Pedidos de venda - completo

Índice

Itens de pedido

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED

Descrição

Manutenção de item de pedido.

Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de orçamentos:

Cadastro de Pedidos:

Ordens de serviço para veículos:

Campos:

Identificação ou numeração do pedido. A numeração do pedido pode ser gerada automaticamente conforme regra estabelecida no tipo de pedido. O número do pedido é único dentro da mesma série e versão, independente de seu tipo. Isso significa, por exemplo, que não podemos ter um pedido de venda com o mesmo número de uma ordem de compra.
É quem deseja receber os produtos do pedido. No caso de pedidos de compra, será a própria empresa que está operando o sistema.
Valor de crédito disponível para vendas para o cliente.
Valor total do orçamento/pedido. Itens cancelados não são somados.

Cálculo:
+ valor de venda de produtos
+ valor de venda de serviços 
+ despesas 
+ valor de tributos aplicados sobre o valor de venda dos produtos 
+ encargos financeiros aplicados sobre o valor dos produtos 
+ tributos
+ valor de frete a ser cobrado (somente se existir itens não cancelados)
+ valor de seguros
+ valor de outras despesas acessórias
- valor de desconto concedido (somente se existir itens não cancelados)
Numeração sequencial do item no pedido.
Identificação do produto informado pelo usuário
São permitidos:
  • Código interno do produto
Texto que identifica (nome) o produto. Este é o texto utilizado por padrão em todos os documentos fiscais e interfaces de uso interno.
Por padrão é aconselhado o tamanho máximo de 120 caracteres, para não permitir descrições maiores modifique a preferencia PROD.PRODUTOS.VALIDAR_PRODUTO_DESCRICAO
Indica a marca do produto.
Ex:
  • COCA-COLA
  • PEPSI
  • FRUKI
Código de referência do produto usado pelo fabricante.
Representação abreviada da unidade de medida. P. ex.: kg = quilograma, cx = caixa, m² = metro quadrado.
Texto livre para anotações de uso interno pela empresa.

Para que esta informação fique informado no item de pedido, deve-se configurar a preferência PEDIDOS.PRODUTOS_PEDIDOS.OBSERVACOES_ITENS
Quantidade total de produtos. No caso de produtos com grade, esta quantidade é automaticamente preenchida com a soma desta grade.
Informações sobre a formação do preço
Preço unitário do produto.
Valor de desconto para mercadorias
Percentual de desconto para mercadorias.
Preço unitário que está na lista de preços
Relacionamento com a lista de preços que foi utilizada
Relacionamento com o item da lista de preços
Soma total das mercadorias.
Soma total dos serviços.
Total do item (soma dos produtos/mercadorias e serviços).
Percentual de Rebate a ser utilizado para a venda deste item.
Este campo estará disponível apenas quando o tipo de pedido permitir.
Quando não informado e o tipo de pedido estiver marcado como "Sim", o percentual é automaticamente preenchido pelo que estiver informado na respectiva lista de preços (item ou capa).
Quantidade disponível do produto para o estabelecimento do estoque. Esta informação é resultado da subtração do estoque atual com a quantidade reservada.
Apresenta os itens que compõem o conjunto informado em uma tabela para visualização.

A apresentação da tabela é configurada pela preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SQL_COMPOSICAO_ITEM
Check-box para abrir o campo onde os números de série dos produtos do item poderão ser informados. Esse check-box será apresentado somente se o campo "Controle por número de série" estiver configurado com a opção "Opcional" ou "Obrigatório" no cadastro de Tipos de produtos do respectivo produto do item do pedido.
Podem ser informados os números de série dos produtos do item do pedido.
Pode ser informado mais de um número de série informando um número por linha.
Permite apresentar informações que pode não ser relativos ao orçamento.

Para ser apresentado, deve ser configurada a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Apresenta a localização do produto, conforme cadastrado na guia "Localização" do cadastro do produto.
Situação do produto.
  • Aprovado - O produto foi aprovado.
  • Cancelado - O produto foi cancelado ou não aprovado pelo cliente do pedido/orçamento.
  • Pendente - O produto está pendente.
  • Perdido - Item se encontra na situação de perdido, ou melhor foi adquirido na concorrência.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Valor do custo unitário informado para o item.
Pode ser utilizado para:
  • Informar o valor de uma cotação/consulta de preços do produto/serviço junto a um determinado fornecedor, ou
  • Para determinar o custo do produto a ser utilizado no cálculo da Margem de Contribuição (MC) do pedido. Para considerar este valor como "custo do item na MC" é preciso marcar o campo "Utilizar como custo setado".
Este valor não altera o custo médio do produto no estoque.
Determina se o valor informado será utilizado como custo unitário para o item.
Marcado: Será utilizado como custo da mercadoria/serviço para cálculo da margem de contribuição (MC) do item no pedido e não influenciará o custo médio do produto.
Desmarcado: Será apenas informativo no item, sem alterar a margem de contribuição. Neste caso, será utilizado o custo médio do produto no estoque para cálculo da margem de contribuição.
Observações sobre o custo informado no item. Por exemplo, o fornecedor em que foi cotado o produto.
O domínio LABEL representa um título e é utilizado como elemento delimitador dos grupos de campos de um formulário. O grupo é definido por todos os campos que sucedem o campo do tipo LABEL até encontrar um outro campo LABEL ou o final do formulário.

O domínio possui recursos como:
  • Suporte a expandir/retrair (expand/collapse) os campos do grupo.
  • Tratamento para esconder o título (label) automaticamente quando os campos do grupo não são visíveis.
  • Hint para o grupo.
Usuário que autorizou que o preço do item seja diferente do preço normal de venda.
Usuário que estará autorizando o preço abaixo/acima do permitido.
Senha do usuário que estará autorizando o preço abaixo/acima do permitido.
Chave de autorização para permitir informar preços abaixo/acima do permitido.
Data em que o item foi cancelado. Ao cancelar um conjunto, todos os seus componentes serão cancelados.
Permite definir se deve cancelar as quantidade a faturar.
Permite definir se deve cancelar as quantidades a entregar.
Permite definir um motivo pelo qual foi cancelado o item.

Seu cadastro é feito na interface Motivos de cancelamentos de pedidos (PEDIDOS.CAD_MOTIVOS_CANCELAMENTOS_PEDIDOS).

Operações

Topo

Novo

Permite criar novos registros no sistema. Ao ser executado, o sistema apresenta um formulário com todos os campos do registro que deverão ser preenchidos. Quando todos os campos desejados estiverem preenchidos, clique em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).
Comportamento:Topo

Alterar

A partir da tela de consulta de um registro, esta operação permite alterar os dados do mesmo.
O sistema abre um formulário com os campos editáveis. Após alterar os campos, o usuário deverá clicar em [b:Salvar].
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Topo

Concluir

Abre a interface de conclusão do pedido.
Topo

Cancelar

Permite cancelar o item.

Esta opção permite definir se deve cancelar as quantidades a faturar e/ou a entregar.

Retirar a data de cancelamento irá reverter o cancelamento.
Comportamento:

Configurações

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.LOV_PRODUTO

LOV para campo do produto

Permite definir a interface utilizada como LOV (pesquisa avançada) para o campo de produto.

Não é possível definir um relatório customizado (report), apenas interfaces.

Esta preferência pode ser customizada por tipo de pedido. Para isso, deve ser informado o tipo de pedido ao final da preferência.

Exemplos:

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.LOV_PRODUTO.ORCAMENTO

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.LOV_PRODUTO

Tipo: TEXT

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SOM_ALERTA_QUANTIDADE_RANGE

Som de alerta quando informada uma quantidade fora do limite permitido

Permite definir qual som deve ser soado quando informada uma quantidade fora do limite permitido na inclusão.

O limite é definido por propriedade "range" no "format" do campo (ver: FAQ Validação de faixas de valores nos campos (range)).

Opções disponíveis:

Sound.ERROR
Sound.WARNING
Sound.SUCCESS

Deixar esta preferência nula ou vazia fará com que seja emitido nenhum som.

Mais informações sobre sons: Como emitir um som ou beep nas aplicações?

Tipo: TEXT

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SOM_ALERTA_SEM_PRODUTO

Som de alerta de produto não encontrado

Permite definir qual som deve ser soado quando não for encontrado o produto ou código de barras informado na inclusão.

Opções disponíveis:

Sound.ERROR
Sound.WARNING
Sound.SUCCESS

Deixar esta preferência nula ou vazia fará com que seja emitido nenhum som.

Mais informações sobre sons: Como emitir um som ou beep nas aplicações?

Tipo: TEXT

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SQL_COMPOSICAO_ITEM

Sql para apresentação da composição do item informado

Permite apresentar a composição do item informado.

Utilize a macro ${produto_pedido_id} para consultar os itens dos produtos pedidos.

Tipo: SOURCE_CODE

Valor padrão: item sequencia integer label="Sequência"; item produto text_html label="Produto"; item descricao upper label="Descrição"; item quantidade decimal_value label="Quantidade"; item valor_unitario_item decimal_value label="Valor Unitário"; item valor_total_item decimal_value label="Valor total"; item valor_ipi_item decimal_value label="Valor IPI"; item valor_icms_st decimal_value label="Valor ICMS ST"; select itpe.sequencia , ''||prod.produto||'' as produto , prod.descricao , itpe.quantidade , itpe.valor_unitario_item , itpe.valor_total_item , itpe.valor_ipi_item , itpe.valor_icms_st from itens_pedidos itpe join produtos prod on prod.id = itpe.produto_id join tipos_produtos tprod on tprod.id = prod.tipo_produto_id join produtos prodp on prodp.id = itpe.produto_id where itpe.produtos_item_id = ${produto_pedido_id} order by itpe.sequencia

PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

SQL para apresentar informações adicionais

Permite configurar um SQL script engine para apresentar informações adicionais a ser apresentadas no orçamento, que podem ou não ser relativas ao contexto do orçamento.

Pode-se utilizar a macro ${pedido_id} ou ${orcamento_id} para consultar informações do orçamento apresentado e a macro ${produto} para consultar informações do produto informado.

Ver também:

Tipo: SOURCE_CODE

Regras

Ajustar as ações conforme contexto

Ajusta as ações da interface conforme necessidade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

Ajustar campo conforme tipo de pedido

Apresenta o percentual de rebate conforme definido no tipo de pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Ajustar campos cancelar

Ajusta os campos na operação de cancelamento.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Cancelar"

Ajustar obrigatoriedade do preço unitário

Ajusta a obrigatoriedade do campo de preço unitário conforme o tipo de pedido e a engenharia de produto.

O preço unitário será opcional somente se a interface estiver no contexto de um pedido cujo tipo "Utiliza produtos pedidos para itens" está marcado com "Apenas componentes selecionados" e o produto é de uma engenharia com detalhamento do tipo "Ficha técnica".
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Ajustar visibilidade autorização

Quando informado usuário e senha, chave de autenticação passa a ser opcional e quando informado uma chave de autenticação, usuário e senha passam a ser opcional.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Chave de autorização" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Chave de autorização" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Senha" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Senha" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Usuário" do formulário "Novo"

Ajustar visibilidade informar números de série

verifica se o produto informado na tela é de um tipo que permite informar números de série.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar campos autorização

Apresenta os campos de autorização de preço acima/abaixo do permitido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

Apresentar composição do item

Apresenta os produtos que compõem o item informado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar informações adicionais

Popula o campo de "informações adicionais" com a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Apresentar informações sobre o produto para grade

Apresentar informações sobre o produto para a montagem da grade.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

Apresentar localização do produto

Apresenta a localização do produto. Para mais detalhes, ver Localização.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"

Apresentar números de série

Mostra o campo "Números de série" apenas se o check-box "Informar números de série" estiver marcado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Informar números de série" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Informar números de série" do formulário "Novo"

Aviso sonoro

Valida se o produto informado realmente existe. Caso contrário, será apresentado uma alerta sonoro para o usuário. O som é definido na preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SOM_ALERTA_SEM_PRODUTO.

Calcular descontos

Calcula o desconto do produto e torna visível ou editável caso necessário.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto %" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Novo"

Calcular valor total

Calcula o valor total do item, conforme a grade de produtos.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Desconto" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Preço unitário" do formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"

Informar produto

Informar o produto desejado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Popular componentes utilizados editável

Apresenta para seleção os componentes do conjunto no campo editável.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Popular componentes utilizar

Popula os componentes utilizados para o conjunto.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Alterar"
  • Ao alterar campo "Produto" do formulário "Novo"

Popular informações do pedido

Popula as informações de número do pedido e valor total do pedido
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Popular limite de crédito disponível

Popula o limite de crédito disponível do cliente
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

Salvar informações do autorizador

Quando informado um usuário/senha ou chave, deve ser salvo no item de pedido.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de alterar formulário "Alterar"
  • Antes de inserir formulário "Novo"

Validar cliente com validade expirada

Apresenta uma mensagem de erro ou alerta (conforme configurado no tipo de pedido) caso a data de validade do cadastro do cliente esteja expirado.
Eventos que disparam esta regra:
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
  • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

Validar se quantidade está no limite permitido

Caso a preferência PEDVEN06.CAD_PEDIDOS_06_PRODPED.SOM_ALERTA_QUANTIDADE_RANGE não estiver vazia, valida se a quantidade informada na inclusão está dentro do permitido pelo range do format do campo.
Eventos que disparam esta regra:
  • Ao alterar campo "Quantidade" do formulário "Novo"