Inventário de estoques
Inventário Geral de Estoque
INVENTARIO.RQ-001
Fluxo normal
O inventário é a atividade por meio da qual os gestores ou responsáveis realizam a contagem e conferência total ou parcial dos materiais disponíveis em estoque e checam os resultados, comparando-os às quantidades informadas no sistema, ajustando assim o estoque físico ao contábil. A realização de inventário impacta nos seguintes aspectos da empresa:
- Redução das perdas: um bom inventário é capaz de reduzir os custos e evitar desperdícios. Ao quantificar exatamente quantos produtos há em seu estoque, o gestor evita comprar matéria-prima de forma excessiva, já que os pedidos aos fornecedores são melhor ajustados à demanda. Além disso, com o inventário em dia, é possível identificar desvios e trabalhar para evitá-los. Se a relação de produtos do inventário físico estiver em desconformidade com o contábil, será mais fácil descobrir extravios, furtos e obsolescências.
- Melhora do atendimento ao cliente: ao saber exatamente quais produtos estão disponíveis no estoque, o vendedor otimiza as vendas e aumenta a credibilidade com os clientes. Quando não há controle de estoque, a propensão aos erros é muito maior: vender um produto indisponível e prometer a entrega imediata, por exemplo, pode comprometer a credibilidade junto ao cliente.
- Cumprimento da legislação: inconsistências entre o inventário físico e o contábil podem fazer com que sua empresa seja autuada pelo FISCO. Se o fiscal detectar que há diferenças entre o estoque declarado de produtos e o estoque real, poderá penalizar sua empresa com multas.
Procedimentos