Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e)

Índice

Manifesto de Documentos Fiscais eletrônicos

MDFE.CAD_EMISSAO_MANIFESTO_TRANSPORTE

Descrição

Emissão de manisfesto de transporte (MDFE).

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Emissão MDFE:

Lote de Manifesto:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Nome dado para identificar a natureza de operação. Normalmente possui a descrição da CFOP com informações complementares que auxiliem os usuários na escolha correta da natureza a ser utilizada em cada situação.
Ex:
  • REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)
  • REVENDA A VISTA COM COMISSÃO
  • REVENDA A PRAZO
  • TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS
  • REMESSA PARA CONSIGNAÇÃO
  • RETORNO DE CONSIGNAÇÃO
  • REMESSA PARA CONSERTO
Nome da via de transporte.
Ex:
  • Marítimo
  • Aéreo
  • Rodoviário
  • Ferroviário
  • Hidroviário
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Valor total da carga documento de transporte
Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga na ANTT (Brasil) do emitente da CTe.
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Valor padrão: P
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Valor padrão: S
Quantidade de CTe vinculadas ao documento MDFe
Quantidade de NF vinculadas ao documento MDFe
Quantidade de NFe vinculadas ao documento MDFe
Placa do veículo transportador do documento e/ou mercadorias.
Unidade da federação que pertence o veículo.
Quando veículo de fora do Brasil informar "EX"
Peso do veículo sem carga, com tanque cheio e operadores abordo. Deve ser preenchido somente quando não for um veículo cadastrado.
Tipo de carroceria para o veículo principal do documento.
  • Aberta
  • Aberta
  • Fechada/Baú
  • Granalera
  • Porta Container
  • Sider
Tipo de rodado para o veículo principal do documento.
  • Truck
  • Toco
  • Cavalo Mecânico
  • VAN
  • Utilitário
  • Outros
Número do lote
Número do protocolo para Nota Fiscal Eletrônica fornecido pela Sefaz após envio do documento.
Número do protocolo de cancelamento do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Data de cancelamento do documento.
Observação obrigatória em caso de cancelamento de documento.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Motorista responsável pelo veículo, caso informado será automaticamente incluído na guia de pessoas envolvidas no documento.
Indica como as informações de quantidade de volumes, peso líquido dos volumes, peso bruto dos volumes e cubagem do documento serão informados.
Pode-se definir o valor padrão para o campo configurando a preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.INFORMACOES_PESOS_VOLUMES.DEFAULT_VALUE.
OBS: A preferência irá alterar o valor padrão apenas para novos documentos, não irá alterar o padrão de documentos já existentes.
  • Calculados automaticamente - As informações serão calculadas automaticamente a partir das respectivas informações dos itens do documento.
  • Informados manualmente - As informações serão informadas manualmente. Os campos das respectivas informações ficarão editáveis para preenchimento manual.
Peso bruto dos volumes.
Peso líquido do volumes.
Quantidade de volumes transportados. Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Valor total de cubagem do documento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZREVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO)MarítimoManutenção
FILIAL 1REVENDA A VISTA COM COMISSÃOAéreoPendente
FILIAL 2REVENDA A PRAZORodoviárioAprovado
CD-RSTRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOSFerroviárioCancelado
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Emitir

Emitir o conhecimento de transporte
Topo

Cancelamento

Permite registrar o cancelamento da MDFe.
Topo

Encerramento

Registra o evento de encerramento do manifesto de transporte. Somente após o registro de encerramento de um MDFe será permitida a emissão de um novo manifesto para o veículo.
Topo

Inutilizar

Inutilizar ou anular o MDFe.
Não é realizada a comunicação com a SEFAZ, pois não existe um serviço de documento fiscal eletrônico para este evento.
Topo

Remover rejeição

Tira a rejeição do documento e permite que o mesmo seja reenviado para processamento com a SEFAZ.
Comportamento:

Regras

Ajustar visibilidade de campos conforme situação do documento

Deixa os campos "somente leitura" quando entrado na operação de "alterar" e o documento não estiver em manutenção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Apresentar criticas do documento

Apresentar as críticas, e remover botão de emissão quando regras não permitirem a emissão
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar informações adicionais para remover a rejeição

Se o respectivo lote do manifesto tem uma mensagem de rejeição, então apresenta ela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Remover rejeição"

Apresentar informações do veículo da placa informada

Apresenta informações de tara, UF, tipo de carroceria e tipo de rodado se encontrado uma placa de um veículo cadastrado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Novo"

Incluir informações do documento

Incluir as informações no documento
  • EMITENTE
  • ENDEREÇO DO EMITENTE
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar motorista informado

Informar o motorista informado do manifesto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Popular naturezas de operações

Popula as naturezas de operações que podem ser utilizadas pelo estabelecimento e espécie selecionados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Remover os botões

Remover os botões do manifesto conforme a situação do documento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"