Gestão de pedidos

Índice

Troca de cliente de pedido

PEDIDOS.PRO_PEDIDO_TROCA_CLIENTE

Descrição

Permitir a troca do cliente de um pedido.

Observações:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Campo apresenta informações do pedido como títulos e notas vinculadas
  • Título vinculados ao pedido informa se já foi enviado para banco, caso tenham sido enviados para o banco, apresenta mensagem em vermelho informando que não serão alterados.
  • Documentos emitidos são apresentados com uma mensagem em vermelho informando que não serão alterados


O conteúdo apresentado nesse campo é o resultado da execução do script registrado na preferência PEDIDOS.PRO_PEDIDO_TROCA_CLIENTE.INFORMACOES_PEDIDO.SCRIPT
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Fornecedor destino para o pedido
Código para qual cliente será transferido o pedido
Define se deve também deve alterar o cliente dos títulos vinculados ao pedido. Somente serão alterados títulos em manutenção, previstos, abertos (neste caso, somente se não foram enviados ao banco, ou seja, não possua data de envio ao banco), e somente aos títulos que sejam do mesmo cliente do pedido.
Permite definir se deve atualizar o vendedor do pedido com o vendedor atual do cliente destino.
Valor padrão: N
Permite definir se deve atualizar o representante do pedido com o vendedor atual do cliente destino.
Valor padrão: N
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutenção
FILIAL 1COMPRAEmitido / Analise
FILIAL 2AMOSTRAPendente / Proposta
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovado
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como alterar o cliente de um orçamento ou pedido?
  • Como alterar o cliente de um pedido/OS?
  • Regras

    Ajustar campos conforme cliente destino

    Apresenta os campos de atualizar vendedor e representante do pedido somente se o cliente destino estiver cadastrado como cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente destino" do formulário "Alterar"

    Apresentar mensagem de alerta para troca conforme a situação do pedido

    Apresenta mensagem de alerta conforme a situação existente no pedido:
    • Manutenção/Pendente = Não apresentar mensagem de alerta.
    • Entregue = Apresentar mensagem que documentos já emitidos não serão alterados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Montar tela de troca de nome

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Salvar cliente

    Salvar o novo cliente informado no pedido, verificando se este possui endereço de entrega informado em seu cadastro.
    Verificar no tipo de pessoa do novo cliente se está informado o campo para endereço de entrega, cuja "sequência" deve ser >= 1.

    Quando selecionado a opção "Alterar cliente financeiro", todos os títulos vinculado ao pedido que possuem o mesmo cliente, serão trocados para o novo cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Veja também