Gestão de pedidos

Índice

Regras comerciais para pedidos

PEDIDOS.CAD_REGRAS_COMERCIAIS_PEDIDOS

Descrição

Manutenção de regras comerciais para pedidos. Cada regra deve conter um script (uma consulta em SQL) e cada script deve retornar um texto que servirá de mensagem para o usuário caso os requisitos para a regra ser executada seja atendida, tais como: a situação do pedido, tipo do pedido e se não existe exceção para a mensagem da regra.

Ver:

Campos:

Nome dado para identificar a regra.
Texto livre para descrever a regra. Meramente informativo.
Comando a ser utilizado para avaliar regra. O comando deve ser composto de uma expressão SQL que retorna mensagens de erros identificados no pedido. O comando não retornar linhas ou retornar apenas linhas sem texto, indica que o pedido está válido com relação a esta regra.

O script (SQL) deve conter a macro ${id} para identificar o pedido que está sendo avaliado.
O texto de retorno deve possuir o alias "mensagem".

Exemplo:
select 'É necessário ter um email de contato!' as mensagem
from pedidos ped
where ped.id = ${id}
and ped.email_contato is null

Quando informado indica em quais situações do pedido que a regra é verificada.

Ver: Situação
Quando informado, indica que a regra somente será realizada no caso de algum dos campos selecionados for alterado.
As lista de opções para seleção de atributos é alterada conforme informada na preferência PEDIDOS.CAD_REGRAS_COMERCIAIS_PEDIDOS.OPCOES_ATRIBUTOS_ALTERADOS
Define os tipos de pedidos pelo qual as regras serão validadas.
Define a forma de apresentação da mensagem.

Caso seja um erro, a transação será abortada. Uma aviso somente apresenta uma mensagem, mas continua com suas operações no pedido que o usuário efetuou.
  • Aviso - A mensagem será apenas apresentada como um alerta para o usuário.
  • Erro - Gera uma mensagem de erro para o usuário e a transação é abortada.
Indica se a regra está ativa. Somente regras ativas são executadas.
Define a ordem sequencial que cada regra deve ser executada.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
AvisoNão
ErroSim
AvisoNão
ErroSim
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

Permite a alteração de mais de um registro.

Dúvidas frequentes

  • Exemplos de regras comerciais para pedidos
  • Configurações

    PEDIDOS.CAD_REGRAS_COMERCIAIS_PEDIDOS.OPCOES_ATRIBUTOS_ALTERADOS

    Opções de atributos alterados

    Define os atributos que estão disponíveis como opções para seleção. Deve ser informado o nome dos atributos, separados por vírgula.
    Caso a preferência esteja vazia, apresentará todos os atributos.

    Tipo: UPPER

    Regras

    Atualizar tipos de pedidos

    Atualiza os tipos de pedidos selecionados para a regra comercial para pedidos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Popular campos

    Popula os campos "situações" com as situações disponíveis para os pedidos e "atributos alterados" com os atributos dos pedidos disponíveis para seleção.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"