Ordens de serviços para veículos - Oficinas Mecânicas

Índice

Itens (serviços) da ordem de serviço

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS_SERVICOS

Descrição

Bloco das ordens de serviço onde são definidos os serviços que serão ou foram executados em uma determinada OS. Cada serviço deve ser definido através de um produto (do tipo serviço) previamente cadastrado e configurado.

Ver também:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Sequência do item no pedido.
Descrição adicional do item do pedido.
Utilizado para descrever os produtos/mercadorias ou serviços solicitados pelo cliente e que não estejam cadastrados no sistema.
Caso necessário é permitido o preenchimento da marca para produtos não cadastrados.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Usuário que irá liberar o preço fora dos valores válidos.
O campo é apresentado se o tipo de pedido estiver configurado para "Validar preços mínimo e máximo"
Senha do usuário que irá liberar o preço fora dos valores válidos.
O campo é apresentado se o tipo de pedido estiver configurado para "Validar preços mínimo e máximo"
Chave de autorização para liberação do preço do item.
O campo é apresentado se o tipo de pedido estiver configurado para "Validar preços mínimo e máximo"
Valor de IPI para o item
Valor de ICMS ST para o item.
Check-box utilizado para marcar os ítens que não foram autorizados pelo cliente. Esta marca cancela o item.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Observações formatadas para a tela de LIST. Inclui um texto caso item não tenha sido autorizado pelo cliente.
Coleção ("Lista de preços") utilizada como base para o preço do produto.
Não é obrigatório para pedidos tipo "transferências entre estabelecimentos", "pedido de compra", "pedido de devolução para fornecedor".
Indica se o ítem é um Serviço ou um Material.
Data/hora planejada/programada para início da execução do serviço ou consumo/aplicação dos produtos do item.
Código do responsável pela execução do serviço.
O campo "Técnico responsável" do cadastro de Tipos de pedidos permite definir se o responsável deve ser um "colaborador" (conforme cadastrado na guia "Colaborador" (Colaboradores) do cadastro de Pessoas) do estabelecimento, um "colaborador" de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas.
Indica se este tipo de produto é um serviço ou é um material.
Valor do custo unitário informado para o item.
Pode ser utilizado para:
  • Informar o valor de uma cotação/consulta de preços do produto/serviço junto a um determinado fornecedor, ou
  • Para determinar o custo do produto a ser utilizado no cálculo da Margem de Contribuição (MC) do pedido. Para considerar este valor como "custo do item na MC" é preciso marcar o campo "Utilizar como custo setado".
Este valor não altera o custo médio do produto no estoque.
Determina se o valor informado será utilizado como custo unitário para o item.
  • Marcado: Será utilizado como custo da mercadoria/serviço para cálculo da margem de contribuição (MC) do item no pedido e não influenciará o custo médio do produto.
  • Desmarcado: Será apenas informativo no item, sem alterar a margem de contribuição. Neste caso, será utilizado o custo médio do produto no estoque para cálculo da margem de contribuição.
Permite informar com qual fornecedor foi realizada a cotação do produto/serviço ou mesmo indicar qual é o possível fornecedor para o item do pedido.
Normalmente esta informação é incluída nos itens de pedidos quando o opção "Utilizar como custo setado" estiver marcada.
Em casos de serviços, pode representar a pessoa (terceirizado) que fará o serviço.
Observações sobre o custo informado no item. Por exemplo, o fornecedor em que foi cotado o produto.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Informar preços

Funcionalidade criada apenas para atender a necessidade de controlar quem pode informar preços nesta interface.
Topo

Imprimir matricial

Imprimir o pedido em impressora matricial

Configurações

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS_SERVICOS.PERMITE LIBERAR PRECO

Permite liberar preços abaixo do minimo

Permite definir se deve apresentar os campos de liberação de preço abaixo do mínimo para serviços. Por padrão não permite.
Caso marcado "S" e o tipo de pedido estiver marcado para validar as quantidades mínima e máxima apresentará os campos para liberação de preço.

Tipo: TEXT

Valor padrão: N

OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS_SERVICOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

SQL para apresentar informações adicionais

Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas na ordem de serviço, que podem ou não ser relativas ao contexto da ordem de serviço.

Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${ordem_servico_id} para consultar informações da ordem de serviço apresentado e a macro ${produto} para consultar informações do produto informado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

Regras

Ajustar a editabilidade dos campos

Os campos do formulário durante o processo de alteração são ajustados da seguinte forma:
  • Caso o produto seja um genérico (tipo de item = 99 Outros), permite edição da descrição e do preço unitário
  • Caso o produto não conste na lista de preço padrão, permite edição do preço unitário
  • Caso a preferencia OS_VEICULOS.PERMITE_INFORMAR_PRECO_UNITARIO='S', permite a edição do preço unitário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Ajustar autocomplete responsável

Apresenta o autocomplete conforme o que estiver definido em "técnico responsável" no tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
  • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

Ajustar campos conforme produto informado

Quando um código de produto é informado, os campos do formulário são ajustados da seguinte forma:
  • Se o produto informado for um código genérico (Tipo de item = Outros), então a descrição é copiada do produto genérico e o preço podem ser livremente informado.
  • Se o produto não for genérico mas não consta na lista de preços padrão, a descrição é automaticamente preenchida (e não pode ser alterada) e o preço unitário é aberto para edição.
  • Nas outras situações, tanto a descrição como o preço unitário são automaticamente preenchidos e não podem ser alterados.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Novo"

Apresentar campos como obrigatórios na liberaação de preço

Se informado usuário torna o campo de senha obrigatório e tira a obrigatoriedade da chave de autorização
Se informada a chave tira a obrigatoriedade de informar o usuário e senha.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Novo"

Apresentar campos para liberação de preço

Apresenta os campos para liberação de preço conforme configurado no campo "Validar preços mínimo e máximo" do tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"

Apresentar informações adicionais

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência OS_VEICULOS.CAD_ORDENS_SERVICO_VEICULOS_ITENS_SERVICOS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Serviço" do formulário "Novo"

Bloquear campos para edição

Bloquear os campos para edição quando o pedido não estiver em situação que permita
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Cancelar item caso não autorizado pelo cliente

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Esconder ordem de serviço

Quando a interface estiver sendo chamada do contexto de uma OS, então o campo com o número da OS deve ser escondido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Identificar situação dos itens com cores

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Informar custo unitário do item

Os campos abaixo somente podem ser visualizados por usuários que tenham acesso à função "PEDIDOS.CUSTO_UNITARIO":
  • Valor de custo do item
  • Observações do custo informado
  • Utilizar como custo setado

Ocultar a lista de preço

Oculta a lista de preço.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

Remover botão de update

Quando pedido não estiver em situações que permitem alterações nos itens, deve ser removido o botão de UPDATE
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Salvar autorizador

Salva as informações de autorização da liberação de preço
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"