Nota Fiscal Eletrônica
Correção de NFe com situação "Em lote"
NFE.RQ-012
Descrição
Um documento pode ficar na situação "em lote" por não haver um retorno da SEFAZ confirmando o recebimento do documento. Isto pode ocorrer pelos mais variados motivos:
- Falha na comunicação de internet entre o servidor da empresa e o link da SEFAZ;
- Tempo de resposta da SEFAZ maior que o tempo programado no sistema;
- Indisponibilidade dos serviços da SEFAZ.
Como resolver:
- Verificar a situação do documento na SEFAZ conforme procedimento Consulta de situação de documento fiscal eletrônico (NFe, NFCe, MDFe e CTe) na SEFAZ
- caso a resposta da SEFAZ seja "Rejeicao: NF-e nao consta na base de dados da SEFAZ"
Verifique o "Número do lote de NFE: " DOENSA.CAD_DOCTES:title - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = DOENSA.CAD_DOCTES:TITLE! ===============
Acessar o item de menu: Vendas -> Lotes de notas fiscais eletrônicas --------------------------------------
Pesquisar pelo número do Lote.
Caso a situação do lote esteja "Em Envio":
Entrar no lote.
Clicar em Alterar
Mudar a situação para: Pendente de Envio
Apagar: Número do recibo
Apagar: Arquivo retorno
Apagar: Data de envio do lote
Apagar: Data de retorno:
Clica em: "Salvar"
Após salvar, clicar em: Busca Manual.
Após realizar este processo, entre no documento e faça a re-emissão. Consulta de situação de documento fiscal eletrônico (NFe, NFCe, MDFe e CTe) na SEFAZ
Fluxo normal
* Procedimento a ser realizado quando o lote esta na situação "Rejeitado"?
Acessar: Vendas -> NFE -> Lote de NFe
Buscar pelo Número do lote.
Verificar o motivo da rejeição em: "Arquivo retorno" (Esta informação estará informada na TAG )
De posse dos dados informados na tag: , realizar os devidos ajustes conforme o roteiro abaixo:
1. Acessar a tela de manutenção de documentos. Por exemplo: Vendas -> NFE -> Ajuste de Documentos
2. Realizar busca pelo número de documento.
3. Entrar no documento.
4. Revisar e corrigir os dados do documento.
5. Clicar em: "Salvar".
Realizado os devidos ajustes no(s) documento(s), seguir o roteiro abaixo:
Acessar o item de menu: Vendas -> NFE -> Lote de NFe
Pesquisar pelo número do Lote.
Verificar o motivo da rejeição em: "Arquivo retorno"
Entrar no lote.
Clicar em Alterar
Mudar a situação para: Pendente de Envio
Apagar: Número do recibo
Apagar: Arquivo retorno
Apagar: Data de envio do lote
Apagar: Data de retorno:
Clica em: "Salvar"
Após salvar, clicar em: Busca Manual.
Após realizar este processo, entre no documento e faça a re-emissão.
* Procedimento a ser realizado quando o lote esta na situação "Em envio"?
Acessar o item de menú: Vendas -> NFE -> Lote de NFe
Perquisar pelo número do Lote.
Entrar no lote.
Clicar em Alterar
Mudar a situação para: Pendente de Envio
Apagar: Número do recibo
Apagar: Arquivo retorno
Apagar: Data de envio do lote
Apagar: Data de retorno:
Clica em: "Salvar"
Após salvar, clicar em: Busca Manual.
Após realizar este processo, entre no documento e faça a re-emissão.