Gestão de pedidos

Índice

Históricos dos pedidos

PEDIDOS.CAD_HISTORICO_PEDIDO

Descrição

Manutenção dos históricos do pedido.

Os históricos dos pedidos mantém informações sobre eventos relacionados ao pedido. Alguns históricos são registrados automaticamente pelo pedido, tais como:
Outros históricos são lançados manualmente através de operações específicas como:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Cadastro de Pedidos:

Modulo de ordens de serviço:

Modulo de ordens de serviço:

Pedido de produção:

Campos:

Nome dado para o tipo de histórico. Ex: Emissão, Aprovação, Cancelamento, Faturamento, etc.
Estabelecimento do Pedido
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Indica o pedido a que este histórico se refere.
Indica o tipo de pedido.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.

Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Relacionamento com a entidade de produtos ou serviços.
Caso não informado e o tipo de histórico possua um produto, será utilizado o mesmo.

Data de início do atendimento ou de registro do histórico.

Utilizado na listagem para agrupar históricos pela data.
Para históricos que representam um evento pontual, informa a data e a hora em que o evento ocorreu.
Para históricos que representam uma atividade que consumiu algum tempo, informa a data e a hora em que o evento iniciou.
Data de término do atendimento ou de registro do histórico.

Utilizado na listagem para agrupar históricos pela data.
Data de término do atendimento pelo técnico.
Data em que o histórico foi realizado.


Este campo apresenta somente a data, sem a hora.
Data em que o histórico foi realizado.
Texto descritivo. Muitas vezes representa o motivo do histórico (motivo do cancelamento, ressalva da aprovação, motivo da revisão, etc.)
Técnico que realizou o atendimento
Quantidade do produto consumida neste histórico. A grandeza depende da unidade de medida do respectivo produto. No caso de serviços, representa um tempo em horas.
Tempo (em formato HH:MM) em horas que se passou entre a data de início e de término do atendimento.
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.

Regras

Ajustar visibilidade dos campos conforme parâmetro

Quando o parâmetro de pedido for informado, não é necessário apresentar informações de pedidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Apresentar total no formato HH:MM

Eventos que disparam esta regra:
  • Pré summary formulário "Listar"

Calcular tempo ao agrupar

Ao agrupar na listagem, deve ser calculado a quantidade e tempo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de cada registro da lista agrupada formulário "Listar"

Calcular tempo em horas

Calcula o tempo que passou entre a data de início e de término do atendimento em horas (formato HH:MM).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"