Sistema de orçamentos simplificado

Índice

Orçamentos

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06

Descrição

Orçamentos (propostas comerciais) para a venda de mercadorias e serviços.

A partir da aprovação podem ser gerados pedidos de venda ou ordens de serviço.

Configurações adicionais:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de orçamentos:

Cadastro de Orçamentos:

Campos:

O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Estabelecimento utilizado para o pedido gerado na conclusão, caso não informado é possível informar o estabelecimento por item.
Estabelecimento que pode ser selecionado para os itens do pedido, somente pode ser informado se não informado o estabelecimento para o pedido.
Indica o tipo de pedido.


Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.


Para definir o tipo de pedido que deve vir selecionado, deve-se criar ou alterar a preferência (por estabelecimento) EMPEST.ESTABELECIMENTOS.TIPO_PEDIDO_PADRAO.O
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Estabelecimento do Pedido
Indica o tipo de pedido.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Vendedor responsável pelo orçamento.
Pessoa (cliente) solicitante da orçamento.

Para apresentar o histórico de vendas por dia para o cliente é necessário:
O link "Consultar vendas" será apresentado após o código do cliente, após salvar o pedido.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Grupo ao qual a pessoa pertence.
Apresenta o endereço do cliente, formatado de forma que apresente o endereço, cidade e estado.
Apresenta informações do cliente conforme configurado no campo Informações adicionais do cadastro de Tipos de pedidos.
Nome do vendedor para o cliente informado.
Nome do representante para o cliente informado.
Limite de crédito disponível para o cliente.
Valores em títulos pendentes ou abertos com vencimento menor ou igual a data atual (em atraso).
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.

Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
  • Títulos dos estabelecimentos aos quais o usuário possui acesso.
  • Títulos que estejam com a situação "Aberto", e com previsão de pagamento inferior ou igual data atual.
  • Títulos que estejam liberados para pagamento.
  • Títulos que estejam com a opção "Utilizado como crédito na emissão dos documentos" diferente de "Não usar" informada no cadastro de Tipos de títulos.

Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Pessoa de contato ou solicitante do orçamento. Normalmente é a pessoa do cliente que é a responsável pela solicitação do orçamento.
E-mail opcional para o contato do orçamento.
Telefone opcional para o contato do orçamento.
Placa do veículo que deve ser vinculado.
O campo será apresentado se no tipo de pedido o campo serviço veículos estiver marcado ou o campo informar placa estiver configurado como opcional ou requerido.
OBS: Quando informado um tipo de pedido na geração de pedidos que esteja marcado "serviços veículos" será criada uma OS de veículos.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data para entrega do pedido.
Prazo de execução para orçamentos
Data em que o pedido foi cancelado.
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Percentual de desconto para o pedido
Valor padrão: 0
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de IPI
Valor total de ICMS ST
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Peso total estimado dos itens adicionado no pedido.
Volume total estimado dos itens adicionado no pedido.
Indica o tipo de frete que deverá ser utilizado no pedido. Este campo vem preenchido por padrão com o tipo de frete preferencial definido no cadastro do cliente.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Transportadora responsável pelo transporte e entrega dos produtos orçados.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
Break point para posicionamento das pessoas relacionadas do orçamento, essa pessoas são baseadas na configuração do tipo de pedido
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.

Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Indica a finalidade ("Revenda" ou "Consumo") que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informada, assume o que estiver informado no cadastro do respectivo cliente.
Caso também não informada no cadastro do cliente, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.
  • Revenda - Destinatário comercializará as mercadorias
  • Consumo - Destinatário Uso e Consumo ou Ativo Imobilizado
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Indica como o pedido foi cadastrado no sistema, por exemplo: MANUAL(vazio), IMPORTAÇÃO, etc.
Quando existe integração do sistema com lojas virtuais ou outros sistemas, este campo informa de qual sistema este pedido foi recebido. Dependendo da plataforma de integração, este campo assume o papel de "Marketplace".
Ex:
  • MERCADO LIVRE
  • EXTRA
  • SUBMARINO
  • WALMART
  • LOJA VIRTUAL
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual.
Permite apresentar informações de outros pedidos, projetos, etc. que estejam vinculado ao orçamento. Pode ser customizado através da preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SCRIPT_VINCULACOES.
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.
Ex:
  • PROMOÇÃO FEV 2016
  • VIAGEM DOS SONHOS
  • CONCORRA A UM CARRO ZERO KM
Apresentar todas as versões do orçamento
Indica que este pedido foi originado em um contato do CRM. Quando um pedido está relacionado a um contato de CRM, determinados eventos podem atualizar este contato automaticamente.
Permite definir qual tipo de impressão deseja utilizar, podendo ser utilizado matricial, PDF ou envio por e-mail.
  • PDF - Define que deve ser impresso um PDF.
  • E-mail - Define que deve ser enviado um e-mail.
  • Matricial - Define que deve ser impresso em matricial.
Permite selecionar qual modelo PDF deve ser utilizado na impressão PDF.

Será apresentado os modelos informados no tipo de pedido e, caso não tenha sido informado algum modelo, será utilizado o modelo padrão de PDF para orçamento (layout /orcamento).
Permite apresentar quaisquer tipos de informações relativas ao pedido, produtos, cliente, etc.
Para ser apresentado a preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS deve ser configurada.
Permite definir qual produto (de tipo conjunto) deve ser utilizado no orçamento.

Ao informar um conjunto, será apresentado todos os seus componentes, permitindo selecionar quais componentes devem ser utilizados e incluídos automaticamente no orçamento.

Este campo só será apresentado se no tipo de pedido estiver selecionado "Apenas itens selecionados" na opção "Utiliza produtos pedidos para itens".
Permite selecionar quais são os componentes do conjunto selecionado que deve ser incluídos automaticamente no orçamento.

Para não selecionar todos automaticamente ao alterar o conjunto, deve-se alterar a preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SELECIONAR_COMPONENTES_UTILIZADOS.
Atualiza os preços dos itens do orçamento ao clonar.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAPRONTA-ENTREGADESISTÊNCIA DO CLIENTEEm manutençãoPROMOÇÃO FEV 2016
FILIAL 1COMPRAMOTOBOY RETIRASEM ESTOQUEEmitido / AnaliseVIAGEM DOS SONHOS
FILIAL 2AMOSTRACLIENTE RETIRAPREÇO ELEVADOPendente / PropostaCONCORRA A UM CARRO ZERO KM
CD-RSORDEM_DE_SERVICOTRANSPORTADORA RETIRADESISTÊNCIA DO CLIENTEAprovadoPROMOÇÃO FEV 2016
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Aprovar

Realizar a aprovação do orçamento gerando um pedido vinculado ao orçamento.

Para permitir alterar qual o tipo de pedido será gerado e/ou para qual estabelecimento será utilizado, deve ser alterado o campo Atributos alteráveis na aprovação nos Tipos de pedidos.

Quando informado um tipo de pedido na geração de pedidos que esteja marcado "serviços veículos" será criada uma OS de veículos.
Comportamento:Topo

Clonar

Permite clonar um orçamento, gerando um novo orçamento, igual ao anterior, com as seguintes características:
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Cancelar

Cancela os orçamentos selecionados e seus itens. Permite cancelar orçamentos sem itens ou orçamentos com situação "Pendente / Proposta" ou "Em manutenção".
Topo

Cancelar

Cancela o orçamento e seus itens. Permite cancelar orçamentos sem itens ou orçamentos com situação "Pendente / Proposta" ou "Em manutenção".
Topo

Atualizar preços

Atualiza o preço dos itens baseado na lista de preço
Topo

Imprimir

Permite a impressão PDF, matricial e envio por e-mail do orçamento.
Comportamento:Topo

Retirar aprovação

Retira a data de aprovação do orçamento.

Esta opção só é permitida quando o orçamento está aprovado e não está vinculado a nenhum outro pedido.
Topo

Criar versão

Cria uma nova versão deste orçamento, deixando este como cancelado e criando um novo orçamento com as mesmas informações deste, porém em manutenção.

Somente é possível gerar uma nova versão do orçamento se ele não estiver em manutenção, aprovado ou cancelado.
Topo

Emitir

Emite o orçamento, deixando-o na situação pendente/proposta, preenchendo a data de conclusão.
Topo

Registrar contato

Permite criar um contato de CRM com o cliente do orçamento (este será a pessoa contatada).

Esta opção abrirá uma nova guia, apontando para a interface de Contatos.
Topo

Atualizar preços

Atualiza o preço de todos os itens que não estão cancelados ou aprovados.

Deve ser levado em conta que todo desconto e liberação de preços nos itens serão apagados.
Topo

Imprimir

Redireciona para tela de impressão de orçamento.

Configurações

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.DIAS_HISTORICO_VENDAS

Dias para apresentar histórico de vendas

Define quantos dias anteriores à data de atual deve ser apresentado o histórico de vendas de produtos do cliente do pedido.

Tipo: INTEGER

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA

Guia que deve ser redirecionada

Permite definir para qual guia deve ser redirecionada após a inclusão de um orçamento.

Tipo: UPPER

Valor padrão: ITENS

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SCRIPT_VINCULACOES

Configuração da apresentação de vínculos ao orçamento

Script engine utilizado para apresentar os vínculos do orçamentos com, p.ex: projetos, pedidos e etc...

Quando informado, este campo representa um script que gera informações adicionais sobre este orçamento. Normalmente, esta preferência é utilizada para apresentar os projetos e/ou pedidos gerados pelo orçamento, mas pode ser utilizada para agregar quaisquer outras informações neste contexto.

O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que deve utilizar a(s) seguinte(s) variável(is) de contexto (macros):

  • ${id}: ID do orçamento que está sendo realizado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SELECIONAR_COMPONENTES_UTILIZADOS

Selecionar componentes utilizados

Permite definir se os componentes utilizados devem vir selecionados.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

SQL para apresentar informações adicionais

Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas no orçamento, que podem ou não ser relativas ao contexto do orçamento.

Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${orcamento_id} para consultar informações do orçamento apresentado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SQL_LISTAS_PRECOS_PADRAO

Permite definir o SQL que será utilizado para apresentar as opções de listas de preços padrão para o orçamento.

No SQL, podem ser utilizadas as seguintes macros:
  • ${cliente}: Código do cliente do orçamento.
  • ${cliente_id}: ID do cliente.
  • ${pedido}: Objeto pedido do orçamento.
  • ${pedido_id}: ID do orçamento.
  • ${tipo_pedido_id}: ID do tipo de pedido.
  • ${nome_estabelecimento}: Nome do estabelecimento do orçamento.
  • ${tipo_pedido}: Tipo de pedido do orçamento.
  • ${somente_listas_selecionadas}: Permite filtrar pela opção "Apenas listas de preços vinculadas" definida no cliente selecionado.

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SQL_POPULAR_TIPOS_PEDIDOS

Sql para popular tipos de pedidos na aprovação

Permite definir um SQL que será utilizado para popular os tipos de pedidos disponíveis para geração de pedido.

No SQL, podem ser utilizadas as seguintes macros:

  • ${nome_estabelecimento}: Nome do estabelecimento do orçamento.
  • ${pedido_id}: ID do orçamento.

Tipo: SOURCE_CODE

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.TIPOS_PEDIDOS_SOMENTE_INTERFACE

Somente tipos de pedidos para a interface

Permite definir se deve apresentar os tipos de pedidos que estão com a interface de orçamento definido no tipo.

Caso esta preferência esteja com valor vazio, será apresentada todos os tipos de pedidos de orçamento.

Tipo: FLAG

ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.VENDEDOR_USUARIO

Caso marcada, na inclusão de orçamentos o sistema irá sugerir do como vendedor do pedido o usuário logado.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

Regras

Adicionar autocomplete nas pessoas do orçamento

Adiciona a funcionalidade de autocomplete nas pessoas do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Ajustar LOV de transportadora

Acrescenta LOV para o Pessoas no campo "Transportadora".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Ajustar formato para componentes utilizados

Ajusta o campo de componente utilizado para ser apresentado com formato de tabela.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ajustar link para consultade vendas do cliente

Cria um link para consulta de ultimas compras do cliente do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Ajustar os estabelecimentos dos itens

Ajusta o formulário incluindo as opções de estabelecimento para cada item do pedido.
Estes campos serão apresentados na interface apenas quando o usuário selecionar "Gerar pedido" e de-selecionar o estabelecimento do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Aprovar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento pedido" do formulário "Aprovar"

Ajustar tipo de frete

Apresenta o campo "Tipo de frete" preenchido conforme o "Tipo de frete preferencial" definido no cadastro do cliente.

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Ajustar vendedor conforme tipo de pedido

Remove, deixa como opcional ou requerido o campo de vendedor, conforme configurado no tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Apresentar campo moeda

Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Apresentar campos conforme tipo de pedido

Na aprovação, oculta os campos de estabelecimentos e/ou tipo de pedido conforme configurado no tipo de pedido do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

Apresentar campos placa e modelo de veículo

Conforme o tipo de pedido do pedido ou o tipo de pedido selecionado para geração de pedido:

Apresenta o campo de placa de veículo conforme configurado no campo "Informar placa" do tipo de pedido:
  • Não - Não apresenta o campo
  • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar a placa.
  • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar a placa

Apresenta o campo "Marca/modelo" conforme configurado no campo "Informar modelo" do tipo de pedido:
  • Não - Não apresenta o campo
  • Opcional - Apresenta o campo sendo opcional informar o modelo do veículo
  • Requerido - Apresenta o campo sendo obrigatório informar o modelo do veículo

OBS: Os campos "Informar placa" e "Informar modelo" são apresentados no tipo de pedido se o campo "serviços veículos" do tipo de pedido estiver marcado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Aprovar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Aprovar"

Apresentar conjunto principal

Apresenta o campo de conjunto principal conforme o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Apresentar crédito e pendências do cliente

Apresenta o limite de crédito disponível e valores pendentes (em atrasado) do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Apresentar endereço do cliente

Apresenta a Endereço do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Apresentar endereços para entrega

Permite apresentar os endereços para entrega disponíveis para o pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Apresentar informações adicionais

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"

Apresentar informações do cliente

Apresenta as informações do cliente:
  • Vendedor informado no cadastro do cliente.
  • Representante informado no cadastro do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Apresentar itens a serem aprovados

Apresentar campos para selecionar os estabelecimentos por itens de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento pedido" do formulário "Aprovar"

Apresentar listas de preços do cliente

Apresentar as listas de preços do cliente, quando existir mais de uma lista de preços para o cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Apresentar plano pagamento

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Apresentar vinculações

Apresenta as vinculações configuradas na preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.SCRIPT_VINCULACOES.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Bloqueio para venda

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Buscar modelo veiculo

Se informada a placa do veiculo, busca o modelo
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Placa do veículo" do formulário "Novo"

Calcular valor em haver

Calcula os valores em haver do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Excluir"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Criar campos de pessoas do orçamento

Cria os campos (fields) baseado na configurações dos tipos de pedidos disponível.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Filtrar pedidos

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar versões conforme pedido do parâmetro

Quando informado um pedidoId, será apresentado somente as versões do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a query

Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Modificar insert

Modifica a tela de insert, incluindo informações da empresa e do estabelecimento.
Valida a situação do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Mostrar endereços

Apresenta os endereços relacionados ao pedido:
  • Endereço do cliente
  • Endereço do destinatário
  • Endereço da entrega
Além disso, agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

Popular campos placa e modelo na aprovação

Se informados os campos placa e modelo no orçamento e o tipo de pedido da aprovação estiver marcado para informá-los popula os campos com o que foi informado no cabeçalho do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Aprovar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Aprovar"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Popular componentes utilizados

Popula os componentes para serem utilizados conforme o conjunto principal selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Conjunto principal" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Conjunto principal" do formulário "Novo"

Popular componentes utilizados alteração

Popula os componentes utilizados que já foram incluídos no orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Popular informações do cliente

Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de orçamento" do formulário "Novo"

Popular modelos PDF

Ajusta a função de IMPRIMIR para apresentar os modelos informados no tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Imprimir"
  • Ao alterar campo "Tipo de impressão" do formulário "Imprimir"

Popular nome completo da pessoa do orçamento

Quando é informado uma pessoa para o pedidos deve-se trazer o nome completo da mesma em um campo abaixo
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Pessoas do orçamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Pessoas do orçamento" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos na aprovação

Popula os tipos de pedidos disponíveis para efetuar a aprovação.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento orçamento" do formulário "Aprovar"

Posicionar no campo de vendedor

Posicionar o cursor no campo de VENDEDOR.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Preencher endereço de entrega

Ao incluir um orçamento, preenche o endereço de entrega com o endereço principal do cliente. Caso seja necessário alterá-lo, deve ser feito na guia "fechamento".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Preencher percentual de desconto

Preenche o percentual de desconto em um campo unbound.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Redirecionar ao incluir

Permite redirecionar para tela de itens, conforme configurado na preferência ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_GUIA.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Redirecionar aprovação

Quando o tipo de pedido não permitir alterar estabelecimento ou tipo de pedido, deve ser redirecionado para a aprovação, e não ir para o formulário de aprovar.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inicializar o componente formulário "Aprovar"

Salvar conjunto principal

Salva o conjunto principal ao criar o orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar pessoas do orçamento

Salvar as pessoas envolvidas do orçamento, cada uma para uma função especifica
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir vendedor

Caso a preferencia ORCAME06.CAD_ORCAMENTO_06.VENDEDOR_USUARIO esteja marcada, então o sistema irá sugerir o usuário logado como vendedor do orçamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Veja também