Pedidos de venda

Índice

Cadastro de pedidos

PEDVEN01.CAD_PEDIDOS

Descrição

Interface de pedidos de venda de produtos que permite informar mais dados na inclusão do pedido.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de Pedidos:

Campos:

Nome (ou código) de identificação do estabelecimento. Na maioria das vezes, apenas os estabelecimentos que o usuário tem acesso estarão disponíveis como opção.
Ex:
  • MATRIZ
  • FILIAL 1
  • FILIAL 2
  • CD-RS
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
Nome dado para identificar o tipo de pedido.

Os tipos de pedidos são apresentados de acordo com o estabelecimento selecionado.
Ex:
  • VENDA
  • COMPRA
  • AMOSTRA
  • ORDEM_DE_SERVICO
  • PRODUCAO
  • TRANSFERENCIA
  • REPRESENTACAO
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Identificação (única) da cidade formada pelo nome da cidade seguida de seu estado e (caso cidade do exterior) do nome do país.
Na identificação, os acentos e cedilhas são removidos o que impede o cadastramento de uma cidade com e sem acentos no mesmo estado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Retorna o nome resumido do vendedor ("apelido").
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome do vendedor
Data e hora da inclusão do pedido. Preenchido automaticamente pelo sistema no momento em que o pedido é criado.
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la.
Data e hora em que o cadastramento do pedido foi concluído. Sempre que o pedido voltar para a situação "Manutenção" esta data é removida e volta a ser preenchida quando o pedido for emitido novamente.
Data e hora hora da primeira impressão do pedido, quando o pedido já tiver sido impresso.
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE.
Data em que a totalidade dos itens do pedido foram entregues ao destinatário do pedido.
Esta data é igual a data de emissão do último documento emitido e vinculado ao pedido em que houve a movimentação dos estoques.
Pedidos de representação será a data de emissão do último documento vinculado pedido.
Data em que o pedido foi cancelado.
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente.
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc.
Situação atual do pedido. Todo o pedido entre em uma situação em manutenção e se encerra Cancelado ou Entregue.
Fluxo normal (OS): Manutenção (M) -> Emitido (I) -> Pendente (P) -> Aprovado(A) -> Em execução (X) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
Fluxo normal (Venda): Manutenção (M) -> Pendente (P) -> Em transito (T) -> Concluído -> (O) -> Entregue (E)
  • Em manutenção - O pedido está sendo digitado no sistema. Ainda não foi liberado pelo emitente (não foi emitido).
  • Emitido / Analise - Pedido foi emitido pelo usuário, mas aguarda aprovação de um técnico.
  • Pendente / Proposta - Pedido emitido e que está aguardando para ser aprovado.
  • Aprovado - O pedido foi aprovado e está aguardando para ser entregue.
  • Em execução - Pedido está em execução/produção. Não deve permitir a troca de troca de produtos, apenas a inserção de novos. Não deve ser permitido modificar o cabeçalho do pedido. Deve permitir inserir novos históricos.
  • Pronto - O pedido está pronto para ser entregue.
  • Em trânsito - Pedido está vinculado a um carregamento. Pedido está sendo enviado para o cliente.
  • Entregue - Pedido entregue e finalizado. O pedido é considerado "entregue" quando existe alguma quantidade entregue e não exista mais nada a entregar. As entregas são realizadas através de documentos que formalizam a operação de entrega, independentemente da situação do documento. Mesmo que o documento esteja em manutenção (não emitido), a entrega já é formalizada. Note que se o pedido for parcialmente entregue e o restante for cancelado, o pedido como um todo será considerado entregue. Se o pedido for entregue e posteriormente ocorrer uma devolução ou cancelamento do documento, o pedido continua a ser considerado entregue, a não ser que no processo de devolução/cancelamento seja indicado que as respectivas quantidades do pedido sejam retornadas.
  • Qualificado - A qualificação é um processo realizado após a entrega e serve para identificar o grau de atendimento do mesmo, podendo ser utilizado como um processo de pós-venda como medição de qualidade do produto e/ou serviço prestado.
  • Cancelado - Pedido cancelado.
  • Perdido - Orçamento se encontra na situação de perdido quando a data de "perda" for determinada, o seu uso determina que o orçamento foi cancelado e é obrigatória determinar o motivo da sua perda/cancelamento.
  • Vencido / Expirado - O pedido tem uma data de vencimento expirada, ou seja, inferior a data do dia. É possível retornar para a situação anterior alterando a data de vencimento.
Situação financeira que se encontra no pedido
  • Liberado - Financeiro se encontra liberado, pedido não possui restrições financeiras.
  • Bloqueado - Data de bloqueio está preenchida.
Data que o pedido foi considerado com o financeiro bloqueado, ou seja está aguardando alguma informação financeira do cliente.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
E-mail opcional para o contato do pedido.
Telefone de contato utilizado para se comunicar com o cliente do pedido.
Observações do cliente serão apresentadas no pedido como somente leitura.
Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
  • Deve estar ativo e válido;
  • Somente são apresentados planos onde o valor do pedido/documento for superior ao valor mínimo do plano (caso informado);
  • Caso o cliente não tenha crédito, não deve apresentar planos que utilizem o limite de crédito;
  • Caso o cliente use apenas planos específicos, então deve apresentar apenas os planos indicados para ele;
  • Caso o cliente tenha um conceito bloqueado, então não apresenta planos que não permitam clientes neste conceito;
  • O plano deve ser para todos os clientes ou selecionado para o cliente;
  • O plano deve ser para todos os estabelecimentos ou selecionado para o estabelecimento em questão.
  • Deve estar marcado no cadastro do estabelecimento para utilizar planos de pagamentos.
  • Planos de pagamentos configurados no Tipos de pedidos (Planos de pagamento do tipo de pedido) caso o campo "Todos planos de pagamento" não esteja selecionado.
  • Se o pedido for vinculado a uma lista de preços que não aceita todos os planos, o plano deve estar selecionado.
Plano de pagamento proposto ou acertado com o cliente/fornecedor.
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.

Mercadorias canceladas não são consideradas
Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
Valor de encargos fincanceiros
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
O valor calculado deve ser registrado no atributo de "valor do desconto".
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
Valor padrão: 0
Outros valores que não irão influenciar o valor total do pedido. Este campo é preenchido pela soma valores detalhados em "Outros valores"
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Valor total do orçamento/pedido considerando itens que foram cancelados.
Cálculo:
+ valor de venda de produtos (inclusive cancelados)
+ valor de venda de serviços + despesas  (inclusive cancelados)
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor de venda dos produtos + serviços + despesas + tributos
+ valor de frete a ser cobrado
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido. 
Valor total do pedido
Valor em haver para este cliente
Valores que já foram vinculados como pagamento
Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido.
Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs.
Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes.
Ex:
  • CIF
  • FOB
  • DDP
Situação da conferência do pedido
  • Em conferência - Foi inicializado a conferência do pedido
  • Conferido - Conferência concluída
  • Divergente - Conferência com divergências
Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO".

Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
  • O tipo de observação for de um local de mesma categoria do tipo de pedido;
  • A observação está ativa;
  • Está marcado para incluir nas observações.
Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Campanha comercial que o pedido está vinculado.

A campanha é cadastrada através da interface Campanhas comerciais.

Ex:
  • PROMOÇÃO FEV 2016
  • VIAGEM DOS SONHOS
  • CONCORRA A UM CARRO ZERO KM
Determina se os preços unitários devem ser atualizados quando clonar o pedido
Valor padrão: N

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
MATRIZVENDAEm manutençãoLiberadoEm conferência
FILIAL 1COMPRAEmitido / AnaliseBloqueadoConferido
FILIAL 2AMOSTRAPendente / PropostaLiberadoDivergente
CD-RSORDEM_DE_SERVICOAprovadoBloqueadoEm conferência
Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Relatório

Saída resultante normalmente como um arquivo PDF contendo a lista dos registros selecionados através da tela de query.
Topo

Situação Financeira

Atualização de situação financeira
Topo

Imprimir separação

Ao clicar na opção "Imprimir pedido" é impresso o pedido de separação ou produção.
Para impressão do em PDF ou matricial, é necessário acessar a guia conclusão e clicar na opção "Imprimir".
Topo

Clonar

Permite clonar um pedido, gerando um novo pedido, igual ao anterior, com as seguintes características:
Topo

Concluir pedido

Concluir pedido
Topo

Imprimir pedido matricial

Imprimir pedido em impressora matricial.
Topo

Imprimir pedido em PDF

Gera arquivo pdf para impressão do pedido

Dúvidas frequentes

  • Pode-se registrar um documento (orçamento, pedido ou documento) para vendedor inativo?
  • Configurações

    PEDVEN01.CAD_PEDIDOS.PERMITE_EDICAO_PEDIDOS_ENTREGUES

    Permite edição de pedidos entregues

    Define se é permitido ao usuário alterar pedidos que já estão com a situação "entregue".

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN01.CAD_PEDIDOS.PERMITE_TITULOS_MANUTENCAO

    Permite que títulos fiquem em manutenção ou previstos

    Define que ao concluir o pedido será permitido que títulos permaneçam na situação de previstos.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    Regras

    Ajustar plano de pagamento conforme tipo pedido

    Apresentar planos de pagamentos do cliente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pedido" do formulário "Novo"

    Ao trocar o plano de pagamento deve recalcular os preços dos itens

    Ao atualizar um orçamento e trocar o plano de pagamento deve realizar a atualização dos preços de venda dos itens.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Apresentar endereços

    Apresenta os endereços relacionados ao pedido e agrega algumas informações como cliente inativo/bloqueado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar informações do cliente

    • Endereços
    • Planos de pagamentos
    • Vendedor do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Cliente" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Destinatário" do formulário "Novo"

    Apresentar o valor total do pedido

    Apresentar o valor total do pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de desconto" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor de encargos financeiros" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor frete" do formulário "Alterar"

    Bloquear acesso a pedidos

    Procedimento deve bloquear o acesso a pedidos gerados por outros usuários caso a preferência esteja ativa no estabelecimento.

    
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de ler formulário "Pesquisar"

    Bloqueio para venda

    Verificar situações e conceitos do cliente que podem restringir a venda ou devem emitir um aviso para o usuário:
    • pessoa inativa
    • cliente bloqueado
    • apresentação de conceito do cliente com bloqueio de venda (não permite realizar a operação) ou não.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    CPF/CNPJ não informado no cadastro do cliente!

    Bloquear cadastro de pedidos quando cliente não possuir CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica).
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Desconto maior que o percentual máximo de desconto do estabelecimento

    Desconto não deve ser maior que o percentual máximo de desconto cadastrado no estabelecimento.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Exibir nome do vendedor

    Apresenta o nome do vendedor informado no pedido.

    Filtrar pedidos

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Limita os tipo de pedido para Query

    Limita apenas para o tipo de pedido passado por parâmetro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Limita os tipo de pedido para insert

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a query

    Modificar a query limitando o tipo de pedido passado por parâmetro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Modificar a tela de insert

    Procedimento deve modificar a tela de insert ocultando campos que não sâo necessarios para o tipo de pedido, levando em conta tambem o tipo de usuario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Modificar a tela de query

    Procedimento deve fazer algumas modificações conforme o nível do usuário
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido

    Modificar botões conforme situação e tipo de pedido
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Modificar insert

    Procedimento deve modificar o insert inserindo informações da empresa e estabelcimento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Popular campo Vendedor

    Popular o campo nome_vendedor com o nome do vendedor que realizou o cadastro de um pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular tipos de pedidos

    Popula os tipos de pedidos disponíveis para o estabelecimento escolhido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Estabelecimento" do formulário "Novo"

    Salvar vendedor

    Registra o vendedor informado no pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Valor em haver

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"