Gestão de pedidos

Índice

Regras de geração de pedidos

PEDIDOS.CAD_REGRAS_GERACAO_PEDIDOS

Descrição

Interface para manutenção das regras de geração de pedidos.

As regras de geração de pedidos são utilizadas para a automatização de processos que criam pedidos e/ou contratos a partir de orçamentos e/ou outros tipos de pedidos ao serem aprovados.

Cada regra é basicamente dividida em dois conjuntos de campos:

As regras de geração de pedidos são processadas em nível de item de pedido (orçamento). Desta forma é possível, por exemplo, que um único orçamento gere um contrato de manutenção, uma ordem de serviço (para a instalação de equipamentos) e um pedido de venda (para a entrega e faturamento dos materiais necessários durante a respectiva instalação).

As regras são executadas uma a uma de acordo com a sequência definida. Apenas a primeira regra de cada grupo que atender às condições estabelecidas será executada. Neste caso, se a regra não informar um tipo de contrato ou tipo de pedido, então este grupo não será mais processado e nenhum tipo de registro (contrato ou pedido) será gerado.

Campos:

Conjunto de informações sobre a regra.
Nome para identificação da regra de geração de pedidos.
Texto livre, meramente informativo, para descrever a regra.
Indica se a regra está ativa e deve ser utilizada para geração de pedidos.
Define qual grupo a regra pertence.

Apenas a primeira regra de um grupo que atender às condições será aplicada. Todas as demais regras do mesmo grupo são ignoradas.
Define a sequencia das regras, permitindo informar a ordem de qual as regras devem ser executadas.
Informações que definem as condições que indicam o uso desta regra.
Quando informado, define que deve gerar pedido quando o produto for utilizado.
Quando informado, define qual tipo de produto permite a geração de pedidos.
Quando informado, indica que esta regra somente deve ser utilizada neste estabelecimento.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Define quais situações permitem a geração de pedidos.
IMPORTANTE: Serão executadas as regras para cada situação informada, podendo ser executadas N regras
Informações que indicam o que deve ser gerado.
Descrição do tipo de contrato. P.ex.: Monitoramento, Serviços especiais, Portarias, Coletas, CFTV, Ronda, etc.
Tipo de serviço ofertado pela empresa. P.ex.:Rádio sem deslocamento, Rádio sem SOS, Tele sem deslocamento, Rastreamento de veículos, Sem monitoramento, etc.
Define uma frequência para o contrato de serviço.
Tipo de pedido a ser utilizado para a geração do pedido.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].

Regras

Atualizar informações de tipos

Quando informado um tipo de contrato ou tipo de serviço, esconde o tipo de pedido a gerar. Quando informado um tipo de pedido a gerar, esconde o tipo de contrato e de serviço.

Quando não informado nada, todos os campos ficam disponíveis.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de contrato" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de contrato" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido a gerar" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido a gerar" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de serviço" do formulário "Novo"

Atualizar produto e tipo de produto

Caso informado um "produto", será desabilitado o campo "tipo de produto".
Caso informado um "tipo de produto", será desabilitado o campo "produto".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de produto" do formulário "Novo"

Popular situações

Popula as situações de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"