Gestão de pedidos

Índice

Funções dos tipos de pedidos

PEDIDOS.CAD_TIPOS_PEDIDOS_FUNCOES

Descrição

Permite indicar e configurar os papéis que as pessoas podem ter nos pedidos do tipo de pedido, além das funções comuns de um pedido (cliente, fornecedor, vendedor, vendedor do cliente, representante).
Permite vincular e relacionar pessoas a um pedido de acordo com a função definida, como p.ex. indicado por arquiteto, engenheiro responsável pela obra, aprovador do pedido, etc.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Tipos de pedidos:

Campos:

Nome (ou código) dado para identificar um cargo/função no sistema. Note que pode existir duas funções diferentes, utilizadas em diferentes contextos que usam o mesmo título, porém, terão de ser identificadas com um nome/código diferente.
Exemplos:
  • GERENTE FINANCEIRO
  • VENDEDOR BALCÃO
  • SUPERVISOR COMPRAS
  • etc.
Quando marcado define que essa pessoa/cargo poderá ser filtrável nas interfaces de pedidos/orçamentos.
Sequencia que será apresentado o campo para preenchimento das pessoas no cadastros de pedidos/orçamentos.

Operações

Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.