Sistema de ordem de compra
Registros de interesses em produtos (sugestões para compras)
ORCCOM.RQ-007
Descrição
Existem vários cenários onde um colaborador qualquer identifica um produto que deveria/poderia ser comprado para comercialização. Estes cenários podem ser formalizados através do registro de interesses em produtos, tais como:
- Estoque baixo.
- Perda de venda porque o estabelecimento não possui o produto em estoque.
- Perda de venda porque o estabelecimento não trabalha com um determinado produto.
- Avaliação de produtos oferecidos por um estabelecimento concorrente.
- Identificação de novos produtos com potencial de venda.
- etc.
Estas informações podem ser coletadas para servirem de base para a tomada de decisão do departamento de compras e/ou gerência comercial.
Fluxo normal
O processo de controle sobre o registro de interesses segue, normalmente, o seguinte fluxo:
O registro de interesse de um produto é realizado através da interface Interesses de produtos. Esta interface pode ser acessada diretamente pelo menu e/ou através do botão "Registrar interesse" (configurável através da preferência PROD.INTERESSES_PRODUTOS.LABEL_ACAO_REGISTRAR_INTERESSE) que pode ser habilitado em diversas interfaces do sistema:
- Cadastro de produtos
- Itens de um pedido
- Itens de um orçamento
- etc.
Após um período, o responsável pelas compras deverá avaliar os registros de interesse (consultando-os pela interface Interesses de produtos), cota-los com os fornecedores e atualizar os registros existentes com as ações executadas.
De posse com a cotação, o departamento de compras poderá optar em gerar uma ordem de compra para os referidos registros e/ou rejeitar o interesse cancelando o respectivo registro.
Fluxos alternativos
Ver também: