Sistema de ordens de serviço

Índice

Cadastro de consumo de itens da ordem de serviço

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS_CONSUMOS

Descrição

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de ordens de serviço:

Campos:

Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Quantidade consumida para o item da OS. Quando informado, atualiza a quantidade efetiva gerando um histórico de pedidos.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Pendente
Aprovado
Em execução
Pronto
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Configurações

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS_CONSUMOS.TIPO_HISTORICO_CONSUMO

Histórico de pedido a ser utilizado no registro de consumo

Define o tipo de histórico de pedido a ser utilizado na inclusão da quantidade consumida.

É cadastrado através da interface Cadastro de Tipos de históricos de pedidos

Tipo: TEXT

Regras

Atualizar histórico de pedidos

Quando informado uma quantidade consumida, inclui um registro na entidade HistoricosPedidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Preencher quantidade consumida

Preenche a quantidade consumida (unbound) com a quantidade efetiva.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Validar preferência TIPO_HISTORICO_CONSUMO

Valida se a preferência Histórico de pedido a ser utilizado no registro de consumo está preenchida.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"