em uma entidade financeira (banco, operadora de cartão de crédito, etc.).
  • Previsto - Um título previsto corresponde a algo que provavelmente irá ocorrer, mas que ainda não foi formalizado. P.ex.: Contas fixas como água, luz, previsão de faturamentos baseadas em pedidos ainda não entregues, etc.
  • Bloqueado - Título está bloqueado por algum motivo. P.ex: SPC, Cartório, etc.
  • Liquidado parcialmente - Título que foi liquidado (pago) parcialmente. Para utilizar está situação deve ser ativado no tipo de título.
  • Enviado - Título foi enviado/repassado para banco ou terceiros.
Endereço de cobrança informado no título, apresentando endereço, número, cidade e estado.
Relacionamento com o LOP atual para o título.

Somente são apresentados lops que possuam o tipo de operação marcado "Terceiros", ativos e para o estabelecimento do título.
Valor nominal do título. É resultante do valor inicial do título, descontados os valores de impostos retidos (INSS, IOF e/ou IR). Caso seja informado diretamente pelo usuário, o valor inicial é automaticamente preenchido com o mesmo valor. Para títulos resultantes de parcelamentos, este valor é calculado automaticamente conforme o respectivo plano de pagamento.
Saldo a liquidar do título (atualizado automaticamente pelas movimentações do título). O saldo é inicialmente igual ao valor do título.
Define um valor a ser pago. Será preenchido com o saldo do título, mas pode ser informado um valor diferente, para pagamento parcial, por exemplo.
Data em que o título foi cadastrado no sistema. Caso não seja informada, o sistema assume a data atual.
Data em que o título foi passado para situação de "Aberto". A edição do título deve ser bloqueada.

Data de vencimento para pagamento do título (calculada conforme o plano de pagamento).
Data prevista para pagamento do título.
Inicialmente é igual a data de vencimento do título, mas pode ser alterada conforme necessidades.
No caso de contas a pagar quando a data de vencimento não for um dia útil, a previsão será o próximo dia útil. P.ex. Vencimento em sábado, considera a previsão de pagamento para a próxima segunda-feira, desde que não seja feriado neste dia.
A data prevista para pagamento somente poderá ser anterior a data de vencimento do título caso esteja indicado no campo "Permite previsão antes do vencimento" no cadastro do tipo de título.
Data em que o título foi totalmente liquidado.
A data de competência é utilizada nos relatórios de resultados por regime de competência, normalmente atribuída a data em que a receita ou despesa foi adquirida (fato gerador).
Caso não informada, a data de competência é automaticamente preenchida pela data de conclusão do título.
Existem situações, normalmente relacionados a contratos pré-pagos, onde o usuário poderá informar uma data futura. Por exemplo: Título relativo ao IPTU onde a prefeitura criou uma campanha que oferecia um desconto para quem quiser antecipar o IPTU no ano seguinte. Neste caso, o título seria, por exemplo, de dezembro de um ano para uma competência de janeiro do ano seguinte.
Data de cancelamento do título.
  • Quando informada obrigatoriamente deve possuir um usuário que realizou o cancelamento.
Classificação para o motivo de cancelamento do título. Deve ser informado somente quando preenchido a data de cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
É a impressão dos caracteres correspondentes ao banco, agência, conta, cheque e dígitos verificadores, na tarja eletrônica que se encontra na base do cheque.
A consulta feita através do CMC7, quer digitando, quer através de microterminais com leitura óptica, possibilita o recebimento do cheque com maior segurança quanto a cheques clonados, adulterados, fraudados.
Todas as opções de consulta do SCPC permitem ao usuário consultar cheques através do CMC7.
Código da agência bancária, obtido através do CMC7 do cheque.
Identificação Febraban do banco do CMC7 informado.
Conta bancária do CMC7 informado.
Número do cheque informado pelo CMC7.
Identificação do correntista de um cheque ou conta corrente. É a pessoa responsável pelo cheque.
P.ex.: Cheques de terceiros.

Quando informado um CMC7 e o mesmo já foi informado com um correntista, será preenchido automaticamente o correntista.
Motivo de devolução para o título. P.ex: CHEQUES devem ter os motivos classificados pela FEBRABAN como 11,12,13...

Esta informação é preenchida nos retornos de cheques feitos na interface Retorno de cheque.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor título.
  • Conta gerencial
  • Centro de custo/resultado
  • Estabelecimento
  • Projeto
  • Pedido
Conta contábil gerencial do título.
Principal centro de custo ao qual o título está relacionado.

Ex:
  • ESTOQUE
  • PRODUÇÃO
  • ADMINISTRATIVO
  • VENDAS
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Projeto ao qual o título está vinculado.
Tipo de projeto informado para o projeto do título.
Ex:
  • Projeto de Software
  • Produção de pedidos
  • Implantação de software
  • Erro
Relacionamento com conta do projeto orçado.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Observações gerais sobre a título.
Define se o título é considerado uma previsão ou já está confirmado.
Títulos que não estão confirmados não podem ser concluídos e não devem permitir movimentos financeiros que envolvam valores.

Quando o título estiver marcado como confirmado, a data de conclusão é preenchida na inclusão.
Arquivos anexos para títulos, onde pode-se registrar cópias de comprovantes de pagamento do título, p.ex.
Define o tipo de operação do título.
  • Pagar - Compromissos a pagar para fornecedores de produtos e serviços.
  • Receber - Compromissos devidos por clientes e demais devedores da empresa.
  • Terceiros - Define que a operação é de terceiros, ou seja, o estabelecimento será o mediador da negociação entre um emitente e um destinatário.
Valor de comissão a ser paga para o vendedor. Deve ser proporcional ao valor do título. Caso o pagamento seja parcial deve ser pago a comissão em percentual igual.
Quando informado, altera o plano de pagamento do respectivo pedido.

Campo utilizada exclusivamente durante a conciliação dos títulos com um fornecedor. Deve ser utilizado para informar que um determinado pedido foi parcelado de forma diferente da que foi originalmente informado no pedido. Ao salvar, o respectivo pedido será alterado os respectivos títulos serão recalculados de acordo com o novo parcelamento.

Este campo é disponível apenas quando a preferência FINTER.CAD_TITULOS_TERCEIROS.REPARCELAMENTO_PERMITIDO está ativa.
As opções de plano de pagamento apresentadas são as mesmas opções apresentadas para o respectivo pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZESPÉCIEAberto
FILIAL 1DUPLICATABaixado
FILIAL 2FATURACancelado
CD-RSRECIBOAnálise
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Novos

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
MATRIZESPÉCIEAbertoEstoque
FILIAL 1DUPLICATABaixadoProdução
FILIAL 2FATURACanceladoAdministrativo
CD-RSRECIBOAnáliseEstoque
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Cancelar

Permite cancelar o título, informar um motivo de cancelamento.

Quando houver uma data de cancelamento e retirada esta data, o título sairá da situação de cancelado.
Topo

Pagar

Permite registrar o pagamento do título, informando um valor e a data do pagamento.
Comportamento:Topo

Pagar

Permite registrar o pagamento de vários títulos conforme o filtro informado.

Esta operação normalmente é utilizada filtrando um cliente ou um fornecedor durante um processo de conciliação dos pagamentos com o mesmo.
MATRIZESPÉCIEAberto
FILIAL 1DUPLICATABaixado
FILIAL 2FATURACancelado
CD-RSRECIBOAnálise
Comportamento:Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
DESISTÊNCIA DO CLIENTEConta gerencialESTOQUEEstoqueProjeto de SoftwareNão
DESACORDO COMERCIALCentro de custo/resultadoPRODUÇÃOProduçãoProdução de pedidosSim
MERCADORIA DANIFICADAEstabelecimentoADMINISTRATIVOAdministrativoImplantação de softwareNão
DESISTÊNCIA DO CLIENTEProjetoVENDASEstoqueErroSim
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Configurações

FINTER.CAD_TITULOS_TERCEIROS.REPARCELAMENTO_PERMITIDO

Permitir reparcelamento

Caso marcado, a interface de manutenção dos títulos de terceiros poderá incluir um campo que permitirá o usuário alterar o plano de pagamento do respectivo tipo de pedido durante a conciliação dos títulos de terceiros com o fornecedor.

Tipo: FLAG

Regras

Ajustar autocomplete

Ajusta os autocompletes dos campos conta gerencial, centro de custo e conta orçada.

Na conta gerencial, apresenta as opções de conta do plano de contas gerencial do estabelecimento do respectivo título.

Na conta orçada, apresenta as contas do respectivo projeto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novos"

Ajustar autocomplete projeto

Caso o estabelecimento limite os projetos do estabelecimento, apresenta apenas os projetos que são para o mesmo estabelecimento, senão, de qualquer estabelecimento.

As opções serão atividades que representam projetos e que permitem vinculação com títulos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Ajustar ações conforme contexto

Ajustar as ações conforme o contexto:
  • Caso o título esteja liquidado, remove as ações de "Pagar" e "Cancelar".
  • Caso o título esteja em manutenção ou cancelado, remove a ação de "Pagar".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Ajustar visibilidade de campos de projeto

Oculta os campos de projeto quando for informado um parâmetro de projeto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novos"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Ajustar visibilidade do pagamento

Na operação de pagar (MR), o valor e a data do pagamento somente podem ser informados se o título não está liquidado ou cancelado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pagar"

Apresentar campos para informar cheque

Caso o tipo de título esteja marcado para exigir CMC7, os campos de cheque ficarão abertos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novos"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novos"
  • Ao alterar campo "Tipo de título" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo" do formulário "Novos"

Apresentar informações sobre o cheque

Quando informado um CMC7, será preenchido os campos de:
  • banco;
  • Agencia;
  • Conta;
  • Número do cheque;
  • Correntista.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "CMC7" do formulário "Novo"

Apresentar reparcelamento

Apresenta o campo de reparcelamento a não ser que a preferência esteja ativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pagar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pagar"

Excluir vinculo pedidos titulos

Quando for excluído um título o respectivo vinculo do título com pedidos ou documentos é automaticamente excluído.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de excluir formulário "Excluir"

Popular LOPs

Popula os lops para terceiros, ativos e somente aqueles que não tenham um estabelecimento definido ou que o estabelecimento seja o mesmo do título.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novos"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novos"

Popular planos de pagamento para o reparcelamento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pagar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Pagar"

Preencher data de conclusão

Quando o título estiver marcado como confirmado, a data de conclusão é preenchida na inclusão.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"
  • Antes de inserir formulário "Novos"

Registrar o pagamento

Caso informada a data e o valor, registrar o respectivo pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Pagar"

Restringir pedido

Caso o bloco seja chamado a partir do contexto de um pedido, filtrar apenas títulos vinculados a este pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Restringir projeto

Ajustar pesquisa por projeto, restringindo conforme o número do projeto
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Sugerir valor para pagamento

Sugerir o saldo do título como valor do pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pagar"

Vincular pedido

Caso o bloco seja chamado a partir do contexto de um pedido (parâmetro PEDIDO_ID informado), ao incluir um título, vincula este título ao pedido do contexto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"
  • Depois de inserir formulário "Novos"