Entidade PEDIDOS

PEDIDOS.PEDIDOS

Descrição

Um pedido é um contrato em que uma pessoa (cliente) requisita uma certa quantidade de produtos e/ou serviços para uma outra pessoa (fornecedor).

Os pedidos podem ser pedidos de compra (onde o cliente é o próprio estabelecimento), pedidos de venda ou ordens de serviço (onde o estabelecimento é o fornecedor), pedidos internos (onde fornecedores e clientes são departamentos do estabelecimento), ou ainda pedidos apenas monitorados onde tanto cliente como fornecedor são outras pessoas.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK FK Id:
Chave de identificação interna

Referência para ORDENS_SERVICOS_VEICULOS
PEDIDOID(18)Rqd UK Pedido:
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
TIPO_PEDIDO_IDID(18)Rqd UK FK Tipo de pedido:
Indica o tipo de pedido.

Referência para TIPOS_PEDIDOS
SERIETEXT(10)Rqd UK Série:
Identificação da série do pedido. A série é utilizada para segmentar a numeração dos pedidos e seu uso está condicionado ao que estiver configurado no campo "Série" do respectivo tipo de pedido. Existem basicamente 3 comportamentos disponíveis:
  • Não usar: (comportamento padrão) Neste caso, todos os pedidos são emitidos com a série 0.
  • Informar: O usuário terá de informar a série no momento da emissão do pedido.
  • Anual: A série é automaticamente preenchida com o ano corrente. Neste comportamento, a numeração dos pedidos também é automaticamente reiniciada todos os anos.

Ver também: Numeração/identificação de pedidos

Valor padrão = 0
VERSAOINTEGERRqd UK Versão:
Número da versão do pedido. Sempre que o pedido for revisado, este número é automaticamente incrementado.

Valor padrão = 1
CHAVE_PEDIDOTEXTUK Pedido:
Chave de identificação única do pedido. Montada conforme estiver definido no campo "Chave do pedido" do respectivo tipo de pedido. Normalmente será formada pela concatenação do número do pedido, sua série e versão.
Exemplo: 487/2016 v2

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
GRUPO_CLIENTE_IDID(18)FK Grupo cliente:
Indica o grupo empresarial do cliente. Este atributo permite obter informações gerenciais de pedidos organizadas por grupo empresarial. O grupo empresarial é definido pelo relacionamento "Faz parte do grupo" no cadastro das pessoas. Caso o cliente não faça parte de nenhum grupo, o próprio cliente é atribuído como grupo.

Referência para PESSOAS
DATA_EMISSAODATEAK Data de emissão:
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
CLIENTE_IDID(18)Rqd FK Cliente:
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.

Referência para PESSOAS
DATA_ENTREGADATEAK Data de entrega:
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
SITUACAOOPCAO(1)Rqd AK Situação:
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)

Valores permitidos:
  • M - Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • I - Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • P - Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • A - Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • X - Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • O - Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • T - Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • E - Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Q - Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • C - Cancelado - Pedido cancelado.
  • R - Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • V - Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.

Valor padrão = M
OBSERVACOESTEXT_LONGObservações:
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
DATA_CANCELAMENTODATEData de cancelamento:
Data em que o pedido foi cancelado.
VALOR_TOTALDECIMAL_VALUERqd Valor total:
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)

Valor padrão = 0
VENDEDOR_IDID(18)FK Vendedor:
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.

Referência para PESSOAS
AGENTE_IDID(18)FK Agente:
Agente que representa o cliente e que pode receber um comissão por agenciamento. Nas interfaces, o sistema pode sugerir o agente de acordo com o que estiver informado para os relacionamentos do cliente.

Referência para PESSOAS
COBRANCA_IDID(18)FK Cobrança:
Quando informado, indica que a cobrança deve ser feita para uma outra empresa diferente da do cliente. Será utilizada como local a ser encaminhado o faturamento.
Nas interfaces, a cobrança é sugerida de acordo com o que estiver cadastrado nos relacionamentos do cliente

Referência para PESSOAS
ENTREGA_IDID(18)FK Entrega:
Local onde os produtos do pedido devem ser entregues. Quando não informado, o local de entrega será no endereço do cliente.
Nas interfaces, é sugerido o local de entrega informado nos relacionamentos do cliente.

Referência para PESSOAS
GRUPO_FORNECEDOR_IDID(18)FK Grupo fornecedor:
Indica o grupo empresarial ao qual o fornecedor faz parte. Este atributo permite obter informações gerenciais de pedids organizadas por grupo empresarial. O grupo empresarial do fornecedor pode ser automaticamente inferido através da relação "Faz parte do grupo" no cadastro de pessoas. Caso não informado, o sistema assume o proprio fornecedor como grupo.

Referência para PESSOAS
FORNECEDOR_IDID(18)Rqd FK Fornecedor:
Indica para quem o pedido está sendo feito, ou seja, quem deverá fornecer os produtos pedidos.
O "fornecedor" será o próprio estabelecimento emitente do pedido para operações de "saída" (venda, transferências para outros estabelecimentos, remessas em consignação, etc).

Referência para PESSOAS
PRAZO_PAGAMENTO_IDID(18)FK Plano de pagamento:
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.

Referência para PLANOS_PAGAMENTOS
PRAZO_PAGAMENTO_2_IDID(18)FK Plano de pagamento alternativo:
Segunda opção de plano de pagamento proposta ou acertada com o cliente/fornecedor.
Pode ser utilizada para diferenciar o plano de pagamento de serviços do plano de pagamento de produtos registrados no orçamento/pedido.

Referência para PLANOS_PAGAMENTOS
PRAZO_PAGAMENTOUPPERPrazo de pagamento:
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
NUMERO_PARCELASINTEGERNúmero de parcelas:
Permite informar um número de parcelas para ser utilizado em prazos, orçamentos ou contratos.

Geralmente utilizado em contratos de serviços como número de meses de comodato.
PRAZO_MEDIODOUBLE(18)Prazo médio:
Prazo médio do parcelamento em dias.
Esse atributo é calculado automaticamente, a partir da informação no atributo "Prazo de pagamento" ou no atributo "Plano de pagamento:"
TRANSPORTADORA_IDID(18)FK Transportadora:
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.

Referência para PESSOAS
DATA_REQUERIDADATEData para entrega:
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
DATA_REQUERIDA_LIMITEDATEData limite para entrega:
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
HORA_REQUERIDADAY_TIME(5)Hora prevista para entrega:
Hora para a qual a entrega ou agendamento da execução da solicitação do cliente (produtos ou serviços) está prevista ou agendada.
DATA_PROGRAMADADATEData programada:
Data para a qual o fornecedor se programou para a entrega das mercadorias/serviços (ou encerramento da produção/execução) do pedido.
HORA_PROGRAMADADAY_TIME(5)Hora programada:
Hora para a qual o pedido foi programado para ser entregue. Quando não informada, assume a hora configurada na preferencia PEDIDOS.PEDIDOS.HORA_PROGRAMADA_PADRAO (17:00).
DATA_HORA_PROGRAMADADATE_TIME_HMData/hora programada:
Data e hora para quando a entrega do pedido está programada. Este campo pode ser calculado através da união dos campos Data programada e Hora programada.
DATA_APROVACAODATEData de aprovação:
Data em que o pedido foi aprovado.
RESPONSAVEL_PELA_APROVACAO_IDID(18)FK Responsável pela aprovação:
Pessoa responsável pela aprovação do pedido.

Referência para PESSOAS
EMITENTE_IDID(18)Rqd FK Emitente:
Usuário responsável pela emissão do pedido.

Valor padrão = [USER_ID]
Referência para USUARIOS
ESTABELECIMENTO_IDID(18)Rqd UK FK Estabelecimento:
Estabelecimento do Pedido

Referência para ESTABELECIMENTOS
DATA_VALIDADEDATEData de validade:
Data de validade do orçamento, após o qual a proposta deverá ser revisada junto a empresa e o cliente para ajuste dos termos da negociação, principalmente dos valores dos serviços e produtos.
O orçamento será alterado para a situação "Vencido" no dia imediatamente posterior a data de validade da proposta.
TELEFONEUPPERTelefone contato:
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
PESSOA_CONTATOUPPERPessoa de contato:
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
VALOR_FRETEDECIMAL_VALUERqd Valor frete:
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.

Valor padrão = 0
VALOR_ENCARGOS_FINANCEIROSDECIMAL_VALUERqd Valor de encargos financeiros:
Valor de encargos fincanceiros

Valor padrão = 0
VALOR_DESCONTO_MERCADORIASDECIMAL_VALUEDesconto nas mercadorias:
Valor de desconto concedido nos materiais que fazem parte deste pedido. Este valor é informado no pedido e não é o resultado da soma dos descontos dos itens.
VALOR_DESCONTO_SERVICOSDECIMAL_VALUEDesconto em serviços:
Valor de desconto aplicado nos serviços do pedido.
VALOR_DESCONTODECIMAL_VALUEValor de desconto:
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
ENDERECO_IDID(18)FK Endereço:
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.

Referência para ENDERECOS
VALOR_COMISSAOVALUE(18)Rqd Valor de comissão:
Valor total de comissão para o pedido. Deve ser a soma da comissão para cada item do pedido.

Valor padrão = 0
PERCENTUAL_COMISSAOPERCENT(18)Percentual de comissão:
Percentual de comissão que será repassado para o vendedor. Este percentual é utilizado como sugestão na inclusão dos itens do pedido que poderão ter percentuais diferentes.
LISTA_PRECOS_PADRAO_IDID(18)FK Lista de preços padrão:
Lista de preços a ser utilizada como padrão para os itens informados no pedido.
As opções apresentadas dependem de como os parâmetros "Lista de preços" e "Opções para listas de preços" do respectivo tipo de pedido estão definidos. Veja em Tipos de pedidos para maiores detalhes.

Referência para COLECOES
VALOR_MERCADORIASDECIMAL_VALUERqd Valor de mercadorias:
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas

Valor padrão = 0
ORDEM_COMPRATEXT(30)AK Ordem de compra:
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
CENTRO_CUSTOUPPER(30)Centro de custo do solicitante:
Centro de custo ou departamento do destinatário ou solicitante. Esta informação é um texto livre, e não possui relação com os centros de custos já cadastrados.
DATA_CONCLUSAODATE_TIMEData de conclusão:
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
PERCENTUAL_TRIBUTOSPERCENT(18)Rqd % de tributos:
Percentual de tributos a serem aplicados sobre o valor de venda dos produtos e serviços (incluindo os valores de venda das "despesas" - refeições + deslocamentos + outras despesas) para apuração do valor total do orçamento ou pedido.

Valor padrão = 0
CONDICAO_PAGAMENTO_IDID(18)FK Condição de pagamento:
Forma e condição de pagamento proposta ou acertada com o cliente/fornecedor.

Referência para CONDICOES_PAGAMENTOS
CONDICAO_PAGAMENTO_2_IDID(18)FK Condição de pagamento 2:
Segunda forma e condição de pagamento proposta ou acertada com o cliente/fornecedor.
Pode ser utilizada para configuração de condição de pagamento alternativa ou para diferenciar a condição de pagamento de serviços da condição de pagamento de produtos registrados no orçamento/pedido.

Referência para CONDICOES_PAGAMENTOS
VALOR_TRIBUTOSVALUE(18)Rqd Valor dos tributos:
Valor dos tributos calculados a partir da aplicação do percentual de tributos informados no orçamento/pedido sobre o valor total de vendas de produtos e serviços + valor de venda das despesas.

Valor padrão = 0
VALOR_SERVICOSDECIMAL_VALUERqd Valor dos serviços:
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados

Valor padrão = 0
TIPO_FRETE_IDID(18)FK Tipo de frete:
Indica o tipo de frete a ser aplicado ao orçamento/pedido.

Referência para INCOTERMS
PERCENTUAL_DESCONTOPERCENT(18)% de desconto:
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
DESCONTOS_ACUMULATIVOSTEXTDescontos acumulativos:
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ...

Por exemplo:
Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de:
DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100
          = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985
          = 100 - 84,2175
          = 15,7825%
ACRESCIMOS_ACUMULATIVOSTEXTAcréscimos cumulativos:
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato a1 + a2 + a3 + etc .
Note que a porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas, mas sim do produto das mesmas.

Por exemplo:
Se desejar realizar acréscimos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5".
O valor real do acrescimo dado num pedido de R$ 100,00; por exemplo, será de:
Valor R$ 100,00
+5% 5,00 R$ 105,00
+10% 10,50 R$ 115,50
+1,5% 1,7325 R$ 117,2325
17,2325% ACRESCIMO ACUMULADO

OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar acréscimo acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido.
REFERENCIATEXTReferência:
Texto de referência ou indicativo do conteúdo do orçamento/pedido.
Poderá ser utilizado como "título" na apresentação de propostas comerciais.
P.ex.: Orçamento de instalação lógica para setor administrativo.
RESPONSABILIDADESTEXT_LONGResponsabilidades:
Texto com a especificação das responsabilidades ou tarefas e atividades a encargo do cliente.
EXCLUSOESTEXT_LONGExclusões:
Texto com especificações das exclusões ou excessões que não fazem parte da proposta ou não serão atendidas pela mesma.
FORMA_REAJUSTETEXT_LONGForma de reajuste:
Texto com descrição das regras e formas de reajuste dos valores da proposta.
DATA_PREVISAO_FATURAMENTODATEData de previsão de faturamento:
Data em que está previso o faturamento deste pedido. Esta data pode ser respectiva ao faturamento próprio ou de terceiro (fornecedor)
PERCENTUAL_ENCARGOS_FINANCEIROSPERCENT(18)Rqd % encargos financeiros:
Percentual de encargos financeiros a serem aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos

Valor padrão = 0
GARANTIATEXT_LONGGarantia:
Garantia oferecida sobre os itens do orçamento.
Se não for informado um termo de garantia no pedido, e na configuração do tipo de pedido tenha informado um termo de garantida padrão, o texto é copiado para o pedido assim que ele é criado, podendo ser posteriormente editado.
DATA_TRANSITODATE_TIMEData de trânsito:
Data e hora em que o pedido foi separado para carregamento.
DATA_PEDIDO_PDADATE_TIMEData original do pedido:
Data e hora em que o pedido foi originalmente aberto no sistema de força de vendas (app ou tablet).
DATA_PEDIDO_ENVIO_PDADATE_TIMEData pedido envio pda:
Data e hora que o pedido foi enviado para a VJ
PRAZO_PAGAMENTO_FORMA_IDID(18)FK Forma de pagamento:
Tipo de título em ordens de compra

Referência para TIPOS_TITULOS
DATA_CONFIRMACAO_CONTRATODATE_TIMEData confirmação contrato:
Data que o contrato foi confirmado como recebido pela Administração.
QUANTIDADE_HORA_HOMEMINTEGERQuantidade hora/homem:
Quantidade de horas/homem para serviço
QUANTIDADE_HORA_HOMEM_EXTRAINTEGERQuantidade hora/homem extra:
Quantidade hora/homem extra
VALOR_HORA_HOMEMVALUE(18)Valor hora/homem:
Valor hora homem para este pedido
MONITORAMENTO_MENSALIDADEVALUE(18)Monitoramento mensalidade:
Monitoramento mensalidade
MONITORAMENTO_DESCRICAOTEXT_LONGMonitoramento descrição:
Descrição para monitoramento
VALOR_IPIDECIMAL_VALUEValor de IPI:
Valor de IPI
PRAZO_EXECUCAOINTEGERPrazo de execução:
Prazo de execução para orçamentos
OBSERVACOES_FORNECEDORTEXT_LONGObservações para fornecedor:
Observações exclusivas para o fornecedor
SOLICITACAO_SERVICO_IDID(18)FK Solicitação serviço:
Solicitação para prestação de serviços

Referência para SOLICITACOES_SERVICOS
OBSERVACOES_SOBRE_ATENDIMENTOTEXT_LONGObservações sobre o atendimento:
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
EQUIPAMENTOS_UTILIZADOSTEXT_LONGEquipamentos utilizados:
Equipamentos utilizados na ordem de serviço
TECNICO_RESPONSAVEL_IDID(18)FK Técnico responsável:
Técnico responsável pelo pedido ou ordem de serviço. Pode identificar o responsável da empresa mediante órgãos de fiscalização (p.ex.: CRQ, CRBIO, CREA, etc) ou o supervisor dos serviços (p.ex.: mestre de obras, engenheiro responsável, executivo responsável pelo cliente, etc).
A pessoa informada deverá estar de acordo com o que estiver configurado no campo "Técnico responsável" do respectivo Tipo de pedido (que indica se pode informar qualquer pessoa ou apenas colaboradores).
Ver: Tipos de pedidos.

Referência para PESSOAS
DATA_EMISSAO_PEDIDO_ANALISEDATEData de emissão do pedido para análise:
Data que o pedido foi enviado para analise do cliente.
DATA_EXECUCAO_PEDIDODATE_TIMEData de execução do pedido:
Data e hora em que a execução do pedido foi iniciada.
DATA_TERMINODATE_TIMEData de término:
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
CODIFICADOR_IDID(18)FK Codificador :
Codificador da central de alarmes.

Referência para CODIFICADORES
OUTROS_VALORESVALUE(18)Outros valores:
Outros valores que influenciam o total do pedido. É a soma dos valores geralmente informados em uma guia "outros valores". Ex: despesas com o cartão de crédito, táxi, taxas alfandegárias, etc. Estes valores serão considerados no financeiro do pedido.
EMAIL_CONTATOE_MAIL(100)E-mail do contato:
E-mail opcional para o contato do pedido.
VALOR_TOTAL_BASE_ICMS_STVALUE(18)Valor total base ICMS ST:
Valor total de base de ST
VALOR_TOTAL_ICMS_STDECIMAL_VALUEValor total de ICMS ST:
Valor total de ICMS ST
CONTRATO_IDID(18)FK Contrato:
Relacionamento com um contrato.

Referência para CONTRATOS_SERVICOS
CODIGO_PEDIDOTEXTAK Pedido externo:
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual.
LIBERACAO_PERCENTUAL_DESCONTO_IDID(18)FK Liberação de percentual desconto:
Autorização de liberação de venda com percentual de desconto acima do permitido.

Referência para AUTORIZACOES_PEDIDOS
USUARIO_LIBERACAO_DESCONTO_IDID(18)FK Usuário liberação desconto:
Usuário que liberou o desconto acima do permitido.

Referência para USUARIOS
NUMERO_PEDIDOID(18)UK Número do pedido:
Número do pedido no sistema (por estabelecimento e tipo de pedido).

Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então este atributo é preenchido com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.
VALOR_ADICIONALVALUE(18)Valor adicional:
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
PESSOA_RETIRADA_IDID(18)FK Armazém para retirada:
Pessoa que armazena a mercadoria e que realizará a entrega da mesma.

Referência para PESSOAS
NUMERO_DOCUMENTO_REPRESENTANTETEXTDocumento(s):
Texto livre para informação do(s) documento(s) emitido(s) pelo fornecedor para atendimento do pedido.
P.ex.: NFE 9949494 de 22/01/2022
VALOR_COBERTURA_CAIXAVALUE(18)Valor de cobertura de caixa:
Valor que a empresa cobre o caixa do vendedor.
Serve exclusivamente para diminuir o valor de caixa do vendedor.
NF_RETORNO_ARMAZEM_IDID(18)FK NF retorno armazem:
Relacionamento com o documento de retorno do armazém.

Referência para DOC_ENTRADAS_SAIDAS
NF_ENVIO_ARMAZEM_IDID(18)FK NF de envio armazem:
Relacionamento com o documento de envio do armazém para o cliente.

Referência para DOC_ENTRADAS_SAIDAS
MOTIVO_CANCELAMENTOTEXT_LONGMotivo do cancelamento:
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
RESPONSAVEL_PELO_CANCELAMENTOID(18)FK Responsável pelo cancelamento:
Usuário que efetuou o registro do cancelamento integral do pedido.

Referência para USUARIOS
CLASSIFICACAO_PEDIDO_IDID(18)FK Classificação do pedido:
Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.
Ver também Classificações de pedidos.

Referência para PEDIDOS_CLASSIFICACOES
DATA_HORA_PRIMEIRA_IMPRESSAODATE_TIMEData e hora da primeira impressão:
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
CONTRATO_PARCEIRO_IDID(18)FK Contrato parceiro:
Relacionamento com um contrato do parceiro

Referência para CONTRATOS_SERVICOS
MODO_PAGAMENTO_IDID(18)FK Modo de pagamento:
Modo de pagamento relacionado ao pedido

Referência para MODOS_PAGAMENTOS
USUARIO_ALTERACAO_IDID(18)Rqd FK Usuário alteração:
Usuário que realizou a última atualização no pedido

Valor padrão = [USER_ID]
Referência para USUARIOS
DATA_ALTERACAODATE_TIMERqd Data de alteração:
Data e hora da última alteração realizada no pedido.

Valor padrão = [SYSDATE]
DATA_INCLUSAODATE_TIMERqd Data de inclusão:
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.

Valor padrão = [SYSDATE]
USUARIO_INCLUSAO_IDID(18)Rqd FK Usuário inclusão:
Usuário que realizou a inclusão do pedido.

Valor padrão = [USER_ID]
Referência para USUARIOS
MOTIVO_CANCELAMENTO_OU_PERDA_IDID(18)FK Motivo cancelamento ou perda:
Motivo para o cancelamento ou perda do pedido

Referência para PEDIDOS_MOTIVOS_CANCELAMENTOS
DATA_PERDADATE_TIMEData perda:
Data e hora que o pedido foi determinado como perdido
AGENTE_VENDA_IDINTEGER_OPTION(18)FK Agente de venda:
Estabelece um relacionamento do pedido com um agente de venda. O agente de venda, por sua vez, é composto por uma pessoa cumprindo um papel de vendedor para um canal de vendas em um dado momento. Este relacionamento pode ser utilizado também no conceito de empresa de representação x preposto ou vendedor.

Referência para PESSOAS_CONTRATOS
CONTRATO_CLIENTE_IDID(18)FK Contrato do cliente:
Relacionamento com o contrato do cliente vinculado a este pedido.
P.ex: Ao realizar uma consulta e utilizar o cartão fica vinculado a esta pessoa do contrato.

Referência para PESSOAS_CONTRATOS
DIA_VENCIMENTOINTEGERDia para vencimento:
Dia para vencimento dos títulos a serem gerados no financeiro.
TABELA_DESCONTO_IDID(18)FK Tabela de desconto:
Relacionamento com a tabela de descontos utilizada para este pedido, conforme a quantidade de parcelas e meio de pagamento

Referência para TABELA_DESCONTOS
ORCAMENTO_IDID(18)FK Orçamento:
Quando informado, indica que este pedido foi realizado com base em um orçamento realizado anteriormente.

Referência para PEDIDOS
SEGURADORA_IDID(18)FK Seguradora:
Indica que este pedido está relacionado com uma segurados.
Exemplo: Para a execução de sinitros cobertos por apólice de seguro

Referência para SEGURADORAS
VALOR_FRANQUIADECIMAL_VALUEValor da franquia:
Valor da franquia informado quando o pedido está vinculado a um sinistro coberto por apólice de seguro.
VALOR_DESCONTO_FRANQUIADECIMAL_VALUEValor desconto franquia:
Valor de desconto a ser aplicado na geração do documento para o segurado(com o valor de franquia)
NUMERO_SINISTROTEXTNúmero do sinistro:
Número identificador do sinistro com a seguradora
OBSERVACOES_CONTATOTEXT_LONGObservações para contato:
Texto livre para informações relacionadas ao contato com requisitante do pedido (cliente).
FATURADOOPTION(1)Faturado:
Indica se o pedido já foi totalmente faturado (emitido documento fiscal ou não, formalizando a entrega do pedido).

Valores permitidos:
  • N - Não
  • S - Sim
LOCAL_EXECUCAOTEXT_LONGLocal de execução:
Descreve o local onde o pedido será executado. Utilizado em caso de serviços que são executados externamente. Ex: Socorro mecânico.
VALOR_TOTAL_PEDIDODECIMAL_VALUERqd Valor total:
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 

Valor padrão = 0
VALOR_CANCELAMENTOSDECIMAL_VALUERqd Valor em cancelamentos:
Valor total dos cancelamentos do pedido.

Valor padrão = 0
VALOR_ATENDIDODECIMAL_VALUERqd Valor atendido:
Valor total já atendido no pedido.

Valor padrão = 0
CONTATO_CRM_IDID(18)FK Contato CRM:
Indica que este pedido foi originado em um contato do CRM. Quando um pedido está relacionado a um contato de CRM, determinados eventos podem atualizar este contato automaticamente.

Referência para CONTATOS
PLANO_CONTAS_IDINTEGER_OPTION(18)FK Plano de contas orçado:
Plano de contas gerencial a ser utilizado para o orçamento.
Caso informado será obrigatório informar a conta nos itens.

Referência para PLANO_CONTA
EQUIPAMENTO_IDID(18)FK Equipamento:
Relacionamento com o equipamento vinculado ao pedido

Referência para EQUIPAMENTOS
DESCRICAO_SERVICO_EXECUTADOTEXT_LONGDescrição dos serviços executados:
Descrição livre para os serviços executados, e este deve ser informado nas informações sobre o serviço, quando o mesmo possuir apenas 1 registro/item de serviço.
CARTAO_IDID(18)FK Cartão:
Indica um número de cartão que deverá ser utilizado no processo. Este cartão pode ser utilizado de forma diferente dependendo do processo específico:
  • Número do cartão avulso gerado anteriormente e que será vinculado a uma das pessoas do contrato.

Referência para CARTOES_PESSOAS
VEICULO_IDID(18)FK Veículo:
Indica que o pedido está vinculado a um veículo. Em geral, indica que o pedido está relacionando peças e/ou serviços para este veículo.

Referência para VEICULOS
REPRESENTANTE_IDID(18)FK Representante:
Representante do cliente no pedido.

Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o representante do cliente.

Referência para VENDEDORES
VENDEDOR_CLIENTE_IDID(18)FK Vendedor cliente:
Vendedor informado no cadastro do cliente, pode ser igual ao vendedor que realizou a operação.

Quando não informado um representante e no tipo de pedido está configurado para informar representante e vendedor do cliente, será preenchido automaticamente com o vendedor do cliente.

Referência para VENDEDORES
ORIGEM_CADASTROUPPEROrigem do cadastro:
Indica como o pedido foi cadastrado no sistema, por exemplo: MANUAL(vazio), IMPORTAÇÃO, etc.
Quando existe integração do sistema com lojas virtuais ou outros sistemas, este campo informa de qual sistema este pedido foi recebido. Dependendo da plataforma de integração, este campo assume o papel de "Marketplace".

Exemplos:
  • MERCADO LIVRE
  • EXTRA
  • SUBMARINO
  • WALMART
  • LOJA VIRTUAL
FORMA_ENVIO_IDID(18)FK Forma de envio:
Permite determinar a forma de envio a ser utilizada para este pedido.

Referência para FORMAS_ENVIO
CREDITO_TOMADOVALUE(18)Rqd Crédito tomado:
Valor de crédito tomado do cliente neste pedido. Este valor será preenchido sempre que os seguintes critérios estiverem sendo atendidos:
  • O tipo de pedido está marcado para tomar crédito ou para usar o plano de pagamento e o plano de pagamento indica que deve tomar crédito;
  • O cliente não é o consumidor final (conforme preferencia PESSOA.CONSUMIDOR_FINAL_ID);
  • O pedido não tem títulos vinculados;
  • O pedido está na situação "Pendente / Proposta", "Em trânsito", "Em execução", "Pronto", "Entregue" ou "Aprovado". Todas as demais situações "Manutenção", "Emitido", "Vencido", "Perdido" ou "Cancelado" não tomam crédito.

Quando um destes critérios não estiver sendo atendido, então o este atributo fica preenchido com 0 (zero).

O valor é calculado a partir das quantidades pendentes, ou seja, quando um pedido está parcialmente atendido, o crédito tomado será apenas do respectivo valor de saldo.

Valor padrão = 0
CREDITO_TOMADO_CLIENTE_IDID(18)FK Crédito tomado do cliente:
Indica a pessoa (normalmente um cliente) que está tomando crédito.
Este atributo não será informado quando o valor de crédito tomado for zero.
O fato de preencher este atributo apenas nos pedidos que tomam algum valor de crédito acelera drasticamente o processo de cálculo do crédito tomado de um cliente.

Referência para PESSOAS
MOEDA_IDID(18)FK Moeda:
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

Referência para MOEDAS
DATA_BLOQUEIO_FINANCEIRODATEData de bloqueio financeiro:
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
COTACAO_MOEDADOUBLE(18)Cotação da moeda:
Cotação da moeda com relação à moeda padrão do sistema. Este campo somente é informado caso a moeda do pedido seja diferente da moeda padrão do sistema e é utilizado quando a cotação a ser utilizada é fixada.
OBSERVACAO_FINANCEIRATEXT_LONGObservação financeira:
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
SITUACAO_FINANCEIROOPTION(1)Rqd Situação financeiro:
Situação financeira que se encontra no pedido

Valores permitidos:
  • L - Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • B - Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.

Valor padrão = L
USUARIO_ALTERACAO_FINANCEIRA_IDID(18)FK Usuário alteraçao financeira:
Usuário que realizou a última alteração na situação financeira.

Referência para USUARIOS
PEDIDO_CONSUMO_IDID(18)FK Pedido consumo:
Vinculo com o pedido a qual este consumo está relacionado

Referência para PEDIDOS
VALOR_SALDOVALUE(18)Valor de saldo:
Valor do pedido que ainda não foi faturado. Se o pedido estiver cancelado, perdido ou faturado, então o valor de saldo será zero. Caso contrário, será calculado com base nas quantidades que ainda não foram faturadas.


Valor padrão = 0
OUTROS_VALORES_NAO_INFLUENCIADECIMAL_VALUEOutros valores não influenciam:
Outros valores que não irão influenciar o valor total do pedido. Este campo é preenchido pela soma valores detalhados em "Outros valores"
INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTOFLAG(1)Rqd Incluir observações no documento:
Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido.

Valor padrão = N
PEDIDO_AGRUPADOR_IDID(18)FK Pedido agrupador:
Indica que o pedido está agrupado a outros, ex: ordem de serviço para frotas.

Referência para PEDIDOS
IMPORTADOR_IDID(18)FK Importador:
Pessoa responsável pela importação do pedido.

Referência para PESSOAS
PORTO_EMBARQUE_IDID(18)FK Porto de embarque:
Indica o porto onde o pedido será embarcado. Utilizado especialmente em pedidos que envolvem importação ou exportação.

Referência para PESSOAS
PORTO_DESTINO_IDID(18)FK Porto de destino:
Porto de destino onde a mercadoria será desembarcada.

Referência para PESSOAS
BANCO_IDID(18)FK Banco:
Quando informado, indica que o pagamento deverá ser realizado através do banco indicado. Este campo é utilizado especialmente em pedidos de exportação onde um banco é eleito para mediar o processo financeiro.

Referência para PESSOAS
QUANTIDADE_VOLUMESINTEGERQuantidade de volumes:
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
PESO_INFORMADO_LIQUIDODOUBLE(18)Peso líquido:
Peso líquido dos produtos do pedido.
Será informada a soma dos pesos líquidos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso líquido do item = peso líquido do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso líquido não for informado manualmente no pedido.
O peso líquido do pedido será informado e somado aos pesos líquidos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
PESO_INFORMADO_BRUTODOUBLE(18)Peso bruto:
Peso bruto dos produtos (peso da caixa corrugada ou outra embalagem utilizada com os produtos incluídos) do pedido.
Será informada a soma dos pesos brutos informados nos cadastros dos produtos do pedido (peso bruto do item = peso bruto do produto X quantidade de unidades do item do pedido) quando o peso bruto não for informado manualmente no pedido.
O peso bruto do pedido será informado e somado aos pesos brutos de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S".
DIMENSOES_VOLUMETEXT_LONGDimensões do(s) volume(s) (L x A x P):
Texto livre para informar as dimensões do(s) volume(s) do pedido.
Este valor é apenas informativo e não será utilizado na emissão do documento fiscal.
L = Largura
A = Altura
P = Profundidade/Comprimento
SOLICITANTE_IDID(18)FK Solicitante:
Quando informado, indica a pessoa que é responsável pelo pedido por parte do cliente. Normalmente (mas não obrigatoriamente), trata-se de uma pessoa física que faz parte do quadro funcional do cliente.

Referência para PESSOAS
INDICACAO_IDID(18)FK Indicado por:
Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa.

Referência para PESSOAS
VALOR_ACRESCIMOVALUE(18)Acréscimo:
Valor de acréscimo (ou abatimento no caso de valor negativo) que deverá ser rateado nos itens do pedido e apresentados como se fossem parte integrante dos respectivos valores unitários. Importante salientar que o rateio somente é executado no momento em que o valor é alterado. Alterações posteriores nos itens não atualizam o rateio automaticamente.
VALOR_ENTRADA_ANTECIPACAODECIMAL_VALUEValor de entrada/antecipação:
Valor de entrada/antecipação para ser preenchido no fechamento do pedido.
CHECKLISTPROPERTIESChecklist:
Indica uma lista de tarefas/estágios a serem cumpridos para a execução da atividade como um todo.
ESTAGIOTEXT(250)Estágio:
Informa em qual estágio este pedido se encontra. Esta informação é automaticamente calculada através da situação atual do checklist. O estágio será igual ao primeiro item do checklist que não estiver com um valor informado.
VIA_TRANSPORTE_IDID(18)FK Via de transporte:
Via de transporte a ser utilizada na entrega dos produtos do pedido.

Referência para VIAS_TRANSPORTE
DESPACHANTE_IDID(18)FK Despachante:
Indica a pessoa (física ou jurídica) responsável pelo desembaraço de mercadorias que transitam por alfândegas/aduanas.

Referência para PESSOAS
DATA_QUALIFICACAODATEData de qualificação:
Data em que o pedido foi qualificado.
USUARIO_QUALIFICACAO_IDID(18)FK Usuário qualificação:
Define o usuário que incluiu a qualificação para o pedido.

Referência para USUARIOS
QUALIFICACAO_IDID(18)FK Qualificação ID:
Identificação para a qualificação utilizada no pedido.

Referência para QUALIFICACOES_TIPOS_PEDIDOS
OBSERVACOES_QUALIFICACAOTEXT_LONGObservações para qualificação
PRODUTO_PRODUZIDO_IDID(18)FK Produto produzido:
Relacionamento com o produto produzido, quando informado é obrigatório que todos os itens do pedido sejam do mesmo produto, e a categoria do pedido seja "Produção"

Referência para PRODUTOS
PEDIDO_MODELO_IDID(18)FK Pedido modelo:
Quando informado, indica que este pedido utilizou outro pedido como modelo durante a sua inclusão.

Referência para PEDIDOS
PLACA_VEICULO_TRANSPORTE_IDID(18)FK Placa veículo transporte:
Quando informado, indica o veiculo que irá transportar a mercadoria.

Referência para VEICULOS
DATA_GARANTIADATEData de garantia:
Data limite para garantia do pedido ou serviço prestado. Preenchido automaticamente com base no campo "Prazo em dias para garantia".
PRAZO_DIAS_GARANTIAINTEGERPrazo em dias para garantia:
Número de dias para garantia do produto ou serviço prestado. Utilizado para calcular a data de vencimento da garantia dos mesmos a partir da data de entrega do pedido.
NUMERO_LACRESTEXT_LONGNúmero lacres:
Identificação dos lacres utilizados no pedido.
USUARIO_AUTORIZACAO_IDID(18)FK Usuário autorização:
Usuário que autorizou a conclusão do pedido. Seu preenchimento é obrigatório somente quando for apresentado o campo de senha para conclusão do serviço que ocorre em situações que exigem um usuário com autorização superior à do usuário que está executando a operação.

Referência para USUARIOS
NUMERO_FORMULARIO_IDID(18)FK Número formulário:
Quando informado, indica o número de uma faixa de numeração controlada (bloco/talão com números pré-definidos) utilizado na emissão deste pedido.
Utilizado normalmente quando os pedidos são emitidos através de formulários impressos em bloco pré-numerados.

Referência para CONTROLES_NUMERACOES
CAMPANHA_IDID(18)FK Campanha:
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.

Referência para CAMPANHAS_COMERCIAIS
CONTA_GERENCIAL_IDID(18)FK Conta gerencial:
Quando informado, este campo indica que a operação estabelecida por este pedido está vinculada a uma determinada conta gerencial. Apenas contas gerenciais do plano de contas do estabelecimento são apresentadas como opção.

Referência para CONTA_CONTABIL
CENTRO_CUSTO_IDID(18)FK Centro de custo:
Quando informado, indica que a operação estabelecida neste pedido está relacionada a um determinado centro de custo. Apenas centros de custo do estabelecimento são apresentados como opção.

Referência para CENTRO_CUSTO
PROJETO_IDID(18)FK Projeto:
Quando preenchido, indica que existe um relacionamento entre este pedido e um projeto/atividade. Utilizado, por exemplo, em casos onde a emissão/aprovação de um pedido gera um projeto.

Referência para ATIVIDADES
CONTA_ORCADA_IDID(18)FK Conta orçada:
Quando informado, este campo indica que este pedido está relacionado a uma conta orçada de um determinado projeto.

Referência para ORCADOS_PROJETOS
ITEM_DOC_ENTRADA_EQUIPAMENTO_IDID(18)FK Item doc. entrada do equipamento:
Item do documento de entrada referente ao equipamento.

São utilizados itens que:
  • o documento seja de entrada;
  • o Saldo confirmação é maior que zero;
  • o documento está entregue;
  • o emitente do documento é o cliente da OS;
  • o produto informado no item do documento é o produto modelo do equipamento informado na OS.

Referência para ITENS_DOC_ENTRADAS_SAIDAS
CONTA_GERENCIAL_DEBITO_IDID(15)FK Conta contábil gerencial débito:
Conta gerencial de débito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta débito pode ser de natureza devedor ou credor.

Referência para CONTA_CONTABIL
CONTA_GERENCIAL_CREDITO_IDID(18)FK Conta contábil gerencial crédito:
Conta gerencial de crédito que deve ser utilizado para este pedido.

A conta crédito pode ser de natureza devedor ou credor.

Referência para CONTA_CONTABIL
APLICACAO_MERCADORIAINTEGER_OPTION(1)Finalidade da mercadoria:
Indica a finalidade ("Revenda" ou "Consumo") que o cliente/destinatário dará para as mercadorias.

Caso não informada, assume o que estiver informado no cadastro do respectivo cliente.
Caso também não informada no cadastro do cliente, assume "Revenda" para clientes com CNPJ e IE informados e "Consumo" para todos os demais.

Valores permitidos:
  • 0 - Revenda - Destinatário comercializará as mercadorias
  • 1 - Consumo - Destinatário Uso e Consumo ou Ativo Imobilizado
SISTEMA_EXTERNO_IDID(18)FK Sistema externo:
Sistema externo que originou o pedido.

Referência para SISTEMAS_EXTERNOS
CONTA_CORRENTE_IDID(18)FK Conta corrente:
Conta corrente utilizada na geração do financeiros para o borderô.

Referência para CONTAS_CORRENTES
INTERMEDIADOR_IDID(18)FK Intermediador:
Pessoa que intermediou a operação de venda, por exemplo um marketplace.
Caso informado, este registro é replicado ao documento vinculado.

Referência para PESSOAS
MODELO_RATEIO_IDID(18)FK Modelo de rateio:
Modelo de rateio que será utilizado para desmembramento contábil ou gerencial do documento

Referência para MODELOS_RATEIOS
DESMEMBRAMENTOSELECTION_CHECKDesmembramento:
Quando informado, indica os elementos que serão utilizados para desmembrar o valor do lançamento. Quando o desmembramento é marcado, o sistema apresenta uma guia extra onde o usuário poderá informar o desmembramento do valor em diferentes contas gerenciais, centros de custo, projetos, estabelecimentos, etc.

Ver: Desmembramento gerencial dos valores de um lançamento.

Valores permitidos:
  • G - Conta gerencial
  • C - Centro de custo/resultado
  • E - Estabelecimento
  • A - Projeto
VALOR_SUFRAMADECIMAL_VALUEValor SUFRAMA:
Valor de desconto SUFRAMA relativo ao PIS/COFINS
VALOR_DESONERADO_ICMSDECIMAL_VALUEValor desonerado ICMS:
Valor de ICMS desonerado na operação
DATA_CANCELAMENTO_CREDITO_TOMADODATE_TIMEData de liberação do crédito tomado:
Informa data e hora em que foi definido que o pedido não deverá tomar crédito do cliente.
USUARIO_CANCELAMENTO_CREDITO_TOMADO_IDID(18)FK Usuário liberador do crédito tomado:
Usuário que liberou o pedido para não tomar limite de crédito do cliente.

Referência para USUARIOS
DATA_INICIO_PROGRAMADODATEData de inicio programado:
Data planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
HORA_INICIO_PROGRAMADODAY_TIME(5)Hora de inicio programado:
Hora que planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS
DATA_HORA_INICIO_PROGRAMADODATE_TIME_HMAK Data e hora de inicio programado:
Data e hora que está planejada/agendada para início da execução dos serviços da OS.
Este campo será calculado através da união dos campos Data de inicio programado e Hora de inicio programado.
VALOR_TOTAL_DIFERENCIAL_ICMSDECIMAL_VALUEValor diferencial de ICMS:
Valor total de diferencial de ICMS informado nos itens do pedido.
Este valor é agregado ao total do pedido.
REBATEFLAG(1)Rqd Rebate:
Indica se o pedido irá ter informações de rebate.
Se na configuração do tipo de pedido estiver marcado "Sim" o campo será visível, marcado e não editável, se estiver "opcional" o campo será visível e editável, e se marcado "Não" o campo não será visível.
Caso marcado, quando o faturamento do pedido for alterado para situação em aberto gera um título de REBATE a pagar de acordo com as condições informadas na capa do pedido.
Observações:
  • O percentual de rebate informado na capa será utilizado apenas se o item de pedido não tiver percentual de rebate informado.
  • O calculo de cada titulo de rebate será realizado considerando-se a soma dos rebates dos itens divido pelo valor total do pedido e multiplicado pelo valor do titulo a receber.
  • Se o pedido for cancelado, o título REBATE também será cancelado.
  • A situação do título "REBATE" será "Previsto" quando o título a receber for "Aberto" e será "Aberto" quando o título a receber for "Liquidado".
  • A data de vencimento é configurável por expressão SQL através da preferência FINANC.TITULOS.DATA_VENCIMENTO_REBATE_OVERPRICE
  • Caso exista um pagamento antecipado (ou alguma outra situação que possa gerar um pagamento de valor a menor), o valor do rebate será abatido pelo mesmo valor bruto que foi descontado no título a receber.
Ex: 1% de desconto em um título de R$1000,00 deverá abater R$10,00 do respectivo título rebate a pagar.

Valor padrão = N
OVERPRICEFLAG(1)Rqd Overprice:
Indica se o pedido deve gerar comissão por overprice.
Se na configuração do tipo de pedido estiver marcado "Sim" o campo aparece marcado e não editável, se estiver "opcional" o campo aparece editável, e se marcado "Não" o campo não será visível.
Se marcado e houver overprice no pedido, quando o faturamento do pedido for alterado para situação em aberto gera um título de OVERPRICE a pagar para o representante.
  • O titulo a pagar será gerado calculando-se um percentual sobre toda a diferença entre os preços realizados e os preços de lista.
  • A situação do título "OVERPRICE" será "Previsto" quando o título a receber for "Aberto" e será "Aberto" quando o título a receber for "Liquidado".
  • A preferência FINANC.TITULOS.PERCENTUAL_OVERPRICE permite informar o percentual que deverá ser utilizado no calculo para gerar os títulos de overprice. Por padrão o percentual é 40%.
  • Se marcado e não houver representante no pedido apresenta uma mensagem de alerta informando que não foi possível criar o titulo de overprice, pois o cliente do pedido não tem representante informado no cadastro.
  • Caso exista um pagamento antecipado (ou alguma outra situação que possa gerar um pagamento de valor a menor), o valor do overprice em 40% do valor bruto que foi descontado no título a receber.
  • A data de vencimento é configurável por expressão SQL através da preferência FINANC.TITULOS.DATA_VENCIMENTO_REBATE_OVERPRICE
Ex: 1% de desconto em um título de R$1000,00 deverá abater R$4,00 do respectivo título overprice a pagar.
  • Não é possível ter overprice no caso de ter Rebate e este "consumir" todo o overprice.

Valor padrão = N
PERCENTUAL_REBATEPERCENT(18)Percentual de rebate:
Informa qual será o percentual de rebate.
Para definir os limites do percentual de rebate pode ser configurada a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06.PERCENTUAL_REBATE.FORMAT com os limites definidos pelo valor range: 1 .. 80, p.ex., para permitir informar 1% a 80%. Valores menores que 1% ou maiores que 80% não serão aceitos.
FAVORECIDO_REBATE_IDID(18)FK Favorecido:
Pessoa que irá receber os valores do rebate do pedido.

Referência para PESSOAS

Regras

Cadastrar pessoa como cliente

(Depois de inserir)
Caso o tipo de pedido indicar, verifica se a pessoa informada como cliente já está cadastrada como cliente.
Caso negativa, o cadastramento é automaticamente realizado.
A preferencia PEDIDOS.PEDIDOS.ATRIBUTOS_CLIENTE permite configurar atributos específicos para este cadastramento.

Calcular série

(Antes de inserir)
Calcula a série do pedido conforme definido no respectivo tipo de pedido (ver Série).

Cancelar itens do pedido

(Antes de alterar)
Quando o pedido for cancelado, os itens do pedido deverão ser automaticamente cancelados.

Definir estabelecimento

(Antes de inserir)
Caso não informado, definir o estabelecimento do pedido pela seguinte regra:

Caixa do dia anterior não está fechado

(Antes de inserir, Antes de alterar, Antes de excluir)

Calcular descontos acumulativos

(Antes de alterar, Antes de inserir)
Calcula o "descontos acumulativos", com base no total do pedido.

Informar vinculo com contrato

(Antes de inserir)
Ao incluir um pedido, deve verificar se existe um contrato com o cliente do pedido e se existir apenas um contrato, deve ser criado o vinculo com o mesmo.
Somente executa o método se a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.INCLUIR_VINCULO_CONTRATO estiver marcada.

Totalizar os descontos

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando um desconto de serviço ou de mercadoria for informado, o desconto total é resultado da soma dos dois.

Atualizar a situação do pedido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A situação do pedido será: "M" se não tiver data de emissão, "C" se houver uma data de cancelamento, "C" se todos os ítens estiverem cancelados, "E" se não tiver ítens pendentes, "P" se não tiver data de aprovação ou "A" nos demais casos.

Calcular os valores do pedido

(Antes de alterar)
Atualizar os seguintes valores do pedido caso exista produto ou serviços:
Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços + despesas
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados no valor dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
+ valor adicional
- valor de desconto concedido. 

Caso data limite de entrega não for preenchida a data será igual a data requerida

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Caso data limite de entrega não for preenchida a data será igual a data requerida

Atualizar informações de compra do cliente

(Depois de excluir, Depois de alterar)
Atualizar informações do cliente como:

Data de emissão do pedido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Data de emissão do pedido.
Caso não informada, é automaticamente preenchida com a data/hora da primeira conclusão do pedido.

Validações do financeiro

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validações do financeiro deste cliente

Repassar valor de encargos, descontos e outros para o item

(Depois de alterar)
Realiza a atualização dos itens de pedido quando for informado um desconto ou encargos para os itens.

Calcular o número do pedido

(Antes de inserir)
Calcula os números do pedido.
Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então gera o atributo NUMERO_PEDIDO com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.

Atualizar valor de caixa do vendedor

(Depois de alterar)
Quando pedido estiver na situação de entregue e valor adicional for informado deve ser realizado uma movimentação no caixa do vendedor.

Incluir observações para o pedido

(Antes de inserir)
Procedimento deve incluir as observações automáticas do orçamento.
1. Incluir as observações da pessoa
2. Incluir as observações do estabelecimento para o tipo de pedido.

Incluir o frete padrão do cliente

(Antes de inserir)
Preenche o campo de "valor de frete" na inclusão de novos pedidos com o valor de frete informado no Clientes quando a categoria do tipo de pedido for diferente de:

Atualizar preços

(Depois de alterar)
Atualiza o plano de pagamento e os preços dos itens do pedido.

Incluir modo de pagamento

(Depois de inserir)
Criar o registro de modo de pagamento se necessário.

Atualizar a data da última atualização

(Antes de alterar)

Verifica cliente e fornecedor conforme regras do respectivo tipo de pedido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Verifica se as pessoas informadas como fornecedor e cliente do pedido estão conforme estabelecido para o respectivo tipo de pedido.
No caso da regra definir que o cliente ou fornecedor deve ser o estabelecimento, então ele será automaticamente assumido.

Gerar documento de saída

(Depois de alterar)
Gerar o documento de saída do estoque.

Copiar garantia padrão

(Antes de inserir)
Caso não tenha sido informado um termo de garantia no pedido, copia o termo padrão de garantia do respectivo tipo de pedido se houver.

Verificar se o tipo de pedido exige itens para a nova situação do pedido

(Antes de alterar)
Verifica no tipo de pedido se a situação para a qual o pedido será alterado exige o registro de itens no pedido.

Cancelar os títulos quando pedido for cancelado

(Depois de alterar)
Cancela os títulos (financeiro) do pedido:
Não serão alterados "valores" dos títulos.

Atualizar CRM

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Ao criar um pedido originado pelo CRM, o respectivo contato deve ser atualizado.
Se o pedido passar a aprovado ou pendente, então o contato é assumido como "Aprovado".
Se o pedido for cancelado, o contato é alterado para "Recusado".

Preencher vendedor e representante

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Preencher o vendedor e representante no pedido com informações do cadastro do cliente do pedido conforme estiver definido no tipo de pedido (ver campo "Informar representante e vendedor do cliente").

Calcular comissões quando necessário

(Depois de alterar)
Calcula as comissões somente se necessário:

Calcular crédito tomado no pedido

(Antes de alterar, Depois de excluir, Antes de inserir)
Esta rotina é responsável pelo cálculo do atributo Crédito tomado dos pedidos e pela indexação deste crédito ao cadastro do respectivo cliente que é automaticamente atualizado na regra de POS (ver Crédito tomado do cliente).

Os critérios considerados para tomar o crédito em um pedido são:

Atualizar crédito tomado no cliente

(Depois de inserir, Depois de alterar, Depois de excluir)
Atualiza o valor total de crédito tomado pelo cliente.

Preencher moeda

(Antes de inserir)
Caso a moeda não seja informada, preencher com a moeda padrão do sistema.

Preencher informações da situação financeira

(Antes de inserir)

Atualizar a situação do financeiro do pedido

(Antes de alterar)
Atualiza a situação do financeiro do pedido e bloqueia a operação caso a situação do pedido não esteja definida no campo Situações do pedido que permitem a situação bloqueada do Tipos de pedidos.

Atualizar situação dos pedidos de consumo

(Depois de alterar)
Situação do pedido deve atualizar as situações dos pedidos de consumo.

Ajustar a data e hora programada

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando informar a data/hora programada, preencher a data programada e a hora programada.
Caso não informar a hora programada, assumir 17:00 (preferencia)
Quando informar a data programada calcular a data/hora programada considerando a hora.

Atualizar previsão financeira

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Atualiza o fluxo financeiro gerando títulos previstos para o pedido de acordo com o saldo do valor a receber que ainda não foi faturado.

Se o tipo de pedido for alterado, remove qualquer previsão financeira registrada anteriormente.

Se o tipo de pedido utiliza o financeiro através de títulos informados de forma avulsa:

Se o tipo de pedido estiver programado para gerar previsão financeira, então o sistema verifica o valor de saldo do pedido (calculado pelas quantidades com faturamento pendente) e divide conforme indicado no plano de pagamento.

As datas de vencimento são calculadas considerando a primeira das seguintes datas que estiver preenchida:

OBS:
As datas de vencimento serão mantidas quando não ocorrer alteração na previsão de entrega, desta forma alterações manuais no vencimento do título não serão substituídas.

Excluir previsao financeira

(Antes de excluir)
Exclui os registros de previsão financeira.

Atualizar reservas de produtos

(Depois de alterar)
Quando ocorrer a atualização da situação do pedido, de manutenção para previsto/analise deve executar a atualização das reservas de estoque.

Gerar pedidos de produção

(Depois de alterar)
Quando informado tipo de pedido qual a situação que gera os pedidos de produção, deve ser criado um pedido de produção utilizando a engenharia de produtos.

Preencher grupos empresariais

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Preenche as informações de grupo empresarial do fornecedor e do cliente conforme o cadastro dos mesmos.
Caso não exista uma grupo empresaral, assume o próprio cliente/fornecedor como grupo.

Copiar informações do agrupador

(Depois de alterar)
Caso não informado as informações no pedido e informado um agrupador deverá ser utilizado as informações.

Ratear acréscimo

(Depois de alterar)
Quando o valor de acréscimo for alterado, ele deve ser rateado proporcionalmente entre todos os itens do pedido.
Para efeito de rateio, será considerada como peso a (quantidade - quantidade cancelada) * preço.

Note que o número de decimais a ser considerado é definido pela preferencia ERP.CASAS_DECIMAIS.

Validar regras de negócio específicas

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Roda as regras de negócio configuradas no ambiente.

Popular data de validade

(Antes de inserir)
Quando não informado a data de validade e o tipo de pedido tiver quantidade de dias para validade informado deve-se atualizar essa data.

Executar estratégias de atendimento

(Depois de inserir, Depois de alterar)

Atualizar comissões estabelecimento das comissões contratadas

(Depois de alterar)
Caso o estabelecimento seja alterado, o estabelecimento das comissões contratadas deverá ser igualmente alterado.

Atualizar preços na troca de lista

(Depois de alterar)
Ao trocar a lista de preços do pedido, deve ser atualizado os preços de venda dos produtos

Enviar e-mail de notificação

(Depois de excluir, Depois de inserir, Depois de alterar)
Processa as Regras notificações de pedidos, gerando as notificações configuradas para a operação que está sendo realizada neste pedido.

Incluir informações do pedido modelo

(Depois de inserir)
Ao incluir um novo pedido, e o mesmo utilizar um tipo de pedido que possua um modelo, os itens do pedido modelo são inseridos no pedido.

Atualizar informações conforme auto-preenchimento do tipo de pedido

(Depois de inserir)
Atualizar informações conforme auto-preenchimento do tipo de pedido.

Infomar áreas físicas

(Depois de inserir)
Informar a áreas físicas do pedido, considerando:

Calcular chave do pedido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula a chave de identificação única do pedido de acordo com o que estiver definido no atributo "Chave do pedido" no respectivo tipo de pedido.

Preencher informações de garantia

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Preencher as informações sobre a garantia do pedido ou do serviço prestado.

Atualizar financeiro do importador

(Depois de inserir, Depois de alterar, Antes de excluir)
Em pedidos de exportação, caso o importador também seja um estabelecimento e a preferencia PEDIDOS.PEDIDOS.GERAR_FINANCEIRO_IMPORTADOR estiver ativa, então o sistema gera títulos para representar o financeiro do importador.

Registrar uso de controle de numeração

(Depois de inserir, Depois de alterar, Depois de excluir)
Registrar o uso do controle de numeração

Remover plano de pagamento para pedidos que não permitem o uso de plano de pagamento

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Caso o tipo de pedido não permita o plano de pagamento, deve ser removido o valor caso informado.

Calcular fornecedor quando alterado estabelecimento

(Antes de alterar)
Quando o tipo de pedido estiver configurado para fornecedor = estabelecimento, o sistema deve setar o fornecedor quando for alterado o estabelecimento do pedido

Validar permite histórico pendente

(Antes de alterar)
Valida se o tipo de pedido permite históricos de pedidos pendentes na situação que o pedido está.

Se houver um histórico pendente para este pedido, será apresentado erro.

Salvar exclusividades produtos

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Produto o tipo de pedidos está marcado pra gerar exclusividade deve-se gerar a exclusividade dos produtos que tenham exclusividade marcada no tipo de produto.

Herdar informações do pedido agrupador

(Antes de inserir, Antes de alterar)
O pedido deve herdar algumas informações do pedido agrupador, como por exemplo classificação de pedido.

Calcular estágio

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Permite definir o próximo estágio do pedido com base no checklist.

Conta corrente para borderô

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Conta corrente deve ser informada somente quando o tipo de pedido for Borderô

Informar null ordem de compra

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Quando a ordem de compra não estiver informada e estiver com espaços em branco, os mesmos serão removidos.

Validar ordem de compra

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Caso já exista uma ordem de compra para o mesmo cliente, deve ser alertado ao usuário.

Calcular frete

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o frete conforme os calculadores de frete.

Gerar abastecimento

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Gerar o abastecimento conforme determinado no tipo de pedido

Validar bloqueio de inventário

(Antes de alterar)
Se a situação do pedido for alterada para "I" ou "P" e o tipo de pedido está configurado para bloquear a emissão, então verifica se existe algum inventário em execução que inclua algum dos produtos deste pedido e que seja do mesmo estabelecimento e tipo de estoque.

CALCULAR_PRAZO_MEDIO

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o prazo médio ponderado do parcelamento em dias

Atualizar responsável dos itens

(Depois de alterar)
Se o TECNICO_RESPONSAVEL_ID for modificado e não for nulo, então atualiza todos os itens do pedido que tiverem RESPONSAVEL_ID nulo e/ou atualiza os itens do pedido que tiverem o mesmo técnico responsável do pedido.

Preencher DATA_HORA_INICIO_PROGRAMADO

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Preenche os campos DATA_HORA_INICIO_PROGRAMADO para início da execução dos serviços da OS a partir de DATA_INICIO_PROGRAMADO ou HORA_INICIO_PROGRAMADO modificados

Preencher veiculo

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Caso o pedido tenha uma OS veículos vinculada preenche veiculo_id

Validar placa do veiculo

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se o tipo de pedido estiver com o campo informar_placa marcado como "Requerido" e o campo não estiver informado apresenta erro.

Data para entrega do pedido >= data de emissão do pedido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data para entrega deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Data de aprovação do pedido >= data de emissão do pedido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data de aprovação do pedido deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Data de cancelamento do pedido >= data de emissão do pedido!

(Antes de alterar)
A data de cancelamento deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Data programada para o pedido >= data de emissão do pedido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data programada deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Data requerida para entrega deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido!

(Antes de alterar, Antes de inserir)
A data requerida para entrega deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Data requerida limite para entrega do pedido >= data requerida!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data requerida limite deve ser maior ou igual a data requerida.

Data de validade do pedido >= data de emissão do pedido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data de validade deve ser maior ou igual a data de emissão do pedido.

Cliente sem crédito disponível!

(Antes de alterar)
Não é possível concluir o pedido se o cliente não possuir crédito disponível.

Cliente não cadastrado!

(Antes de inserir)
Cliente não está cadastrado.

Fornecedor não cadastrado!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Não é um fornecedor cadastrado

Data de entrega não pode ser superior a data atual!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
A data de entrega do pedido não pode ser futura, ou seja, não pode ser superior a data atual.

Pessoa informada deve estar cadastrada como CLIENTE!

(Antes de inserir)
Pessoa informada como destinatário deve estar cadastrada como cliente.

Pessoa informada deve estar cadastrada como FORNECEDOR!

(Antes de inserir)
Pessoa informada no pedido deve ser cadastrada como fornecedor.

Valor de desconto acima do permitido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validação do desconto informado:

Documento referenciado não é valido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validar se o documento referenciado (representante) é valido.
São aceitos:
ou

Exemplos:
NFF-000-123456

Não é permitido gerar pedido para CONSUMIDOR FINAL!

(Antes de inserir)
Quando informado consumidor final, deve ser exigido que o usuário informe uma pessoa cadastrada.

Valor de desconto não pode ser menor que 0 (zero) ou maior que o valor total do pedido!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Não deve ser permitido informar descontos com valores negativos (menores que 0 (zero)) ou maiores que o valor total do pedido (0 >= desconto =< valor total do pedido).

Não é permitida a alteração de valores (frete, descontos, despesas) quando situação for diferente de "manutenção"!

(Antes de alterar)
Não é permitida alteração de valores (frete, descontos, despesas) quando a situação do pedido for diferente de "em manutenção".

Não é permitido descontos superiores ao valor!

(Antes de inserir, Antes de alterar)

Representante informado está inválido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Verifica se o "representante" informado está de acordo com o atributo do tipo de pedido "Validação representante", verifica também se o mesmo está ativo.

Valida o representante informado no pedido:

Vendedor informado está inválido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Valida o vendedor informado no pedido:

Valor de desconto em franquia só pode ser informado quando o valor de franquia for superior a 0 (zero)!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Valor de desconto em franquia só pode ser informado quando o valor de franquia for superior a 0 (zero).

O tipo de pedido não permite que o valor total do pedido seja 0 (zero)!

(Antes de alterar)
O tipo de pedido não permite que o valor total do pedido seja igual a 0 (zero) quando a situação do pedido for diferente de "manutenção".

Validar o tipo de item dos produtos

(Antes de alterar)
Valida o produto quanto ao tipo de item. Produtos do tipo 99 serão aceitos apenas se o respectivo tipo de pedido permitir.

Verificar bloqueio do cliente

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Bloqueia as operações de "vendas" para os pedidos das categorias "serviço", "venda" ou "representação" quando o cliente estiver bloqueado ou o seu conceito não permitir registrar pedidos de venda.
Também verifica se a data de validade do cliente está expirada (apenas para condições de pagamento que utilizam o limite de crédito.

Tipo de pedido não permite informar o desconto nesta situação!

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Verifica se a situação do pedido está configurada para permitir informar descontos no cadastro do tipo de pedido.

Quando pedido for do tipo "Consumo" deve ser preenchido o pedido consumo vinculado

(Antes de inserir, Antes de alterar)

Validar troca de estabelecimento

(Antes de alterar)
Caso o estabelecimento seja alterado, uma série de validações devem ser executadas:

Validar valor mínimo conforme plano de pagamento

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Verifica se o valor total do pedido é maior ou igual ao valor mínimo informado no plano de pagamento.

Validar estoque negativo

(Antes de alterar)
Valida o estoque do pedido conforme definido no atributo "validar estoque no fechamento do pedido" do respectivo tipo de pedido.

Validar plano de pagamento

(Antes de alterar, Antes de inserir)
Valida se o plano de pagamento utilizado é um plano válido para conclusão do pedido.

Se o pedido tem um plano de pagamento informado, este plano deverá ser válido.
Para pedidos em manutenção, apenas uma mensagem de advertência é informada, caso contrário, o sistema apresentará erro e não irá permitir salvar a operação.

Centro de custo não é permitido neste estabelecimento

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validar se o Centro de custo pode ser informado neste estabelecimento

Validar tipo de pedido

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Apenas tipos de pedidos que estão ativos no seu cadastro podem ser utilizados em um pedido.

Validar projeto informado

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Validar se o projeto informado pode ser vinculado ao pedido.

Desconto deve ser maior que zero e menor que 100%.

(Antes de inserir, Antes de alterar)
O valor do campo PERCENTUAL_DESCONTO deve estar entre zero e 100% podendo também ser nulo.

Validar plano de contas

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Se o plano de contas for alterado e não nulo, verifica se o novo valor é de um plano ativo.
Se não for, gera uma mensagem de erro

Calcular comissões

Calcula as comissões devidas para o pedido com base nas regras de comissionamento.
Primeiro atualiza as comissões por item do pedido e em seguida totaliza as comissões do pedido.

Cancelar quantidades a faturar

Cancela as quantidades a faturar dos itens de pedido com data de emissão menor ou igual a data atual menos o número de dias informado na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_CANCELAR_QTDE_FATURAR.

Validar regras comerciais para pedidos

(Depois de alterar, Depois de inserir)
Executa todas as regras comerciais para pedidos que estão ativas.

Gerar pedidos

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Verifica se existe alguma regra ativa de geração de pedidos cadastrada na interface Regras de geração de pedidos e gera pedidos conforme as regras.

Gerar exclusividades produtos

Gera exclusividades dos itens de pedidos quando necessario.

imprimir pedido

Imprime o pedido em impressora matricial definida como padrão para o usuário da sessão.

Apresentar endereço pessoa(codigo, endereco, cliente)

Mostra o endereço completo de um campo contendo o código de uma pessoa, inclui um link para o cadastro desta pessoa e acrescenta um "badge" identificando que o cadastro está inativo, bloqueado ou se possui algum conceito que está bloqueando.

Aprovar ou cancelar perspectiva de negócio

Ao aprovar um pedido da CATEGORIA "Orçamento" que possui contato CRM vinculado, esse contato passa para o RESULTADO "Aprovado". Somente é alterado o resultado quando não estiver nas seguintes situações: "Aprovados", "Não-aprovados" ou "Recusados".

Ao cancelar um pedido que possui contato CRM vinculado, esse contato passa para o resultado "Recusado".

A SITUACAO da perspectiva de negócio passa para "realizado" ou "não realizado".

Clonar(atualizar_precos)

Permite clonar um pedido, gerando um novo pedido com a situação "Em manutenção" com as mesmas informações do pedido copiado.

Os seguintes dados serão atualizados no novo pedido:

Apenas os dados básicos do pedido são clonados (pedido + itens). Demais informações como títulos, modos de pagamento, etc. não são clonados.

Ajustar endereço ao alterar cliente

Quando o cliente do pedido for alterado e o endereço de entrega for diferente de um endereço atual do cliente, o mesmo será ajustado para o endereço principal do novo cliente.

Validar endereço principal do cliente

Quando o tipo de pedido precisa calcular impostos, então o cliente precisa ter um endereço principal cadastrado, caso contrário uma mensagem de erro será apresentada:

Validar cadastro do cliente

Apresenta uma mensagem de erro ou alerta (conforme configurado no tipo de pedido) caso exista alguma coisa no cadastro do cliente que bloqueia a operação:

Abrir borderô

Abrir o borderô para edição

Adicionar registro na fila de integração

(Depois de inserir, Depois de alterar)
Caso exista um sistema externo ativo e o pedido for dele, deve-se adicionar na fila de integração o registro para atualização.

Ajustar ações(bloco)

Rotina central para ajustar as ações de um bloco de interface qualquer. A rotina poderá ser chamada de diversas interfaces que utilizam pedidos como base, desde que os nomes das ações sigam a seguinte convenção de nomes:

O uso deste método a partir das interfaces, deve ser algo tipo:
EntPedidos pedido = new EntPedidos();
pedido.findById(pPedidoId);
pedido.ajustarAcoes(this);

Ajustar autocomplete dos produtos(produto)

Este método deve ser utilizado nas interfaces que definem os produtos do pedido para customizar o autocomplete do campo "Produto".
O método verifica os casos onde o pedido está vinculado a uma lista de preços específica e, nestes casos, o autocompletar lista apenas estes produtos.

Atualizar pedidos com previsão financeira em moeda estrangeira

Atualizar pedidos com previsão financeira em moeda estrangeira.

Quando ocorrer a atualização na moeda, modificando o fator de conversão deve ser atualizado o pedido, e desta forma atualizando o financeiro previsto.

Atualizar preços dos itens(nome_global_interface)

Atualiza os preços dos itens e conjuntos que não estão cancelados ou aprovados.

Atualizar previsão financeira integral

Atualiza o financeiro do pedido de forma que os títulos registrados diretamente com ele correspondem a parcelamento integral do mesmo. Novos títulos somente seriam inseridos/excluídos se o plano de pagamento for alterado por um numero diferente de parcelas.
Se o plano prever 4 títulos, o parcelamento será sempre de 4 títulos, indiferentemente de algum já ter sido pago.

Avaliar Estoque(montar_html)

Avalia o estoque dos itens do pedido e retorna uma lista de itens que estão com estoque negativo.

Caso não haja nenhum item com estoque negativo, será retornado uma String vazia.

Buscar conta gerencial

Busca a conta gerencial que deve ser utilizada nos títulos financeiros gerados por este pedido.
O sistema utilizará a primeira conta gerencial que puder achar dentre as seguintes opções:

Buscar conta de e-mail

Retorna a conta de e-mail que deve ser utilizada para envio de notificações relacionadas a este pedido.
A conta retornada será a conta do respectivo estabelecimento OU, caso exista, a que estiver configurada para o tipo de pedido no estabelecimento.

Buscar LOP padrão

Retorna o ID do LOP padrão a ser utilizado para este pedido.

Se o pedido estiver vinculado a um plano de pagamento, retorna o LOP deste plano de pagamento, caso contrário, se o tipo de pedido não for da categoria "Compra", então retorna o LOP padrão configurado para o cliente. Caso o cliente não tenha um LOP definido, retorna o LOP padrão do estabelecimento.

Pode retornar NULL se não foi identificado um LOP para ser utilizado.

Buscar origem CFOP

Busca o código utilizado com origem da mercadoria na lógica da CFOP:

Cabecalho pedido

Cabecalho pedido pagina(pular_pagina)

Calcular Percentual Acumulativo(texto, tipo)

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Calcula o percentual acumulativo de descontos e/ou de acréscimos.

Calcular situação do cliente

Retorna a situação de bloqueio do cliente do pedido. Se não houver bloqueio, retorna nulo.

Cancelar orçamentos(dias, operacao, tipo_cancelamento, motivo_cancelamento)

Cancelar o orçamentos

Carregar valor total

Retornar o valor total utilizando a quantidade a carregar como base

Criticas(apresentar_as_mensagens)

Retorna as críticas do pedido.

Data e hora Atual

Retorna a data e hora atual

Data de início do parcelamento

Retorna a data que deverá ser utilizada para o início do parcelamento. Esta data é utilizada no calculo das previsões financeiras e será a primeira data informada entre as seguintes:


Email pedidos(dia, estab)

Realiza o envio do relatório sobre os pedidos emitidos.
Caso parâmetro informado seja "TRUE" será enviado apenas os pedidos do dia atual, senão os pedidos do mês atual.

Será enviado um e-mail para cada estabelecimento cadastrado no sistema.

Emitir borderô

Processo para emissão do borderô, gerando um documento

Enviar e-mail para validade dos orçamentos

Procedimento deve realizar o envio de e-mail para alertar quais orçamentos estão com a validade ultrapassada.

Excluir pedidos em manutenção

Realizar a exclusão dos pedidos que estão em manutenção.

find by pedido(pedido)

Find by para usuário liberação de desconto

Como a FK FK_PEDI_USUARI_USUARIO_LIBERACAO_DESCONTO está usando a entidade RTAUTH.USUARIOS, não há findBy na entidade para o usuário de liberação de desconto.

Find pedido

Sobrescreve o método padrão criado pelo ads.
Para resolver o problema criado na alteração da UK pedido para UK pedido + versão

Liberar pedido para faturar

Procedimento libera o pedido informado para ser faturado, caso não tenho documentos fiscais vinculados para seus itens.

Alteração de pedido de consumo(ip)

Rotina para alteração de pedido de consumo

Pedido de consumo exclusão(ip)

Rotina de exclusão de pedido de produção

Pedido Consumo Inclusao(ip)

Registro de inclusão para o pedido de consumo

Pedido consumo inclusao com atendimento(ip, atend, salvar)

Pedido de consumo para inclusão com informação do atendimento

Pesquisa preço(produto, quantidade, quantidade_inserida, bloco_base)

Pesquisa o preço a ser utilizado para um produto neste pedido. Esta rotina considera todos os elementos que estão relacionados a consulta às listas de preço, tais como:

A rotina retorna o item da lista de preço, o que agrega informações como quantidades mínimas, preço mínimo, preço máximo, descontos, comissões, identificação da lista utilizada, etc.

A rotina já faz todos os cálculos do preço de forma que o atributo PRECO_SUGERIDO já vem pronto para o uso, ou seja, o valor do atributo não será necessariamente o mesmo que estava originalmente na lista.
O "hint" deste atributo também vem preenchido com um "memorial" que acrescenta informações do preço (tais como preço mínimo, máximo, quantidade mínima), bem como justifica o preço sugerido, incluindo informações como percentuais de desconto aplicados, preço original, acréscimos, etc.

Ver também:

Popular Classificações(classificacao, tipo_pedido)

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido

Popular plano de pagamento(plano_pagamento)

Rotina de uso geral utilizada para popular as opções de plano de pagamento para este pedido.

Precisa autorizar ?(preco, item_lista_preco)

Função que verifica se um preço informado precisa ser autorizado conforme um item de lista de preços.
A função verifica:

A função retorna NULL se tudo estiver certo ou uma mensagem de erro descrevendo a inconsistência encontrada.

Observação:

qtde itens

Retorna a quantidade de itens do pedido.

Quantidade total de volumes do pedido

Quantidade total de volumes deste pedido

Realiza processo de entrega(manual)

Procedimento realiza a geração do documento de saída do pedido

Retornar cubagem total do pedido

Retornar o valor total de cubagem deste pedido

retornar Margem de contribuição

Retornar a margem de contribuição do pedido

Retornar peso embalagem total do pedido

Retornar o peso total das embalagens dos produtos do pedido em Kg.

retornar peso total do pedido

Retornar o peso total do pedido em Kg

Retornar Vendedor(id)

Retornar o vendedor passado por id

retorno valor total

Retorno valor total pedido

Retorna o valor pendente de mercadorias a enviar/receber.

rodape(pagina)

Rodape linha(linha, pagina)

Uk string

Padronização para identificar um pedido

Valida autorização preço(usuario, senha)

Valida se o usuário possui autorização ou não para liberação de preços abaixo do preço mínimo ou abaixo do custo de aquisição.

Validar data e hora requerida

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Valida se existe uma data quando informado uma hora requerida, apresentando uma mensagem de erro.

Validar responsável pelo talão

(Antes de inserir, Antes de alterar)
Valida o responsável pelo talão conforme configurado no tipo de pedido.

Valor de crédito tomado

Esta rotina é responsável pelo cálculo do atributo Crédito tomado dos pedidos e pela indexação deste crédito ao cadastro do respectivo cliente que é automaticamente atualizado na regra de POS (ver Crédito tomado do cliente).

Os critérios considerados para tomar o crédito em um pedido são:

Verificar estoque

Verifica se existem mercadorias no estoque para atender ao pedido.
Retorna um texto vazio caso existam mercadorias disponíveis no estoque, caso contrário, retorna uma mensagem contendo um conjunto de linhas reportando os produtos que não possuem estoque disponível.