Chave de identificação interna | |||||||||||||||||||||
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
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Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção. Ex:
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Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E) Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
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Tipo de pedido. Apenas tipos de pedidos de representação são admitidos.
Ex:
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Indica a pessoa responsável pela venda do pedido. Normalmente esta pessoa está sujeita a receber uma comissão. | |||||||||||||||||||||
Código (único) de identificação da pessoa, indica quem irá fornecer as mercadorias do pedido.
Caso no tipo de pedido o campo "Lista de preços" esteja configurado como "Requerida" e o campo "Opções para listas de preços" esteja configurado somente como "Listas do fornecedor" o autocomplete será apenas de fornecedores que possuem listas de preço. OBS: Para mostrar o campo "fornecedor" permitindo vinculá-lo a uma lista de preços é necessário que no tipo de lista de preço o campo "Informar fornecedor" esteja marcado (valor SIM). | |||||||||||||||||||||
Permite apresentar uma observação para o fornecedor, definido nas observações do cadastro da pessoa do fornecedor.
O tipo de observação deve ser para o local "Observações do fornecedor". | |||||||||||||||||||||
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
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Pessoa de contato do cliente. Normalmente referenciado pela pessoa que está comprando em nome do cliente. | |||||||||||||||||||||
Lista de preço específica para o pedido. Esta campo estará disponível conforme estiver configurado no campo "Lista de preço" do respectivo tipo de pedido. Ex:
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Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido. Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs. | |||||||||||||||||||||
Indica o número do pedido de um sistema externo. Utilizado em casos onde o pedido é importado de outros sistemas e serve como referência para consultas e pesquisas. Este número estaria normalmente vinculado à origem do cadastro do pedido.
Exemplo: Na integração com lojas virtuais, este campo é preenchido com o número do pedido gerado na loja virtual. | |||||||||||||||||||||
Pessoa que armazena a mercadoria e que realizará a entrega da mesma.
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Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente. | |||||||||||||||||||||
Endereço completo da entrega. | |||||||||||||||||||||
Cidade do cliente do pedido. Ex:
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Estado do endereço do cliente do pedido. Ex:
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Logradouro do endereço de entrega. | |||||||||||||||||||||
Número do endereço de entrega. | |||||||||||||||||||||
Nome do bairro (ou distrito) do endereço | |||||||||||||||||||||
Indica o tipo de frete a ser aplicado ao orçamento/pedido. Ex:
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Quando informado, indica a transportadora que o cliente deseja utilizar para a entrega do pedido. | |||||||||||||||||||||
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
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Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la. | |||||||||||||||||||||
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente. | |||||||||||||||||||||
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
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Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE. | |||||||||||||||||||||
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques. Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido. | |||||||||||||||||||||
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido, se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas. OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim) | |||||||||||||||||||||
Cotação da moeda com relação à moeda padrão do sistema. Este campo somente é informado caso a moeda do pedido seja diferente da moeda padrão do sistema e é utilizado quando a cotação a ser utilizada é fixada.
Esse atributo poderá ser editado se o pedido estiver em manutenção. | |||||||||||||||||||||
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.
Mercadorias canceladas não são consideradas | |||||||||||||||||||||
Motivo para o cancelamento ou perda do pedido
Motivos são cadastrados na interface Motivos de cancelamentos de pedidos (PEDIDOS.CAD_MOTIVOS_CANCELAMENTOS_PEDIDOS) Ex:
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Observações do motivo de cancelamento do pedido | |||||||||||||||||||||
Valor adicional ao pedido.
Valor de crédito adicional ao pedido, que será incluído no total do pedido, e acrescentado nas despesas acessórias do documento. Este valor e será integralmente repassado ao caixa do vendedor na operação de entrega. | |||||||||||||||||||||
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ... Por exemplo: Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de: DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100 = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985 = 100 - 84,2175 = 15,7825% OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar desconco acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido. | |||||||||||||||||||||
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido ou o valor total dos descontos acumulativos. | |||||||||||||||||||||
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato a1 + a2 + a3 + etc .
Note que a porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas, mas sim do produto das mesmas. Por exemplo: Se desejar realizar acréscimos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do acrescimo dado num pedido de R$ 100,00; por exemplo, será de:
OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar acréscimo acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido. | |||||||||||||||||||||
Valor acréscimos acumulativos (ou de encargos financeiros)
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Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
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Valor total de ICMS ST
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Valor de IPI
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Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto". | |||||||||||||||||||||
Valor total de diferencial de ICMS informado nos itens do pedido.
Este valor é agregado ao total do pedido. | |||||||||||||||||||||
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.
Cálculo: + valor de venda de produtos + valor de venda de serviços + despesas + valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos + tributos + valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados) + valor de seguros + valor de outras despesas acessórias - valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados) | |||||||||||||||||||||
Valor total do pedido convertido para a moeda padrão do sistema (R$)
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Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Valor mínimo da operação financeira para utilização do plano de pagamento. Considera o valor total da operação, independentemente do valor resultante das parcelas dos plano de pagamento.
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Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma: 7/14/21 - Representando: 7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido. | |||||||||||||||||||||
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor | |||||||||||||||||||||
Percentual de comissão que será repassado para o vendedor. Este percentual é utilizado como sugestão na inclusão dos itens do pedido que poderão ter percentuais diferentes.
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Nome dado para identificar a classificação de um pedido.
Ex:
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Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO". Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
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Texto livre para informação do(s) documento(s) emitido(s) pelo fornecedor para atendimento do pedido.
P.ex.: NFE 9949494 de 22/01/2022 | |||||||||||||||||||||
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido | |||||||||||||||||||||
E-mail do fornecedor o qual o pedido deve ser enviado. | |||||||||||||||||||||
E-mail do cliente para onde deve ser enviado o pedido.
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E-mail do vendedor para o qual o pedido deve ser enviado. | |||||||||||||||||||||
E-mail do estabelecimento para o qual o pedido deve ser enviado. | |||||||||||||||||||||
Cancelar as quantidades a entregar
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Cancelar as quantidades a faturar | |||||||||||||||||||||
Tipos de relatórios.
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MATRIZ | Em manutenção | VENDA | SAO LEOPOLDO - RS | Rio Grande do Sul | PRONTA-ENTREGA | ||||||||||||||
FILIAL 1 | Emitido / Analise | COMPRA | SAO PAULO - SP | Santa Catarina | MOTOBOY RETIRA | ||||||||||||||
FILIAL 2 | Pendente / Proposta | AMOSTRA | ALVORADA - TO | São Paulo | CLIENTE RETIRA | ||||||||||||||
CD-RS | Aprovado | ORDEM_DE_SERVICO | MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS | Bahia | TRANSPORTADORA RETIRA | ||||||||||||||
SAO LEOPOLDO - RS | |
Rio Grande do Sul | |
MATRIZ | |
Em manutenção | |
VENDA | |
PADRÃO | |
SAO LEOPOLDO - RS | |
Rio Grande do Sul | |
DESISTÊNCIA DO CLIENTE | |
PRONTA-ENTREGA | |
MATRIZ | |
VENDA | |
PADRÃO | |
SAO LEOPOLDO - RS | |
Rio Grande do Sul | |
MATRIZ | VENDA | PADRÃO | SAO LEOPOLDO - RS | Rio Grande do Sul | ||||||||||||||
FILIAL 1 | COMPRA | PROMOCIONAL | SAO PAULO - SP | Santa Catarina | ||||||||||||||
FILIAL 2 | AMOSTRA | INVERNO 2017/2018 | ALVORADA - TO | São Paulo | ||||||||||||||
CD-RS | ORDEM_DE_SERVICO | CLIENTE X | MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS | Bahia |
MATRIZ | |
Em manutenção | |
VENDA | |