Orçamentos de projetos

Índice

Orçamentos de obras/serviços

ORCAME04.CAD_ORCAMENTO

Descrição

Interface de orçamentos para projetos, possibilitando a criação de um orçamento com uma ou mais opções de produtos e serviços. Permite informar despesas oriundas de mão de obra de terceiros, refeições, viagens, uso de ferramentas, entre outros. Na sua aprovação é gerado um ou mais projetos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Orçamentos:

Cadastro de Orçamentos:

Campos:

Número do orçamento de origem
Cliente do orçamento.
Chave de identificação interna
Lista de todos os serviços incluídos no orçamento que podem ser aprovados.

Esta tabela pode ser customizada através da preferência ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SQL_SERVICOS.
Projeto ao qual os serviços/itens do orçamento serão vinculados.
Indica o tipo de pedido.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
Estabelecimento do Pedido
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Texto de referência ou indicativo do conteúdo do orçamento/pedido.
Poderá ser utilizado como "título" na apresentação de propostas comerciais.
P.ex.: Orçamento de instalação lógica para setor administrativo.
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Apresenta o endereço completo de entrega, junto com número, complemento, cidade e estado.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Observações do cliente serão apresentadas no pedido como somente leitura.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Texto livre para informações relacionadas ao contato com requisitante do pedido (cliente).
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Texto com a especificação das responsabilidades ou tarefas e atividades a encargo do cliente.
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
Prazo de execução para orçamentos
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Segunda opção de plano de pagamento proposta ou acertada com o cliente/fornecedor.
Pode ser utilizada para diferenciar o plano de pagamento de serviços do plano de pagamento de produtos registrados no orçamento/pedido.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Texto com descrição das regras e formas de reajuste dos valores da proposta.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor de encargos fincanceiros
Valor total do pedido
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor dos tributos calculados a partir da aplicação do percentual de tributos informados no orçamento/pedido sobre o valor total de vendas de produtos e serviços + valor de venda das despesas.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Apresenta vinculações ao orçamento p.ex: projetos, pedidos e etc.
A apresentação é configurada na preferência ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SCRIPT_VINCULACOES
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.
Plano de contas gerencial a ser utilizado para o orçamento.
Caso informado será obrigatório informar a conta nos itens.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Usuário que realizou a inclusão do pedido.
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo para o cancelamento ou perda do pedido
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Clonar orçamento

Permite a clonagem de um orçamento, possibilitando informar um cliente diferente do cliente do orçamento clonado.
Comportamento:Topo

Aprovar

Apresenta uma listas dos "serviços" (itens do orçamento) em forma de lista com opção de seleção (check box) dos itens a serem aprovados.

Caso não informado um projeto, será criado um novo projeto. O tipo de projeto é definido da seguinte forma:
Comportamento:Topo

Criar nova versão

Cria nova versão do orçamento mantendo os dados porém atualizando a situação para "Manutenção".
Topo

Clonar orçamento

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Retirar aprovação

Remove a aprovação já incluída do orçamento.

Este processo também retira a aprovação dos serviços vinculados ao orçamento, retirando também qualquer vínculo com projetos.
Topo

Cancelar

Permite cancelar o orçamento, cancelando os serviços e itens.

Através desse cancelamento, é possível informar um motivo de cancelamento.
Topo

Concluir analise

Concluir analise do orçamento, neste caso será preenchido a data de analise e a situação do pedido será alterada para "Pendente"
Topo

Concluir pedido

Concluir pedido

Dúvidas frequentes

  • Como informar o percentual de comissão para materiais e mão-de-obra no orcamento?
  • Configurações

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.ORDER_BY

    Valor padrão: pedido desc

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.PROJETO_TODOS_ESTABELECIMENTOS

    Define se o projeto criado ao aprovar o orçamento será para todos estabelecimentos ou não

    Tipo: FLAG

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SCRIPT_VINCULACOES

    Configuração da apresentação dos vínculos do orçamento

    Script engine utilizado para apresentar os vínculos do orçamentos p.ex: projetos, pedidos e etc...

    Quando informado, este campo representa um script que gera informações adicionais sobre este orçamento. Normalmente, esta preferência é utilizada para apresentar os projetos e/ou pedidos gerados pelo orçamento, mas pode ser utilizada para agregar quaisquer outras informações neste contexto.

    O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

    • ${id}: ID do orçamento que está sendo realizado.

    Ver também:

    Tipo: TEXT_LONG

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SIGLA_PROJETO

    Sigla para ser informada no projeto

    Sigla a ser informada no título do projeto. Por exemplo P123456

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: P

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SQL_SERVICOS

    SQL para apresentar serviços a serem aprovados

    Define um SQL utilizado na apresentação dos serviços que podem ser aprovados no orçamento.

    Tipo: SOURCE_CODE

    ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.UTILIZAR_SITUACAO_ANALISE

    Utilizar a situação analise para os orçamentos

    Utilizar a situação analise para os orçamentos

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    Regras

    Alertar quando o orçamento estiver vencido

    Caso o orçamento estiver na situação P ou M e a data de validade já passou, então o sistema deve alertar para o usuário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar endereço de entrega

    Apresenta o endereço de entrega formatado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Endereço" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Endereço" do formulário "Novo"

    Apresentar informações sobre cliente

    • Endereço do cliente
    • Planos de pagamentos liberados
    • Contato
    • Observações do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

    Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Entregar todos os itens

    Entregar todos os itens para o cliente.
    Deverá ser criado um documento do tipo "S/DOC"

    Exibir nome do vendedor

    Deve colocar o nome do vendedor selecionado.

    Filtrar versões

    Filtra para apresentar apenas a ultima versão de um orçamento ou apresentar apenas as versões do orçamento selecionado, caso esta interface esteja sendo apresentada abaixo do módulo de orçamento e recebendo o parâmetro de pedido_id
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Modificar a tela de insert

    Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Montar tela para clonar orçamento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Clonar orçamento"

    Popular campo usuário inclusão

    Popular campo usuário de inclusão com o login do usuário que está realizando o orçamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular serviços

    Prepara os serviços disponível para aprovação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

    Popular vinculações

    Popular as informações de vínculos ao orçamento, conforme configurado na preferencia ORCAME04.CAD_ORCAMENTO.SCRIPT_VINCULACOES
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Sugerir valores

    Sugere alguns valores para a inclusão:
    • Responsabilidades (Ver preferência ERP_ORCAME04.RESPONSABILIDADES_CLIENTE - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ERP_ORCAME04.RESPONSABILIDADES_CLIENTE!)
    • Garantia (Ver preferência ERP_ORCAME04.GARANTIA - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ERP_ORCAME04.GARANTIA!)
    • Exclusões (Ver preferência ERP_ORCAME04.EXCLUSOES - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ERP_ORCAME04.EXCLUSOES!)
    • Forma de reajuste (Ver preferência ERP_ORCAME04.FORMA_REAJUSTE - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ERP_ORCAME04.FORMA_REAJUSTE!)
    • Data de validade (Ver preferência ERP_ORCAME04.VALIDADE - ERROR: Não foi possível encontrar um registro em COMPONENTES onde NOME_GLOBAL = ERP_ORCAME04.VALIDADE!)
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Validar cliente e preencher estabelecimento

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelecimento

    Valida o cliente:
    • Deve estar ativo!
    • Não pode conter conceito que bloqueie a venda

    Preenche o estabelecimento (caso não informado), considerando o fornecedor como tal.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Valor total do pedido

    Valor total do pedido