Pedidos de venda

Índice

Entrega de pedido

PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA

Descrição

Geração de documento (p.ex.: RECIBO DE ENTREGA, COMPROVANTE DE ENTREGA, etc) para confirmação de entrega dos produtos para o destinatário (cliente do pedido) com execução dos seguintes procedimentos:

As entregas podem ser realizadas de forma:

Será utilizado o seguinte critério para geração do documento de entrega:

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Cadastro de Pedidos:

Cadastro de Pedidos:

Modulo de ordens de serviço:

Pedido de consumo:

Pedido de produção:

Campos:

Sequência do item no pedido.
Identificação ou código do produto.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Números de séries dos equipamento ou produto que fazem parte do item do pedido.
Pode ser informado mais de um número de série, informando um número por linha.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.
Quantidade de produtos que foi cancelada por desistência ou por divergência comercial. Quando um item é parcialmente entregue e o cliente não desejar que o saldo seja entregue, então este saldo deve ser cancelado.
Quantidade de produtos já entregues para o destinatário do pedido.
Este valor é atualizado automaticamente através dos registros de entregas.
Note que, dependendo da tolerância informada no respectivo tipo de pedido, é possível entregar uma quantidade maior do que a quantidade do pedido.
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Valor de quantidade temporária (será utilizada para realizar a próxima saída/faturamento).
Deve ser usada para realizar a entrega parcial.
Obrigatoriamente deve ser preenchido com o valor pendente.
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma:
quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada
Quantidade reservada para o próximo faturamento.
Quantidade a carregar
Estoque atual do produto disponível no estabelecimento do pedido.
Não apresenta o estoque do estabelecimento informado no campo "Estabelecimento de saída".
Valor unitário
Estabelecimento responsável pela entrega dos produtos para o destinatário com respectiva emissão do comprovante de entrega com baixa dos estoques e opção para geração do financeiro.
Natureza de operação que deve ser utilizada na operação, caso não informada será utilizada o padrão para o tipo de pedido.
Campo é apresentado conforme definição da preferência PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.APRESENTAR_NATUREZA_OPERACAO
Opção para cancelamento do futuro faturamento das quantidades dos itens entregues.
Os itens com faturamento cancelado não serão apresentados nas interfaces de emissão de documentos quando esta opção for selecionada e for gerada a entrega do pedido.
O valor padrão para o campo (marcado ou desmarcado) pode ser configurado no campo "Cancelar faturamento na entrega" do Tipos de pedidos.
Opção para indicar que deve ser gerado o financeiro (títulos no contas a receber) para o comprovante de entrega gerado de acordo com o plano de pagamento informado no pedido.
O valor padrão para o campo (marcado ou desmarcado) pode ser configurado no campo "Gerar títulos na entrega" do Tipos de pedidos.
Define se deve ser importado o financeiro do pedido ou outros documentos gerados para este documento.
  • Não - O financeiro dos pedidos e outros documentos vinculados não devem ser vinculados ao documento e se necessário deve gerar novos títulos para o documento.
  • Sim - O financeiro dos pedidos e outros documentos vinculados serão vinculados ao documento
Destinatário que será utilizado na emissão do documento.
Será permitido a escolha quando existir um cliente e um destinatário no pedido.
Observação que será repassada para o documento PDF de entrega.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Custom

Realizar a entrega dos itens selecionados.
Comportamento:Topo

Concluir pedido

Concluir o pedido
Topo

Confirmar entrega

Realiza a entrega ao cliente das mercadorias com quantidade a entregar superior a 0.
Quando a entrega for concluída, a quantidade restante (pendente) do item deve ser repassada para quantidade faltante, para uma emissão posterior.
Topo

Imprimir entrega matricial

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Imprimir entrega PDF

Emite o recibo de entrega em PDF.

Dúvidas frequentes

  • Como efetuar a entrega (baixa do estoque) dos produtos de um pedido?
  • Como definir o plano de pagamento como obrigatório na operação de entrega de itens de pedido?
  • Quais as informações que devem estar configuradas no sistema para realizar a entrega de pedidos?
  • Configurações

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.APRESENTAR_NATUREZA_OPERACAO

    Apresentar campo de natureza de operação

    Quando marcado será permitido ao usuário a seleção da natureza de operação, com os valores permitidos:

    • S = Obrigatório
    • O = Opcional
    • N = Não apresentado
    Ver também:

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: N

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.APRESENTAR_TODAS_NATUREZAS

    Apresentar todas as naturezas de operação permitidas para a operação

    Apresentar todas as naturezas de operação permitidas para a operação, conforme o endereço do emitente e destinatário da operação.
    Ver também:

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.NATUREZA_OPERACAO_PADRAO_DENTRO

    Natureza de operação padrão para uso em operações para dentro do estado

    ID da natureza de operação padrão para uso em operações para dentro do estado.

    Tipo: ID

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.NATUREZA_OPERACAO_PADRAO_FORA

    Natureza de operação padrão para uso em operações para fora do estado

    ID da natureza de operação padrão para uso em operações para fora do estado.

    Tipo: ID

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.NUMERO_ENTREGA_IGUAL_PEDIDO

    Número da entrega gerada deve ter o mesmo número do pedido

    Número da entrega gerada deve ter o mesmo número do pedido. Caso "S", será utilizado também a série do documento.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.QUANTIDADE_CARREGAR_EDITAVEL

    Quantidade a carregada deve ser editável

    Quantidade a carregada deve ser editável

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN01.CAD_ITENS_ENTREGA.UTILIZAR_METODO_ENTIDADE

    Utilizar o método de inclusão de itens da entidade ou da interface

    Define se deve ser utilizado o método de inclusão de itens que existe por padrão (entidade "pedidos") ou de deve utilizar o método existente na tela, sendo especifico para esta operação.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    Regras

    Apresentar campo de quantidade a carregar

    Campo de quantidade a carregar deve ser apresentado para edição, por padrão ele é apenas visível.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Gerar documento

    Gerar um documento fiscal com base no pedido

    Popular estoque do estabelecimento

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Quantidade temporária é superior a permitida

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Remover botões

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Remover campo de unidade de produto

    Quando o produto não possuir unidade de produto, o campo deve ser removido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    SALVAR_QUANTIDADE_ENTREGAR_FATURAR

    Procedimento deve salvar a quantidade digitada em quantidade temporária (a entregar) em quantidade temporária a faturar.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Sugerir valores para entrega

    Prepara alguns valores conforme configurado no respectivo tipo de pedido:
    • Cancelar quantidades para emissão de documentos?
    • Gerar títulos financeiros?
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Custom"

    Veja também