Nota Fiscal Eletrônica
Solução de rejeição de NF-e
NFE.RQ-010
Descrição
Quando uma NFe é emitida e retorna como rejeitada pela Receita, o sistema deve registrar o motivo desta rejeição para que os dados do documento possam ser consultados, alterados/corrigidos e reemitidos.
Motivos mais comuns de rejeição:
- Documento em Duplicidade;
- Valor de PIS/COFINS não bate com o valor total do documento;
- IE divergente;
- Código IBGE dos municípios;
Fluxo normal
Para solucionarmos uma rejeição, podemos fazer o ajuste dos motivos da rejeição ou inutilizar o documento.
Procedimento para solucionar a rejeição ajustando o documento:
- Acessar a opção de menu "Ajuste de Rejeitados" (menu: Vendas -> NFe -> Ajuste de Rejeitados);
- Pesquisar o documento rejeitado (número do documento);
- Caso necessite alterar alguma informação do documento, como por exemplo a IE, clique em "Alterar", faça a alteração e salve;
- Depois de ter sido realizada todas as alterações necessárias, clique em "Tirar Rejeição".
Será apresentada uma mensagem informando que o documento está liberado e será apresentado um link para o mesmo.
- Ao clicar no link do documento, será apresentada a tela de cadastro do documento, o qual deverá estar em situação "Manutenção".
- Clicar no botão "Emitir documento" para realizar a reemissão da NF-e.
Obs.: Como o documento foi rejeitado e corrigido para uma nova impressão, será gerado um novo lote de NF-e para o documento. O lote anterior no qual o documento foi rejeitado, permanecerá no sistema, mas sem o vínculo com o documento.
Fluxos alternativos
Para inutilizar o documento "Rejeitado" (passar o documento para "Inutilizado"):
Para realizar a inutilização de uma Nota Fiscal Eletrônica, verificar se seus títulos não possuem algum movimento. Pois o sistema não irá permitir a inutilização caso um título possua qualquer tipo de movimento financeiro ou bancário.
Obs.: O motivo (observação) do cancelamento deve possuir no mínimo 15 caracteres.
Passos:
- Acessar a opção de menu "Inutilização" (p.ex. Entrar em: Vendas -> NFe -> Inutilização);
- Na tela de pesquisa informe o número do documento e pressione o botão "Listar";
- Selecionar o documento rejeitado;
- Informar a data da inutilização;
- Informar as observações da inutilização;
- Caso deseje retornar os pedidos para situação de pendente, marque a opção "Retornar situação de pedidos"
- Pressionar o botão "Inutilizar"
Caso a operação seja concluída com sucesso o documento será inutilizado no sistema e na SEFAZ.
Procedimentos