Sistema de ordens de serviço

Índice

Itens da OS

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS

Descrição

Manutenção de itens da Ordem de Serviços.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de ordens de serviço:

Campos:

Sequência do item no pedido.
Produto a ser utilizado ou serviço a ser executado no pedido.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Campo utilizado para posicionar as características do produto para o item de ordem de serviço.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Valor de acréscimo (ou abatimento no caso de valor negativo) agregado ao item como resultado do rateio do valor de acréscimo informado no cabeçalho do pedido. Este valor á somado ao valor total item e consequentemente, fará parte do valor unitário.
O rateio é sempre realizado sobre o saldo pendente dos pedidos e considerando o que já foi entregue.
Percentual de desconto para o item informado pelo usuário.
Login do usuário que liberará o desconto.
Senha do usuário que liberará o desconto.
Chave de autenticação liberada para permitir o desconto.
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Indica se o ítem é um Serviço ou um Mercadoria.
  • Mercadoria
  • Serviço
Estoque que deve ser movimentado.
Ex:
  • Estoque
  • Matéria-prima
  • Revenda
  • Em terceiros
  • De terceiros
  • Consumo
  • Ativo imobilizado
  • Ferramentas
  • Consignação de terceiros
  • Consignação em terceiros
  • Feiras
  • Para garantia
  • Em garantia
Tipo de estoque que deverá ser movimentado com as quantidades do item nos documentos emitidos a partir do pedido.
Este campo somente será apresentado caso o campo "Informar tipo de estoque" esteja marcado no Tipos de pedidos.
O item deverá ser excluído e incluído novamente caso seja necessário alterar o tipo de estoque do item já informado.
Serão apresentados os estoques atuais do produto, independente do saldo do produto nos estoques.
O campo não será apresentado caso o produto possua somente um tipo de estoque.

É apresentado o estoque disponível.
Identificação para o lote de produção do produto.
Esta informação é apresentada de acordo com o que estiver definido no campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto.
Será gerada automaticamente uma identificação do lote somente quando a situação do pedido for "Pendente/Proposta" e o campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto estiver definido como "Automático"
Pode ser informado mais de uma identificação de lote, separadas por linhas (um lote por linha).
Data de fabricação do produto informado.
Data de validade do produto utilizado.
Coleção ("Lista de preços") utilizada como base para o preço do produto.
Não é obrigatório para pedidos tipo "transferências entre estabelecimentos", "pedido de compra", "pedido de devolução para fornecedor".
Check-box utilizado para marcar os ítens que não foram autorizados pelo cliente. Esta marca cancela o item.
Produtos ou agrupamento de produtos do pedido.
Item da engenharia de produtos que foi utilizada para criação do item de pedido, normalmente utilizada para pedidos de consumo.
Valor unitário do produto/mercadoria ou serviço constante na lista de preços no momento da inclusão do item no pedido, considerando as regras comerciais padrão definidas para o respectivo plano de pagamento e/ou acréscimo ou desconto padrão do cliente.
Permite a comparação entre o valor unitário aplicado no pedido e o valor praticado na lista de preços.
Quando informado, indica o item da lista de preços que foi utilizado para este pedido.

Esta informação pode não estar preenchida em casos que a lista de preço utilizada não possui preço para a quantidade informada.
Item do documento de entrada a ser vinculado ao item do pedido.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Quantidade de registros a ser criados baseado no registro a ser clonado.
Ordem de compra do cliente, caso informada sobrepõem a ordem de compra existente no cabeçalho do pedido.
Sequência do item do pedido de compra (ordem de compra) fornecido pelo destinatário (cliente) do pedido.
  • Somente deve ser informado caso a ordem de compra seja preenchida no item ou no cabeçalho do pedido.
  • A ordem/sequência utilizada será a sequência do item do pedido caso não seja informada a sequência conforme o pedido de compra do destinatário.
Esta informação será preenchida na tag <nItemPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <xPed> que será preenchida com a informação constante no campo "Ordem de compra" do cabeçalho do pedido.
Esta informação será apresentada juntamente com a descrição dos produtos/serviços dos itens no DANFE das NFEs.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MercadoriaEstoquePendente
ServiçoMatéria-primaAprovado
MercadoriaRevendaEm execução
ServiçoEm terceirosPronto
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Clonar

Clonar o item de ordem de serviço, junto com suas características de produto.
Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:

Configurações

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.ESTOQUE_MOVIMENTADO_OBRIGATORIO

Obrigatoriedade do tipo de estoque a ser movimentado

Caso marcado, indica que o tipo de estoque a ser movimentado pelo item do pedido/OS deverá ser obrigatoriamente informado.
Indiferente do valor da preferência, o tipo de estoque será obrigatório caso exista estoque disponível em pelo menos um dos estoques do produto no estabelecimento do pedido.

Tipo: OPTION

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.SUGESTAO_ORDEM_COMPRA

Sugerir ordem de compra por item

Define se a interface deve pedir para o usuário informar as ordens de compra para cada item:

  • N: Não fazer sugestão (padrão)
  • S: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS
  • T: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS que seja de um produto do mesmo tipo (material ou serviço)

Tipo: OPTION

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.USE_JS_DOMAIN

Valor padrão: S

Regras

Ajustar editabilidade produto

Ajusta a editabilidade do campo de produto conforme o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Alternar guias

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Apresentar campos de autenticação

Apresenta os campos de usuário e senha quando informado um desconto maior que o permitido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "% desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "% desconto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"

Apresentar características produto

Quando informado um produto deve-se apresentar as características da engenharia desse produto
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Novo"

Apresentar informações do produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

Apresentar mensagem

Apresenta mensagem de warning da regra VALIDAR_PRODUTO_JA_INSERIDO. Solução necessária devido a regra ALTERNAR_GUIAS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Apresentar mercadorias ou serviços

Apresenta apenas os itens que são do tipo mercadoria ou serviços.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Atualizar quantidade

Quando campos de horas trabalhadas estiver preenchida deve ser ajustado a quantidade conforme o campo
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Calcula o valor total para o item

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "% desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "% desconto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"

Cancelar item

Cancela o item do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Conferir preço máximo e mínimo do produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Filtrar características

Quando uma característica de produto for marcada como filtrável e informado valor na tela de query, deve-se aplicar o filtro (where).
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Identificar situação dos itens com cores.

Identificar situação dos itens com cores.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Ocultar campo de estoque

Ocultar o campo de estoque
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ocultar campo tipo

Oculta o campo tipo na query.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Popular campo de pedido_id

Popular campo de pedido_id com o ID do pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Popular itens de documentos de entrada

Apresentar os itens de documento de entrada para vincular ao item.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Novo"

Preparar características produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Preparar características query

Adiciona os campos necessários para realizar pesquisa via características de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Logo após montar formulário formulário "Pesquisar"

Remover botões

Se o pedido estiver com situação "Entregue" ou "Cancelado" não deverá permitir realizar inclusões, alterações ou exclusões nos itens.

Salvar autenticação

Salva o usuário que autenticou o desconto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Salvar características produto

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Salvar item de documento de entrada

Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir ordem de compra

Sugere a ordem de compra do item. Conforme configurado na preferencia de bloco ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.SUGESTAO_ORDEM_COMPRA:
N: Não fazer sugestão (padrão)
S: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS
T: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS que seja de um produto do mesmo tipo (material ou serviço)
As opções são levadas em consideração apenas na inclusão de um novo item. Na operação UPDATE, nenhuma sugestão é realizada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto/Serviço" do formulário "Novo"