Nota Fiscal Eletrônica

Índice

Atualização de documentos que foram rejeitados

NFE.PRO_NFE_REJEITADA

Descrição

Atualização de documentos NFCE, NFE, MDFE ou CTE que foram rejeitados pela SEFAZ ou RPS/NFSE pela prefeitura.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Rejeitadas:

Campos:

Número do documento. Pode ser digitado (informado) pelo usuário ou estabelecido automaticamente pelo sistema.
Nome do estabelecimento que emitiu o documento.
Apenas estabelecimentos que o usuário tem acesso serão apresentados.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Número do ECF, quando o documento for emitido por um equipamento emissor de cupom fiscal.
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do emitente do documento fiscal.
Número da chave de acesso para documento fiscal eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Conhecimento de Transporte Eletrônico, Manifesto de Transporte Eletrônico ou Nota fiscal de Serviço Eletrônica).
  • Para documentos modelos 55 (NFE), 65 (NFCE), 57 (CTE), 67 (CTEOS), 58 (MDFE) o tamanho é 44 números, com validação de dígito verificador.
  • Para documentos modelo NFSe não existe tamanho fixo e não existe validação do conteúdo.
Nome completo (pessoa física) ou razão social (pessoa jurídica) do destinatário do documento fiscal.

Data e hora da aprovação do cancelamento pela SEFAZ.
Valor total do documento.
Data e hora da aprovação do documento pela SEFAZ
Data e hora da autorização da receita para emissão do documento fiscal eletrônico.
Data que o documento foi cadastrado no sistema.
Data de cancelamento do documento.
Data que a mercadoria/documento foi recebida. Note não é necessariamente a data em que a mercadoria entrou no estoque.
Data de emissão do documento. No caso de documentos de saída deve ser preenchido somente quando for impresso o documento ou no momento da saída do documento ou mercadoria do estabelecimento do emitente.
Data de entrega (operação saída) ou entrada no estoque (operação entrada).
  • Saída: Data em que a mercadoria foi entregue ao destinatário do documento fiscal.
  • Entrada: Data em que a mercadoria entrou no estoque. Será utilizada para o movimento do estoque e fiscal.
Bairro do endereço do emitente do documento.
Data e hora que o documento foi inserido ao um lote e enviado para aprovação da receita.
Data e hora que o documento foi emitido.
Data e hora que o documento foi inutilizado por um usuário.
Data e hora de saída (impressa) do documento fiscal das instalações do emitente.
Esta informação não deve ser alterada depois do documento ser emitido.
Data e hora de rejeição do documento pela SEFAZ
CEP do endereço do emitente do documento.
Cidade do emitente do documento.
Código IBGE para cidade
CPF do emitente pessoa física ou CNPJ do emitente pessoa jurídica.
Endereço do emitente do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Complemento para o endereço de emitente
Endereço do emitente
Número do endereço do emitente
Inscrição Estadual do emitente do documento, quando for pessoa jurídica.
Nome fantasia do emitente do documento
País que emitiu o documento
Código internacional para o país
Telefone ou fax do emitente do documento fiscal.
Tipo de pessoa (física ou jurídica) que emitiu o documento fiscal.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
UF
Código IBGE para o estado
Bairro do endereço do destinatário do documento.
CEP do endereço do destinatário do documento.
Cidade do destinatário do documento.
Código para cidade do destinatário
CPF do destinatário pessoa física ou CNPJ do destinatário pessoa jurídica.
Endereço do destinatário do documento.
Concatenação das seguintes informações: endereço (tipo de logradouro + nome do logradouro) + número + complemento.
Complemento para o endereço do destinatário
Endereço do destinatário
Número do endereço para o destinatário
Inscrição Estadual do destinatário do documento fiscal, quando for pessoa jurídica.
Nome do país do destinatário do documento fiscal
Código para o país destinatário.
Telefone ou fax do destinatário do documento.
Tipo de pessoa (física ou jurídica) para quem o documento foi emitido (destinatário).
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Sigla da Unidade da Federação (estado) do destinatário do documento. Quando o destinatário for do exterior (país diferente do Brasil), este campo deve ser preenchido com "EX".
Código para o UF do endereço do destinatário
Cidade do transportador do documento e/ou mercadorias.
CNPJ ou CPF do transportador.
Endereço do transportador
Define quem deve ser o responsável pelo "pagamento" do frete ao transportador.
  • 0 - Emitente - Contratação do frete por conta do remetente (CIF) (emitente do documento).
  • 1 - Destinatário - Contratação do frete por conta do destinatário do documento (FOB).
  • 2 - Terceiros - Contratação do frete por conta de terceiros (não é de responsabilidade do remetente/emitente e nem do destinatário do documento).
  • 3 - Transporte próprio por conta do remetente - Transporte próprio por conta do remetente (emitente do documento).
  • 4 - Transporte próprio por conta do destinatário - Transporte próprio por conta do destinatário do documento.
  • 9 - Sem frete - Sem ocorrência de transporte (frete).
IE
Nome ou razão social da pessoa que está realizando o transporte.
Unidade da federação que pertence o veículo.
Quando veículo de fora do Brasil informar "EX"
Placa do veículo transportador do documento e/ou mercadorias.
Tipo de pessoa (física ou jurídica) que transportará os bens e serviços constantes no documento foi emitido.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
Unidade da Federação do transportador
Quando transportador for de fora do Brasil colocar "EX"
Valor total de cubagem do documento.
Dados adicionais para o documento fiscal.
Indica que deve ser emitido um documento fiscal vinculado para este cupom fiscal. Utilizado apenas no caso de documentos da espécie "CF" em que é necessário emitir também uma NFE.
Define se antes da emissão do documento deve ser gerado o faturamento utilizando como base as definições do plano de pagamento informado no documento.

No caso de devolução define se deve realizar os abatimentos dos títulos dos documentos de origem.
<< REVER >>
Informa que na impressão do documento as informações fiscais, tais como a base de cálculo e a alíquota do ICMS devem ser apresentados no documento.
Dados a serem inseridos no corpo do documento.
Informações complementares a serem inseridas nos dados adicionais do documento
Alíquota do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento.
Número do lote para documento fiscal eletrônico.
  • Para documentos do Modelo 55 deve ser obrigatoriamente preenchido.
Lote que o documento foi enviado para validação
Motivo da rejeição do documento pela SEFAZ
Número do protocolo de cancelamento do documento fornecido pelo órgão autorizador (Sefaz ou prefeitura).
Número do protocolo para Nota Fiscal Eletrônica fornecido pela Sefaz após envio do documento.
Observação obrigatória em caso de cancelamento de documento.
Observações da entrega. Deve ser utlizada somente quando a situação do documento for 'Entregue' , 'Devolvida'...
Outros valores registrados no documento.
Prazos de pagamento proposto.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Define o plano de pagamento para este documento.
Informa quem transportará o documento e/ou de suas mercadorias.

OBS: A preferência DOENSA.DOC_ENTRADAS_SAIDAS.QUEM_TRANSPORTA permite definir o valor padrão para o campo.
  • Destinatário - O destinatário do documento transportará o documento e/ou mercadorias.
  • Emitente - O emitente do documento transportará o documento e/ou as mercadorias.
  • Sem transporte - Documento não possui transporte.
  • Terceiro - Um terceiro transportará o documento e/ou as mercadorias, ou seja, o transportador não será o emitente ou destinatário do documento.
Define se o sistema deve recalcular automaticamente os impostos deste documento.
Série do documento fiscal. P.ex: U = Única, 1, T, 0. O sistema informa automaticamente o número da série no momento da emissão da nota.
Caso preenchido a série em um documento de emissão própria, será validado se é permitido o uso da mesma no estabelecimento/espécie.
Série do documento.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Manutenção - Permite realizar modificações no documento.
  • Pendente - Não permite realizar modificações no documento.
    Documento pronto para ser emitido.
    Número do documento não é obrigatório.
  • Aprovado - Documento aprovado pelo SEFAZ e é permitido a impressão da DANFE
  • Cancelado - Documento cancelado e não é permito realizar modificações no documento.
  • Denegado - Documento denegado pela SEFAZ ocasionado normalmente nas por irregularidade cadastral ou fiscal ou do emitente ou do destinatário do documento.
    O número de um documento denegado não poderá mais ser utilizado em outro documento e o documento denegado não poderá ser excluído do sistema ou sua situação alterada (p.ex.: para manutenção, cancelado ou inutilizado).
    Um documento denegado não possui valor fiscal ou comercial (não movimentará os estoques e os títulos financeiros do contas a receber ou pagar deverão estar cancelados, pois o documento é irregular).
  • Rejeitado - Documento rejeitado pela SEFAZ.
  • Em lote - Documento foi incluido em um lote para processamento com a SEFAZ.
  • Inutilizado - Documento foi inutilizado na Sefaz.
  • Emitido - Não permite realizar modificações no documento.
    Número do documento é obrigatório.
  • Entregue - Não permite realizar modificações no documento.
  • Retornado integralmente - Documento de saída foi retornado integralmente (devolução total dos produtos pelo destinatário).
Situação para o faturamento do documento.
  • Não entregue - Documento ainda não foi completamente concluído.
    • Situações: M e P
    • Não movimenta a comissão e caixa.
  • Pendente -
    • Situação: P ou I
  • Confirmado - Recebido - Documento foi recebido pelo cliente
  • Rejeitado pelo cliente c/ tarifa - Documento foi rejeitado pelo cliente e deve ser cobrado uma tarifa do cliente.
  • Rejeitado pelo cliente s/ tarifa - Rejeitado pelo cliente sem cobrança de tarifa.
    • Mercadoria com problemas.
  • Carteira - Carteira
Tipo de emitente do documento. Determina se é a empresa a emissora do documento ou se este foi emitido por outra pessoa/empresa.
  • Próprio
  • Terceiro
  • Outros - Utilizado para documentos que são apenas monitorados pelo estabelecimento. O estabelecimento não está diretamente envolvido no mesmo. Exemplo: Documentos de compra/venda realizadas diretamente entre fornecedores e clientes em que o estabelecimento é apenas um mediador das partes.
Tipo de operação do documento. Determina se o documento é uma "entrada" no estabelecimento ou uma "saída" do estabelecimento.
  • Entrada
  • Saída
Valor total da base de cálculo do ICMS.
É a soma dos valores de base de cálculo de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de base de cálculo ICMS substituição
Valor de desconto concedido no documento. Será considerado o somatório dos descontos informados nos itens do documento caso seja informado o desconto em qualquer item do documento.
Valor do frete do documento fiscal.

Caso informado o campo de "Valor de frete informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Valor de frete recebido/enviado via documento de conhecimento de frete e que não influi no valor total do documento, mas é considerado no custo de aquisição da mercadoria.

OBS: Caso vinculado a uma CTE o campo não deve ser preenchido, pois será informado automaticamente pela mesma.
Valor total de ICMS destacado no documento.
É a soma dos valores de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de ICMS creditado pelo destinatário do documento de entrada.
Valor de ICMS substituição tributária destacado no documento, já considerando o valor de "crédito" de ICMS.
Exemplo:
Base ICMS = R$ 100,00
Alíquota ICMS = 18%
MVA = 40%
Base ICMS ST = R$ 140,00
Alíquota ICMS ST = 18%
Valor de ICMS ST = (R$ 140 x 18%) - (R$ 100 x 18%)
                 = 25,20 - 18,00 
                 = 7,20.
Valor de ICMS destacado em documento de frete, p.ex.: CTRC.
Valor total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) destacado no documento.
Valor total do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) destacado no documento.
Valor total de isentos do ICMS.
É a soma dos valores de isentos de ICMS registrados nos itens do documento.
Valor de juros/dia a ser aplicado nos títulos financeiros vinculados ao documento.
Valor total das mercadorias do documento.
Valor de outros de ICMS.
É a soma dos valores de outros de ICMS registrados nos itens do documento.
Percentual de desconto
Valor total do seguro destacado nas despesas acessórias do documento.
Valor total em serviços do documento
Valor da taxa de cobrança, outras despesas acessórias.

Caso informado o campo de "Valor de despesas acessórias informado" em um dos itens, será a soma dos mesmos.
Espécie dos volumes do documento. P.ex.: Caixa, rolo, pacote.
Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Marca que identifica os volumes do documento.
Texto livre com a identificação ou numeração dos volumes no documento. Quando existirem vários volumes, deve-se separá-los por vírgulas.
Exemplos: PL024, GH030, AB001
Peso bruto dos volumes.
Peso líquido do volumes.
Quantidade de volumes transportados. Dependendo do que foi definido em "Informações de pesos e volumes", este atributo é calculado automaticamente pelas informações cadastradas ou informado manualmente.
Lote para envio/comunicação do documento fiscal de serviço para o município do emitente.
Lote que o documento foi enviado para validação

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
MATRIZ
Física
Física
0 - Emitente
Física
Não
Não
Não
Destinatário
Não
Manutenção
Não entregue
Próprio
Entrada
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Tirar rejeição do documento

Tirar a rejeição do documento, e permitir que o mesmo seja reenviado para processamento com a SEFAZ

Regras

Apresentar alerta para remoção do lote

Apresentar alerta ao usuário para não remover quando a nota está em processamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Veja também