Sistema de ordens de serviço

ORDSER01

Descrição

Sistema para ordens de serviços, permite informar serviços e os produtos utilizados para a realização dos serviços.

Procedimentos

Interfaces

Sub-sistemas relacionados

Configurações

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.APRESENTAR_TIPO_PEDIDO_IMPRESSAO

Apresentar o tipo de pedido na impressão da OS

Define se deve apresentar no cabeçalho da impressão da OS o tipo de pedido.

Deve-se informar:
S = apresenta o tipo de pedido
N = tipo de pedido não será apresentado

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.CAMPOS_EDITAVEIS_PEDIDO_ENTREGUE

Campos editáveis em pedidos entregues

Indica o nome de quais campos (itens) que poderão ser editáveis quando o pedido já estiver entregue. Deve ser informado um item em cada linha. Nomes de itens inválidos serão ignorados.

Para ter acesso a alteração de pedidos já entregues, o usuário terá de ter acesso à operação ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.ALTERAR_PEDIDO_ENTREGUE.

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.PDF_ITENS_ORDER_BY

Ordenação dos itens da OS no relatório PDF

Quando impresso um PDF, define qual ordem deve ser apresentados os itens. Quando não informado, será utilizado a ordem padrão (definido na preferência ELIGO.ORDER_BY.PRODUTOS_ITENS).

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.RESPONDER_PARA_USUARIO

Responder para usuário

Permite definir se o e-mail da pessoa do usuário deve ser utilizado como "responder para" ao utilizar o recurso de envio de e-mail.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.SELECIONAR_COMPONENTES_UTILIZADOS

Selecionar todos componentes utilizados por padrão.

Marca todos os componentes utilizados.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.UTILIZAR_ETAPA_ANALISE

Utilizar etapa de analise

Define se deve ser utilizado a etapa/situação de analise, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Pendente/Proposta"

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01.UTILIZAR_ETAPA_APROVADA

Utilizar etapa de aprovada

Define se deve ser utilizado a etapa/situação de aprovado, caso "desmarcado" a situação do pedido irá diretamente para "Em execução"

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.BAIXA_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de baixa das mercadorias.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.ERRO_FINANCEIRO_PEDIDO

Apresentar erro se o financeiro do pedido for diferente do valor total da Ordem de Serviço

Caso marcado será apresentado erro quando o financeiro da ordem de serviço for diferente do total da Ordem de Serviço.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.FINANCEIRO_AUTOMATICA

Define se ao salvar o fechamento do pedido deve ser realizado o processamento de geração de títulos.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.FORMA_APRESENTACAO_PLANOS_PAGAMENTOS

Forma de apresentação dos planos de pagamentos

Permite definir se devem ser populados os planos de pagamentos da forma padrão (como é utilizado nas outras interfaces) ou da forma antiga (depreciada).

Valores:

  • P: Forma padrão.
  • A: Forma antiga.

Não informar um valor fará com que apresente de forma padrão.

Tipo: TEXT

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.LISTA_PRECOS_DESCONTO_SOMENTE_AVISTA

Define se ocorrer desconto em um dos itens do pedido deve ser apresentado apenas o plano "A VISTA"

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.MOVIMENTA_CAIXA

Define se usuário pode movimentar o caixa no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DATA_ENTREGA

Define se a data de previsão de entrega é obrigatória.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OBRIGATORIO.DIA_VENCIMENTO

Define se o dia para vencimento dos boletos é obrigatório ou não.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_CENTRO_CUSTOS

Oculta campo de centro de custo no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_OBSERVAO_INTERNA

Define se o campo de observação deve ser ocultado ou não.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.OCULTA_CAMPOS_ORDEM_COMPRA

Oculta campo de ordem de compra no fechamento do pedido

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.TIPO_TITULO.BOLETO

Define o tipo de título para BOLETO

Valor padrão: BOLETO

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.TIPO_TITULO.CHEQUE

Tipo de título para operações de CHEQUE

Valor padrão: CHEQUE

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.TIPO_TITULO.ESPECIE

Define o tipo de título para ESPECIE ( dinheiro )

Valor padrão: ESPECIE

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_FECHAMENTO.VALIDAR_CAIXA_VENDEDOR

Define se deve ser validado o valor de caixa do vendedor.

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.ESTOQUE_MOVIMENTADO_OBRIGATORIO

Obrigatoriedade do tipo de estoque a ser movimentado

Caso marcado, indica que o tipo de estoque a ser movimentado pelo item do pedido/OS deverá ser obrigatoriamente informado.
Indiferente do valor da preferência, o tipo de estoque será obrigatório caso exista estoque disponível em pelo menos um dos estoques do produto no estabelecimento do pedido.

Tipo: OPTION

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.SUGESTAO_ORDEM_COMPRA

Sugerir ordem de compra por item

Define se a interface deve pedir para o usuário informar as ordens de compra para cada item:

  • N: Não fazer sugestão (padrão)
  • S: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS
  • T: Sugerir a mesma ordem de compra que foi informada no ultimo item da mesma OS que seja de um produto do mesmo tipo (material ou serviço)

Tipo: OPTION

Valor padrão: N

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS.USE_JS_DOMAIN

Valor padrão: S

ORDSER01.CAD_ORDENS_SERVICOS_01_ITENS_CONSUMOS.TIPO_HISTORICO_CONSUMO

Histórico de pedido a ser utilizado no registro de consumo

Define o tipo de histórico de pedido a ser utilizado na inclusão da quantidade consumida.

É cadastrado através da interface Cadastro de Tipos de históricos de pedidos

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.APRESENTAR_ASSINATURA_TECNICO

Apresentar a assinatura para o técnico responsável pela OS

Define se deve apresentar um campo para a assinatura do técnico responsável pela OS.

Quando marcado, o campo da assinatura do cliente ficará a direita, e o campo da assinatura do técnico ficará a esquerda.
Quando desmarcado, somente apresentará o campo da assinatura do cliente, e no centro.

Esta preferência pode ser definida por tipo de pedido. Para isto, deve-se informar o tipo de pedido logo após o nome global, seguido de um ponto (".") do relatório e antes do nome da preferência. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.INSTALACAO.APRESENTAR_ASSINATURA_TECNICO

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.APRESENTAR_GARANTIA

Apresentar termo ou data de garantia

Define se no campo de termo de garantia deve apresentar a data de garantia ou o termo de garantia.

GARANTIA = apresenta o termo de garantia do pedido, caso não informado no pedido, pega a informação do tipo de pedido, se houver.
DATA = apresenta a data de garantia do pedido, se houver
caso não tenha nenhum valor preenchido ou um valor diferente dos informados acima, não apresenta nada no campo.

Tipo: UPPER

Valor padrão: GARANTIA

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.APRESENTAR_HORAS_EXECUTADAS

Permite definir se apresenta as horas executadas, caso tenha horas na OS.
S - apresenta se existirem horas
N - não apresenta, mesmo que existam horas
Se a preferência não estiver configurada ou tiver um valor diferente de S ou N, mostra as horas apenas se o pedido tiver observação(campo Serviço solicitado na CAD_ORDENS_SERVICOS_01)

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.APRESENTAR_TECNICO

Apresentar técnico

Define se deve apresentar o técnico responsável pela OS.

Esta preferência pode ser definida por tipo de pedido. Para isto, deve-se informar o tipo de pedido logo após o nome global, seguido de um ponto (".") do relatório e antes do nome da preferência. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.INSTALACAO.APRESENTAR_TECNICO

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.APRESENTAR_VALOR_DESCONTO

Apresentar valor de desconto

Permite definir se deve apresentar o valor de desconto informado na OS.

Deixar esta preferência vazia não apresentará o desconto.

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.GARANTIA.LABEL

Label do campo "Garantia"

Permite a definição do label do campo garantia no layout.

Tipo: TEXT

Valor padrão: Garantia

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO.UTILIZAR_VALIDADE_TIPO_PEDIDO

Utiliza a validade da proposta informada no tipo de pedido

Utiliza a VALIDADE_PROPOSTA informada no tipo de pedido ou calcula a validade da proposta utilizando a DATA_VALIDADE e DATA_INCLUSAO.

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_09.APRESENTAR_GARANTIA

Apresentar termo ou data de garantia

Define se no campo de termo de garantia deve apresentar a data de garantia.

Tipo: UPPER

Valor padrão: GARANTIA DATA

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_09.GARANTIA.LABEL

Label do campo "Garantia"

Permite a definição do label do campo garantia no layout.

Tipo: TEXT

Valor padrão: Garantia

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_09.ORDER_BY

Ordenação dos itens da OS

Define a ordenação dos itens do relatório para OS.

Pode ser informado o tipo de pedido após o nome da preferencia. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_09.ORDER_BY.VENDA

Campos disponíveis:
CampoDescrição
nomeNome do produto
produtoCódigo do produto
sequenciaSequência do item do pedido
prod_descricaoDescrição do produto
observacoesObservações do item do pedido
quantidadeQuantidade informada no item do pedido
precoPreço informado para o item do pedido
itpe_descricaoDescrição do item do pedido
descricao_detalhadaDescrição detalhada do item do produto
descricaoDescrição do produto
simboloUnidade de medida informado no item do pedido
tipo_itemTipo de item

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_10_HORAS.APRESENTAR_QUANTIDADE_TEMPO

Apresentar quantidade de horas executadas em tempo (HH:MM)

Define se deve apresentar a quantidade de horas executadas em formato de tempo ("HH:MM").

Quando desmarcado, será apresentado a quantidade em horas em formato decimal (por exemplo, "1,5", que equivale a uma hora e 30 minutos).

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY

Ordenação dos itens da OS

Define a ordenação dos itens do relatório para OS.

Pode ser informado o tipo de pedido após o nome da preferencia. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY.VENDA

Campos disponíveis:
CampoDescrição
nomeNome do produto
produtoCódigo do produto
itpe.sequenciaSequência do item do pedido
itpe.observacoesObservações do item do pedido
precoPreço informado para o item do pedido
itpe.descricaoDescrição do item do pedido
descricao_detalhadaDescrição detalhada do produto
simbolo as unidade_medidaUnidade de medida do item do pedido
itpe.valor_total_itemValor total do item do pedido
itpe.valor_unitario_itemValor unitário do item do pedido
tipo_itemTipo de item

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY_PRODUTOS

Ordenação dos produtos da OS

Define a ordenação dos produtos no relatório da OS.

Pode ser informado o tipo de pedido após o nome da preferencia. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY_PRODUTOS.VENDA

Campos disponíveis:
CampoDescrição
nomeNome do produto
produtoCódigo do produto
itpe.sequenciaSequência do item do pedido
itpe.observacoesObservações do item do pedido
precoPreço informado para o item do pedido
itpe.descricaoDescrição do item do pedido
descricao_detalhadaDescrição detalhada do produto
simbolo as unidade_medidaUnidade de medida do item do pedido
itpe.valor_total_itemValor total do item do pedido
itpe.valor_unitario_itemValor unitário do item do pedido

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY_SERVICOS

Ordenação dos serviços da OS

Define a ordenação dos serviços no relatório da OS.

Pode ser informado o tipo de pedido após o nome da preferencia. Por exemplo:

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_11.ORDER_BY_SERVICOS.VENDA

Campos disponíveis:
CampoDescrição
nomeNome do produto
produtoCódigo do produto
itpe.sequenciaSequência do item do pedido
itpe.observacoesObservações do item do pedido
precoPreço informado para o item do pedido
itpe.descricaoDescrição do item do pedido
descricao_detalhadaDescrição detalhada do produto
simbolo as unidade_medidaUnidade de medida do item do pedido
itpe.valor_total_itemValor total do item do pedido
itpe.valor_unitario_itemValor unitário do item do pedido

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_13.MENSAGEM_APRESENTAR_MARCA_DAGUA

Mensagem de marca dagua

Permite configurar qual mensagem deve ser apresentada como marca d'agua.

Tipo: TEXT

ORDSER01.REL_ORDEM_SERVICO_13.SITUACOES_APRESENTAR_MARCA_DAGUA

Situações para apresentar marca d´água

Permite definir quais situações da OS para apresentar uma marca d'agua no fundo no layout.
Os valores das situações podem ser separadas por vírgulas. P.ex.:

M,C,P,X,V,I
Os valores permitidos são definidos pelo campo Situação das OSs.
A marca d´água não será apresentada caso não seja informado nenhum valor na preferência.

Tipo: FLAG