Gestão de pedidos

Índice

Fechamento financeiro do pedido

PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO

Descrição

Fechamento financeiro do pedido:

Definição da espécie de documento para geração do documento de entrega/baixa dos estoques:

Definições dos tipos de títulos gerados:


Ver:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data e hora em que o pedido foi considerado pronto (produtos entregues e/ou serviços concluídos) pela produção/suporte/atendimento.
...
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.

Serviços cancelados não são considerados
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Define se ao realizar o financeiro do pedido, deve ser realizado a entrega/baixa do pedido
Opção para cancelamento do futuro faturamento das quantidades dos itens entregues.
Os itens com faturamento cancelado não serão apresentados nas interfaces de emissão de documentos quando esta opção for selecionada e for gerada a entrega do pedido.
O valor padrão para o campo (marcado ou desmarcado) pode ser configurado no campo "Cancelar faturamento na entrega" do cadastro de Tipos de pedidos.
Conta contábil gerencial para o título a ser gerado por este pedido. Todos os títulos gerados irão utilizar a mesma conta contábil.
Caixa onde será movimentado o valor de dinheiro/espécie.
As opções apresentadas são as contas-correntes ativas dos estabelecimentos que o usuário tem acesso.
Valor para pagamento em espécie (dinheiro ou moeda).
Valor que será pago posteriormente pelo cliente.
Caso informado um plano de pagamento no pedido será utilizado como base, para geração dos títulos, caso informado "N" na preferência FINANC.TIPOS_TITULOS.USAR_PLANO_PAGAMENTO_PEDIDO_CARTEIRA não irá utilizar o plano.
Caso não informado será gerado um título com data de vencimento igual a data de emissão
Data de vencimento do título carteira. Só é apresentado ao informar o um valor no campo "pagamento futuro (carteira)".
Serve apenas para separar os campos de cheque
Quantidade de cheques
Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa.

Propriedades (format)

min-value, max-value

Ver Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value)
LOP a ser utilizado para operação com cheques.

São apresentados somente LOPs que o usuário possui acesso. Para apresentar todos os LOPs, deve ser modificada a preferência PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS.
Serve apenas para separar os campos de boletos
Quantidade de boletos a serem emitidos
Valor para pagamento com boletos bancários.
LOP a ser utilizado para operação com boletos.

São apresentados somente LOPs que o usuário possui acesso. Para apresentar todos os LOPs, deve ser modificada a preferência PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS.
Serve apenas para separar os campos cartão de credito
Quantidade de parcelas para o crédito
Valor pago em cartão de crédito.
LOP a ser utilizado para operação com o cartão de crédito.

São apresentados somente LOPs que o usuário possui acesso. Para apresentar todos os LOPs, deve ser modificada a preferência PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS.
Serve apenas para separar os campos de cartão de débito
Valor pago em cartão de débito.
LOP a ser utilizado para operação com o cartão de débito.

São apresentados somente LOPs que o usuário possui acesso. Para apresentar todos os LOPs, deve ser modificada a preferência PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS.
Domínio primitivo para representar/implementar atributos do tipo texto.

Propriedades (format)


text-transform

  • uppercase: Transforma o texto para letras maiusculas
  • lowercase: Transforma o texto para letras minúsculas
  • capitalize: Primeiras letras em maiúscula
  • ascii7: Ajusta acentos, cedilhas e outros caracteres especiais para caracteres básicos
  • trim: Remove espaços extras no início e no fim do texto.

ellipsis-in

Indica que deve apresentar apenas "N" primeiros caracteres. Se existir um quarto caractere, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado

ellipsis-at

Indica que deve apresentar todos os caracteres até o caractere incluído como parâmetro. Se o caractere informado não for encontrado, então mostra todo o conteúdo. Se ocorrer algum caractere depois, será apresentado "..." e se o usuário passar o mouse sobre o campo, o valor completo será apresentado.

OBS: Se ambas propriedades forem utilizadas ao mesmo tempo, apresenta até o caractere "X" limitando a "N" caracteres.

validações

  • accept-digit:S/N = define se aceita ou não digitos
  • accept-alpha:S/N = define se aceita caracteres alfabeticos
  • accept-special:S/N = define se aceita caracteres especiais
  • min-length: = define a quantidade minima de caracteres
  • max-length: = define a quantidade maxima de caracteres
Valor a ser pago pelo cliente por PIX.
LOP utilizado no pagamento PIX.


São apresentados somente LOPs que o usuário possui acesso. Para apresentar todos os LOPs, deve ser modificada a preferência PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS.
Campos de outros valores
Internamente, este domínio tem um funcionamento identico ao DECIMAL, porém pode ser utilizado como se fosse um domínio VALUE.
A diferença está no fato do domínio tratar as casas decimais de forma fixa.

Propriedades (format)

min-value, max-value

Ver Limitar valores de campos para uma faixa de valores (min-value, max-value)
Valor adicional a ser acrescido no financeiro.
Permite definir um desconto a ser informado no financeiro do pedido.
Valor do troco (diferença do valor pago - valor total do pedido).
Saldo do valor que não possui título(s) no financeiro para pagamento do pedido.
Texto destinado aos títulos gerados
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.

Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
  • Títulos dos estabelecimentos aos quais o usuário possui acesso.
  • Títulos que estejam com a situação "Aberto", e com previsão de pagamento inferior ou igual data atual.
  • Títulos que estejam liberados para pagamento.
  • Títulos que estejam com a opção "Utilizado como crédito na emissão dos documentos" diferente de "Não usar" informada no cadastro de Tipos de títulos.

Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento.
Apresenta os títulos em haver para o cliente do pedido conforme configurado no SQL da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Cancelar pedido

Cancelar o pedido
Topo

Imprimir matricial

Imprimir pedido ou ordem de serviço em matricial
Topo

Gerar carteira

Pedidos apresentados na lista de valores serão considerados como "Entregues" com o financeiro gerado em carteira.
Topo

Desfazer

Executa a exclusão dos títulos financeiros (contas a receber) vinculados diretamente ao pedido, permitindo nova execução do processo de geração dos títulos para o pedido.
Não serão realizadas alterações nos documentos vinculados ao pedido.

Dúvidas frequentes

  • Como configurar o lançamento dos recebimentos de pedidos no caixa informado?
  • Configurações

    PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.APRESENTAR_TODOS_LOPS

    Apresentar todos os LOPs ativos

    Os lops são apresentados conforme o usuário possui direito de acesso. Caso queira que seja liberado todos os lops, deve ser informado valor "S".

    Deixar esta preferência em branco implica que deve ser filtrado somente os lops que o usuário possui acesso.

    Tipo: TEXT

    PEDIDOS.PRO_FINANCEIRO_PEDIDO.REALIZAR_ENTREGA_PEDIDO_PADRAO

    Define um padrão para realizar a entrega/baixa do pedido ao realizar o financeiro.

    Valor padrão: S

    Regras

    Ajustar LOPs conforme acesso ao usuário

    Ajusta os campos de LOPs para apresentar somente os LOPs que o usuário possui acesso.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Ajustar contas contábeis gerenciais

    Apresentar apenas as contas contábeis gerenciais do plano de contas do estabelecimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"

    Ajustar títulos haver

    Apresenta os títulos em haver para o cliente informado no pedido, conforme definido na preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS. Caso ela esteja vazia o campo não será apresentado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Ajustar valores em haver crédito

    Ajusta os valores em haver, conforme a preferência
    FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Ajustar visibilidade de campo data vencimento

    Quando informado um valor para pagamento futuro(carteira), o campo data vencimento fica visível.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor para pagamento futuro(carteira)" do formulário "Alterar"

    Apresentar campo de baixa de pedido

    Apresentar o campo de entrega/baixa de pedido já marcado conforme preferência.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Apresentar contas correntes

    Apresentar as contas correntes/caixas que o usuário pode realizar movimentações
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Apresentar estabelecimentos do usuário

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Apresentar valor restante

    Calcular o valor faltante (saldo a pagar) do título, calculado por:
    valor restante = valor total do pedido 
                     - valor em boletos
                     - valor em cartão de crédito 
                     - valor em cartão de débito
                     - valor em cheques
                     - valor em espécie (dinheiro)
                     - valor para pagamento futuro
                     + troco
    
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Troco" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor acréscimo" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor antecipado" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor cartão de crédito" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor em boletos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor em cartão débito" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor em cheque" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor em espécie (dinheiro)" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor para pagamento futuro(carteira)" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor PIX" do formulário "Alterar"

    Bloquear acesso aos campos

    Não permitir acesso aos campos de valores
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Bloquear estabelecimento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Caixa é obrigatório

    Quando existir recebimento de valor espécie, deve ser obrigatório o preenchimento da conta caixa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Caixa movimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor em espécie (dinheiro)" do formulário "Alterar"

    Entregar mercadoria

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Remover botões

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Remover botões da lista

    Remover botões de ações da lista
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Salvar informações de pagamento

    Salva as informações de pagamento referente ao pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"