Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Tipos de pedidos:
Chave de identificação interna | |
Nome dado para identificar o tipo de pedido.
Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado. Ex:
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Título utilizado para este tipo de pedido em documentos. Caso não informado, o sistema assume o nome do tipo de pedido. Note que podem existir vários tipos de pedidos com nomes diferentes mas com o mesmo título.
Ex:
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Sigla de identificação para o tipo de pedido, a ser utilizada na unicidade do titulo.
A sigla deve conter apenas 5 caractéres. | |
Campo para registro de observações e comentários sobre as configurações e usos do tipo de pedido. | |
Nome global da interface que deverá ser utilizada para manter os pedidos deste tipo. Este atributo é utilizado nas navegações de contexto, permitindo a sistema navegar para as interfaces corretas (pedidos de vendas, orçamentos, ordens de compra, etc.).
Atenção: A interface indicada aqui deverá obrigatoriamente ter uma funcionalidade VIEW e estar apta a receber pedidos deste tipo. Ex:
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Indica a categoria que classifica os pedidos.
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Define a regra de preenchimento do cliente dos pedidos.
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Quando marcada indica que ao criar um "pedido/orçamento/etc..." e a pessoa informada não for um cliente, o sistema deve cadastrar essa pessoa como cliente, associando o vendedor do "pedido" como vendedor padrão do cliente. | |
Define a regra para o preenchimento do fornecedor dos pedidos.
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Quando preenchido, define quais os tipos de "vendedores" poderão ser informados no pedido. Caso deixado em branco, não haverá validação e qualquer pessoa poderá ser informada como vendedor do pedido.
Podem ser informadas mais do que uma opção. Neste caso, basta que a pessoa informada atenda a UMA das opções marcadas. Exemplo: Marcando "Vendedor" e "Tele vendas" irá permitir informar uma pessoa classificada como vendedor, como tele-vendas mas dará erro se informar uma pessoa cadastrada como representante, ou se a pessoa não estiver cadastrada como vendedor (de qualquer tipo).
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Quando preenchido, define quais os tipos de "vendedores" poderão ser informados no pedido. Caso deixado em branco, não haverá validação e qualquer pessoa poderá ser informada como representante do pedido.
Podem ser informadas mais do que uma opção. Neste caso, basta que a pessoa informada atenda a UMA das opções marcadas. Exemplo: Marcando "Representante" e "Tele vendas" irá permitir informar uma pessoa classificada como representante, como tele-vendas mas dará erro se informar uma pessoa cadastrada como vendedor, ou se a pessoa não estiver cadastrada como vendedor (de qualquer tipo).
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Define se o pedido vai gerar flex no conta corrente do vendedor.
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Permite definir que o técnico responsável do pedido deve ser um colaborador do estabelecimento, um colaborador de qualquer estabelecimento ou apenas ter um cadastro de pessoas.
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Modelo de faturamento para entrega/baixa automática do pedido.
Caso não informado será utilizado a natureza de operação. Quando a situação para baixa automática não for informada, o modelo será utilizado para emissão da entrega. | |
Natureza de operação padrão para ser utilizada nos documentos gerados a partir deste pedido. Sugere-se utilizar, sempre que possível, o campo "Modelo de faturamento" que dá maiores possibilidades de parametrização. Ex:
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Quando salvar o fechamento do pedido, deve ser informado a data de conclusão do pedido automaticamente. | |
Define se deve realizar o registro de documento para transformação automática dos produtos que possuem ficha técnica nos pedidos de venda, ordem de serviço ou transferência. | |
Cliente deve aprovar a conclusão do pedido de ordem de serviço, caso esteja marcado, será apresentado a ação para concluir o pedido, com o campo para informar a senha do usuário. | |
Quando informado, parametriza o tratamento do responsável nos ítens do pedido.
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Indica que este tipo de pedido está relacionado com ordens (ou orçamentos) de serviço de veículos. | |
Indica se a placa do veículo deve ser informada nos orçamentos e pedidos
Este campo é apresentado caso o campo "Serviço veículos" esteja marcado
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Indica se o modelo do veículo deve ser informado nos orçamentos e pedidos
Este campo é apresentado caso o campo "Serviços veículos" esteja marcado
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Define se deve ser preenchido o campo de equipamento no pedido
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Indica que os pedidos vindo via importação serão considerados como concluídos. Ex: Pedidos de lojas virtuais. | |
Indica se o transportador deve ser informado no cabeçalho do pedido.
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Indica se a placa do veículo transportador deve ser informada no cabeçalho do pedido
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Permite selecionar as classificações que são permitidas para o tipo de pedido.
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Indica como será definida a finalidade das mercadorias nos pedidos e, consequentemente, define como a mesma será informada nos respectivos documentos fiscais.
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Define se o tipo de pedido reserva os estoques dos produtos dos itens pendentes do pedido.
Caso selecionado "Reservar estoque" e informada uma natureza de operação no tipo de pedido a natureza de operação deverá possuir os valores de "Tipo de estoque" e "Tipo de movimentação" preenchidos para reservar o estoque. Caso não seja informada uma natureza de operação do tipo de pedido (p.ex.: quando utilizado um "Modelo de faturamento" no tipo de pedido) o tipo de estoque a ser considerado para reserva de estoque pode ser informado no campo "Tipo de estoque" do tipo de pedido.
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O tipo de estoque a ser movimentado nos documentos de saída vinculados poderá ser informado nos itens do pedido/OS, permitindo movimentar estoques dos produtos diferentes do tipo de estoque informado na Naturezas de operação configurada no tipo de pedido.
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Nome dado para o tipo de estoque.
Ex:
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Define se é permitido incluir itens no pedido com estoque negativo ou sem estoque disponível.
Não é utilizado em tipos de pedidos com as categorias "Compra" ou "Produção". | |
Define se deve ser validado a quantidade mínima e máxima nos itens dos pedidos.
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Se marcado, não permite incluir um item de pedido com quantidade inferior à indicada como padrão para reposição para o respectivo estabelecimento/tipo de estoque.
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Define como deve ser tratada a informação da existência de estoque disponível (quantidade em estoque - quantidade reservada em pedidos > 0) para atendimento quantidades solicitadas dos itens do pedido/OS. O tratamento será realizado nas interfaces de emissão (conclusão ou fechamento) dos pedidos/OSs onde poderá ser apresentada a relação de produtos sem disponibilidade de estoque com opção para bloquear a emissão do pedido.
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Ao aprovar um orçamento será gerado um pedido de venda por padrão, quando "Sim" será gerado um pedido para os produtos com estoque e outro para produtos sem estoque.
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Situação para realizar a baixa automática dos estoques dos itens do pedido.
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Define se deve gerar pedidos de produção para itens que possuam estoque disponível no estabelecimento. | |
Indica se existe algum bloqueio de produtos que estão sendo inventariados.
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Define quais datas podem ser informadas por item de pedido
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Define se o pedido pode possuir produtos que estão marcados como em falta. | |
Restringe a inclusão de itens apenas a produtos com determinadas situações, evitando, por exemplo, a inclusão de itens de produtos cancelados e/ou baixados.
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Produtos sem troca são permitidos para este tipo de pedido | |
Define se deve ser informado ou não a unidade de produto por item de pedido.
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Indica se deve ou não permitir incluir itens de pedidos com produtos que tenham variação.
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Indica se é permitido incluir itens de pedidos de produtos cuja marca esteja bloqueada. Isso permite, por exemplo, bloqueio de compras de produtos de uma determinada marca. | |
Indica o comportamento dos pedidos do tipo quanto a exclusividade de comercialização dos produtos.
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Define se é permitido vincular títulos manualmente através da guia "Financeiro" das telas de cadastros de pedidos. | |
Permite definir que ao informar/incluir o financeiro de pedidos (guia "financeiro"), deve ser informado obrigatoriamente um estabelecimento.
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Define se permite o uso de todos os planos de pagamentos. Caso desmarcado, será necessário indicar quais os planos que poderão ser utilizados para pedidos deste tipo.
Este campo não é utilizado quando o campo "Plano de pagamento" estiver informado com "Nâo informar". | |
Define como deve ser tratado o plano de pagamento no pedido.
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Indica como deve ser realizada a validação da emissão do pedido frente ao valor mínimo definido no respectivo plano de pagamento.
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Indica se devem ser gerados títulos a pagar ou a receber (previstos ou abertos/confirmados) vinculados ao pedido que serão definidos a partir do plano de pagamento ou forma de pagamento informado no pedido e a data prevista para entrega do pedido.
Títulos "previstos" sempre serão reprocessados de acordo com o saldo em aberto do pedido e a data de previsão de entrega informada no pedido para cálculo das datas de pagamentos previstas dos títulos. O reprocessamento dos títulos realizará a exclusão dos títulos previstos anteriormente informados no pedido e serão gerados novos títulos previstos para o pedido. Títulos "abertos" não serão reprocessados automaticamente e será apresentada mensagem informando quando a soma dos títulos abertos vinculados ao pedido forem diferentes do valor total do pedido.
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Indica como deve ser feita a geração da previsão financeira.
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Indica o tipo de operação a ser utilizado na geração da previsão financeira.
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Define se no fechamento do pedido (Conclusão de pedido) será apresentado um resumo com os títulos previstos conforme o plano de pagamento selecionado. | |
Define se novos pedidos devem ser bloqueados automaticamente para liberação dos pedidos pelo financeiro. Em caso afirmativo, a "Data do bloqueio financeiro" virá automaticamente preenchida com a data de inclusão do pedido.
As situações dos pedidos que podem permitir que um pedido esteja bloqueado pelo financeiro são definidas no campo "Situações que permitem bloqueio". | |
Situações do pedido em que o bloqueio financeiro é permitido.
Não será permitido que um pedido com o financeiro bloqueado mude para alguma das situações diferente das selecionadas. P.ex.: Caso não seja permitida a emissão de documentos (documentos fiscais ou recibos) para o pedido sugere-se que a situação "Entregue" deve estar desmarcada.
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Define se ao criar o pedido deve ser incluído automaticamente o registro de modo de pagamento. Deve ser utilizado somente para contratos de serviços. | |
Gera movimentos de comissão
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Define se pode ser informada uma moeda alternativa nos pedidos. Caso não seja, o pedido será informado na moeda padrão do sistema (conforme definido no Moedas). | |
Moeda padrão para os pedidos do tipo de pedido. | |
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Situação para permitir informar o descontos no cabeçalho do pedido/orçamento/serviço.
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Indica se poderão ser utilizados "Descontos acumulativos", ou seja, se permite descontos sucessivos ou de efeito cascata.
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Indica se poderão ser utilizados "Acréscimos acumulativos", ou seja, se permite acréscimos sucessivos ou de efeito cascata.
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O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.
O domínio possui recursos como:
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Indica se os pedidos devem tomar crédito do cliente. Alterar este atributo pode ser uma operação demorada porque o crédito tomado de todos os pedidos deste tipo será recalculado.
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Permite definir se deve ser apresentada uma mensagem de erro ou alerta em operações que tomam limite de crédito de clientes que estão com a data de validade expirada.
A decisão se utiliza limite de crédito é definido no plano de pagamento. Se no pedido não for informado um plano de pagamento, a validação entenderá que deve ser executada (conforme definido se deve apresentar erro ou alerta).
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Permite definir se deve ser apresentada uma mensagem de erro ou alerta em operações que não tomam limite de crédito de clientes que estão com a data de validade expirada.
A decisão se utiliza limite de crédito é definido no plano de pagamento. Se no pedido não for informado um plano de pagamento, a validação entenderá que não deve ser executada (mesmo que definido se deve apresentar erro ou alerta).
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Define se deve ser exigido que o cliente/destinatário possua um endereço registrado | |
Define se pedido pode ser vinculado a um projeto(Atividade).
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Validar se o cliente do projeto é o mesmo que o cliente ou fornecedor do pedido.
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Define se os pedidos podem utilizar o como cliente o CONSUMIDOR FINAL.
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Indica se é permitido incluir pedidos para clientes bloqueados.
Um cliente é definido como "bloqueado" em duas situações:
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Define se o tipo de pedido pode ser integrado com outros sistema, por exemplo com o sistema de vendas por TABLET | |
Determina o comportamento para definição de uma lista de preços específica para os pedidos.
Quando um pedido é vinculado a uma lista de preços específica, os produtos e preços ficam restritos aos itens da lista de preços informada no pedido. Caso o atributo Permite incluir produtos sem lista esteja marcado, será permitida a inclusão de produtos que não estão na lista informada no pedido.
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Determina quais as listas de preços que podem ser diretamente vinculadas ao pedido.
Utilizado apenas quando o campo "Listas de preços" for diferente de "Não".
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Permite definir se a busca de preço deve considerar os preços promocionais informados nos itens das listas de preço que o tipo de pedido utiliza.
Caso marcado a pesquisa de preço apresenta o preço promocional como preço sugerido, se desmarcado apresenta o preço sugerido do produto, mesmo que o produto tenha preço promocional informado na lista de preço. Por padrão considera. | |
Define se o pedido deve seguir a regra do preço mínimo e máximo.
A configuração de erro ou alerta da mensagem apresentada para o usuário é definida na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.BLOQUEAR_PRECOS_MINIMO_MAXIMO. | |
Define se é permitido incluir produtos que não estejam nas listas de preços.
Somente produtos da lista de preços específica informada no pedido poderão ser incluídos no pedido caso o campo não esteja marcado. Nas telas de consulta de produtos para inclusão no pedido, caso desmarcado não serão apresentados os produtos. | |
Permite incluir produtos sem preço. | |
Número de casas decimais a ser usado no preço unitário e total nos itens dos pedidos deste tipo. Caso informado, o sistema fará arredondamentos nos valores para este número de casas decimais. Caso contrário, o sistema aceita todas as casas decimais informadas e não realiza qualquer tipo de arredondamento.
São aceito apenas números entre 0 e 10. | |
Função que o usuário deve possuir para permitir a edição do preço unitário do pedido.
Quando não informada, todos os usuários poderão informar o preço do item. | |
Indica se pedidos deste tipo necessitam da informação de um valor de franquia.
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Indica se pedidos deste tipo se utilizam um vinculo do pedido a uma seguradora.
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Indica se pedidos deste tipo necessitam das informações de rebate.
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Indica se pedidos deste tipo podem ou devem gerar comissão por overprice.
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Validade da proposta/pedido em dias corridos, utilizado para calcular a data de validade dos pedidos. | |
Mensagem para apresentação da validade da proposta.
Caso não informado será utilizado a mensagem ":VALIDADE_PROPOSTA: dias" | |
Define um tipo de pedido a ser gerado na aprovação de pedidos do tipo de pedido. Caso não informado, não será gerado um pedido, considerando somente as regras de geração de pedidos ativas.
Ex:
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Nome dado para identificar o tipo de pedido.
Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado. Ex:
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Sigla ou abreviatura da espécie de documento. P.ex.: CF, NFF, NF, DUP, PEDIDO, CTRC, NFVC, etc. | |
Permite definir quais atributos poderão ser alteráveis na aprovação de orçamentos.
Esta opção somente será disponível quando a categoria for "orçamento". | |
Nome ou identificação para uma impressora do servidor que deverá imprimir o pedido automaticamente quando ele for emitido.
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Relação de ítens serem verificados neste tipo de pedido. Um ítem por linha - texto livre.
Usado, por exemplo, para check-list de entrada de veículos em oficinas. Este check-list é utilizado, por exemplo, na impressão de ordens de serviço para orçamento. No caso de pedido de importação, para mais informações consulte o domínio Propriedades. Ex:
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Relação de ítens serem verificados na entrega de pedidos deste tipo. Um ítem por linha - texto livre.
Usado, por exemplo, para check-list de verificação antes da entrega de um veículo em oficinas. Também pode ser ocasionalmente utilizado como roteiro para pós-venda. Ex:
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Determina se deve ser validado a ordem que os registros de produção são registrados no sistema.
Operação é utilizada somente em tipos de pedidos com categoria "Produção"
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Situação geração automática dos pedidos para produção dos itens que possuem na engenharia um tipo de pedido para produção automática.
Será gerado um pedido de produção para cada tipo de produto diferente. Por padrão o pedido de produção não será atualizado quando ocorrer alterações no pedido de venda. Para permitir que o pedido de produção seja alterado automaticamente quando o pedido de venda for alterado deve-se configurar a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.ATUALIZAR_PEDIDO_PRODUCAO.
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Tipo de pedido que será utilizado na geração do pedido de produção. Caso não informado utiliza o tipo de pedido definido na engenharia de produtos
Ex:
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Situação para permitir a inclusão de itens
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Situação para permitir a alteração de itens.
Somente são validados os atributos de quantidade e valor unitário do item
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Situação para permitir a exclusão dos itens do pedido
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Determina as situações em que o pedido deve obrigatoriamente ter itens. Caso alguma operação tente passar um pedido sem itens para uma destas situações, uma mensagem de erro será apresentada e a operação não será concluída.
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Situações que o pedido pode estar para permitir a impressão PDF/Matricial dos pedidos.
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Indica as situações dos pedidos em que é permitido históricos pendentes (sem data de término de atendimento).
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Define se os pedidos deste tipo utilizarão o "Preço indicado" informado nos Itens de lista de preços aplicada aos pedidos.
O preço indicado difere do preço sugerido (preço lista), pois esse preço é apresentado como "proposta" para que a venda seja realizada com esse valor. Pode ser utilizado, p.ex., para "induzir" a venda a um preço com uma margem de resultado melhor para a empresa, melhorando o caixa flex e a comissão do vendedor, evitando a prática da simples venda pelo preço de lista, sem uma negociação mais favorável para o vendedor. | |
Procedimento que deve ser executado caso seja incluído um produto (materiais) em duplicidade. Para serviços deve ser utilizado o campo "O que fazer em caso de duplicidade de serviços?".
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Procedimento que deve ser executado caso seja incluído um serviço em duplicidade. Para produtos (materiais) deve ser utilizado o campo "O que fazer em caso de produtos em duplicidade?".
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Define se é permitido que o pedido esteja com valor total zerado quando a situação for diferente M (Manutenção) | |
Permite definir se pode ser informado itens com quantidade zerada.
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Indicar como a quantidade efetiva de produtos consumidas nos itens dos respectivos pedidos será tratada.
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Define se ao emitir o documento deve ou não concatenar os serviços informados.
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Define se deve informar o preço do item na concatenação do serviço prestado | |
Define se o vendedor deve ser preenchido ou não no pedido
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Define como será realizado o processo de "entrega" do pedido, bem como devem ser realizadas as movimentações de estoque dos respectivos itens.
As opções "Documento (somente com documento)", "Entrega", "Entrega (sem opção)" são exclusivas para a tela Entrega de pedido. Documento (espécie possui modelo) = NFE, NFF, etc. Entrega (espécie não possui modelo) = Registro de produção, consumos internos.
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Define o valor padrão para o campo "Cancelar quantidades para emissão de documentos?" no momento dos pedidos deste tipo.
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Define como a quantidade para o próximo faturamento é atualizada quando o item do pedido é inserido em um documento:
Caso a opção esteja marcada (padrão), o saldo de 3 será automaticamente desconsiderada nas próximas emissões de documentos para o pedido. Para liberação do saldo (3 no exemplo) deve ser informada a quantidade a faturar na guia "Saída" do Pedidos. Desta forma, o item do pedido será novamente apresentado para emissão de novo documento. Esta configuração deixou em desuso a preferência PEDIDOS.ITENS_PEDIDOS.ZERAR_QUANTIDADES_PROXIMO_FATURAMENTO. | |
Define o valor padrão para o campo "Gerar títulos financeiros?" no momento de registrar a entrega dos pedidos deste tipo.
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Indica a tolerância máxima da quantidade entregue com relação a quantidade pedida. O sistema não irá permitir que seja entregue uma quantidade maior do que a pedido mais a tolerância. Por exemplo: Se foi pedida uma quantidade de 200 Kg e a tolerância for de 10%, então o sistema permitirá que seja entregue até 220 Kg.
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Indica o prazo em dias para cancelamento automático da quantidade em aberto para faturamento nos itens dos pedidos a partir do dia da emissão.
P.ex.: Serão cancelados todos os itens dos pedidos do tipo de pedido que estejam com a quantidade a faturar diferente de 0 (zero) e que a data do pedido seja menor que 90 (noventa) dias (se este for o valor informado neste campo). | |
Indica os estabelecimentos que utilizam este tipo de pedido. Nas telas de entrada de pedidos, apenas os tipos do estabelecimento padrão do usuário serão apresentadas como opção para o usuário.
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Define se é obrigatório a existência de uma conferência do pedido antes da emissão do documento. | |
Ao realizar a conferência do pedido e o mesmo não apresentar erros, deve realizar a entrega da mercadoria, utilizando o modelo de faturamento do pedido. | |
Indica que o sistema deverá gerar um erro para o usuário sempre que ele alterar a quantidade pendente de um item de pedido que tenha alguma conferência nas situações selecionadas.
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Indica que o sistema deverá gerar um aviso para o usuário sempre que ele alterar a quantidade pendente de um item de pedido que tenha alguma conferência nas situações selecionadas
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Indica os modelos de leiaute de relatórios PDF que podem ser utilizados para impressão do pedido.
Utiliza o modelo padrão caso não for informado. Padrão de preenchimento: caminho do arquivo=nome do relatórioOnde:
Ex:
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Indica o modelo de leiaute de relatório PDF utilizado para impressão da separação do pedido.
Utiliza o modelo padrão caso não for informado. Padrão de preenchimento: caminho do arquivoOnde:
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Caminho do layout para impressão do certificado do pedido, quando informado é apresentado o "ação" de "imprimir certificado" no pedido.
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Quantidade de vias que devem ser automaticamente impressas quando o pedido for emitido.
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Layout do cabeçalho do pedido para impressão matricial | |
Layout de impressão dos itens para impressão matricial. | |
Layout de impressão matricial para o rodapé | |
Layout para ser exibido quando a ocorrer uma quebra de página por exemplo na segunda folha. | |
Layout para os finais de página | |
Número de linhas por página.
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E-mail para o tipo de pedido a ser impresso | |
Define se quase informado um prazo em dias de garantia deve ser calculado a data de garantia. | |
Garantia padrão oferecida para os pedidos deste tipo. Este atributo, caso informado, é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
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Garantia padrão em meses para os pedidos deste tipo. Este campo é meramente informativo.
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Instruções de atendimento.
P.ex: Atendimento 24horas: (51)9999-9999 | |
Imagem de fundo para utilizar em certificados e/ou outros documentos semelhantes que são utilizados para os pedidos deste tipo.
Veja na documentação do respectivo relatório para maiores detalhes das características físicas desta imagem. | |
Indica se o sistema deve permitir a emissão de pedidos com produtos do tipo de item 99 (Outros). Note que o sistema permite que estes produtos sejam incluídos no sistema (gerando apenas um aviso) mas não permite a sua conclusão.
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Define qual é o tipo de item que é permitido na inclusão um item no pedido.
Caso não informado todos são permitidos.
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Define se é requerido a quantidade a ser consumida em um pedido de produção
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Define se é permitido que a quantidade consumida(efetiva) seja superior a existente no pedido.
Caso a quantidade do pedido seja 0, também deve realizar o bloqueio. | |
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E) Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
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Define se deve ser informado o vendedor e representante informados no cadastro do cliente na inclusão do pedido. | |
Define que será apresentado no item do pedido a possibilidade de anexar arquivos para o produto no pedido. | |
Define que será apresentado no item do pedido a possibilidade de informar observações para o produto. | |
Define como o pedido irá tratar a grade de quantidade para itens de tamanhos variados
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Indica que será utilizada a interface Itens de pedido (PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED) para manutenção dos itens do pedido em substituição das interfaces Itens de pedido (Itens de pedido) e Produtos para o pedido (PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODUTOS), que serão ocultadas da interface de cadastro de pedidos.
Este campo não pode ser marcado quando o campo Tipo de pedido na aprovação estiver preenchido ou Separar produtos sem estoque na aprovação estiver marcado.
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Permite definir se os componentes (itens) vinculados a um produto pedido deve utilizar a mesma lista de preços do produto pedido.
Note que esta opção não alerta ou apresenta erro caso um produto fique sem preço. Esta validação é feita no campo Permite incluir produtos sem lista e/ou Permite produtos sem preço.
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Indica o comportamento desejado para o atributo série dos respectivos pedidos.
Ver também: Numeração/identificação de pedidos
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Define a regra para a numeração dos pedidos.
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Utilizado para controlar uma numeração específica por tipo.
Só é utilizado caso a regra de numeração seja "Sequencial (por tipo)". | |
Configura a forma com que a chave de identificação única do pedido é montada. Deve ser informado um texto contendo as seguintes macros:
Ver também: Numeração/identificação de pedidos | |
Define se permite o versionamento no pedido.
Operação é realizada somente em tipos de pedidos com classificação "Orçamento" Caso marcado será apresentado a ação de "Gerar Versão" nos pedidos, e a guia de versão do pedido | |
Define se deve ser apresentado a guia de saída nos pedidos. | |
Define se devem ser informados os impostos envolvidos no pedido como, p.ex.: ICMS ST e IPI. Para efetuar o cálculo é necessário o que endereço principal do cliente/destinatário do pedido esteja informado em seu cadastro.
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Quando marcado, define que deve ser calculado o frete e desconto no valor total de pedidos, mesmo quando o pedido não possuir itens.
Quando desmarcado, somente será calculado o valor de frete e desconto no valor total de pedidos quando o pedido possuir itens. | |
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes. Ex:
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Quando informado, será utilizado como base para inclusão de um novo pedido, todos os seus itens serão inclusos, com as seguintes regras:
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O auto-preenchimento força valores de determinados atributos na inclusão de um pedido, indiferente de como os mesmos foram informados na interface.
Deve ser informado um campo linha, obedecendo o formato: CAMPO=INFORMACAOOnde:
Deve ser informado o identificador (ID) para os campos que são associativas (relacionamentos entre tabelas). O nome do campo deve ser preenchido em caixa alta. Atenção O auto preenchimento é executado na inclusão do pedido, ou seja, o auto preenchimento irá "sobrescrever" qualquer informação realizada pelos usuários nas interfaces . Por exemplo, se informar no auto preenchimento "PESSOA_CONTATO=FULANO" e em um pedido for informado a pessoa de contato "CICLANO", o pedido ficará registrado com a pessoa de contato "FULANO".
Exemplos de auto preenchimento: PESSOA_CONTATO=FULANOPessoa de contato FULANO. DATA_VALIDADE=[SYSDATE+15]Data de validade do pedido calculada com 15 dias a partir da data atual. CLASSIFICACAO_PEDIDO_ID=136ID do cadastro de classificações de pedidos. Ex:
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Permite selecionar quais regras comerciais serão validadas nos pedidos deste tipo.
As regras são cadastradas pela interface Regras comerciais para pedidos | |
Indica se o tipo de pedido está sujeito a um processo de fechamento que mede o balanço financeiro (lucratividade) do mesmo. Quando marcado, será necessário indicar como o fechamento é realizado através de um script informado no campo "Script para balanço financeiro". Além disso, as interfaces do pedido incluem uma guia de fechamento onde usuários autorizados poderão revisar todos os elementos que contabilizaram o balanço financeiro do mesmo.
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Script SQL utilizado no processo de cálculo do balanço financeiro do pedido. Este script é obrigatório quando o tipo de pedido permite o balanço financeiro. Deve utilizar como base a macro ${id} que representa o ID do pedido. Este script deverá também calcular as variáveis "total_receitas" e "total_despesas" que serão utilizadas para atualizar o pedido.
Para maiores informações, ver Telescope Script Engine. | |
Script contendo informações adicionais a serem apresentadas junto ao balanço do pedido representado pela macro ${id}. Este script pode apresentar informações como documentos relacionados ou outras informações relevantes.
Para maiores informações, veja Telescope Script Engine. | |
Script (SQLEngine) para apresentação de informações adicionais nas interfaces de pedido.
Os parâmetros que podem ser utilizados são:
Exemplo:Apresentar todos os meios de contatos do cliente.Valor do campo item tipo_endereco text, label="Tipo";
item endereco text, label="Contato"; item observacoes text, label="Observações"; select tpend.tipo_endereco, ende.endereco, ende.observacoes from enderecos ende join tipos_enderecos tpend on tpend.id = ende.tipo_endereco_id where pessoa_id = ${cliente_id} and ende.ativo = 'S' and tpend.tipo_enderecamento = 'E' Ver: | |
Indica como é realizada a validação dos dados do pedido frente a um talão de numeração informado no mesmo.
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Permite definir se os pedidos deste tipo podem agrupar os seus itens por áreas.
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Indica se as interfaces de manutenção dos itens de pedidos devem permitir que o usuário informe uma unidade de medida alternativa.
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Campos para o registro automatizado do abastecimento | |
Define em qual situação deve ser gerado um abastecimento para produção de forma automatizada.
Quando preenchido com valor diferente de "Não", deve ser informado obrigatoriamente o estoque de origem e destino do abastecimento.
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Identificação do registro | |
Tipo de estoque que será realizado a saída da mercadoria para produção
Ex:
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Tipo de estoque que será realizado a entrada da mercadoria para produção
Ex:
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Indica se o tipo de pedido está ativo ou não. Tipos de pedidos inativos não serão apresentados para inclusão de novos pedidos, mas serão apresentados para consultas de pedidos já registrados anteriormente. |
VENDA | APPREF.CAD_PEDIDO | Agrupador | Cliente | Estabelecimento | REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | Não informar | Não informar | Não gerar títulos | Não | Sim | VENDA | Mercadoria para revenda | Opcional | Não | ||
COMPRA | PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE | Borderô | Estabelecimento | Fornecedor | REVENDA A VISTA COM COMISSÃO | Opcional | Opcional | Gerar títulos "previstos" | Sim | Não | COMPRA | Matéria-prima | Não informado | Sim | ||
AMOSTRA | RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS | Compra | Pessoa | Pessoa | REVENDA A PRAZO | Requerido | Requerido | Gerar títulos "manutenção" | Não | Conforme plano de pagamento | AMOSTRA | Embalagem | Requerido para faturamento | Não | ||
ORDEM_DE_SERVICO | RTAUTH.PRO_LOGIN | Cotação | Cliente | Estabelecimento | TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS | Não informar | Utiliza pagamento | Gerar títulos "abertos" | Sim | Sim | ORDEM_DE_SERVICO | Produto em processo | Requerido para execução | Sim | ||
VENDA | |
Ordem de compra | |
APPREF.CAD_PEDIDO | |
Agrupador | |
Cliente | |
Não | |
Estabelecimento | |
Representante | |
Representante | |
Não | |
Pessoa | |
REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | |
Não | |
Não | |
Não | |
Livre/Sem atualização | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não informar | |
Não | |
Não | |
Não | |
Padrão | |
Não reserva estoque | |
Não | |
Estoque | |
Não | |
Não | |
Não | |
Nada | |
Sim | |
Aprovado | |
Não | |
Não bloquear | |
Previsão de entrega | |
Não | |
Aprovado | |
Não | |
Não permitido | |
Não | |
Não | |
Sem exclusividade | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não informar | |
Não validar | |
Não gerar títulos | |
Integral | |
Categoria | |
Não | |
Não | |
Aprovado | |
Não | |
Não | |
Não | |
Aprovado | |
Não | |
Não | |
Sim | |
Erro | |
Erro | |
Não | |
Não | |
Não validar | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não permite | |
Marcadas com "todos os clientes" | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não informar | |
Não informar | |
Não | |
Não | |
VENDA | |
VENDA | |
AMORTECEDORES DIANTEIROS | |
SIRENE | |
Validar | |
Aprovado | |
VENDA | |
Aprovado | |
Aprovado | |
Aprovado | |
Aprovado | |
Não | |
Nada | |
Nada | |
Não | |
Não | |
Opcional | |
Não concatenar | |
Não | |
Não informar | |
Manual | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Pendente | |
Pendente | |
pedidos/pedido_producao=Pedido produção | |
Não | |
Não | |
Mercadoria para revenda | |
Opcional | |
Não | |
Aprovado | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não utiliza | |
Não utilizar | |
Não usado | |
Informado | |
Não | |
Não | |
Não | |
Não | |
CIF | |
PESSOA_CONTATO=FULANO | |
Não | |
Não valida | |
Não utiliza | |
Não | |
Não gerar | |
Estoque | |
Estoque | |
Não | |
AMORTECEDORES DIANTEIROS | |
SIRENE | |
PESSOA_CONTATO=FULANO | |
AMORTECEDORES DIANTEIROS | |
SIRENE | |
PESSOA_CONTATO=FULANO | |
VENDA | Ordem de compra | APPREF.CAD_PEDIDO | Agrupador | Cliente | Não | Estabelecimento | Representante | Representante | Não | Pessoa | REVENDA DE MERCADORIAS (FATURADO) | Não | Não | Não | Livre/Sem atualização | Não | Não informar | Não | Não reserva estoque | Não | Não | Não | Nada | Aprovado | Não | Previsão de entrega | Não | Aprovado | Não | Não permitido | Não | Não | Não | Não | Não | Não informar | Não gerar títulos | Integral | Não | Não | Aprovado | Não | Não | Não | Aprovado | Sim | Erro | Erro | Não | Não | Não validar | Não | Não | Não | Não permite | Marcadas com "todos os clientes" | Não | Não | Não | Não informar | Não informar | Não | Não | VENDA | AMORTECEDORES DIANTEIROS | SIRENE | Validar | Aprovado | VENDA | Aprovado | Aprovado | Aprovado | Aprovado | Não | Nada | Nada | Não | Não | Opcional | Não concatenar | Não | Não informar | Manual | Não | Não | Não | Não | Não | pedidos/pedido_producao=Pedido produção | Não | Mercadoria para revenda | Opcional | Não | Aprovado | Não | Não | Não | Não | Não utiliza | Não utilizar | Não usado | Informado | Não | Não | Não | Não | CIF | PESSOA_CONTATO=FULANO | Não | Não valida | Não utiliza | Não | Não gerar | Estoque | Estoque | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPRA | Pedido de venda | PROJET.TIPOS_ATIVIDADES.BACK_OFFICE | Borderô | Estabelecimento | Sim | Fornecedor | Tele vendas | Tele vendas | Sim | Colaborador do estabelecimento | REVENDA A VISTA COM COMISSÃO | Sim | Sim | Sim | Livre/Com atualização | Sim | Opcional | Sim | Reserva estoque quando situação diferente de "Manutenção" | Sim | Sim | Sim | Alertar | Emitido / Analise | Sim | Previsão de faturamento | Sim | Baixado | Sim | Opcional | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Opcional | Gerar títulos "previstos" | Saldo | Sim | Sim | Cancelado | Sim | Sim | Sim | Entregue | Não | Alerta | Alerta | Sim | Sim | Validar (Apresenta alerta) | Sim | Sim | Sim | Opcional | Vinculadas ao cliente | Sim | Sim | Sim | Opcional | Opcional | Opcional | Opcional | COMPRA | AMORTECEDORES TRASEIROS | TECLADO | Não validar | Emitido / Analise | COMPRA | Entregue | Entregue | Entregue | Entregue | Sim | Alertar | Alertar | Sim | Sim | Não permitida | Concatenar os serviços informando a descrição do produto | Sim | Opcional | Documento (fiscal) | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | pedidos/talao_producao=Talão produção | Sim | Matéria-prima | Não informado | Sim | Entregue | Sim | Sim | Sim | Opcional | Inclui automaticamente todos os componentes | Utilizar apenas lista do produto pedido | Informado | Sequencial (geral) | Sim | Sim | Sim | Sim | FOB | DATA_VALIDADE=[SYSDATE+15] | Sim | Vendedor | Opcional | Sim | Pendente | Matéria-prima | Matéria-prima | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
AMOSTRA | Ordem de serviço | RTPREF.CFG_INTERFACES_SISTEMAS | Compra | Pessoa | Não | Pessoa | Vendedor | Vendedor | Não | Colaborador de qualquer estabelecimento | REVENDA A PRAZO | Não | Não | Não | Pré-determinado | Não | Requerido | Não | Reserva estoque quando situações diferentes de "Manutenção" ou "Emitido / Análise" | Não | Não | Não | Erro | Pronto | Não | Previsão de entrega | Não | Cancelado | Não | Obrigatório | Não | Não | Não | Não | Não | Requerido | Gerar títulos "manutenção" | Integral | Não | Não | Entregue | Não | Não | Não | Emitido / Analise | Conforme plano de pagamento | Não validar | Não validar | Não | Não | Validar (Apresenta erro) | Não | Conforme plano pagamento | Não | Requerida | Listas do fornecedor | Não | Não | Não | Requerido | Requerida | Sim | Sim | AMOSTRA | BALANÇA | SENSOR PORTA | Validar | Pendente / Proposta | AMOSTRA | Emitido / Analise | Emitido / Analise | Emitido / Analise | Emitido / Analise | Não | Alertar (não alerta se forem de KIT diferentes) | Alertar (não alerta se forem de "Produto Pedido"/KIT diferentes) | Não | Não | Requerida para baixa | Concatenar os serviços informando o complemento do item do produto | Não | Requerido | Entrega | Não | Não | Não | Não | Não | servico_orcamento=Check-list Veículos | Não | Embalagem | Requerido para faturamento | Não | Emitido / Analise | Não | Não | Não | Sim | Apenas componentes selecionados | A lista do produto pedido ou seguir regra | Ano | Sequencial (por tipo) | Não | Não | Não | Não | DDP | CLASSIFICACAO_PEDIDO_ID=136 | Não | Técnico | Requerido | Não | Não gerar | Revenda | Revenda | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ORDEM_DE_SERVICO | Requisição de amostra | RTAUTH.PRO_LOGIN | Cotação | Cliente | Sim | Estabelecimento | Representante | Representante | Sim | Pessoa | TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS | Sim | Sim | Sim | Primeiro a executar | Sim | Não informar | Sim | Reserva estoque | Sim | Sim | Sim | Nada | Pendente / Proposta | Sim | Previsão de faturamento | Sim | Pendente | Sim | Não permitido | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | Utiliza pagamento | Gerar títulos "abertos" | Saldo | Sim | Sim | Emitido / Analise | Sim | Sim | Sim | Em manutenção | Sim | Erro | Erro | Sim | Sim | Não validar | Sim | Não | Sim | Somente listas de preços do cliente (DEPRECIADO - usar "Opções para listas de preços") | Marcadas com "todos os clientes" | Sim | Sim | Sim | Não informar | Não informar | Não | Não | ORDEM_DE_SERVICO | BALANCEAMENTO DE RODAS | TELEMETRIA | Não validar | Aprovado | ORDEM_DE_SERVICO | Em manutenção | Em manutenção | Em manutenção | Pronto | Sim | Apresentar erro (permite se forem de "Produto Pedido"/KIT diferentes) | Apresentar erro (permite se forem de "Produto Pedido"/KIT diferentes) | Sim | Sim | Opcional | Não concatenar | Sim | Não informar | Entrega (sem opção) | Sim | Sim | Sim | Sim | Sim | os_veiculos/ordens_servico_veiculos=Ordem de serviço Veículos | Sim | Produto em processo | Requerido para execução | Sim | Pronto | Sim | Sim | Sim | Não | Lista de preços | Não utilizar | Não usado | Informado | Sim | Sim | Sim | Sim | CIF | PESSOA_CONTATO=FULANO | Sim | Vendedor ou técnico | Não utiliza | Sim | Pendente | Em terceiros | Em terceiros |
AMORTECEDORES DIANTEIROS | SIRENE | pedidos/pedido_producao=Pedido produção | PESSOA_CONTATO=FULANO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AMORTECEDORES TRASEIROS | TECLADO | pedidos/talao_producao=Talão produção | DATA_VALIDADE=[SYSDATE+15] | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
BALANÇA | SENSOR PORTA | servico_orcamento=Check-list Veículos | CLASSIFICACAO_PEDIDO_ID=136 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
BALANCEAMENTO DE RODAS | TELEMETRIA | os_veiculos/ordens_servico_veiculos=Ordem de serviço Veículos | PESSOA_CONTATO=FULANO |