Integração com centrais telefônicas
Modelo de comunicação
PABX.RQ-003
Descrição
Descrição resumida dos principais elementos envolvidos na integração do sistema com uma central telefônica.
Fluxo normal
Campanhas podem gerar filas de chamadas no PABX.
Envio de eventos ocorridos no PABX para o ELIGO
O PABX notifica o ELIGO sobre vários eventos que ocorreram lá enviando mensagens para o bloco WS_PABX_CALLBACK.
Este bloco repassa o evento para o método callBack da classe que representa o respectivo Pabx.
Por sua vez, este método interpreta a mensagem (específica para este modelo de PABX), traduz para o contexto de eventos do Eligo e encaminha o evento traduzido para o método registerEvent.
Por sua vez, o registerEvent grava os dados traduzidos na entidade EVENTOS_PABX.
Caso o evento seja de ligação recebida, busca a sessão do ramal que está associado a este evento e notifica ele através do método notifyCall.
Recebimento de uma ligação
Quando uma das ligações do PABX é atendida pelo cliente, ele encaminha para o ramal do operador.
Quando o operador atende o ramal, o PABX envia um evento o ELIGO.
Esse evento envia uma notificação para a sessão do ramal do usuário.
A sessão irá interromper a espera por ligação da toolbar, repassando o objeto com os dados da ligação para a tela do navegador do usuário.
Neste momento, o ELIGO envia uma pausa temporária do ramal para o PABX. Essa pausa é usada para evitar
Com esses dados, a toolbar cria um registro de contato, abre a consulta do mesmo na tela do usuário e prepara as ações disponíveis para ações, que incluem a tabulação do contato, re-agendamento, etc.
Término da ligação
No término da ligação, o PABX desabilita o número na fila e manda um evento de término.
Neste momento o ELIGO deve reprogramar o número de acordo com as regras que forem estabelecidas:
- Eventos de telefonia poderão ser repetidos por N vezes de acordo com a configuração no respectivo código de tabulação. Depois disso, o número será cancelado conforme a ação indicada lá.
Tabulação do contato
Tabulações de venda e/ou recusa concluem o contato e os respectivos números do mesmo, evitando ligar para outros números do mesmo contato.
Agendamento privado/publico
O agendamento pode ocorrer de duas formas diferentes:
- O operador salva o agendamento durante a ligação em curso. Neste caso, o agendamento somente é registrado na base de dados e o término da ligação deverá encaminhar o agendamento para o PABX.
- O operador salva o agendamento após o encerramento da ligação. Neste caso, o agendamento deverá ser enviado imediatamente para o PABX.
Rediscagem
A rediscagem é tratada como um agendamento privado com data/hora imediatos. Não há garantias de que a discagem seja imediata.