Pedidos de venda - completo

Índice

Itens de pedido

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS

Descrição

Manutenção dos itens de um pedido.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

:

Campos:

Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Sequência do item no pedido.
Valor de crédito disponível para vendas para o cliente.
Identificação do produto (mercadoria ou serviço) solicitado. O produto deve estar previamente cadastrado e ativo.

Caso não informado é obrigatório o preenchimento do campo de "descrição"
Código do produto a ser incluído no pedido. O campo pode ser informado através do(a):
  • código interno do produto
  • referencia do fabricante
  • código de barras
O sistema aceita qualquer produto (mercadoria ou serviço), variação de produto ou embalagem cadastrado no sistema e que não esteja cancelado.

Quando informado um código de barras e o mesmo possuir um fator de conversão, a quantidade será automaticamente preenchida.
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Texto livre com uma descrição complementar detalhada do produto. Esta descrição pode acrescentar característcas diversas como peso, dimensões, composição, aplicação, etc.
Nome da marca.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Observações adicionais sobre o item de pedido.
Esta informação será repassada para o documento conforme configurado no campo "Incluir observações itens pedidos" da natureza de operação.
Apresenta as últimas vendas feitas do produto informando para o cliente do pedido.
A apresentação é configurada na preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SQL_HISTORICO_VENDAS.
Quantidade de produtos (mercadorias ou serviços) solicitada pelo cliente.
Não é permitido informar quantidades menores que zero.
Somente é permitido informar quantidade zero caso definido no campo Permite itens com quantidade zerada do respectivo tipo de pedido.

O campo será editável apenas se o tipo de pedido não utiliza produtos pedidos.
Quando o produto for informado através de um código de barras e o mesmo possuir um fator de conversão, a quantidade será automaticamente preenchida.
Quantidade que conferida pelo processo de conferencia.
Quantidade utilizada para o produto variação, que deve ser informada somente para produtos que são variação de outro, e que será sugerido conforme fator de conversão.

Caso informado o valor deve ser superior a zero.
Quantidade de mercadorias ou serviços que foram efetivamente consumidas por operações formalizadas nos históricos do pedido.
A quantidade informada neste campo permite que se compare a quantidade pedida com a realizada. P.ex: Na troca de óleo de um veículo, a OS considera 1h, mas foi executado em 0,78h.
Este valor é automaticamente atualizado por alterações na entidade Históricos de pedidos
Quantidade que foi devolvida pelo destinatário e não liberada para um novo faturamento.
Valor unitário do produto.
É permitido que o valor unitário seja igual zero, caso o tipo de pedido permita.
A editabilidade do campo pode ser configurada através do que for definido no tipo de pedido no campo "Função para liberação do preço".
Quantidade solicitada que ainda não foi entregue e nem cancelada.
A quantidade pendente é calculada da seguinte forma:
quantidade pendente = quantidade solicitada - quantidade entregue - quantidade cancelada
No caso de quantidade entrega maior do que a quantidade solicitada, a quantidade pendente será sempre 0.
Preço unitário do item conforme preço constante em lista de preços ou pelo usuário caso o produto/serviço não conste em nenhuma lista de preços.
O preço unitário poderá ser calculado com base em informações como a quantidade do item e/ou percentual de desconto informado.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Quantidade pendente de faturamento (inicialmente deve ser igual a quantidade pedida).
A quantidade a faturar é calculada da seguinte forma:
quantidade a faturar = quantidade solicitada - quantidade faturada - quantidade para faturamento cancelada
Preço sugerido pelo sistema
Valor unitário líquido do item, calculado conforme o preço unitário, descontos, encargos e impostos informados diretamente para o item.
Percentual de desconto para o item. Não pode ser maior que o percentual de desconto informado no cadastro do estabelecimento do pedido e o preço final (preço de venda - valor do desconto) não pode ser menor que o preço mínimo do produto informado na lista de preços aplicada no pedido.
Este campo será apresentado para preenchimento pelo usuário somente se o campo de preço unitário não seja preenchido ou alterado pelo usuário, ou seja, o campo de preço unitário deve permanecer "vazio" para que seja possível informar um percentual de desconto no item, o qual será aplicado, obrigatoriamente, sobre o preço de lista do produto/serviço.
Usuário que ira liberar o preço fora do valores valido.
Valor total do item considerando o valor unitário e a quantidade pedida para o item.

Não é considerado o desconto informado diretamente no pedido.
Senha para liberar o preço fora do valores validos.
Situação específica deste item.
  • Pendente - O ítem ainda não foi entregue e não está cancelado.
  • Aprovado - Item de pedido aprovado para ser executado.
  • Em execução - Item está em execução.
  • Pronto - O item do pedido está pronto para ser entregue, somente será considerado caso informado a quantidade efetiva e data de termino preenchida.
  • Entregue - O ítem já foi entregue.
  • Cancelado - O ítem foi cancelado.
  • Perdido - Foi informada uma data de perda. Indica que o item não poderá mais ser atendido. Equivale ao cancelado.
Chave de autorização para liberação do preço do item.
Um usuário com direito de autorizar preços abaixo do mínimo pode gerar uma chave da autorização através de interface Cadastro de Autorizações de pedidos e comunicar ela para o vendedor que digitá-la neste campo.
As chaves podem ser utilizadas uma única vez.
Indica que foi utilizado um preço promocional para o item.
Total do item.
Se o produto informado tem relacionamentos com produtos adicionais (conforme o tipo de relacionamento) esse campo será visível e apresentará as opções de adicionais.
OBS: Somente serão apresentadas as opções de adicionais que estiverem na mesma lista de preço do produto informado.
Domínio utilizado para armazenar valores monetários.
Estoque do produto disponível no estabelecimento, calculado por:
estoque disponível = estoque atual - quantidade pendente em pedidos - quantidade em documentos em manutenção
Indica uma unidade de medida alternativa utilizada no acondicionamento dos produtos no processo de entrega dos mesmos. Este campo somente é visível quando o tipo de pedido está marcado para informar unidades de medidas alternativas e o respectivo produto ter alguma cadastrada.
Saldo disponível para flex
Localização (endereçamentos) do produto no estabelecimento do pedido.
Ordem de compra do cliente, caso informada sobrepõem a ordem de compra existente no cabeçalho do pedido.
Sequência do item do pedido de compra (ordem de compra) fornecido pelo destinatário (cliente) do pedido.
  • Somente deve ser informado caso a ordem de compra seja preenchida no item ou no cabeçalho do pedido.
  • A ordem/sequência utilizada será a sequência do item do pedido caso não seja informada a sequência conforme o pedido de compra do destinatário.
Esta informação será preenchida na tag <nItemPed> do XML das NFEs emitidas a partir do pedido, conjuntamente com a tag <xPed> que será preenchida com a informação constante no campo "Ordem de compra" do cabeçalho do pedido.
Esta informação será apresentada juntamente com a descrição dos produtos/serviços dos itens no DANFE das NFEs.
Arquivos anexos ao item de pedido, não permite ordenação ou título para imagem.

Campo é apresentado quando ativo ("Item com anexos") no tipo de pedido

Ex: Foto com número de série do equipamento, Imagem técnica do produto.
Observações para o produto. P.ex: Informações para produção do produto, separação do produto, embalagem do produto.

Campo é apresentado quando ativo ("Item com observações produto") no tipo de pedido

Esta informação não será repassada para o pedido de venda, ou documento fiscal.
Data de cancelamento do item do pedido.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Coleção ("Lista de preços") utilizada como base para o preço do produto.
Não é obrigatório para pedidos tipo "transferências entre estabelecimentos", "pedido de compra", "pedido de devolução para fornecedor".
Quando informado, indica o item da lista de preços que foi utilizado para este pedido.

Esta informação pode não estar preenchida em casos que a lista de preço utilizada não possui preço para a quantidade informada.
Define se deve cancelar a quantidade a faturar
Define se deve cancelar a quantidade a entregar
Motivo do cancelamento ou perda.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • SEM ESTOQUE
  • PREÇO ELEVADO
Motivo do cancelamento do item.
Itens que podem ser alterados conforme determinado na ficha técnica.
Valor percentual de alíquota para o IPI
Valor de IPI para o item
Valor percentual da alíquota ST.
Os de percentual de MVA para uso na ST são obtidos dos seguintes campos:
  • ICMS Fornecedor (inter): Utilizado os valores da entidade REGIOES_ICMS.
  • MVA intraestadual (mva): Utilizado o valor existente no tipo de produto.
  • % ICMS intraestadual (intra): Utilizado o valor existente no tipo de produto.

Cálculo:
((100+mva)*(100-inter)/(100-intra)-100)

Observações:
  • Quando o valor existente em (intra) for inferior ao (inter), o valor de intra será igualado ao inter.
  • Somente serão calculados itens que possuirem o valor de (mva) informado e superior a zero.
  • Quando não localizado ou não informado o percentual de (intra) será considerado o percentual 12.
Valor de ICMS ST para o item.
Identificação para o lote do produto.
Esta informação é apresentada de acordo com o que estiver definido no campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto.
Será gerada automaticamente uma identificação do lote somente quando a situação do pedido for "Pendente/Proposta" e o campo "Identificação do lote" do respectivo tipo de produto estiver definido como "Automático".
Números de séries dos equipamento ou produto que fazem parte do item do pedido.
Pode ser informado mais de um número de série, informando um número por linha.
Permite definir se um item de pedido é relativo uma área física, com o intuito de "agrupar" itens em uma determinada área.

Esta informação é utilizada para agrupar itens em um relatório, por exemplo.


Este campo só é apresentado se no tipo de pedido estiver marcado para utilizar áreas físicas.
Permite definir se um item de pedido é relativo uma área física, com o intuito de "agrupar" itens em uma determinada área.

Esta informação é utilizada para agrupar itens em um relatório, por exemplo.


Este campo só é apresentado se no tipo de pedido estiver marcado para utiliar áreas físicas.
Informa qual será o percentual de rebate a ser utilizado para a venda deste item.
Este campo estará disponível apenas quando o tipo de pedido permitir.
Quando não informado e o tipo de pedido estiver marcado como "Sim", o percentual é automaticamente preenchido pelo que estiver informado na respectiva lista de preços (item ou capa).
Campo utilizado para posicionar as características do produto para o item de ordem de serviço.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor do custo unitário informado para o item.
Pode ser utilizado para:
  • Informar o valor de uma cotação/consulta de preços do produto/serviço junto a um determinado fornecedor, ou
  • Para determinar o custo do produto a ser utilizado no cálculo da Margem de Contribuição (MC) do pedido. Para considerar este valor como "custo do item na MC" é preciso marcar o campo "Utilizar como custo setado".
Este valor não altera o custo médio do produto no estoque.
Determina se o valor informado será utilizado como custo unitário para o item.
  • Marcado: Será utilizado como custo da mercadoria/serviço para cálculo da margem de contribuição (MC) do item no pedido e não influenciará o custo médio do produto.
  • Desmarcado: Será apenas informativo no item, sem alterar a margem de contribuição. Neste caso, será utilizado o custo médio do produto no estoque para cálculo da margem de contribuição.
Observações sobre o custo informado no item. Por exemplo, o fornecedor em que foi cotado o produto.
Pedidos de compra vinculados ao item de venda.

Operações

Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Cancelar item

Cancelar o item, quando possuir quantidade pendente a ser cancelada
Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Imprimir matricial

Imprimir em matricial o pedido
Topo

Alterar itens de pedido

Possibilidade para alterar/excluir múltiplos itens de pedido
Comportamento:Topo

Alteração da ficha técnica

Operação para alteração da ficha técnica.
Caso um produto seja alterado, deve criar uma nova ficha e vincular ela ao pedido.
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como configurar um SQL para histórico de vendas na inclusão de itens em um pedido?
  • Configurações

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.APRESENTAR_BOTAO_IMPRESSAO

    Botão de impressão do pedido nos itens

    Define se o botão de imprimir o pedido para separação deve ser apresentado nos itens do pedido. Neste caso não é validado a situação do pedido.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.APRESENTA_PRECOS_MIN_MAX

    Apresentar preços mínimo e máximo

    Indica se deve ou não apresentar os preços mínimo e máximo para o produto de acordo com a lista de preços.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.APRESENTA_PRECO_NORMAL

    Define se deve ser apresentado o preço normal no campo "Preço sugerido"

    Define se deve ser apresentado o preço normal no campo "Preço sugerido"

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: S

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SITUACOES_ALERTA_OBS_CLIENTE

    Situações do pedido para apresentação das observações do cliente

    Situações do pedido que permitem a apresentação das observações informadas no cadastro da pessoa (cliente do pedido) (Observações da pessoa).

    São apresentadas observações:


    Devem ser informadas as situações separadas por vírgulas (p.ex.: M,P).

    Tipo: UPPER

    Valor padrão: M,I,P,A,C,E,O,Q,R,T,V,X

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SQL_HISTORICO_VENDAS

    SQL para apresentar historico de vendas

    SQL utilizado para apresentar o histórico de vendas do produto. Quando informado, este campo representa um script que gera informações adicionais sobre este produto. Normalmente, esta preferência é utilizada para apresentar o histórico de vendas realizadas para o cliente do respectivo pedido, mas pode ser utilizada para agregar qualquer outra informação neste contexto.

    A configuração da preferência pode ser realizada por estabelecimento, permitindo contextualizar as informações de acordo com as necessidades de cada empresa.

    O preenchimento deve seguir a sintaxe do Telescope Script Engine que pode utilizar as seguintes variáveis de contexto (macros):

    • ${ctx}: Contexto da requisição em andamento.
    • ${produto}: Código do produto informado na tela.
    • ${pedido_id}: ID do pedido (orçamento) que está sendo realizado.
    • ${data_inclusao}: Data de hoje.
    • ${usuario_id}: ID do usuário.

    Ver também:

    Tipo: TEXT_LONG

    PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SQL_PEDIDOS_COMPRA

    SQL com os pedidos que compra que estão vinculados ao item do pedido

    SQL com os itens de pedidos de compra que estão vinculados ao pedido de venda.
    Exemplo:

    set table off;
    select pedido||'.'||ip.sequencia||' - '||clie.nome_completo
    from itens_pedidos ip
    inner join pedidos p on p.id = ip.pedido_id
    inner join pessoas clie on clie.id = p.cliente_id
    inner join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id
    where item_pedido_venda_id = ${id}

    Tipo: SOURCE_CODE

    Regras

    Ajustar autocomplete de área física

    Autocomplete de área física deve apresentar somente áreas usadas no pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Pesquisar"

    Ajustar campos conforme tipo de pedido

    Ajusta os campos conforme o tipo de pedido
    • Anexo - se permite editar ou não
    • Observação produto - se permite editar ou não
    • Área física - ajusta visibilidade e se é requerido ou não
    • Percentual de rebate - ajusta visibilidade e se é requerido ou não
    • Permite informar quantidade e preço apenas se o tipo de pedido não utiliza produtos pedidos.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Ajustar campos conforme tipo de produto

    Mostra a quantidade da variação apenas se o tipo de produto for "Variação"
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Ajustar historico de vendas

    Apresenta as ultimas vendas feitas pelo cliente do pedido para o produto selecionado. A apresentação é feita pela preferencia PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SQL_HISTORICO_VENDAS.

    Caso a preferencia acima esteja vazia ou não exista, não será apresentado o campo "historico de vendas".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "P" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"

    Apresentar campo de pedidos de compra

    Apresentar campo de pedidos de compra, quando existir um SQL para apresentação.
    Preferência: PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_ITENS.SQL_PEDIDOS_COMPRA
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Apresentar campo para liberação

    Apresentar campo para liberação de preço conforme regra
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Valor unitário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor unitário" do formulário "Novo"

    Apresentar campo para liberação de preços

    Apresentar campos para liberação do preço de venda.

    Apresentar campo sequência da ordem de compra

    Apresenta o campo SEQUENCIA_ITEM_COMPRA quando o campo ORDEM_COMPRA estiver preenchido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Apresentar campos como obrigatórios para liberação

    Apresentar campos como obrigatórios para liberação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Chave autorização" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Novo"

    Apresentar campos para liberação de preço

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Apresentar características produto

    Quando informado um produto deve-se apresentar as características da engenharia desse produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Apresentar informação do lote

    Conforme o produto, pode ser requerido a apresentação do lote do produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Apresentar informações sobre o produto

    Apresenta informações sobre o produto:
    • Unidade de medida
    • Lista de preços
    • Preço de venda padrão
    • Estoque atual
    • Estoque disponível
    • Unidade de medida alternativa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

    Apresentar localização do produto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Apresentar observações do cliente

    Apresenta as observações do cliente (os alertas). Isto foi feito pois ao criar um pedido de venda a tela redireciona para os itens e os alertas não são apresentados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Apresentar saldo flex do vendedor

    Apresenta o saldo acumulado de flex que o vendedor do pedido tem diposnível para negociação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Apresentar unidades de medidas alternativas

    Caso o tipo de pedido esteja marcado para informar as unidade de medidas alternativas e o produto ter unidades alternativas cadastradas, então apresenta o campo com as respectivas opções.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Atualizar adicionais

    Essa rotina garante que existam itens no mesmo pedido contendo os adicionais selecionados e vinculados pelo atributo.
    Para cada produto selecionado, deverá existir um item de pedido apontando pelo atributo ADICIONAL_ID com este produto. Caso não exista, o mesmo será criado.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Autocomplete lote produto

    Apresentar os lotes possíveis para o produto informado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Alterar"
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Novo"

    Bloqueio para venda

    Os itens que tiverem bloqueio ("em falta" ou com situação "cancelado") não podem ser inseridos no pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Calcular o valor total para o item

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Valor unitário" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Valor unitário" do formulário "Novo"

    Calcular total com adicionais

    Soma o total do produto origem mais o total dos adicionais,
    nos adicionais considera a quantidade do produto informada na tela multiplicada pela quantidade informada no relacionamento
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Adicionais" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Adicionais" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Total do item" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Total do item" do formulário "Novo"

    Incluir área física não existente

    Quando informada uma área física que não existe, será incluído automaticamente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de validar formulário "Alterar"
    • Antes de validar formulário "Novo"

    Informar custo unitário do item

    Os campos abaixo somente podem ser visualizados por usuários que tenham acesso à função "PEDIDOS.CUSTO_UNITARIO":
    • Valor de custo do item
    • Observações do custo informado
    • Utilizar como custo setado

    Modificar lista

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Modificar o label para incluir a moeda

    Modificar o label dos campos de valor para apresentar a moeda da operação, sendo que deve ser apresentada somente quando o pedido possuir uma moeda alternativa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Montar interface para alteração de ficha técnica

    Montar interface para alteração de uma ficha técnica, apresentando os partes que podem ser alteradas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alteração da ficha técnica"

    Montar pesquisa de produto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular adicionais

    Popula as opções de adicionais de um determinado produto.

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

    Popular campo de pedido_id

    Popular campo de pedido_id com o ID do pedido.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Popular campo preço unitário

    Caso informado o percentual de desconto, deve apresentar o valor unitário do item, Total do item / quantidade
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Novo"

    Popular limite de crédito disponível

    Popula o limite de crédito disponível do cliente
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Preencher registro de produto

    Preencher o registro de produto.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Remover botão

    Remover botão de cancelar quando não existir quantidade a cancelar do item.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Remover botões conforme situação

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Remover opcão deletar

    Remove a opção de deletar o item na interface multitow, caso o item tenha quantidade entrega, cancelada ou faturada
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar itens de pedido"

    Retirar label do produto

    Remover os labels dos campos do produto
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Salvar características produto

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar informações de autorizador

    Salvar as informações de usuário ou chave que autorizou a operação
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Se o item estiver cancelado, não permite altera-lo

    Caso o item esteja cancelado, permite apenas consultar os campos e remove as ações de salvar e excluir.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

    Sugerir preço

    Apresentar uma sugestão de preço conforme produto e quantidades apresentados.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

    Validar cliente com validade expirada

    Apresenta uma mensagem de erro ou alerta (conforme configurado no tipo de pedido) caso a data de validade do cadastro do cliente esteja expirado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Validar endereço principal do cliente

    Valida o endereço principal do cliente através do método da entidade pedido. Como nos pedidos de venda a tela é redirecionada automaticamente para a tela de inclusão de itens, a mensagem deve ser apresentada na interface.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Verificar alterações no item

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"

    Veja também