Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Ordens de serviço de frota de veículos

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA

Descrição

Manutenção de Ordens de Serviço para frotas de veículos.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Frota:

Campos:

Identificação ou numeração da frota, A numeração da frota pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número da frota é único, independente de seu tipo.
Situação atual da frota, a mesma é baseada em seus veículos.
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Tipo de pedido que a frota irá utilizar, lembrando que será será exibidos tipos de pedidos configuração com a categoria "Agrupador" e que estejam marcas com a opção de "Serviço veículos"
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Cliente que solicitou a OS para frota
Nome completo do cliente
Vendedor que realizou a venda do serviço para frota
Nome completo do vendedor
Data em que a OS para frota foi emitida.
Data em que a OS para frota foi aprovada.
Data de conclusão da OS para frota
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Número sequencial do contrato de serviço.
Quando não for informado o número do contrato, será utilizado o número da espécie de documento "CONTRATO" (acrescido de 1) conforme definido na guia "Documentos" (Números de Documentos de Entrada e Saída) do Estabelecimentos.

Situação atual do contrato.
  • Ativo - O contrato está em vigor e os serviços devem ser prestados normalmente. A data de aprovação do contrato pelo cliente foi informada e a data de cancelamento não foi informada.
  • Cancelado - Contrato foi cancelado pelo contratante ou pelo contratado. A data de cancelamento do contrato foi informada.
  • Encerrado - O contrato não é renovado automaticamente e a data de vencimento é menor ou igual a data atual do sistema.
  • Inadimplente - Contrato com parcelas em atraso maior que a quantidade de dias parametrizadas, e não deve bloquear a geração dos próximos faturamentos.
  • Manutenção - O contrato está em processo de inclusão ou alteração.
  • Em análise - O contrato está aguardando a aprovação. Esta situação é utilizada nos casos onde o contrato passa por uma avaliação final antes de ser aprovado. Não indica que a análise propriamente dita já tenha iniciado.
    Nos casos de pagamento com cartão de crédito, o valor já foi autorizado no integrador financeiro e somente será capturado na aprovação do mesmo.
  • Suspenso - Contrato está suspenso. Não deve gerar faturamento. Data de suspensão está preenchida
  • Faturamento suspenso - O faturamento do contrato está suspenso até a data informada para início do faturamento.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos.

As ordens de serviço de veículos desta frota ficarão com a mesma classificação da frota.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Serviço que cada veículo da frota será efetuado.
Valor unitário que cada veículo possuirá. Este valor será replicado para todos os veículos informados conforme suas placas.
Plano de pagamento que será utilizado na inclusão das OSs de veículos para cobrança dos serviços.
Somente serão apresentados os planos de pagamento que estiverem com o campo "Recorrente" desmarcado no Planos de pagamento.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor da mensalidade para cada ordem de serviço de veículo a ser incluída.
Dia de vencimento das mensalidades para o contrato gerado a partir da OS.
Somente serão apresentados os planos de pagamento que estiverem com o campo "Recorrente" marcado no Planos de pagamento.
P.ex.: Todo dia 10 de cada mês até o final do contrato.
Número de meses de comodato para o contrato.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Tipo de pedido a ser utilizado nas ordens de serviços dos veículos informados.
Define quantos veículos serão cadastrados na inclusão da OS de frota. O número informado corresponde ao número de campos de placa a serem informadas. Exemplo: Se for informado o número 9, o sistema apresentará 9 campos de placa.
Atenção: O quantidade máxima que é aceito pelo sistema é configurado pela preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.QUANTIDADE_MAXIMA_VEICULOS.
Valor total das mensalidades informadas para cada OS da frota.

Estes valores são apresentados na guia "outros valores" das OSs da frota.
Quantidade de veículos vinculados a OS de frota.
Quantidade de veículos (ou de OSs) concluídos na frota.
Quantidade de veículos (ou OSs) aprovados na frota.
Quantidade de veículos (ou OSs) cancelados na frota.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Orçar

Liberar a ordem de serviço apenas para orçamento.
Topo

Executar

Liberar a ordem de serviço para ser executada. Indica que o cliente está aprovando a sua execução.
O usuário que disparar esta ação será considerado o vendedor do pedido.

Quando a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.APROVAR_AO_EXECUTAR estiver com valor "S", ao executar também será aprovada a frota, neste caso, será apresentado a data de aprovação para ser preenchida.
Comportamento:Topo

Situação Financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Aprovar

Aprova a OS (aceite do cliente).
Quando a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERAR_CONTRATO_SERVICO estiver ativa (com valor "S"), será gerado um contrato de serviço para a frota.
Comportamento:Topo

Imprimir

Imprime uma "proposta" com os dados do cliente, e uma listagem com os veículos.

Esta função é apresentada quando a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.MODO_IMPRESSAO estiver com o valor "S".
Topo

Cancelar

Cancela a OS de frota

Configurações

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.APROVAR_AO_EXECUTAR

Aprovar ao executar a OS de frota

Permite definir se deve ser aprovado ao utilizar a ação "Executar". Neste caso, o nome da ação ficará "Executar e aprovar".

Valores:

  • S: A frota será aprovada quando utilizado a ação de executar.
  • S: A frota será não será aprovada quando utilizado a ação de executar. Neste caso, será necessário utilizar a opção "Aprovar" após executar.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.DUPLICAR_VEICULOS_APROVAR

Duplicar veículos ao aprovar

Permite definir se deve ou não duplicar os veículos no contrato ao aprovar a frota.

  • S: Permite duplicar. Este era um comportamento antigo.
  • N: Não permite duplicar. Isso evita problemas de veículos duplicados nos contratos.

Quando não informado, assume "N".

Tipo: FLAG

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_CODIGO_FREQUENCIA

Indica qual frequência deve ser utilizada na geração do contrato quando a OS de frota for aprovada

Tipo: TEXT

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_PREENCHER_APROVACAO

Preencher data de aprovação na geração do contrato

Permite definir se a data de aprovação do contrato deve ser preenchida quando gerado o contrato.

Valores:

  • S: Será preenchida a data de aprovação do contrato com a data atual.
  • A: Será preenchida a data de aprovação do contrato com a data de aprovação da frota.
  • N: Não será preenchida a data de aprovação do contrato.

Esta preferência estar vazia significa que não será preenchida a data de aprovação do contrato.

Tipo: UPPER

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_PREENCHER_EMISSAO

Preencher data de emissão na geração do contrato

Permite definir se a data de emissão do contrato deve ser preenchida quando gerado o contrato.

Valores:

  • S: Será preenchida a data de emissão do contrato com a data atual.
  • A: Será preenchida a data de emissão do contrato com a data de aprovação da frota.
  • N: Não será preenchida a data de emissão do contrato.

Esta preferência estar vazia significa que não será preenchida a data de emissão do contrato.

Tipo: UPPER

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_TIPO_CONTRATO

Indica qual tipo de contrato deve ser utilizada na geração do contrato quando a OS de frota for aprovada

Tipo: TEXT

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_TIPO_SERVICO_PESSOA_FISICA

Indica qual tipo de serviço pra cliente pessoa física deve ser utilizada na geração do contrato quando a OS de frota for aprovada

Tipo: TEXT

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERACAO_CONTRATO_TIPO_SERVICO_PESSOA_JURIDICA

Indica qual tipo de serviço pra cliente pessoa juridica deve ser utilizada na geração do contrato quando a OS de frota for aprovada

Tipo: TEXT

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.GERAR_CONTRATO_SERVICO

Indica que ao aprovar um OS de frota deve ou não gerar um contrato com os veiculo para o cliente, caso o cliente já possua contratos em manutenção ou aprovados o sistema irá incluir os veículos para esse contrato.

Tipo: FLAG

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.MODO_IMPRESSAO

Modo de impressão

Permite definir se deve ser utilizado o modo de impressão onde é gerado o apenas o PDF ou o modo de impressão onde pode ser gerado PDF, matricial ou enviar por e-mail.

Opções:

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.QUANTIDADE_MAXIMA_VEICULOS

Quantidade máxima de veículos a serem cadastrados na inclusão de OS de frota

Define a quantidade máxima de veículos que podem ser cadastrados na inclusão de ordens de serviços de frotas.

Tipo: INTEGER

Valor padrão: 100

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.VENDEDOR_USUARIO

Sugerir usuário logado como vendedor

Preenche automaticamente o campo "Vendedor" com o usuário logado na inclusão de uma proposta caso marcado (valor = S).

Tipo: FLAG

Valor padrão: S

Regras

Ajustar placas de veículos

Ajusta o(s) campo(s) placa(s) de veículo(s), criando a quantidade máxima informada na preferencia OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_FROTA.QUANTIDADE_MAXIMA_VEICULOS.

Quando informado o número de veículos, será apresentado a mesma quantidade informada como campos para serem informadas placas dos veículos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quant. de veículos" do formulário "Novo"

Alertar existencia de placa em OSs ao aprovar

Apresenta uma mensagem de alerta antes de aprovar uma frota, mostrando se existem OS(s) para cada placa incluída na frota.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Aprovar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Executar"

Apresentar descrição do serviço

Ao preencher o campo "Serviço", apresenta a descrição do serviço selecionado na inclusão de uma frota.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Novo"

Atualizar plano de pagamento dos serviços

Atualiza o plano de pagamento dos serviços. Esta informação é armazenada no campo "prazo de pagamento 2".
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular fornecedor

O Fornecedor deve ser o estabelecimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular planos de pagamentos para OS de veículos

Popula os planos de pagamentos para as OSs de veículos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido veículos" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Popula os tipos de pedidos conforme o estabelecimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Preparar placas

Prepara a lista de placas no formulário. São no máximo 25 placas sendo que apenas as primeiro N são visíveis.

Redirecionar executar

Redireciona para a ação de executar, sem a necessidade de apresentar o formulário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inicializar o componente formulário "Executar"

Remover botões

Remove botões baseado na situação da frota
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar veículos

Salva as placas de veículos informados na inclusão de frotas.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir vendedor

Sugere a pessoa incluindo a frota como vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"