Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Tempos em serviços

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_HORAS

Descrição

Registro dos tempos de execução dos serviços (mão-de-obra) nas ordens de serviço.

Não será permito informar apropriação das horas dos técnicos caso a OS não esteja em uma situação que permita o registro dos tempos.

Para que o primeiro registro de apropriação de horas em uma OS altere a situação da mesma para "em execução" deve ser configurado o campo "Comportamento" com o valor "Execução" para o histórico SERVICOS no Cadastro de Tipos de históricos de pedidos.

Ver também:

Campos:

Data e hora em que o histórico foi iniciado.
Data e hora em que o histórico foi terminado.
Quantidade do produto consumida neste histórico. A grandeza depende da unidade de medida do respectivo produto. No caso de serviços, representa um tempo em horas.
Código da pessoa responsável (p.ex.: mecânico) pela execução do serviço ou uso dos materiais de uma OS.
Nome completo do técnico responsável
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
A placa do veículo ou outro elemento básico de identificação de um determinado veículo, tal como número de chassis.
Ex:
  • IGG-0534
  • AKT-9023
  • VTO-3022
  • PRD-0123
Nome da marca e do modelo do veículo (separados por um espaço). Este atributo facilita o cadastramento do modelo associado à marca.
Código (ou número) de identificação do prisma.
Ex:
  • P07
  • P10
  • P03
  • P27
  • P30
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Tipo de operação que deve ser executada no pedido. São permitidos somente históricos que sejam de "Execução" e "Nenhum".
Veja mais detalhes em PEDIDOS.CAD_TIPOS_HISTORICOS_PEDIDOS
Relacionamento com a entidade de produtos ou serviços.
Caso não informado e o tipo de histórico possua um produto, será utilizado o mesmo.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Para históricos que representam um evento pontual, informa a data e a hora em que o evento ocorreu.
Para históricos que representam uma atividade que consumiu algum tempo, informa a data e a hora em que o evento iniciou.
Data de término do atendimento pelo técnico.
Texto descritivo. Muitas vezes representa o motivo do histórico (motivo do cancelamento, ressalva da aprovação, motivo da revisão, etc.)
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Situação atual do histórico, utilizada para identificar históricos que representam eventos que estão em andamento.
  • Encerrado - O histórico é atemporal ou já foi encerrado.
  • Pendente - O histórico é um evento temporal que está ocorrendo. Existe uma data de início informada mas não existe uma data de término.
Nome que o usuário utiliza para se identificar no sistema.
As vezes pode ser igual ao seu e-mail.
Data em que o histórico foi realizado.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
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Encerrar

Encerra a execução do serviço por este funcionário neste exato momento.
Se já estiver encerrado, dá erro!

Regras

Popular produtos da ordem de serviço

Prepara a lista de serviços conforme o tipo de histórico e ordem de serviço.
Caso o tipo de histórico tenha um produto informado, o campo do serviço é populado e não pode ser alterado, caso contrário, os serviços requisitados na OS são populados.

Na tela de inclusão, os serviços são populados apenas quando existe um tipo de histórico informado.
Se o tipo de histórico informado está vinculado a um serviço específico então define este serviço como única opção e que o usuário não pode alterar.

Se existir um pedido definido pelo contexto, preenche as informações dele, incluindo a placa do veículo (se houver) e não deixa o usuário informar o pedido.
Popula os serviços contidos nos itens do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Ordem de serviço" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de operação" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de operação" do formulário "Novo"

Veja também