Gestão de serviços de plotagem e cópias

Índice

Cadastro de Ordens de serviço

ORDSER04.CAD_ORDENS_SERVICO_04

Descrição

Interface para manutenção de Ordem de serviço

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Ordens de serviço:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Identificação do registro
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome que o usuário utiliza para se identificar no sistema.
As vezes pode ser igual ao seu e-mail.
Domínio que permite que o usuário escolha 1 valor de uma lista relativamente reduzida de valores previamente fixados.

Propriedades (format)

add-null-option

Indica se deve ser adicionada uma opção nula mesmo para campos obrigatórios.
Por padrão, um campo obrigatório não vem com a opção nula (um valor é automaticamente selecionado).
Valores possíveis:
add-null-option:yes
add-null-option:no
  • Aberto - Título em aberto.
  • Baixado - Título que foi baixado.
  • Cancelado - Título foi cancelado.
  • Análise - Enviado para análise.
  • Liquidado - Título liquidado (pago).
  • Manutenção - Título não foi emitido.
  • Negociado - Título que foi negociado com a provável substituição por outro(s) título(s). P.ex.: Reparcelamento de dívidas.
  • Incobrável - Títulos que foram classificados como perdidos ou incobráveis.
  • Programado - Título está programado para liquidação automática em uma entidade financeira (banco, operadora de cartão de crédito, etc.).
  • Previsto - Um título previsto corresponde a algo que provavelmente irá ocorrer, mas que ainda não foi formalizado. P.ex.: Contas fixas como água, luz, previsão de faturamentos baseadas em pedidos ainda não entregues, etc.
  • Bloqueado - Título está bloqueado por algum motivo. P.ex: SPC, Cartório, etc.
  • Liquidado parcialmente - Título que foi liquidado (pago) parcialmente. Para utilizar está situação deve ser ativado no tipo de título.
  • Enviado - Título foi enviado/repassado para banco ou terceiros.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Número da Ordem de Serviço.
Data e hora do registro da ordem de serviço.
Informações adicionais da obra ou dos serviços realizados. P.ex.: Planta hidrosanitária, elétrica.
Valor total dos serviços prestados.
Indica a quantidade total de impressões realizadas.
Área total impressa em metros quadrados (m2).
Situação da ordem de serviço.
  • Cancelado - A ordem de serviço foi cancelada sob solicitação cliente com a devida justificativa registrada no sistema.
    Somente ordens de serviço com a situação I (impressa) podem ser cancelados.
  • Impressa - O recibo da ordem de serviço foi impresso e o título de cobrança gerado.
  • Liquidado - O título de cobrança foi pago pelo cliente ou baixado pela empresa.
  • Em manutenção - Situação inicial da ordem de serviço permitindo manutenção total, ou seja, na ordem de serviço e em seus itens.
    Somente ordens de serviço em manutenção podem ser excluídas do sistema.
Motivo ou justificativa do cancelamento da ordem de serviço.
Data e hora em que foi registrado o cancelamento da ordem de serviço.
Data de impressão do recibo do ordem de serviço.
Planos de pagamento para a ordem de serviço.
Usuário que efetuou o atendimento ao cliente e registro da ordem de serviço no sistema.
Valor padrão: [USER_ID]

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
AbertoMATRIZCancelado
BaixadoFILIAL 1Impressa
CanceladoFILIAL 2Liquidado
AnáliseCD-RSEm manutenção
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).

Regras

Aumentar decimais do campo de medida

Aumenta o número de casas decimais do campo "área impressa" para 4, na tela de view.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Campos readonly

Deixar campos read only quando situação do da ordem de serviço for impressa ou cancelada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Excluir opção conforme a situação da ordem de serviço

Se a situação da Ordem de Serviço é "Impressa" ou "Cancelada" não apresentar a opção de "exclusão" na interface
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Filtrar estabelecimento do usuário

Procedimento que filtra o estabelecimento que o usuário foi cadastrado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Permitir cancelar somente ordens de serviço com situação "impressa"

Permitir o cancelamento (apresentar os campos data e motivo de cancelamento) somente para ordens de serviço impressas.

Planos de pagamento

Exibir os planos de pagamento permitidos para este cliente.