Entidade PEDIDOS_CLASSIFICACOES

PEDIDOS.PEDIDOS_CLASSIFICACOES

Descrição

Define a classificação/prioridade de atendimento do pedido.

Atributos

AtributoDomínioRegrasDescrição
IDID(18)Rqd PK Id:
Chave de identificação interna
CLASSIFICACAO_PEDIDOUPPER(160)Rqd UK Classificação de pedido:
Nome dado para identificar a classificação de um pedido.

Exemplos:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
DESCRICAOTEXTRqd Descrição:
Descrição da classificação ou prioridade de atendimento dos pedidos.

Exemplos:
  • Pedidos de até 06 itens que serão entregues em até 30 min após emissão do mesmo; (manhã até 11:30 e tarde até 18:18).
  • Pedidos para entrega em até 48 horas após a solicitação do cliente.
  • URGENTE: Cliente retira em até 30 minutos.
  • Transportadora retira no final do dia.
PRIORIEDADEINTEGERRqd Prioridade:
Define a prioridade do pedido. Quanto mais próximo de 0 maior a sua prioridade.

Valor padrão = 99
ATIVOFLAG(1)Rqd Ativo:
Indica se a classificação da prioridade está ativa, ou não.

Valor padrão = S
FUNCAO_ACESSO_IDID(18)FK Função de acesso:
Quando informado, indica que esta classificação somente pode ser utilizada por usuários que tenham este cargo/função.

Referência para FUNCOES_SISTEMAS
CONDICAOSOURCE_CODECondição:
Indica uma condição que deve ser atendida para que esta classificação possa ser utilizada em um determinado pedido. A condição é registrada através de uma expressão SQL. A contextualização do SQL deve ser feita com a macro "${id}" que deve representar o ID do pedido que está sendo classificado. Para poder classificar este pedido com esta classificação, então este SQL deverá retornar pelo menos um registro. Caso contrário, uma exceção será disparada e o pedido não poderá ser alterado.

Exemplo:
select 1
from pedidos p
join incoterms i on i.id = p.tipo_frete_id
where p.id = ${id}
and i.sigla = 'CIF'
and p.situacao in ('A','I','P')
and p.valor_servicos = 0
MENSAGEM_ERROTEXT_LONGMensagem de erro:
Mensagem que deverá ser apresentada para o usuário no caso da condição não ser atendida.

Regras

Popular opções(campo, pedido_id)

Método que centraliza o processo que popula as opções de classificação de um pedido, considerando apropriadamente o contexto do pedido e as permissões de acesso do usuário.