Pedidos para importação

Índice

Cadastro de Pedidos de importação

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de importação.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedidos de importação:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Filtro que representa todas as situações de pedido que indicam que ainda falta alguma coisa a ser embarcada.
  • Listar apenas pedidos que não tem saldo a entregar
  • Listar apenas pedidos com algum saldo a entregar
Valor padrão: S
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Identificação do grupo do fornecedor. Calculado automaticamente com o grupo do fornecedor (planta).
Identificação do fornecedor dos produtos.
Pessoa responsável pela importação do pedido. Caso não informado, o importador será definido como o cliente informado no pedido.
Pessoa à qual se destinam os produtos e serviços importados.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome do representante. Deve ser uma pessoa previamente cadastrada no sistema.
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Quando informado, indica o nome do operador que está fazendo a intermediação do pedido para o cliente. Seria a pessoa com quem o vendedor está negociando.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Na operação de cópia, informa o número de pedidos que serão gerados. Informe um número entre 1 e 25
Cotação da moeda com relação à moeda padrão do sistema. Este campo somente é informado caso a moeda do pedido seja diferente da moeda padrão do sistema e é utilizado quando a cotação a ser utilizada é fixada.
Soma do preço total dos itens sem descontos ou acréscimos.
Não são considerados itens cancelados.
Valor total de descontos informados nos itens do pedido.
Itens cancelados não são considerados.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Plano de pagamento que será utilizado para os serviços vinculados ao pedido de importação.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Valor de entrada/antecipação para ser preenchido no fechamento do pedido.
Resultado da diferença entre o valor de entrada/antecipação e o valor do pedido. Este valor será utilizado para geração dos títulos de acordo com o plano de pagamento ou prazo de pagamento informado no pedido.
Peso total estimado para a carga (em toneladas)
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data prevista para o faturamento/embarque deste pedido.
Data prevista para a entrega do pedido no cliente.
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Data em que o pedido começou a ser transportado (date do embarque).
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Número do(s) documento(s) que embarcaram este pedido.
Quando marcado, permite que o usuário modifique o checklist do pedido.
Esta opção somente será apresentada para usuários que possuírem acesso a operação "MODIFICAR CHECKLIST" desta interface (Funções de usuários).
Relação de opções e/ou informações complementares pré configuradas no tipo de pedido.

Para alterar as opções do checklist do pedido é necessário o acesso a operação "MODIFICAR CHECKLIST" desta interface (Funções de usuários) e marcar a opção "Modificar checklist".
Versão editável do checklist.
Para alterar as opções do checklist do pedido é necessário o acesso a operação "MODIFICAR CHECKLIST" desta interface (Funções de usuários) e marcar a opção "Modificar checklist".

Uma opção é composta de:
nome da opção
valores dentro de colchetes separados por barra
sinal de igual

Exemplos de opções para o checklist:
seleção[primeira/segunda/terceira]=
checagem[S/N]=
texto=
Grupo de campos relacionados ao transporte do pedido.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Nome da via de transporte.
Ex:
  • Marítimo
  • Aéreo
  • Rodoviário
  • Ferroviário
  • Hidroviário
Despachante responsável pela documentação do processo de importação.
Porto de embarque dos produtos e/ou serviços importados.
Porto de destino dos produtos e/ou serviços importados.
Campo livre para incluir informações sobre o embarque.
Este campo pode ser preenchido com textos tipo:
  • Week 26
  • Week 25 to 27
  • etc.
Banco onde as operações de câmbio e débito ou crédito serão efetuadas.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Define o modelo de relatório que vai ser impresso
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do cliente a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do estabelecimento a qual deve ser enviado o pedido.
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Motivo pelo qual o pedido está sendo reaberto para edição. Este campo é utilizado para manter um histórico das alterações (versões) do pedido.
Grupo de campos relacionado à qualificação do pedido.
Nome/código de identificação da qualificação.
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Data em que o pedido foi qualificado.
Define o usuário que incluiu a qualificação para o pedido.
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Caso marcado os títulos do tipo selecionado serão concluídos e passarão em aberto.
  • Terceiros
  • Pagar
  • Receber

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Em manutençãoMATRIZVENDACIF
Emitido / AnaliseFILIAL 1COMPRAFOB
Pendente / PropostaFILIAL 2AMOSTRADDP
AprovadoCD-RSORDEM_DE_SERVICOCIF
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Emitir

Realizar a emissão do pedido
Comportamento:Topo

Reabrir

Reabre um pedido, voltando para a situação "Em manutenção". Para isto, o pedido deve estar na situação "Pendente/Proposta".
Topo

Aprovar

Permite aprovar um pedido, informando uma data de aprovação.
Serão gerados os títulos para pedido com as situações informadas na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.SITUACOES_GERAR_PREVISAO_FINANCEIRA.
Topo

Em trânsito

Informa que um pedido que foi aprovado está em trânsito.
Topo

Receber

Informa que o pedido que estava em trânsito foi recebido.
Topo

Qualificar

A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.

Quando um pedido for qualificado, pode-se retirar sua qualificação removendo sua data de qualificação. Remover a data remove também o usuário que qualificou, o tipo e observações sobre a mesma.
Topo

Cancelamento

Permite cancelar um pedido. O cancelamento é ralizado através da informação de uma data do cancelamento e do respectivo motivo.
Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Impressão PDF

Impressão do pedido em saída PDF.
Topo

Impressão Planilha

Impressão do pedido em saída planilha.
Topo

Envio de e-mail

Envia o pedido por e-mail para o cliente e fornecedor.
Comportamento:Topo

Cópia

Permite fazer uma ou mais cópias de um pedido existente.
Comportamento:Topo

Modificar checklist

Permite editar (alterar) o check list do pedido.

Configurações

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.MAXIMO_COPIAS

Número máximo de cópias

Indica o número máximo de cópias aceitos na operação de cópia de pedidos.

Tipo: INTEGER

Valor padrão: 25

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.MODIFICAR_CHECKLIST_DEFAULT

Indica que o usuário prefere entrar no modo que permite modificar o checklist.

Registra o último valor do campo "Modificar checklist" para definir o padrão de comportamento deste campo na interface.
P.ex.: Caso o campo esteja selecionado, nos próximos pedidos o campo já virá marcado e o campo checklist ficará editável e vice versa.

Tipo: FLAG

Valor padrão: N

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.NOTIFICAR_MAIL

Endereços de e-mail que deverão receber notificação de pedidos emitidos

Quando informado, indica uma relação de e-mails (separados por vírgula) que deverão ser notificados quando um pedido for emitido.

Tipo: TEXT

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.RESTINGIR_ACESSO_USUARIO

Restringir o acesso dos usuários aos dados da interface.
  • Vendedor pode olhar somente seus pedidos
  • Fornecedor por olhar somente os seus pedidos.

Valor padrão: N

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.SEPARADOR_DATAS_VENCIMENTO

Separados das datas de vencimento no relatório PDF

Determina como as datas de vencimento serão separadas no relatório PDF.

Tipo: TEXT

PEDIMP02.CAD_PEDIDOS_IMPORTACAO_02.TEXTO_IMPRESSAO

Define uma texto/mensagem que será apresentado no final do relatório/impressão

Tipo: TEXT_LONG

Regras

Ajustar campos conforme relatório

Se o relatório escolhido for para um fornecedor, deve desabilitar o e-mail do cliente.
Se o relatório escolhido for para um cliente, deve desabilitar o e-mail do fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"
  • Ao alterar campo "Modelo" do formulário "Envio de e-mail"

Ajustar checklist conforme campo "modificar checklist"

Ajusta a interface para apresentar o checklist editavel ou o checklist para informar valores, conforme a opção "modificar checklist" estiver marcada.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Modificar checklist" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Modificar checklist" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Ajustar forma de pagamento

Ajusta o campo forma de pagamento para não ser visível caso informado um plano de pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Novo"

Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Ajustar opção modificar checklist conforme direto de acesso

Permite alterar o campo "modificar checklist" caso o usuário possuir direto de acesso a função "PEDIMP02.MODIFICAR_CHECKLIST" (Funções de usuários).
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ajustar saldo

Ajusta o valor saldo (meramente informativo). Conforme é alterado os campos valor de entrada/antecipação e valor total deve ser alterado o saldo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de entrada/antecipação" do formulário "Alterar"

Ajustar valor total

Ajusta o valor total quando alterado o campo "valor de desconto".
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

Apresentar campo de moeda

Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Apresentar nome completo do representante

Apresenta o nome completo do representante.

É necessário este procedimento pois o binding do representante é de terceiro nível.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Representante" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Representante" do formulário "Novo"

Buscar grupo do cliente

Quando o usuário informar um cliente, o grupo respectivo deve ser automaticamente preenchido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Buscar grupo do fornecedor

Caso o usuário informar um fornecedor, busca o respectivo grupo dele
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Novo"

Calcular peso total

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Definir o representante

Vincula o representante.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Direcionar tela de itens de pedidos

Direcionar para tela de itens de pedidos
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Filtrar por NF

Caso seja informado um número de NF, filtra os pedidos que tem alguma embarque realizado com este número.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Limpar filtros

Caso seja informado o número do pedido ou o número de uma NF, então os demais filtros serão automaticamente removidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Montar interface para o envio de e-mail

Procedimento de montar a interface para permitir o envio de e-mail.

Os atributos deve vir preenchidos com os valores da pessoa, por exemplo o e-mail profissional.
  • FORNECEDOR
  • CLIENTE
  • VENDEDOR
  • ESTABELECIMENTO ( campo deve ser obrigatório )
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

Pedir para informar histórico de alteração

Quando pedido já estava emitido e usuário quiser alterar, apresentar campo de histórico de alteração.
Se pedido já está em manutenção, então não é necessário informar o campo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular modelos de impressão

Popular modelos de impressão definidos no tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Emitir"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

Popular planos de pagamentos

Popular os planos de pagamentos conforme o tipo de pedido selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Preparar as datas de vencimento

Prepara a lista de datas de vencimento no formulário. São 25 datas sendo que apenas as primeiro N datas são visíveis.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cópia"
  • Ao alterar campo "Número de cópias" do formulário "Cópia"

Reabrir pedido

Quando o pedido já estava emitido, ele deverá ser reaberto para permitir alteração.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"

Remover ações

Algumas ações somente estarão disponíveis em determinadas condições:
  • Alterar
    • Pedido em manutenção
  • Reabrir
    • Pedido pendente ou entregue
  • Cancelar
    • Pedido em manutenção e/ou pendente
  • Emitir
    • Pedido em manutenção
  • Desfazer cancelamento
    • Pedido cancelado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Salvar preferencia modificar checklist

Salva a preferência "PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.MODIFICAR_CHECKLIST_DEFAULT" com a opção selecionada pelo usuário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de alterar formulário "Alterar"
  • Depois de inserir formulário "Novo"

Sugerir captador

Ao informar o fornecedor, sugere o representante com o represenante que estiver no respectivo cadastro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Exportador" do formulário "Novo"

Sugerir checklist

Sugere o checklist com o que está informado no respectivo tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Sugerir estabelecimento

Se o usuário for um vendedor, deve sugerir o estabelecimento padrão. Se o vendedor estiver informado, deve sugerir o estabelecimento padrão dele. Se o usuário não for vendedor e tiver acesso a mais do que um estabelecimento, deve vir em branco para obrigar a escolhe de um estabelecimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

Sugerir pessoa de contato do cliente

Preenche o campo "Pessoa de contato" com o nome da pessoa de contato informado no campo "Pessoa de contato" do Clientes.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Sugerir vendedor

Na inclusão de um novo pedido, caso o usuário seja um vendedor, então sugerir o próprio usuário como vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Sugerir única unidade do cliente

Quando o grupo do cliente não tem unidades, então sugerir ele mesmo com cliente.

Sugerir única unidade do fornecedor

Caso o grupo do fornecedor não tenha unidades, deve sugerir ele mesmo como fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Grupo exportador" do formulário "Novo"