Gestão de pedidos

Índice

Conferência de valores de itens de pedidos

PEDIDOS.CAD_ITENS_PEDIDO_CONFERENCIA

Descrição

Consulta de valores dos itens do pedido.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de orçamentos:

Cadastro de Pedidos:

Cadastro de Pedidos:

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Sequência do item no pedido.
Código de identificação do produto. Calculado automaticamente ou informado conforme parametrização da respectiva engenharia de produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Valor unitário do produto.
O valor pode assumir significados diferentes, dependendo do contexto ou do tipo de pedido. P.ex.:
  • Pedido de transferência entre estabelecimentos: Custo de aquisição
  • Pedido de venda: Preço de venda
  • Pedido de compra: Preço
Valor líquido do item calculado por:
+ valor total do item 
- fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido

O valor líquido considera quantidades devolvidas.
Sub total do item apresentado na LIST
Valor unitário do produto/mercadoria ou serviço constante na lista de preços no momento da inclusão do item no pedido, considerando as regras comerciais padrão definidas para o respectivo plano de pagamento e/ou acréscimo ou desconto padrão do cliente.
Permite a comparação entre o valor unitário aplicado no pedido e o valor praticado na lista de preços.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Percentual de comissão sobre o valor total do item a ser pago ao vendedor responsável pelo pedido.

Quando não informado, o sistema utilizará o primeiro percentual de comissão que estiver informado nos seguintes atributos:
  • Comissão do item de lista de preço.
  • Comissão do produto.
  • Comissão do tipo de produto.
  • Comissão do vendedor.
Valor total de comissão a ser paga ao responsável pelo pedido.
Valor calculado a partir da aplicação do percentual de comissão do item sobre o valor total do item (VALOR_TOTAL * PERCENTUAL_COMISSAO / 100).
Custo unitário do produto ainda pendente no item do pedido.
Será informado apenas quando existir alguma quantidade pendente.
Se o produto relacionado for um serviço, assume p custo da mercadoria/serviço informada no próprio item, caso contrário, utiliza o custo unitário médio de aquisição para o produto em estoque no estabelecimento do pedido.
Custo total do produto ainda pendente no item do pedido. Calculado por:
QUANTIDADE_PENDENTE * CMV_PENDENTE_UNITARIO
Custo unitário do produto entregue.
Calculado pela soma dos custos de aquisição dos produtos entregues de acordo com os movimentos de estoque realizados nos documentos fiscais de que formalizaram a entrega do item dividido pela quantidade entregue.
Este cálculo respeita o processo de cálculo dos custos, que seja FIFO ou custo médio.
Custo total da mercadoria vendida e que já foi entregue. Este custo é apurado diretamente nos movimentos de estoque relacionados à entrega (considerando o método FIFO ou custo médio do estoque).
Custo unitário total do pedido, considerando as quantidades entregues e pendentes.
Calculado da seguinte forma:
(custo_total_entregue + custo_total_pendente) / (quantidade - quantidade_cancelada)
Custo médio de venda total estimado para o item. Calculado por:
CMV_TOTAL_PENDENTE + CMV_TOTAL_ENTREGUE
Margem de custo com base no CMV unitário pendente. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO / quantidade pedida - CMV pendente unitário
Margem de custo com base no CMV pendente total. É calculado da seguinte forma:
VALOR_LIQUIDO - CMV_PENDENTE_TOTAL
Margem de custo com base no CMV unitário entregue. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV entregue unitário
Margem de custo com base no CMV entregue total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV entregue total
Margem de custo com base no CMV unitário. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido / quantidade pedida - CMV unitário
Margem de custo com base no CMV total. É calculado da seguinte forma:
Valor líquido - CMV total
Valor percentual da margem de contribuição do item do pedido.
MARGEM_TOTAL / VALOR_EFETIVO


Atenção
Para que na listagem apresente o % MC total, é importante que as colunas "margem total" e "valor efetivo" estejam na listagem.
Percentual de markup aplicado ao item do pedido.
( ( Valor total do item / CMV total) - 1 ) * 100


Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.

No caso do itens 100% cancelados ou devolvidos, o markup é calculado usando a regra:
(((PRECO * QUANTIDADE)/CUSTO_MEDIO_ESTOQUE - 1)*100)

Atenção
Para que na listagem apresente o markup total, é importante que as colunas "CMV total" e "valor líquido" estejam na listagem.
O valor efetivo é composto pelo valor líquido formalizado no pedido acrescido de outros valores que não são diretamente apresentados no pedido, tais como comissões recebidas, despesas específicas que não são repassadas ao cliente (como tarifas do cartão de crédito, por exemplo). O valor efetivo do item é calculado por:
+ Valor total do item 
- Fração rateada do desconto nas mercadorias ou serviços do pedido (ou desconto diretamente informado no pedido)
+ Fração rateada de outros valores que não influenciam no total do pedido
Tipo de custo do produto
  • Médio - Custo médio para o item calculado pelo sistema
  • Setado - Custo setado manualmente
Nome que o usuário utiliza para se identificar no sistema.
As vezes pode ser igual ao seu e-mail.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Motivo do cancelamento do item.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Quantidade de produtos já entregues para o destinatário do pedido.
Este valor é atualizado automaticamente através dos registros de entregas.
Note que, dependendo da tolerância informada no respectivo tipo de pedido, é possível entregar uma quantidade maior do que a quantidade do pedido.
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma:
quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada
Quantidade já faturada e vinculada a um documento.
Quantidade para faturamento cancelada.
Valor de quantidade temporária (será utilizada para realizar a próxima saída/faturamento).
Deve ser usada para realizar a entrega parcial.
Obrigatoriamente deve ser preenchido com o valor pendente.
Quantidade reservada para o próximo faturamento.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Nome dado para identificar a lista de preços ou coleção.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.

Regras

Apresentar margem de contribuição do item de pedido

DEPRECIADO! É UTILIZADO ATRIBUTO DA V_ITENS_PEDIDOS!

Apresentar margem de contribuição do item de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

Calcular Percentual MC e Markup

Calcula o percentual da margem de contribuição (MC) e Markup do item com base no custo de aquisição.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de cada registro da lista agrupada formulário "Listar"
  • Pré summary formulário "Listar"

Veja também