Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Equipamento:
Modulo de ordens de serviço:
Estabelecimento responsável pelo atendimento e execução dos serviços. Ex:
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Tipo de Ordem de Serviço, apresentando opções definidas através da categoria "Serviços" do Tipos de pedidos.
Ex:
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Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
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Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido. Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs. | |
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual. | |
Identificação para o número, com informação sobre a faixa, tipo e o número. | |
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E) Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
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Cliente ou demandante dos serviços. | |
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.
O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social. De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado". A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade. | |
Designação informal para identificar a pessoa. P.ex.: Somente o sobrenome, nome resumido ou apelido (alcunha) da pessoa física. Ex:
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Cliente pertence ao grupo empresarial da pessoa informada. | |
Apresenta os telefones cadastrados do cliente. Somente são apresentados telefones (residenciais, comerciais ou celulares) cadastrados na guia "Contatos" no cadastro da pessoa do cliente.
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"Pior" conceito dentre os conceitos ativos do cliente.
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Apresenta as observações cadastradas do cliente. Somente são apresentadas observações cadastradas na guia "Obs" no cadastro da pessoa do cliente.
Este campo é somente para apresentação das observações ativas informadas no cadastro do cliente e não reflete nas observações da OS. | |
Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais. | |
Pessoa destinatária dos produtos e/ou serviços. Deve ser informado quando o destinatário não é o cliente do pedido/ordem de serviço. | |
Pessoa de contato ou solicitante dos serviços. Normalmente é a pessoa do cliente que é a responsável pela solicitação dos serviços. | |
E-mail opcional para o contato do pedido. | |
Telefone para contato. | |
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente. | |
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
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Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
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Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la. | |
Junção de data de entrega e data de entrega limite. | |
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
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Hora para a qual a entrega ou agendamento da execução da solicitação do cliente (produtos ou serviços) está prevista ou agendada.
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Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
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Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
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Prazo de execução para orçamentos | |
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta. | |
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques. Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido. | |
Data em que o pedido foi cancelado. | |
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
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Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
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Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
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Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente. | |
Data em que o pedido foi aprovado. | |
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
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Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento. | |
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc. | |
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos). Ex:
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Unidade da federação. Para estados de outros países (diferente de Brasil), será sempre igual a EX. | |
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido, se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas. OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim) | |
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.
Mercadorias canceladas não são consideradas | |
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.
Serviços cancelados não são considerados | |
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
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Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto". | |
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
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Valor de encargos fincanceiros
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Valor total do pedido/ordem de serviço. | |
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.
Cálculo: + valor de venda de produtos + valor de venda de serviços + despesas + valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos + tributos + valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados) + valor de seguros + valor de outras despesas acessórias - valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados) | |
Valores que já foram vinculados como pagamento. | |
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma: 7/14/21 - Representando: 7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido. | |
Tipos de relatórios. | |
Chave de identificação interna | |
Define a saída para a impressão, podendo ser PDF ou planilha.
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Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes. Ex:
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Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
É preenchido automaticamente quando o cliente informado possuir um "transportador preferencial". | |
Código ou identificador único para o equipamento. Pode o número de série do equipamento ou o número de controle patrimonial. | |
Item do documento de entrada referente ao equipamento.
São utilizados itens que:
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Item do documento de entrada referente ao equipamento da ordem de serviço.
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Observações sobre o equipamento e acessórios que o acompanham. | |
Modelo do equipamento. | |
Nome da marca. Ex:
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Descrição livre sobre os serviços solicitados pelo cliente. | |
Permite definir se o checklist deve ser editado em suas propriedades.
Este campo somente é apresentado se o usuário possuir acesso a role MODIFICAR_CHECKLIST. | |
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo. | |
Versão do checklist em que pode ser alterada todas as propriedades das opções do checklist.
Somente visível se marcada a opção "modificar checklist". | |
Informa em qual estágio este pedido se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estágio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver com um valor informado. | |
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço. | |
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
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Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado. | |
Número de dias para garantia do produto ou serviço prestado. Utilizado para calcular a data de vencimento da garantia dos mesmos a partir da data de entrega do pedido.
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Data limite para garantia do pedido ou serviço prestado. Preenchido automaticamente com base no campo "Prazo em dias para garantia".
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Identificação dos lacres utilizados no pedido. | |
Vendedor ou responsável pelo contato com o cliente e fechamento da negociação. | |
Representante do cliente no pedido.
Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o representante do cliente. | |
Vendedor informado no cadastro do cliente, pode ser igual ao vendedor que realizou a operação.
Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o vendedor do cliente. | |
Técnico responsável pela execução dos serviços. | |
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa. | |
Indica se o pedido já foi totalmente faturado (emitido documento fiscal ou não, formalizando a entrega do pedido).
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Quando informado, indica o veiculo que irá transportar a mercadoria.
Ex:
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Observações exclusivas para o fornecedor | |
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos Ex:
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Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos. | |
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente. | |
Situação financeira que se encontra no pedido
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Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor | |
Login de identificação do usuário para o sistema. | |
Nome/código de identificação da qualificação. | |
Data em que o pedido foi qualificado. | |
Define o usuário que incluiu a qualificação para o pedido. | |
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas. Propriedades (format)pop-editorDefine se a forma de edição será em um dropboxPadrão: no pop-editor-widthDefine a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato cssPadrão: 60em pop-editor-heightDefine a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato cssPadrão: 6em | |
Permite definir qual produto (de tipo conjunto) deve ser utilizado na ordem de serviço.
Ao informar um conjunto, será apresentado todos os seus componentes, permitindo selecionar quais componentes devem ser utilizados e incluídos automaticamente na OS. Este campo só será apresentado se no tipo de pedido estiver selecionado "Apenas itens selecionados" na opção "Utiliza produtos pedidos para itens". | |
Permite selecionar quais são os componentes do conjunto selecionado que deve ser incluídos automaticamente na ordem de serviço. | |
Projeto/Obra onde ser executado o serviço.
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Senha do usuário para o cliente
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Modelo de e-mail a ser utilizado. Caso selecionado, preenche o destinatário, título e mensagem para o e-mail a ser enviado.
Os modelos são cadastrados através da interface Contas de e-mail (deve-se criar um e-mail e após isto acessar o botão "transformar em modelo"). Lembrar que deve ser incluído quais são os tipos de pedidos que podem utilizar o modelo, através da guia "tipo de pedido". | |
Permite definir através de qual conta de e-mail deve ser enviado o e-mail.
O seu cadastro é feito através da interface EMAIL.CAD_CONTAS_MAIL (Contas de e-mail). Quando não informado, será utilizado a conta de e-mail cadastrada para o estabelecimento e, quando não houver uma conta informada, será utilizada a configuração de e-mail configurada em RTPREF.CFG_MAIL (Configuração de e-mail). | |
Permite definir um e-mail de quem deve ser respondido quando o destinatário responder o e-mail.
O "responder para" é preenchido automaticamente com o e-mail do usuário se a preferência ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.RESPONDER_PARA_USUARIO estiver marcada. | |
Define os endereços de e-mail que devem receber a mensagem. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem. | |
Define um título para o e-mail que será enviado. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem.
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Mensagem que será enviada por e-mail. Este campo aceita a macro de substituição ${pedido} para incluir informações sobre a ordem de serviço na mensagem.
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MATRIZ | VENDA | Em manutenção | COCA-COLA | Não | PRONTA-ENTREGA | Liberado | |||||||||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | Emitido / Analise | PEPSI | Sim | MOTOBOY RETIRA | Bloqueado | |||||||||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | Pendente / Proposta | FRUKI | Não | CLIENTE RETIRA | Liberado | |||||||||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | Aprovado | COCA-COLA | Sim | TRANSPORTADORA RETIRA | Bloqueado | |||||||||||||||||||||
VENDA | |
Em manutenção | |
ZÉ | |
DESISTÊNCIA DO CLIENTE | |
CIF | |
COCA-COLA | |
Não | |
IGG-0534 | |
PRONTA-ENTREGA | |
Liberado | |
ZÉ | |
MATRIZ | |
VENDA | |
Em manutenção | |
ZÉ | |
MATRIZ | VENDA | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | |||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATRIZ | |
VENDA | |
Em manutenção | |
MATRIZ | VENDA | Em manutenção | IGG-0534 | |||||||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | Emitido / Analise | AKT-9023 | |||||||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | Pendente / Proposta | VTO-3022 | |||||||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | Aprovado | PRD-0123 |
VENDA | |
Define se deve apresentar no cabeçalho da impressão da OS o tipo de pedido.
Deve-se informar:
S = apresenta o tipo de pedido
N = tipo de pedido não será apresentado
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Indica o nome de quais campos (itens) que poderão ser editáveis quando o pedido já estiver entregue. Deve ser informado um item em cada linha. Nomes de itens inválidos serão ignorados.
Para ter acesso a alteração de pedidos já entregues, o usuário terá de ter acesso à operação ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.ALTERAR_PEDIDO_ENTREGUE.
Tipo: TEXT
Quando impresso um PDF, define qual ordem deve ser apresentados os itens. Quando não informado, será utilizado a ordem padrão (definido na preferência ELIGO.ORDER_BY.PRODUTOS_ITENS).
Tipo: TEXT
Permite definir se o e-mail da pessoa do usuário deve ser utilizado como "responder para" ao utilizar o recurso de envio de e-mail.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Marca todos os componentes utilizados.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Define se deve ser utilizado a etapa/situação de analise, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Pendente/Proposta"
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Define se deve ser utilizado a etapa/situação de aprovado, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Em execução"
Tipo: FLAG
Valor padrão: N