Sistema de ordem de compra

Índice

Solicitação interna de compra

ORCCOM.CAD_SOLICITACOES_INTERNAS

Descrição

Manutenção de pedidos internos de compra

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Solicitações de compra internas:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que o pedido foi cancelado.
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Data para o cancelamento
Campo texto livre para informar um motivo para o cancelamento.
Apresenta os itens que serão cancelados.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Cancelar

Cancela o pedido interno, caso já tenham sido geradas cotações e/ou ordens de compra estas também serão canceladas.
Comportamento:Topo

Gerar cotações

Operação que gera pedidos de cotação a partir do pedido de compra interna.
Ao clicar em [b:Gerar cotações] o sistema busca por todos os itens do pedido

Depois de criadas todas as cotações, vai para a interface com os itens da solicitação.
Topo

Gerar cotações

Operação que gera pedidos de cotação a partir dos pedidos de compra interna filtrados.
Ao clicar em [b:Gerar cotações] o sistema busca por todos os itens dos pedidos filtrados

Dúvidas frequentes

  • Como baixar ordens de compra com itens pendentes?
  • Configurações

    ORCCOM.CAD_SOLICITACOES_INTERNAS.LAYOUT_IMPRESSAO_FORNECEDOR

    Layout para impressão PDF de ordem de compra para o fornecedor

    Layout utilizado para geração do arquivo PDF da ordem de compra para o fornecedor.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: compra-fornecedor

    ORCCOM.CAD_SOLICITACOES_INTERNAS.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_FUNC

    Define a função/operação da interface de itens direcionada ao salvar uma nova solicitação interna

    Indica qual a operação da interface para a qual o usuário será redirecionado após a inclusão/cadastro de uma nova solicitação interna.

    Caso o valor da preferência esteja vazio (não informado) a operação padrão será a Sugerir.

    Exemplo de operação para redirecionamento:

    • INSERT: Interface de inclusão de novo item na solicitação interna.
    • INSERT_MR: Interface de inclusão de vários itens na solicitação interna.

    Tipo: TEXT

    Regras

    Apresentar itens que serão cancelados

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Informar fornecedor e cliente

    Ao incluir o pedido informa o estabelecimento como cliente e como fornecedor.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Modificar botões conforme situação

    Modifica botões (ações) conforme situação do pedido.

    • Se o pedido estiver em situação Entregue, Cancelado ou Pronto não apresenta os botões de excluir, alterar e cancelar
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular tipos pedidos

    Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Redirecionar para tela de inclusão de itens

    Redireciona automaticamente para a interface de inclusão de itens ao salvar o pedido.
    A operação da interface de itens pode ser definida na preferência ORCCOM.CAD_SOLICITACOES_INTERNAS.REDIRECIONAMENTO_POS_INSERT_FUNC
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"