Pedidos para representação

Índice

Pedidos de representação (OBSOLETO)

PEDREPR01.CAD_PEDIDO_REPRESENTACAO_01

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de representação.

Somente serão utilizados listas preços que estejam configuradas com tipo de lista que permite o uso em Representação.

Atenção
Essa interface foi substituída pela PEDREPR01.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_01.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Modulo de pedidos de representação:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Chave de identificação interna
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Texto livre para informação do(s) documento(s) emitido(s) pelo fornecedor para atendimento do pedido.
P.ex.: NFE 9949494 de 22/01/2022
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
E-mail do cliente a qual deve ser enviado o pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido.
Categorias dos fornecedores
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
E-mail do estabelecimento a qual deve ser enviado o pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Filtrar as categorias dos clientes
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
Centro de custo ou departamento do destinatário ou solicitante. Esta informação é um texto livre, e não possui relação com os centros de custos já cadastrados.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ...

Por exemplo:
Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de:
DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100
          = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985
          = 100 - 84,2175
          = 15,7825%
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
Valor de encargos fincanceiros
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor de IPI
Valor total de ICMS ST
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Número de identificação do prédio no logradouro.
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEm manutençãoVENDA
FILIAL 1Emitido / AnaliseCOMPRA
FILIAL 2Pendente / PropostaAMOSTRA
CD-RSAprovadoORDEM_DE_SERVICO
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Envio de e-mail

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Relatório em PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Topo

Custom

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Imprimir

Gera o PDF ao emitir
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Enviar pedido por e-mail

Procedimento para enviar por e-mail para os destinatários determinados.
Topo

Gerar documento de retorno

Gerar o documento de retorno simbólico de mercadorias.
Topo

Gerar documento de saída

Gerar documento de saída do estoque

Configurações

PEDREPR01.CAD_PEDIDO_REPRESENTACAO_01.RESTINGIR_ACESSO_USUARIO

Restringir o acesso dos usuários aos dados da interface.
  • Vendedor pode olhar somente seus pedidos
  • Fornecedor por olhar somente os seus pedidos.

Valor padrão: N

Regras

Ajustar forma de pagamento

Ajusta o campo forma de pagamento para não ser visível caso informado um plano de pagamento e vice versa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Prazo de pagamento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Prazo de pagamento" do formulário "Novo"

Ajustar valor de desconto e descontos acumulativos

Ajusta a visibilidade dos campos "valor de desconto" e descontos acumulativos.. Conforme um dos dois for informado, apaga o outro e o deixa invisível.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Descontos acumulativos" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

Apresentar arquivos anexos do cliente

Apresenta todas as imagens que estão anexadas no cadastro do cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de apresentar formulário "Consultar"

Apresentar informações do cliente

Popula os endereços de entrega do cliente informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Apresentar informações do fornecedor

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

Apresentar informações do vendedor

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

Filtrar

Não permitir que o usuário realize pesquisas que não está autorizado.
  • Caso seja o fornecedor deve visualizar somente os pedidos para ele
  • O vendedor deve visualizar somente os pedidos para ele.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Filtrar as categorias dos fornecedores e ou clientes

Filtrar as categorias dos fornecedores e ou clientes
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Montar interface de pedido

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Montar interface de pesquisa

  • Apresentar somente estabelecimentos do usuário.
  • Caso usuário não seja administrador não deve apresentar as vendas de outros vendedores.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Montar interface de saída

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

Montar interface para atualização

Não permitir que usuários sem direitos realize alterações nas informações
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Montar interface para o envio de e-mail

Procedimento de montar a interface para permitir o envio de e-mail.

Os atributos deve vir preenchidos com os valores da pessoa, por exemplo o e-mail profissional.
  • FORNECEDOR
  • CLIENTE
  • VENDEDOR
  • ESTABELECIMENTO ( campo deve ser obrigatório )
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

Popular planos de pagamentos

Ajusta o campo forma de pagamento para não ser visível caso informado um plano de pagamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Remover botões

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"