Sistema de ordem de compra

Índice

Cotações de compra

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES

Descrição

Tela para manutenção de cotações de compra.

Uma cotação é um pedido feito para um fornecedor responder a disponibilidade, preços, condições de pagamento, prazo de entrega de uma lista de produtos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de pedidos de cotação:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica). Indica a pessoa do estabelecimento que é responsável pela compra.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Nome da moeda no singular. Necessário para transcrever adequadamente um valor em extenso.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Percentual de desconto para o pedido
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor de IPI
Valor total de base de ST
Valor total de ICMS ST
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 
Valor total do pedido
Valor total dos cancelamentos do pedido.
Valor total já atendido no pedido.
Número do pedido, cotação ou orçamento informado pelo fornecedor.
Observações exclusivas para o fornecedor
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Apresenta os itens que serão cancelados.
Data para o cancelamento
Campo texto livre para informar um motivo para o cancelamento.
Modelo de e-mail a ser utilizado. Somente são apresentados modelos que possuem vínculo com o tipo de pedido.

Ao selecionar um modelo, será preenchido os campos de assunto, corpo, e-mail e responder para com base no que foi definido no modelo.
Permite definir a conta de e-mail que deve ser utilizada como remetente para o envio de e-mail.

Deve ser informado uma conta já previamente cadastrada em Contas de e-mail.
E-mail do destinatário da cotação de compra.
Retornará o primeiro e-mail encontrado dos tipos que estiverem definidos na preferência ORCCOM.TIPOS_CONTATOS_MAIL
Outros e-mails que deverão receber uma cópia da mensagem.
E-mail de destino da resposta do cliente
Título para o e-mail
Corpo do e-mail a ser informado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha

Gera planilha (arquivo .XLS) da cotação
Topo

Cancelar

Cancela a cotação de compra
Comportamento:Topo

Enviar e-mail

Envia e-mail para o fornecedor com PDF da ordem de compra.
O layout de impressão utilizado para geração do arquivo PDF anexo ao e-mail é definido na preferência por estabelecimento "ELIGO.REPORT." (deve ser configurado informando o tipo de pedido, ex: "ELIGO.REPORT.COTACAO"). Caso não exista esta configuração, será utilizada a preferência ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR e, ainda caso não possua, será utilizado o leiaute "compra".
Configurações para envio dos e-mails:
Comportamento:Topo

Clonar

Clona uma cotação de compra
Topo

Emitir

Conclui a cotação de compra, passando a situação para "Pendente/Proposta"
Topo

Aprovar

Aprova a cotação de compra quando a situação for "Pendente/Proposta", alterando a situação da cotação de compra para "Aprovada".

Configurações

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES.ASSUNTO_ENVIO_EMAIL

Configuração do campo "Assunto" dos e-mails para envio da ordem de compra para o fornecedor

Assunto do email que será enviado para o fornecedor, macros disponivel:
${empresa}
${numero} - Número do pedido
${emissao} - Data de emissão do pedido

Tipo: TEXT

Valor padrão: Cotação ${empresa} número ${pedido} emitido em ${emissao}

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES.CORPO_EMAIL

Definição do corpo de e-mail para envio da cotação de compra para o fornecedor

Corpo do e-mail a ser informado quando realizar o envio da mensagem para o fornecedor.

Tipo: TEXT

Valor padrão: Em anexo arquivo PDF contendo o pedido da ${pedi.findCliente().valueOfNomeCompleto()} com o número ${pedi.getPedido().toText()}

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR

Layout para impressão PDF da cotação de compra para o fornecedor

Layout utilizado para geração do arquivo PDF da cotação de compra para o fornecedor.

Tipo: TEXT

Valor padrão: compra-fornecedor

ORCCOM.CAD_PEDIDOS_COTACOES.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_FUNC

Indica qual a operação da interface para a qual o usuário será redirecionado após a inclusão/cadastro de uma nova Cotação de Compra.

Caso o valor da preferência esteja vazio (não informado) a operação será a padrão de entrada.

Exemplo de operação para redirecionamento:
  • INSERT: Interface de inclusão de novo item na cotação.
  • INSERT_MR: Interface de inclusão de vários itens na cotação.

Tipo: TEXT

Regras

Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

Se informada uma moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizá-la.
Se estiver configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa apresenta o campo para selecioná-la, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Apresentar informações do fornecedor

Apresenta as informações de prazo de pagamento padrão, tipo de titulo, pessoa de contato, tipo de frete e transportadora padrão do cadastro do fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

Apresentar itens que serão cancelados

Apresenta os itens que serão canceladas
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

Calcular valor de desconto

Calcula o valor de desconto para o pedido, quando informado o percentual de desconto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Percentual de desconto" do formulário "Alterar"

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

Modifica botões (ações) conforme situação e tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Modificar insert

Insere no pedido a informação de cliente_id conforme o estabelecimento do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar tela de envio de e-mail

Monta a interface para permitir o envio de e-mail para o fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Enviar e-mail"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular tipos pedidos

Popula os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Preencher campos do e-mail

Preenche os campos de envio de e-mail conforme o modelo de e-mail selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Modelo de e-mail" do formulário "Enviar e-mail"

Redirecionar para tela de inclusão de itens

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Valor total do pedido

Calcula o valor total do pedido