Ordens de produção

Índice

Pedidos de consumo

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_CONSUMO_01

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de consumo.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedido de consumo:

Campos:

Identificação do estabelecimento para o qual este pedido está vinculado.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Número do pedido no sistema (por estabelecimento e tipo de pedido).

Caso exista uma configuração de numeração de pedidos por tipo x estabelecimento, então este atributo é preenchido com o próximo valor da sequencia. Ver Números de tipos de pedido.

Caso o atributo PEDIDO não estiver preenchido, o tipo de pedido utiliza uma regra de numeração sequencial e a série for diferente de "0", então pega o próximo número da sequencia específica para a série.
Exemplo: Se a série do pedido for 2016, então pega o próximo valor da sequencia SEQ_PEDIDO_2016.
Identificação do cliente (código do cliente). O autocompletar apresentará somente pessoas cadastradas e configuradas como "cliente" (guia "Cliente" do "Cadastro de pessoas"). A consulta de pessoas cadastradas, mas não configuradas como "cliente" pode ser realizada através da LOV (lupa de pesquisa).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Endereço do cliente
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Junção de data de entrega e data de entrega limite
Ex:
  • 17/10/2010
  • 15/02/2011
  • 19/05/2011
  • 24/04/2011
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor pendente
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Valor total dos itens não faturados (não foi emitido documento), calculado da seguinte forma:
Quantidade a faturar X Valor unitário
Não considera outros valores neste cálculo (p.ex.: descontos ou acréscimos no pedido).
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data em que o pedido foi aprovado.
Define o formato de filtro a ser realizado pela pesquisa
  • A faturar
  • Sem estoque
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Valor de encargos fincanceiros
Nome dado para identificar esta forma de envio.
Ex:
  • SEDEX
  • ENCOMENDA PAC
  • MOTOBOY
  • CLIENTE RETIRA
  • ENCOMENDA NORMAL
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Domínio genérico para tratamento de atributos contendo textos longos e com quebras de linha. A entrada de dados é feita através de um campo multi-linhas com largura e altura variáveis (padrão de 100 caracteres por linha e 6 linhas).
Na apresentação, este domínio desconsidera quaisquer tags HTML que estiverem nele, ou seja, mostra as tags e não formata de acordo com elas.

Propriedades (format)

pop-editor

Define se a forma de edição será em um dropbox
Padrão: no

pop-editor-width

Define a largura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 60em

pop-editor-height

Define a altura para o campo de edição do valor, o valor passado é no formato css
Padrão: 6em
Situação da conferência do pedido
  • Em conferência - Foi inicializado a conferência do pedido
  • Conferido - Conferência concluída
  • Divergente - Conferência com divergências
Valor total do pedido
Total dos valores em aberto no contas a pagar (créditos em haver) para o cliente do pedido.
Valores que já foram vinculados como pagamento
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Data em que o pedido foi cancelado.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Determina se os preços unitários devem ser atualizados quando clonar o pedido
Valor padrão: N
Cancelar as quantidades a entregar
Cancelar as quantidades a faturar
Motivo do cancelado dos itens pendentes
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Login de identificação do usuário para o sistema.
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Itens que pode ser emitidos para documento de beneficiamento
Natureza de operação a ser utilizada para o beneficiamento
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDA17/10/2010SÃO LEOPOLDOEm manutençãoPRONTA-ENTREGAEm conferênciaLiberado
FILIAL 1COMPRA15/02/2011SÃO PAULOEmitido / AnaliseMOTOBOY RETIRAConferidoBloqueado
FILIAL 2AMOSTRA19/05/2011ALVORADAPendente / PropostaCLIENTE RETIRADivergenteLiberado
CD-RSORDEM_DE_SERVICO24/04/2011PARISAprovadoTRANSPORTADORA RETIRAEm conferênciaBloqueado
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha eletrônica

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDA17/10/2010SEDEXEm manutençãoEm conferência
FILIAL 1COMPRA15/02/2011ENCOMENDA PACEmitido / AnaliseConferido
FILIAL 2AMOSTRA19/05/2011MOTOBOYPendente / PropostaDivergente
CD-RSORDEM_DE_SERVICO24/04/2011CLIENTE RETIRAAprovadoEm conferência
Comportamento:Topo

Relatório de pedidos matricial

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Imprimir separação

Ao clicar na opção "Imprimir pedido" é impresso o pedido de separação.
Para impressão do em PDF ou matricial, é necessário acessar a guia conclusão e clicar na opção "Imprimir".
Topo

Abrir pedido

Permitir a abertura do pedido para edição.
Topo

Clonar

Permite clonar um pedido, gerando um novo pedido, igual ao anterior, com as seguintes características:
Topo

Cancelar

Cancela todos os itens pendentes e entregues do pedido.
Cancela somente as pendências para faturamento dos itens "entregues", se marcado "Cancelar quantidades a faturar".
A tela sempre será apresentada, indiferente de haver itens a cancelar, ou não.
Somente itens que estiverem parcial ou totalmente pendentes ou entregues serão cancelados.
Comportamento:Topo

Situação financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Cancelar todos

Permite cancelar todos os pedidos filtrados em uma operação única.
Topo

Gerar documento

Gerar o documento de beneficiamento para o pedido de produção selecionado.
Comportamento:

Configurações

PEDPROD01.CAD_PEDIDOS_CONSUMO_01.VENDEDOR_USUARIO

Se for informado "S" quando criar um novo pedido, o sistema irá sugerir o usuário logado como vendedor do pedido. Por padrão o sistema assume "N".

Regras

Ajustar formulario conforme o tipo de pedido

Ajusta o formulário conforme o tipo de pedido informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Apresentar plano de pagamento

Apresentar planos de pagamentos do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Bloqueio cancelamento

Bloqueia o cancelamento do pedido caso este já esteja cancelado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Endereço do cliente

Apresentar o endereço do cliente.

Filtrar estabelecimento

Não permitir que o usuário veja pedidos de outros estabelecimentos
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a query

Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Modificar a tela de insert

Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Modificar a tela de query

Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Modificar insert

Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Montar interface para geração de documento

Montar a interface com as naturezas de operação e itens que podem ser emitidos para beneficiamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Gerar documento"

Mostrar endereços

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Não permitir a edição de valores

Não permitir a edição de valores em pedidos com situação diferente de Manutenção.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Pessoa informada não é vendedor

Verificar se pessoa informada é um vendedor no sistema
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular classificações

Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Atualiza os tipos de pedidos conforme o estabelecimento escolhido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Popular vendedor e representante do cliente

Caso o cliente possua vendedor e cliente os mesmos devem ser preenchidos
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Posicionar campo de vendedor

Posicionar o primeiro campo editável na tela de INSERT para o campo de VENDEDOR.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Remover botões

Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Remover guias do modulo

Remover as guias de financeiro e entrega do modulo
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Valor em haver

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"