Sistema de orçamentos (3)

Índice

Orçamentos

ORCAME03.CAD_ORCAMENTO_03

Descrição

Manutenção de orçamentos para contratos, possibilitando a criação de um orçamento com uma ou mais opções de produtos, serviços e contratos. Permite informar despesas oriundas de mão de obra de terceiros, refeições, viagens, uso de ferramentas, entre outros. Na sua aprovação são geradas ordens de serviço.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Orçamentos:

Cadastro de Orçamentos:

Campos:

Estabelecimento do Pedido
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Número do orçamento a ser clonado
Referencia para o cliente deste novo orçamento
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
Texto de referência ou indicativo do conteúdo do orçamento/pedido.
Poderá ser utilizado como "título" na apresentação de propostas comerciais.
P.ex.: Orçamento de instalação lógica para setor administrativo.
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.)
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX.
Código de endereçamento postal (CEP no Brasil, ZIP nos EUA, etc.).
O nome deste campo depende do país.
A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Observações do cliente serão apresentadas no pedido como somente leitura.
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.
Segunda opção de plano de pagamento proposta ou acertada com o cliente/fornecedor.
Pode ser utilizada para diferenciar o plano de pagamento de serviços do plano de pagamento de produtos registrados no orçamento/pedido.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Texto com descrição das regras e formas de reajuste dos valores da proposta.
Prazo de execução para orçamentos
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor dos tributos calculados a partir da aplicação do percentual de tributos informados no orçamento/pedido sobre o valor total de vendas de produtos e serviços + valor de venda das despesas.
Percentual de tributos a serem aplicados sobre o valor de venda dos produtos e serviços (incluindo os valores de venda das "despesas" - refeições + deslocamentos + outras despesas) para apuração do valor total do orçamento ou pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Percentual de encargos financeiros a serem aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor total do pedido
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Texto com a especificação das responsabilidades ou tarefas e atividades a encargo do cliente.
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
Texto com especificações das exclusões ou excessões que não fazem parte da proposta ou não serão atendidas pela mesma.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Em manutenção
Emitido / Analise
Pendente / Proposta
Aprovado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Excluir todos

Exclui todos os orçamentos selecionados na pesquisa.
Topo

Cancelar

Cancela todos os orçamentos selecionados na pesquisa.
Topo

Clonar

Cria um novo orçamento originado a partir do orçamento selecionado.
Comportamento:Topo

Criar versão

Cria uma nova versão do pedido copiando o pedido atual e atualizando os campo versão e situação.
Topo

Orçamento vencido

Define que o orçamento está vencido. Deve-se alterar a situação dos orçamentos para "Vencido" caso não aprovado ou cancelado após a data de validade do orçamento.
Topo

Concluir pedido

Concluir pedido

Dúvidas frequentes

  • Na estatística de vendas sai o valor total das vendas, inclusive os orçamentos não aprovados.
  • Configurações

    ORCAME03.CAD_ORCAMENTO_03.ORDER_BY

    Valor padrão: pedido desc

    Regras

    Apresentar informações sobre o cliente

    • Endereço do cliente
    • Planos de pagamentos liberados
    • Contato
    • Observações do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Clonar orçamento

    Clonar um orçamento, sendo que deve ser obrigatoriamente informado um orçamento original e o nome do novo cliente.

    Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

    Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Exibir nome do vendedor

    Deve colocar o nome do vendedor selecionado.

    Filtra versoes

    Filtra para apresentar apenas a ultima versão de um orçamento ou apresentar apenas as versões do orçamento selecionado, caso esta interface esteja sendo apresentada abaixo do módulo de orçamento e recebendo o parâmetro de pedido_id
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Inicializa com parametro

    Inicializa alguns campos com valores de parâmetro de sistema.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a tela de insert

    Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a tela de query

    Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Modificar insert

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Montar interface para clonagem

    Montar a interface para clonar um orçamento.
    • Deve trazer o número do orçamento se este estiver na tela de VIEW
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Clonar"

    Percentual de desconto

    Calcular o percentual de desconto para o pedido
    VALOR_MERCADORIAS * (PERCENTUAL_DESCONTO/100)

    Remover botões

    Remover os botões conforme a situação do orçamento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover o botão de novo

    Quando parâmetro pedidoId informado deve ser removido o botão de Novo, Alterar, Excluir
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"
    • Depois de apresentar formulário "Alterar"
    • Depois de apresentar formulário "Listar"

    Valor total do pedido

    Valor total do pedido