Naturezas de operações que são permitidas no estabelecimento.
Esta configuração permite, p.ex., que seja utilizada uma natureza de operação de venda em que seja definida a apresentação do ICMS ST retido nas NFEs de um determinado estabelecimento, mas que não poderá e não deverá ser utilizada por outros estabelecimentos. Para os demais estabelecimentos deve ser criada e vinculada outra natureza de operação de venda, semelhante a com destaque do ICMS ST retido, mas sem as configurações de destaque do referido tributo.
Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
REVENDA A PRAZO
TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
REMESSA PARA CONSERTO
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
MATRIZ
FILIAL 1
FILIAL 2
CD-RS
Indica se a natureza de operação está ativa/habilitada para o estabelecimento.
Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Clique no link apresentado na primeira coluna para acessar um registro específico. Você também pode usar as teclas (seta para baixo) e (seta para cima) para navegar entre os registros apresentados para acessá-lo.
Normalmente, o cursor fica ativo no link do primeiro registro, ou no registro que estava sendo acessado no caso do usuário voltar para a lista após acessar um registro específico.
É possível reordenar a lista clicando no título da coluna desejada. Clicar no título de uma coluna que já está sendo ordenada, inverte o sentido da ordenação (ascendente/descendente). Clicar no link juntamente com a tecla SHIFT, acrescenta a coluna à ordenação já imposta, permitindo ordenar primeiro por uma coluna e segundo por outra.
Ao clicar no ícone de agrupamento, a lista é refeita apresentando todas as informações totalizáveis dos registros agrupados pela respectiva coluna.
No canto superior direito da tabela com a lista, existe um ícone que, ao ser clicado, abre um pequeno menu que permite o usuário configurar a tabela.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode escolher quais colunas devem ser apresentadas e em que posição.
No menu de configuração da tabela, o usuário pode gerar uma pivot da mesma.
Antes da lista, são apresentados os filtros aplicados. Cada filtro possui um pequeno "x" que pode ser utilizado para exclui-lo. Ao fazer isso, a lista é automaticamente atualizada.
A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:
A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
O usuário filtra os registros que deseja alterar e clica em [b:Listar]
O sistema apresenta a lista dos registros resultantes da pesquisa
O usuário confirma que estes são os registros desejados e clica em [b:Alterar todos].
O sistema apresenta um formulário (vazio) com os campos que podem ser alterados
O usuário informa os campos que ele deseja alterar e clica em [b:Alterar todos] novamente. Os campos que não forem informados não serão alterados.
O sistema processa as alterações e volta para a lista de registros.
Regras
Ajustar campos conforme parâmetros
Oculta os campos de estabelecimento ou natureza de operação conforme os parâmetros informados. Eventos que disparam esta regra:
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"