Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Modulo do veículo:
Ordens de serviço para veículos:
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção. Ex:
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Nome dado para identificar o tipo de pedido.
Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado. Ex:
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Número da OS de frota | |
Código para o veiculo na frota do proprietário.
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Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
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Situação atual ordem de serviço.
Toda a ordem de serviço inicia em uma situação "em edição" e se encerra "cancelada" ou "entregue" e/ou "faturada". Fluxo normal (OS):
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Indica se a ordem de serviço está aberta (não encerradas) ou não. Ordens de serviço abertas estão em situação diferente de Entregue, Cancelada ou Perdida. Este campo é utilizado como filtro apenas e facilita listar rapidamente todas as ordens de serviço que ainda possuem algum tipo de pendência. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis. Ex:
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Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca. | |
Ano de fabricação do veículo. | |
Ano do modelo do veículo. | |
Observações adicionais para o veículo
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Código do cliente (físico ou jurídico) que está requisitando o serviço. Não precisa ser o proprietário do veículo.
Durante o cadastramento de uma nova ordem de serviço, ao informar a placa do veículo, este campo é automaticamente preenchido com o respectivo proprietário. Caso o requisitante não seja a mesma pessoa, basta alterar seu valor. Na inclusão, alteração e consulta de uma OS, o sistema inclui os respectivos dados de contato do cliente (telefones e e-mail) bem como um botão que permite ao usuário revisar/alterar os dados dadastrais do mesmo. | |
Apresenta informações do cliente, conforme configurado no tipo de pedido, atributo Informações adicionais. | |
Indica que deve marcar este cadastro como sendo o proprietário do veículo. | |
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente. | |
Endereço completo do cliente.
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Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc. | |
Número de identificação do prédio no logradouro. | |
Complemento para o endereço (andar, apartamento, sala, etc.) | |
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado. Ex:
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Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
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E-mail opcional para o contato do pedido. | |
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
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Texto livre para informações relacionadas ao contato com requisitante do pedido (cliente).
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Texto para descrever o serviço que está sendo requisitado. | |
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço. | |
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
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Descreve o local onde o pedido será executado. Utilizado em caso de serviços que são executados externamente. Ex: Socorro mecânico.
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Data e hora que está planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS.
Este campo será calculado através da união dos campos Data de inicio programado e Hora de inicio programado. | |
Data planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
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Hora que planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
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Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua entrada para o serviço (ou orçamento).
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Indica a quilometragem registrada no odômetro do veículo no momento de sua saída do estabelecimento e entrega do veículo para o cliente.
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Indica a situação aproximada do tanque de combustível. Informar conforme o medidor do tanque. Ex: 1/2, 30%, 27L, etc. | |
Prisma usado para identificar o veículo. Ex:
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Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
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Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la. | |
Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
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Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
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Hora para a qual o pedido foi programado para ser entregue. Quando não informada, assume a hora configurada na preferencia PEDIDOS.PEDIDOS.HORA_PROGRAMADA_PADRAO (17:00).
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Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
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Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE. | |
Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
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Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta. | |
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente. | |
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
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Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento. | |
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques. Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido. | |
Data em que o pedido foi aprovado. | |
Data em que o pedido foi cancelado. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Apresenta o valor de mercadorias da OS.
É calculado conforme o valor de mercadorias subtraindo o desconto em mercadorias. | |
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
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Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.
Mercadorias canceladas não são consideradas | |
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
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Valor total de serviços. | |
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.
Serviços cancelados não são considerados | |
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto". | |
Valor de IPI
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Valor total de ICMS ST
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Outros valores que influenciam o total do pedido. É a soma dos valores geralmente informados em uma guia "outros valores". Ex: despesas com o cartão de crédito, táxi, taxas alfandegárias, etc. Estes valores serão considerados no financeiro do pedido.
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Outros valores que não irão influenciar o valor total do pedido. Este campo é preenchido pela soma valores detalhados em "Outros valores"
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Soma valor de mercadoria + valor serviços | |
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.
Cálculo: + valor de venda de produtos + valor de venda de serviços + despesas + valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos + tributos + valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados) + valor de seguros + valor de outras despesas acessórias - valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados) | |
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor | |
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente. | |
Situação financeira que se encontra no pedido
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Permite informar qual o login do usuário que liberou o desconto na ordem de serviço.
Caso informado um desconto maior que o estabelecimento permite e o usuário que está fazendo a operação não possui direito de acesso a role LIBERAR_DESCONTO, será obrigatório informar um login de um usuário que possui direito de acesso. | |
Ao informar um usuário de liberação, deve ser informado a senha deste usuário.
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permite definir qual chave de autorização foi utilizada para liberação do desconto na ordem de serviço.
Caso informado um desconto maior que o estabelecimento permite e o usuário que está fazendo a operação não possui direito de acesso a role LIBERAR_DESCONTO, será obrigatório informar um login de um usuário que possui direito de acesso ou chave de autorização de desconto. | |
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Indica a finalidade ("Revenda" ou "Consumo") que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.
Caso não informada, assume o que estiver informado no cadastro do respectivo cliente. Caso também não informada no cadastro do cliente, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais. A apresentação deste campo depende do que estiver configurado no campo "Finalidade das mercadorias" do respectivo tipo de pedido.
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Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido. Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Indica que este pedido está relacionado com uma segurados.
Exemplo: Para a execução de sinitros cobertos por apólice de seguro Ex:
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Tipo de segurado
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Número identificador do sinistro com a seguradora
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Valor da franquia informado quando o pedido está vinculado a um sinistro coberto por apólice de seguro.
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Valor de desconto a ser aplicado na geração do documento para o segurado(com o valor de franquia)
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Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa. Propriedades (format)min-value, max-valueVer Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value) | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Notais fiscais relacionadas a ordem de serviço | |
Valor de mercadorias que já foi emitido a NF | |
Valor de serviços existentes nas notas fiscais | |
Valor total informado em NF | |
Indica se o pedido já foi totalmente faturado (emitido documento fiscal ou não, formalizando a entrega do pedido).
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Pessoa responsável pelo atendimento comercial ao cliente ou responsável pela elaboração do orçamento e definição dos valores negociados com o cliente.
A pessoa informada deverá, obrigatoriamente, configurada como "vendedor". (ver Como cadastrar ou configurar um vendedor ou representante?) | |
Código da pessoa responsável pelo pedido. Normalmente indica o técnico (p.ex.: mecânico) responsável pela execução dos serviços ou uso dos materiais de uma OS.
O campo "Técnico responsável" do cadastro de Tipos de pedidos permite definir se o responsável deve ser um "colaborador" (conforme cadastrado na guia "Colaborador" (Colaboradores) do cadastro de Pessoas) do estabelecimento, um "colaborador" de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas. Os itens sem técnico responsável serão alterados para informar o técnico informado na alteração da OS. | |
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO". Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
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Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.
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Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos. Ex:
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Modelo de e-mail a ser utilizado para preencher automaticamente o corpo de e-mail, assunto e/ou destinatário. | |
Permite definir através de qual conta de e-mail deve ser enviado o e-mail.
O seu cadastro é feito através da interface EMAIL.CAD_CONTAS_MAIL (Contas de e-mail). Quando não informado, será utilizado a conta de e-mail cadastrada para o estabelecimento e, quando não houver uma conta informada, será utilizada a configuração de e-mail configurada em RTPREF.CFG_MAIL (Configuração de e-mail). | |
E-Mail de destino para envio da OS em PDF.
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Permite definir um e-mail de quem deve ser respondido quando o destinatário responder o e-mail.
O "responder para" é preenchido automaticamente com o e-mail do usuário se a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS.RESPONDER_PARA_USUARIO estiver marcada. | |
Assunto a ser usado para envio de e-mail com o relatório da OS.
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Corpo do e-mail utilizado para descrever o assunto a ser tratado para o destinatário. | |
Conjunto de informações que devem ser impressas.
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Tipo de impressão para a ordem de serviço, as opções são definidas no tipo de pedido.
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Define quantas copias da OS será criado |
VENDA | Aprovado | IGG-0534 | P07 | Particular | Não | PRONTA-ENTREGA | ||||||||||||||||||
COMPRA | Cancelada | AKT-9023 | P10 | Segurado | Sim | MOTOBOY RETIRA | ||||||||||||||||||
AMOSTRA | Faturada | VTO-3022 | P03 | Terceiro | Não | CLIENTE RETIRA | ||||||||||||||||||
ORDEM_DE_SERVICO | Orçamento | PRD-0123 | P27 | Particular | Sim | TRANSPORTADORA RETIRA | ||||||||||||||||||
MATRIZ | |
VENDA | |
Aprovado | |
IGG-0534 | |
P07 | |
Liberado | |
Revenda | |
BRADESCO | |
Particular | |
Não | |
PRONTA-ENTREGA | |
MATRIZ | |
Aprovado | |
Não | |
VENDA | |
IGG-0534 | |
Aprovado | |
IGG-0534 | |
P07 | |
IGG-0534 | |||||||||||||||||||
AKT-9023 | |||||||||||||||||||
VTO-3022 | |||||||||||||||||||
PRD-0123 |
02_SERVICO_RASTREADOR:Ordem de serviço Rastreadores 03_OS_VEICULOS/ORDENS_SERVICO_VEICULOS_02:OS com referência
Tipo: TEXT_LONG
Permite definir se o e-mail da pessoa do usuário deve ser utilizado como "responder para" ao utilizar o recurso de envio de e-mail.
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor de materiais.
A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.
Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.
Tipo: TEXT
Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor de serviços.
A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.
Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.
Tipo: TEXT
Tipo: TEXT
Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de total de serviços.
A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.
Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.
Tipo: TEXT
Permite definir se deve ser totalizado na listagem das OSs a coluna de valor totais.
A diferença desta preferência da ".SUMMARIZE" é que esta pode ser configurada por usuário.
Esta preferência fica sem valor padrão para caso haja uma preferência ".SUMMARIZE" configurada, continuará sendo respeitada.
Tipo: TEXT