Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Históricos da ordem de serviço

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_HISTORICOS

Descrição

Registro dos tempos de execução nas ordens de serviço.

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Código (ou número) de identificação do prisma.
Ex:
  • P07
  • P10
  • P03
  • P27
  • P30
Nome dado para o tipo de histórico. Ex: Emissão, Aprovação, Cancelamento, Faturamento, etc.
Código da pessoa responsável (p.ex.: mecânico) pela execução do serviço ou uso dos materiais de uma OS.
O campo "Técnico responsável" do cadastro de Tipos de pedidos permite definir se o responsável deve ser um "colaborador" (conforme cadastrado na guia "Colaborador" (Colaboradores) do cadastro de Pessoas) do estabelecimento, um "colaborador" de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas.
Nome completo da pessoa responsável
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Relacionamento com um item do pedido que gerou o histórico
Nome do técnico que trabalho na respectiva ordem de serviço.
Quantidade do produto consumida neste histórico. A grandeza depende da unidade de medida do respectivo produto. No caso de serviços, representa um tempo em horas.
Texto descritivo. Muitas vezes representa o motivo do histórico (motivo do cancelamento, ressalva da aprovação, motivo da revisão, etc.)
Situação atual do histórico, utilizada para identificar históricos que representam eventos que estão em andamento.
  • Encerrado - O histórico é atemporal ou já foi encerrado.
  • Pendente - O histórico é um evento temporal que está ocorrendo. Existe uma data de início informada mas não existe uma data de término.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
P07Encerrado
P10Pendente
P03Encerrado
P27Pendente
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Encerrar

Encerra a execução do serviço por este funcionário neste exato momento.
Se já estiver encerrado, dá erro!

Regras

Ajustar autocomplete responsável

Apresenta o autocomplete conforme o que estiver definido em "técnico responsável" no tipo de pedido,
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Mostrar itens de pedido duplicados

Caso o mesmo produto esteja informado em mais de um item do pedido, será apresentado um campo (radio) populado com os itens deste produto.
As opções de itens mostrarão o número do item, a quantidade pedida e a quantidade efetiva atual.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Ordem de serviço" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"