Pedidos para representação

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Pedidos de representação

PEDREPR01.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_01

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de representação.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedidos de representação:

Campos:

Chave de identificação interna
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Tipo de pedido. Apenas tipos de pedidos de representação são admitidos.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão.
Código (único) de identificação da pessoa, indica quem irá fornecer as mercadorias do pedido.

Caso no tipo de pedido o campo "Lista de preços" esteja configurado como "Requerida" e o campo "Opções para listas de preços" esteja configurado somente como "Listas do fornecedor" o autocomplete será apenas de fornecedores que possuem listas de preço.

OBS: Para mostrar o campo "fornecedor" permitindo vinculá-lo a uma lista de preços é necessário que no tipo de lista de preço o campo "Informar fornecedor" esteja marcado (valor SIM).
Permite apresentar uma observação para o fornecedor, definido nas observações do cadastro da pessoa do fornecedor.

O tipo de observação deve ser para o local "Observações do fornecedor".
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Pessoa de contato do cliente. Normalmente referenciado pela pessoa que está comprando em nome do cliente.
Lista de preço específica para o pedido. Esta campo estará disponível conforme estiver configurado no campo "Lista de preço" do respectivo tipo de pedido.
Ex:
  • PADRÃO
  • PROMOCIONAL
  • INVERNO 2017/2018
  • CLIENTE X
  • FORNECEDOR Y
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual.
Pessoa que armazena a mercadoria e que realizará a entrega da mesma.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Endereço completo da entrega.
Cidade do cliente do pedido.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Estado do endereço do cliente do pedido.
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Logradouro do endereço de entrega.
Número do endereço de entrega.
Nome do bairro (ou distrito) do endereço
Indica o tipo de frete a ser aplicado ao orçamento/pedido.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Cotação da moeda com relação à moeda padrão do sistema. Este campo somente é informado caso a moeda do pedido seja diferente da moeda padrão do sistema e é utilizado quando a cotação a ser utilizada é fixada.

Esse atributo poderá ser editado se o pedido estiver em manutenção.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Motivo para o cancelamento ou perda do pedido

Motivos são cadastrados na interface Motivos de cancelamentos de pedidos (PEDIDOS.CAD_MOTIVOS_CANCELAMENTOS_PEDIDOS)
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Observações do motivo de cancelamento do pedido
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega.
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ...

Por exemplo:
Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de:
DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100
          = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985
          = 100 - 84,2175
          = 15,7825%

OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar desconco acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido.
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido ou o valor total dos descontos acumulativos.
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato a1 + a2 + a3 + etc .
Note que a porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas, mas sim do produto das mesmas.

Por exemplo:
Se desejar realizar acréscimos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5".
O valor real do acrescimo dado num pedido de R$ 100,00; por exemplo, será de:
Valor R$ 100,00
+5% 5,00 R$ 105,00
+10% 10,50 R$ 115,50
+1,5% 1,7325 R$ 117,2325
17,2325% ACRESCIMO ACUMULADO

OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar acréscimo acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido.
Valor acréscimos acumulativos (ou de encargos financeiros)
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor total de ICMS ST
Valor de IPI
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor total de diferencial de ICMS informado nos itens do pedido.
Este valor é agregado ao total do pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor total do pedido convertido para a moeda padrão do sistema (R$)
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Valor mínimo da operação financeira para utilização do plano de pagamento. Considera o valor total da operação, independentemente do valor resultante das parcelas dos plano de pagamento.
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Percentual de comissão que será repassado para o vendedor. Este percentual é utilizado como sugestão na inclusão dos itens do pedido que poderão ter percentuais diferentes.
Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
  • PRONTA-ENTREGA
  • MOTOBOY RETIRA
  • CLIENTE RETIRA
  • TRANSPORTADORA RETIRA
  • URGENTE
  • 48 HORAS
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Texto livre para informação do(s) documento(s) emitido(s) pelo fornecedor para atendimento do pedido.
P.ex.: NFE 9949494 de 22/01/2022
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido
E-mail do fornecedor o qual o pedido deve ser enviado.
E-mail do cliente para onde deve ser enviado o pedido.
E-mail do vendedor para o qual o pedido deve ser enviado.
E-mail do estabelecimento para o qual o pedido deve ser enviado.
Cancelar as quantidades a entregar
Cancelar as quantidades a faturar
Tipos de relatórios.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZEm manutençãoVENDASAO LEOPOLDO - RSRio Grande do SulPRONTA-ENTREGA
FILIAL 1Emitido / AnaliseCOMPRASAO PAULO - SPSanta CatarinaMOTOBOY RETIRA
FILIAL 2Pendente / PropostaAMOSTRAALVORADA - TOSão PauloCLIENTE RETIRA
CD-RSAprovadoORDEM_DE_SERVICOMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahiaTRANSPORTADORA RETIRA
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Envio de e-mail

Ação utilizada para enviar o pedido por e-mail para os envolvidos.
Comportamento:Topo

Relatório em PDF

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
MATRIZVENDAPADRÃOSAO LEOPOLDO - RSRio Grande do Sul
FILIAL 1COMPRAPROMOCIONALSAO PAULO - SPSanta Catarina
FILIAL 2AMOSTRAINVERNO 2017/2018ALVORADA - TOSão Paulo
CD-RSORDEM_DE_SERVICOCLIENTE XMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSBahia
Topo

Custom

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Comportamento:Topo

Reabrir pedido

Permite alterar pedidos com a situação Pendente/Proposta para a situação Em manutenção, permitindo alterar o pedido e concluí-lo novamente.
Topo

Cancelar

Cancela todos os itens pendentes e entregues do pedido.
Cancela somente as pendências para faturamento dos itens "entregues", se marcado "Cancelar quantidades a faturar".
A tela sempre será apresentada, indiferente de haver itens a cancelar, ou não.
Somente itens que estiverem parcial ou totalmente pendentes ou entregues serão cancelados.
Comportamento:Topo

Cancelar todos

Permite cancelar todos os pedidos filtrados em uma operação única.
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Emitir

Realizar a emissão do pedido.
Comportamento:Topo

Gerar documento de retorno

Gerar o documento de retorno simbólico de mercadorias.
Topo

Gerar documento de saída

Gerar documento de saída do estoque

Dúvidas frequentes

  • Cadastro de Plano de pagamento e lista de preços para compra direta
  • Configurações

    PEDREPR01.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_01.RESTINGIR_ACESSOS_USUARIO

    Restringir os acessos do usuário aos dados da interface, de forma que vendedores, fornecedores e/ou clientes podem acessar apenas os seus próprios pedidos.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    Regras

    Ajustar autocomplete de fornecedores

    Caso o tipo de pedido esteja obrigatoriamente vinculado a listas de preços de fornecedores, o autocomplete será apenas de fornecedores que possuem lista de preço.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Pesquisar"

    Ajustar campos conforme tipo de pedido

    Ajustar visibilidade da lista de preços específica do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar filtro cliente

    Se houver uma regra de restrição, só será permitido filtrar por cliente caso usuário tenha acesso a função de exceção.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Ajustar forma de pagamento

    Ajusta o campo forma de pagamento para não ser visível caso informado um plano de pagamento e vice versa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Prazo de pagamento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Prazo de pagamento" do formulário "Novo"

    Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

    Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
    Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ajustar valor de desconto e descontos/acréscimos acumulativos

    Ajusta a visibilidade dos campos "valor de desconto", "descontos acumulativos", "valor acrescimos" e "acréscimos acumulativos".

    Se o campo "Utilizar Desconto Acumulativo" estiver marcado no tipo de pedido o campo "descontos acumulativos" se torna visivel na tela.
    Se informado o campo "descontos acumulativos", percentual de desconto(hidden) e "valor de desconto" são calculados e informados e "valor de desconto" se torna readOnly.
    Se Valor desconto for informado, percentual desconto recebe valor nulo e "descontos acumulativos se torna readOnly. Caso nenhum dos dois esteja informado, ambos são editáveis.

    Se o campo "Utilizar Acrescimo Acumulativo" estiver marcado no tipo de pedido o campo "acréscimos acumulativos" se torna visivel na tela.
    Se informado o campo "acréscimos acumulativos","valor acrescimos" é calculado, informado e se torna readOnly.
    Se "valor acrescimos" for informado, "acréscimos acumulativos" se torna readOnly. Caso nenhum dos dois esteja informado, ambos são editáveis.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Acréscimos cumulativos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Descontos acumulativos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor acréscimos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"

    Ajustar visibilidade campo cotação moeda

    O campo COTACAO_MOEDA somente estará visível se a moeda for diferente da moeda padrão.
    Este campo poderá ser editado caso o pedido esteja em manutenção.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Moeda" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Moeda" do formulário "Novo"

    Apresentar arquivos anexos do cliente

    Apresenta todas as imagens que estão anexadas no cadastro do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de apresentar formulário "Consultar"

    Apresentar campo moeda

    Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Apresentar endereço completo entrega

    Apresenta o endereço de entrega completo
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Apresentar informações do armazém

    Apresenta informações sobre o armazém
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Armazém para retirada" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Armazém para retirada" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do cliente

    Popula os endereços de entrega do cliente informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do fornecedor

    Apresenta o nome completo do fornecedor no sufixo.

    Atenção
    Não está sendo utilizado, pois tem um campo que apresenta o nome completo abaixo do código do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do transportador

    Apresenta detalhes sobre o transportador.

    Atenção
    Não está sendo utilizado, pois tem um campo que apresenta o nome completo abaixo do código do cliente.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Transportador" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Transportador" do formulário "Novo"

    Apresentar informações do vendedor

    Apresenta o nome completo do vendedor no sufixo.

    Atenção
    Não está sendo utilizado, pois tem um campo que apresenta o nome completo abaixo do código do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

    Apresentar observações ao fornecedor

    Quando o fornecedor informado no pedido possuir observações do tipo "observações do fornecedor", é apresentado no campo "observações ao fornecedor".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

    Apresentar valor minimo plano de pagamento

    Apresenta o valor minimo para o plano de pagamento informado
    Esconde o campo se não houver valor a informar
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Plano de pagamento" do formulário "Novo"

    Bloqueio cancelamento

    Bloqueia o cancelamento do pedido caso este já esteja cancelado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

    Filtrar pedidos que usuário tem acesso

    Não permitir que o usuário realize pesquisas que não está autorizado.
    • Caso seja o fornecedor deve visualizar somente os pedidos para ele
    • O vendedor deve visualizar somente os pedidos para ele.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Montar interface de pesquisa

    • Apresentar somente estabelecimentos do usuário.
    • Caso usuário não seja administrador não deve apresentar as vendas de outros vendedores.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Montar interface de saída

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Montar interface para atualização

    Não permitir que usuários sem direitos realize alterações nas informações
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Popular classificações

    Apresenta as opções de classificação para o tipo de pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Popular layout

    Se o tipo de pedido tiver mais de um modelo PDF configurado, prepara a tela para escolher a opção que deseja imprimir, caso tenha apenas uma opção desabilita a abertura do formulário e abrirá o PDF.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inicializar o componente formulário "Emitir"

    Popular planos de pagamentos

    Ajusta o campo forma de pagamento para não ser visível caso informado um plano de pagamento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Lista de preço" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Redirecionar usuário

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Remover botões

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Sugerir informações envio e-mail

    Prepara as informaçõe para o envio de e-mail:

    Os atributos deve vir preenchidos com os valores da pessoa, por exemplo o e-mail profissional.
    • FORNECEDOR
    • CLIENTE
    • VENDEDOR
    • ESTABELECIMENTO (campo deve ser obrigatório)
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

    Sugerir pessoas

    Quando o usuário for um vendedor, fornecedor ou cliente, sugerir os respectivos campos na inclusão.
    No caso do usuário ser fornecedor e o tipo de pedido exigir uma lista de preços e as opções forem apenas listas do fornecedor, então o campo somente será sugerido se e somente se o fornecedor representado pelo usuário tiver uma lista de preço.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"