Importação e migração de dados

Índice

Importação de pedidos

IMPDADOS.IMP_PEDIDOS

Descrição

Interface para importação de pedidos de sistemas legados ou de outros sistemas de terceiros integrados.
Permite validar os dados dos pedidos e seus itens e migrá-los para o sistema.

Atenção
ANTES da importação dos pedidos deve-se, obrigatoriamente, importar (não é necessário "migrar" os dados):
  • Produtos.
  • Pessoas (clientes, fornecedores, vendedores, transportadores, etc).
Desta forma será evitado o retrabalho de importação de dados faltantes para os pedidos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Módulo de migração de pedidos:

Campos:

O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Indica a situação do processamento da carga deste registro.
  • Erro - Houve uma tentativa de importação (ou validação) sem sucesso. Veja o campo "Mensagens de erro" para maiores informações sobre o que ocorreu.
  • Importado - O registro já foi importado.
  • Pendente - O registro ainda não foi importado e nem validado.
  • Válido - O registro foi validado com sucesso mas ainda não foi importado para o sistema.
Mensagens de erro que ocorreram no processo de validação ou importação dos dados. Este campo é atualizado pelos processos de validação/importação dos dados.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único, independente de seu tipo.
Identificação da série do pedido. A série é utilizada para segmentar a numeração dos pedidos e seu uso está condicionado ao que estiver configurado no campo "Série" do respectivo tipo de pedido. Existem basicamente 3 comportamentos disponíveis:
  • Não usar: (comportamento padrão) Neste caso, todos os pedidos são emitidos com a série 0.
  • Informar: O usuário terá de informar a série no momento da emissão do pedido.
  • Anual: A série é automaticamente preenchida com o ano corrente. Neste comportamento, a numeração dos pedidos também é automaticamente reiniciada todos os anos.

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
Identificação do tipo de pedido.
Estabelecimento que gerou o pedido.
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.

O modo de pesquisa do cliente no sistema é definido através da preferência IMPDADOS.DADOS_PEDIDOS.PESQUISAR_CLIENTE_POR
Fornecedor informado para o pedido.
Vendedor que realizou a venda.

Pode ser informado o apelido de vendedor, o código da pessoa ou o nome completo.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenchê-la.
Data em que o pedido foi emitido. Esta data é gerada no momento em que o vendedor dispara o envio do pedido.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).

Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data em que o pedido foi cancelado.
Valor de desconto concedido no pedido.
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".
Nome do plano de pagamento. Deve ser informado um plano cadastrado através da interface Planos de pagamento.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Quando não haverá um plano de pagamento ou não será necessário informar um prazo de pagamento, porém ainda sim deve ser cadastrado informações de plano, informe neste campo que será cadastrado no campo "observações" no pedido.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Relação com o registro migrado (importado).

Define se deve ser excluído o pedido migrado para o sistema.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Permite a exclusão da importação com a opção se excluir junto o registro migrado.
Topo

Excluir todos

Exclui todos os pedidos listados. Caso for selecionado a opção "excluir pedido migrado", será excluído o pedido importado e a sua migração.
Topo

Validar

Valida se o registro está valido para ser importado para o sistema.
Topo

Validar todos

Valida todos os registros da lista. Caso for informado identificado alguma inconformidade, será atualizado o atributo "mensagem de erro" explicando o que está errado.
Topo

Migrar

Migra o registro para o sistema, validando os dados antes da operação.
Topo

Migrar todos

Migra todos os registros da lista. Caso seja identificado alguma inconformidade, o pedido não é migrado e uma mensagem de erro fica registrada nele.
Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Regras

Remover ações

Quando um pedido já estiver sido migrado, retirar as ações de validar e migrar.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"