Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.
Cadastro de Pedidos:
Pedidos de representação:
Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
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Identificação do cliente para qual o pedido é destinado. Este campo será evitável apenas quando o pedido foi aberto para a Pessoa "CONSUMIDOR FINAL". | |||||||||||||||||||||
Depende do tipo de endereço. Pode ser o nome da rua, avenida, número de telefone, endereço de e-mail, etc. | |||||||||||||||||||||
Pessoa (vendedor) responsável pela realização da venda.
Ver Como cadastrar ou configurar um vendedor ou representante?. | |||||||||||||||||||||
Valor total de venda das mercadorias (produtos) registradas no orçamento/pedido.
Mercadorias canceladas não são consideradas | |||||||||||||||||||||
Valor total de venda dos serviços + despesas registradas no orçamento/pedido.
Serviços cancelados não são considerados | |||||||||||||||||||||
Percentual de desconto a ser concedido sobre o valor total do orçamento/pedido.
Caso este campo não esteja editável é porque existem itens utilizando preços promocionais ou tenha descontos informados. Este comportamento pode ser customizado conforme as preferencias abaixo: | |||||||||||||||||||||
Valor do desconto global concedido diretamente sobre o valor total do orçamento/pedido.
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A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato d1 + d2 + d3 + ... . Note que porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas mas sim do produto das mesmas. O porcentagem REAL de desconto será dada pela fórmula:
100 - 100 * (100 - d1) / 100 * (100 - d2) / 100 * (100 - d3) / 100 ... Por exemplo: Se desejar dar descontos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do desconto dado será de: DESCONTO% = 100 - 100 * (100-5)/100 * (100-10)/100 * (100-1,5)/100 = 100 - 100 * 0,95 * 0,9 * 0,985 = 100 - 84,2175 = 15,7825% OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar desconco acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido. | |||||||||||||||||||||
A porcentagem acumulativa é um texto informado no formato a1 + a2 + a3 + etc .
Note que a porcentagem total não é a soma das porcentagens informadas, mas sim do produto das mesmas. Por exemplo: Se desejar realizar acréscimos acumulados de 5%, 10% e 1,5% a um pedido, deve-se informar "5+10+1,5". O valor real do acrescimo dado num pedido de R$ 100,00; por exemplo, será de:
OBS: O campo será apresentado na interface caso o campo "Utilizar acréscimo acumulativo" esteja marcado no tipo de pedido. | |||||||||||||||||||||
Valor acréscimos acumulativos (ou de encargos financeiros) | |||||||||||||||||||||
Campo apresentado na tela de fechamento do pedido se tiver itens no pedido com preço abaixo do mínimo e que não tem um autorizador preenchido.
Se o campo for apresentado mostra os itens que não estão autorizados, incluindo os que já foram aprovados e com usuário e senhas obrigatórios. | |||||||||||||||||||||
Usuário (login) para autorizar um desconto fora do padrão (acima do permitido).
Este campo não é apresentado quando o usuário tem a função ERP.PRECO_ABAIXO_MINIMO_SEM_AUTENTICAR. Este campo é apresentado quando o desconto informado no pedido (quer seja por percentual, quer seja por valor) for superior ao percentual máximo de desconto permitido para o estabelecimento do pedido. | |||||||||||||||||||||
Senha do usuário (login) informado no campo "Usuário liberação" de desconto acima permitido do permitido pelo estabelecimento. | |||||||||||||||||||||
Chave de autorização para liberação desconto acima do permitido pelo estabelecimento. | |||||||||||||||||||||
Usuário que liberou o desconto acima do permitido.
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Sigla utilizada para representar as condições de compra e venda estabelecidas entre as partes. Ex:
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Valor de frete a ser cobrado diretamente do destinatário do orçamento/pedido.
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Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.
Cálculo: + valor de venda de produtos + valor de venda de serviços + despesas + valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos + encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos + tributos + valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados) + valor de seguros + valor de outras despesas acessórias - valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados) | |||||||||||||||||||||
Plano de pagamento do pedido. Os planos apresentados dependem do estabelecimento, do cliente e se o cliente tem limite de crédito. Quando não informado anteriormente, o sistema sugere o plano de pagamento padrão para o cliente (caso informado) ou o plano de pagamento padrão para vendas utilizado pelo estabelecimento.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Nome dado ao plano de pagamento. Ex: "AV", "30/60/90", etc.
As opções de planos de pagamento disponíveis para um determinado contexto consideram as regras abaixo:
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Observações da forma que foi combinada com o cliente para a liquidação do valor | |||||||||||||||||||||
Valor mínimo da operação financeira para utilização do plano de pagamento. Considera o valor total da operação, independentemente do valor resultante das parcelas dos plano de pagamento.
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Tabela contendo o número da parcela, vencimento, e valor de cada parcela. | |||||||||||||||||||||
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.
Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS. Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento. | |||||||||||||||||||||
Apresenta os títulos em haver para o cliente do pedido conforme configurado no SQL da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_TITULOS_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
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Dia para vencimento dos títulos | |||||||||||||||||||||
Valor de entrada | |||||||||||||||||||||
Valor em duplicatas | |||||||||||||||||||||
Valor recebido em cheques | |||||||||||||||||||||
Valor restante | |||||||||||||||||||||
Valor de caixa | |||||||||||||||||||||
Caso informado a placa do veículo o pedido de venda deve ser convertido para Ordem de Serviço para Veículos | |||||||||||||||||||||
Pessoa de contato na empresa com a qual a operação está sendo realizada. No caso de pedidos de venda, seria o responsável pela compra por parte do cliente. No caso de pedidos de compra, seria o responsável pela venda por parte do fornecedor.
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Centro de custo ou departamento do destinatário ou solicitante. Esta informação é um texto livre, e não possui relação com os centros de custos já cadastrados.
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Ordem de compra (pedido ou autorização de fornecimento) emitido e informado pelo destinatário (cliente) do pedido.
Esta informação será preenchida na tag <xPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <nItemPed> com o número do item da ordem de compra do cliente que deverá ser informada no campo "Item do pedido de compra" para cada item do pedido. Esta informação será apresentada automaticamente no quadro "Dados adicionais" no DANFE das NFEs. | |||||||||||||||||||||
Data em que o pedido foi emitido, ou seja, a data em que o pedido passou a ser oficialmente válido.
Caso não informada, a emissão (ou conclusão) do pedido irá automaticamente preenche-la. | |||||||||||||||||||||
Data para a qual a entrega dos produtos ou serviços foi requisitada pelo cliente. O sistema não permite informar uma data maior que a data limite (caso informada).
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Data limite para entrega.
Quando não for informada poderá ser automaticamente calculada conforme estabelecido na preferência PEDIDOS.PEDIDOS.DIAS_LIMITE. | |||||||||||||||||||||
Endereço informado pelo cliente para a entrega do pedido. Somente deverá ser possível selecionar os endereços com a finalidade "Entrega" informados no cadastro do cliente. | |||||||||||||||||||||
Transportadora responsável pelo pedido | |||||||||||||||||||||
Apresenta as opções de classificação permitidas para o tipo de pedido.
OBS: Pode ser configurado na Tipos de pedidos ou na Classificações de pedidos Ex:
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Texto livre para registro de observações gerais sobre o pedido.
Texto é informado no documento gerado somente quando "S" em "INCLUIR_OBSERVACOES_DOCUMENTO". Este campo é automaticamente preenchido quando houver um observações no cadastro do cliente, nas seguintes condições:
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Caso "Sim" as observações informadas no pedido serão incluídas nos dados adicionais dos documentos gerados a partir do pedido. | |||||||||||||||||||||
Observações sobre o atendimento, resultado de um serviço ou detalhamento sobre o que resultou o pedido.
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Pessoa que indicou ou intermediou a negociação comercial para efetivação do negócio. Utilizado para registrar pessoas que cujo relacionamento é o de parceiro comercial e que não possua vínculo como o de vendedor, representante, agente ou colaborador da empresa. | |||||||||||||||||||||
Chave de identificação interna | |||||||||||||||||||||
Quantidade total de volumes para o pedido.
A quantidade de volumes do pedido será informada e somada aos volumes de outros pedidos vinculados ao(s) documento(s) gerado(s) a partir dos pedidos caso a preferência PEDIDOS.PEDIDOS.UTILIZAR_VOLUMES_PEDIDO seja configurada com valor "S". |
CIF | |
PRONTA-ENTREGA | |
Não | |
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Caso esteja marcado a preferência, e não existir erros de validação, o pedido será concluído, passando a situação para "Pendente/Proposta"
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Tipo: SOURCE_CODE
Tipo: DOUBLE
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Comando SQL (select) que retorna um conjunto de mensagens de erro que bloqueiam a emissão do pedido.
A emissão do pedido somente será liberada quando este SQL não retornar nenhuma linha.
O SQL deve incluir a macro ${id} para ser preenchida com o ID do pedido.
Tipo: SOURCE_CODE
Tipo: FLAG
Valor padrão: N
Caso o plano de pagamento possua uma entrada, deve ser apresentado o campo de "Valor de entrada" para o usuário informar. Por padrão obrigatório o preenchimento do mesmo.
Tipo: FLAG
Valor padrão: S
Preços abaixo do mínimo: Item Produto Preço mínimo Preço informado Autorizado por 001 92939 - FIO DENTAL TCX 90G 5,45 5,30 joao 002 12756 - CREME DENTAL ACME 3,25 3,15 006 12755 - CREME DENTAR TCX 3,00 2,90 Usuário autorizador: [_____________] Senha: [_____________]Se não houverem preços abaixo do mínimo, nenhum dos 3 campos é apresentado.