Orçamentos de projetos

Índice

Cadastro de Materiais

ORCAME04.CAD_ITENS_MATERIAL

Descrição

Interface para manutenção materiais

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Serviços:

Campos:

Chave de identificação interna
Sequência do item no pedido.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Descrição adicional do item do pedido.
Utilizado para descrever os produtos/mercadorias ou serviços solicitados pelo cliente e que não estejam cadastrados no sistema.
Caso necessário é permitido o preenchimento da marca para produtos não cadastrados.
Quantidade do produto disponível atualmente no estoque.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Código de referencia para importação dos produtos, caso informado obrigatoriamente deve preenchido o campo de descrição do item de pedido.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome dado para identificar o tipo de produto.
Nome da marca do produto, seu preenchimento é opcional, mas indicado para itens que não possuem cadastro.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Valor utilizado para aplicar sobre o preço. Deve utilizar valores numéricos superiores a zero.
Ex:
20% - Coloque 1,20
35% - Coloque 1,35
Sub total do item
Sub total do item apresentado na LIST
Indica o pedido ao qual o item pertence.
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Coleção ("Lista de preços") utilizada como base para o preço do produto.
Não é obrigatório para pedidos tipo "transferências entre estabelecimentos", "pedido de compra", "pedido de devolução para fornecedor".
Domínio utilizado para identificar todo os registros da base de dados. Todas as entidades possuem uma chave primária deste tipo.


Em condições normais, atributos deste domínio não são apresentados na Interface.

Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Valor padrão: MATERIAL
Conta contábil do plano de contas informado no cabeçalho do pedido, e que será utilizado na formulação do projeto.
Valor percentual para a alíquota de ICMS.
Valor percentual de alíquota para o IPI
Valor de IPI para o item
Valor percentual da alíquota ST.
Os de percentual de MVA para uso na ST são obtidos dos seguintes campos:
  • ICMS Fornecedor (inter): Utilizado os valores da entidade REGIOES_ICMS.
  • MVA intraestadual (mva): Utilizado o valor existente no tipo de produto.
  • % ICMS intraestadual (intra): Utilizado o valor existente no tipo de produto.

Cálculo:
((100+mva)*(100-inter)/(100-intra)-100)

Observações:
  • Quando o valor existente em (intra) for inferior ao (inter), o valor de intra será igualado ao inter.
  • Somente serão calculados itens que possuirem o valor de (mva) informado e superior a zero.
  • Quando não localizado ou não informado o percentual de (intra) será considerado o percentual 12.
Percentual de desconto para o item informado pelo usuário.
Valor de desconto para o item calculado pelo percentual de desconto informado.
Script para apresentar o custo médio atual para o produto
Nome para área física do pedido
Permite definir se um item de pedido é relativo uma área física, com o intuito de "agrupar" itens em uma determinada área.

Esta informação é utilizada para agrupar itens em um relatório, por exemplo.
Domínio para mapear as opções desejadas de uma entidade associativa. Funciona de forma semelhante ao domínio SELECAO, porém a interface é composta por um conjunto de check-boxes.
A largura irá indicar o número de colunas utilizadas para check-boxes.
A altura dependerá do número de opções existentes e é ignorada.

Na consulta, apresenta os check-boxes. Se o usuário não selecionar nada, lista todos os registros. Se o usuário selecionar alguns valores, então lista apenas os registros que tenham pelo menos um dos valores selecionados.

Propriedades (format)

select-controls

Apenas se view-mode:column (padrão). Define se deve ou não apresentar botões para marcar ou desmarcar todas as opções.
  • both (padrão) - Apresenta mini-botões para marcar e desmarcar todas as opções.
  • none - Não apresenta os mini-botões.

sortable

Indica se o componente permitirá mudar a ordem dos campos ou não.
  • true: Permite arrastar os campos para mudar a ordem.
  • false: Não permite mudar a ordem dos campos (padrão).

view-mode

Define o modo de apresentação dos registros:
  • columns (padrão) - Cada registro tem um texto de descrição que é apresentado para a opção. Conforme as dimensões disponíveis, várias opções podem ser apresentadas na mesma linha.
  • table - Cada registro tem um conjunto de atributos apresentados na forma de uma pequena tabela. Os dados destes atributos são informados da mesma forma que as tabelas do domínio Wiki (colunas separadas pelo caractér "|").

field-labels

Permite definir os títulos das colunas quando utilizando view-mode:table. Exemplo:
view-mode:table; field-labels:| Título|Tipo | Data | Previsão | Valor| Saldo|

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Exportar

Funcionalidade que permite exportar os dados de um bloco.
Comportamento:Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Comportamento:Topo

Importar

Funcionalidade que permite importar dados para o bloco desejado.
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Atualizar preços com custo

Atualizar os preços dos itens com base no custo atual do produto
Comportamento:Topo

Atualizar preços itens materiais

Atualiza preço dos itens cadastrados pelo valor atual da lista de preços

Configurações

ORCAME04.CAD_ITENS_MATERIAL.USE_JS_DOMAIN

Valor padrão: S

Regras

Apresentar contas orçadas

Apresentar as contas orçadas vinculadas ao pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar descrição do produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar quantidade estoque

Apresentar, na FUNC REPORT, a quantidade em estoque.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Relatório"

Atualizar a descrição quando informado o produto

Caso informado o produto e também ã descrição, deve ser atualizado para a descrição do produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Importar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Informar preço baseado no custo do produto

Quando não informado o preço utilizar o preço de custo do produto no estabelecimento do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Importar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar tela de seleção de itens

Apresentar itens que podem ter o preço atualizado conforme o seu custo
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Atualizar preços com custo"

Popula índice material

Procedimento para popular valor default no índice da tela de itens material através de uma preferência.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular campo de pedido_id

Popular campo de pedido_id com o ID do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Popular registro

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Popular áreas físicas

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar todos"

Preencher produto conforme a referencia fabricante

Caso informado a referencia fabricante deve ser preenchido o campo de produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Preenchimento do produto

Validar o preenchimento do produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Descrição" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Descrição" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Descrição" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Descrição" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Ref produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Ref produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Ref produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Ref produto" do formulário "Novo"

Remover ações

Remove ações baseadas na situação do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Sugerir preço para o item

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"