Pedidos de representação - Alimentos

Índice

Pedidos para representação

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02

Descrição

Interface para manutenção de pedidos de representação

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Pedidos de representação (alimentos):

Campos:

Chave de identificação única do pedido. Montada conforme estiver definido no campo "Chave do pedido" do respectivo tipo de pedido. Normalmente será formada pela concatenação do número do pedido, sua série e versão.
Exemplo: 487/2016 v2

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Identificação da série do pedido. A série é utilizada para segmentar a numeração dos pedidos e seu uso está condicionado ao que estiver configurado no campo "Série" do respectivo tipo de pedido. Existem basicamente 3 comportamentos disponíveis:
  • Não usar: (comportamento padrão) Neste caso, todos os pedidos são emitidos com a série 0.
  • Informar: O usuário terá de informar a série no momento da emissão do pedido.
  • Anual: A série é automaticamente preenchida com o ano corrente. Neste comportamento, a numeração dos pedidos também é automaticamente reiniciada todos os anos.

Ver também: Numeração/identificação de pedidos
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Filtro que representa todas as situações de pedido que indicam que ainda falta alguma coisa a ser embarcada.
  • Listar apenas pedidos que não tem saldo a entregar
  • Listar apenas pedidos com algum saldo a entregar
Valor padrão: S
Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código de identificação do grupo deste fornecedor.
Código de identificação do fornecedor (planta) deste pedido.
Código de identificação do grupo empresarial.
Código de identificação do cliente.
Código de identificação do vendedor.
Nome do representante. Deve ser uma pessoa previamente cadastrada no sistema.
Este campo será automaticamente sugerido com o vendedor informado na guia "Cliente" do fornecedor informado.
Indica a pessoa que é responsável pelas questões técnicas/de qualidade do pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Na operação de cópia, informa o número de pedidos que serão gerados. Informe um número entre 1 e 25
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Prazo de pagamento proposto ou acertado com o fornecedor.
Deve utilizar a seguinte forma:
7/14/21 - Representando:
7 dias, 14 dias e 21 dias., neste caso cada um representando 1/3 do valor total do pedido.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Indica em que moeda este pedido é realizado.
Caso não informado, o sistema assume assume a moeda padrão do tipo de pedido,
se o tipo de pedido não tiver moeda padrão definida então assume a moeda padrão conforme definido em Moedas.

OBS: O campo só aparecerá na tela se no tipo de pedido o campo "Permite moeda alternativa" estiver marcado (valor: Sim)
Peso total estimado para a carga (em toneladas)
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data prevista para o faturamento/embarque deste pedido.
Data prevista para a entrega do pedido no cliente.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Número do(s) documento(s) que embarcaram este pedido.
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO"

Este campo é populado caso haja observações incluídas na guia "obs" no cadastro do cliente. Somente será incluído se o tipo de observação estiver com local igual a "Pedido de venda", se estiver marcado como ativo e estiver marcado para incluir nas observações.
E-mail do fornecedor ao qual deve ser enviado o pedido. Podem ser informados vários e-mails separados por vírgula.
E-mail do cliente a qual deve ser enviado o pedido. Podem ser informados vários e-mails separados por vírgula.
E-mail do fornecedor a qual deve ser enviado o pedido. Podem ser informados vários e-mails separados por vírgula.
E-mail do estabelecimento a qual deve ser enviado o pedido. Podem ser informados vários e-mails separados por vírgula.
Assunto do E-mail que será enviado junto ao pedido
Data em que o pedido foi cancelado.
Motivo(s) do cancelamento integral do pedido.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Motivo pelo qual o pedido está sendo reaberto para edição. Este campo é utilizado para manter um histórico das alterações (versões) do pedido.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Em manutençãoMATRIZVENDACIF
Emitido / AnaliseFILIAL 1COMPRAFOB
Pendente / PropostaFILIAL 2AMOSTRADDP
AprovadoCD-RSORDEM_DE_SERVICOCIF
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Envio de e-mail

Envia o pedido por e-mail para o cliente e fornecedor.
Em cada um dos campos, pode informar mais do que um e-mail separados por vírgulas.
Caso configurado, o e-mail será enviado pela conta de e-mail do estabelecimento, caso contrário, será enviado pela conta genérica do sistema.
Ver:

Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Emitir pedido

Realizar a emissão do pedido
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Embarque

Ação que permite ao usuário registrar a confirmação de embarque (faturamento) do pedido (parcial ou total).
Topo

Cancelamento

Permite cancelar um pedido. O cancelamento é ralizado através da informação de uma data do cancelamento e do respectivo motivo.
Topo

Cópia

Permite fazer uma ou mais cópias de um pedido existente.
Comportamento:Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Topo

Reabrir

Permite reabrir um pedido que está pendente ou cancelado, liberando-o para edição. Ao executar esta ação, o sistema pede um texto histórico para efeito de registro de alterações (versionamento) e o pedido volta para manutenção para que possa ser emitido novamente.
Topo

Contexto

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.

Configurações

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.MAXIMO_COPIAS

Número máximo de cópias

Indica o número máximo de cópias aceitos na operação de cópia de pedidos.

Tipo: INTEGER

Valor padrão: 25

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.NOTIFICAR_MAIL

E-mail a ser usado para noificar emissão de pedido

Endereço de e-mail para onde deve ser enviada uma mensagem toda vez que um pedido seja emitido.

Tipo: E_MAIL

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.RESTINGIR_ACESSO_USUARIO

Restringir o acesso dos usuários aos dados da interface.
  • Vendedor pode visualizar somente seus pedidos.
  • Fornecedor por visualizar somente os seus pedidos.

Tipo: TEXT

Valor padrão: N

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.SEPARADOR_DATAS_VENCIMENTO

Separados das datas de vencimento no relatório PDF

Determina como as datas de vencimento serão separadas no relatório PDF.

Tipo: TEXT

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.SUGERIR_ESTABELECIMENTO_VENDEDOR

Sugerir estabelecimento do vendedor

Quando marcado, indica que quando um usuário "não vendedor" informar um vendedor para pedido, o estabelecimento padrão informado no cadastro do usuário do vendedor será sugerido como estabelecimento para o pedido.

Tipo: FLAG

PEDREPR02.CAD_PEDIDOS_REPRESENTACAO_02.TEXTO_IMPRESSAO

Define uma texto/mensagem que será apresentado no final do relatório/impressão

Tipo: TEXT_LONG

Regras

Ajustar moeda conforme o tipo de pedido

Se informada moeda padrão no tipo de pedido, ajusta o formulário para utilizar a moeda padrão do tipo de pedido.
Caso além da moeda padrão também esteja marcado para permitir moedas alternativas, o usuário poderá escolher outra, mas a moeda padrão aparecerá como sugestão de preenchimento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Ajustar observações do pedido

Ajusta o campo de observações do pedido, informando as observações incluídas na guia "obs" no cadastro do cliente.

Somente será incluído se o tipo de observação estiver com local igual a "Pedido de venda", se estiver marcado como ativo e estiver marcado para incluir nas observações.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Apresentar NFs de embarque

Preencher as NFs utilizadas para embarcar o pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"

Apresentar campo de moeda

Apresenta o campo para selecionar moeda somente se configurado no tipo de pedido para permitir moeda alternativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

Apresentar informações do fornecedor

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

Apresentar informações do vendedor

Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

Bloquear alteração do estabelecimento

Bloqueia alterações do estabelecimento e/ou tipo de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Buscar grupo do cliente

Quando o usuário informar um cliente, o grupo respectivo deve ser automaticamente preenchido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"

Buscar grupo do fornecedor

Caso o usuário informar um fornecedor, busca o respectivo grupo dele
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

Calcular peso total

Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Definir o representante

Vincula o representante.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Filtrar por NF

Caso seja informado um número de NF, filtra os pedidos que tem alguma embarque realizado com este número.
Eventos que disparam esta regra:
  • Depois de ler formulário "Pesquisar"

Limpar filtros

Caso seja informado o número do pedido ou o número de uma NF, então os demais filtros serão automaticamente removidos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de ler formulário "Pesquisar"

Limpar operadores

Na cópia, as informações de vendedor e captador devem vir em branco para que sejam obrigatoriamente informadas novamente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cópia"

Montar interface para o envio de e-mail

Procedimento de montar a interface para permitir o envio de e-mail.

Os atributos deve vir preenchidos com os valores da pessoa, por exemplo o e-mail profissional.
  • FORNECEDOR
  • CLIENTE
  • VENDEDOR
  • ESTABELECIMENTO ( campo deve ser obrigatório )
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Envio de e-mail"

Popular estabelecimentos

Popula apenas estabelecimentos que o usuário tenha acesso e que tenham tipos de pedidos válidos para esta interface.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular tipos de pedidos

Popula os tipos de pedido compatíveis com a interface e estabelecimento selecionado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

Preparar as datas de vencimento

Prepara a lista de datas de vencimento no formulário. São 25 datas sendo que apenas as primeiro N datas são visíveis.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cópia"
  • Ao alterar campo "Número de cópias" do formulário "Cópia"

Remover ações

Algumas ações somente estarão disponíveis em determinadas condições:
  • Alterar
    • Pedido em manutenção
  • Reabrir
    • Pedido pendente ou entregue
  • Cancelar
    • Pedido em manutenção e/ou pendente
  • Emitir
    • Pedido em manutenção
  • Desfazer cancelamento
    • Pedido cancelado
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

Sugerir captador

Ao informar o fornecedor, sugere o representante com o represenante que estiver no respectivo cadastro.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Fornecedor" do formulário "Novo"

Sugerir estabelecimento

Ao informar um vendedor, o estabelecimento deve ser o estabelecimento padrão deste vendedor.
Isso será feito apenas se a preferenca X estiver ativa.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Vendedor" do formulário "Novo"

Sugerir vendedor

Na inclusão de um novo pedido, caso o usuário seja um vendedor, então sugerir o próprio usuário como vendedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Sugerir única unidade do cliente

Quando o grupo do cliente não tem unidades, então sugerir ele mesmo com cliente.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Grupo cliente" do formulário "Novo"

Sugerir única unidade do fornecedor

Caso o grupo do fornecedor não tenha unidades, deve sugerir ele mesmo como fornecedor.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Grupo fornecedor" do formulário "Novo"