Pessoas

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Pessoas

PESSOAS.CAD_PESSOAS

Descrição

Manutenção do cadastro de pessoas de qualquer tipo (física ou jurídica ou grupos empresarias).

A montagem das telas é automaticamente ajustada conforme o tipo de pessoa e vários campos que são apresentados para pessoas físicas, não são apresentados para pessoas jurídicas e vice-versa.

Além do cadastro base de definição da pessoa, existem uma série de outras informações agregadas (abaixo) dele e que são disponibilizadas através abas, tais como outros endereços, outros documentos, todos os meios de contato, dados adicionais da pessoa como cliente, como fornecedor, como transportados, etc.

Esta interface pode ser acessada pelo menu:


Esta interface é usada em diferentes guias do sistema. Clique nos links de navegação abaixo para obter maiores informações.

Cadastro de pessoas:

Cadastro de pessoas:

Cadastro de pessoas:

Campos:

Sequencia utilizada para definir os IDs dos registros das entidades.
Na tela de pesquisa, este campo permite filtrar pessoas pelo seu código (ID Pessoa), nome completo (razão social), apelido e/ou nome fantasia.
Código de identificação único da pessoa.

O ID da pessoa deve ser obrigatoriamente informado se a preferência PESS.SEQ_PESSOAS esteja com valor "N".
Quando este preferência estar com valor "S", o código será gerado automaticamente pelo sistema. Neste caso, será utilizado a sequência definida em "SEQ_PESSOAS".

Ainda na preferência PESS.SEQ_PESSOAS, se informado:
  • MOD10: Será utilizado a sequencia "SEQ_PESSOAS", adicionado no no seu final um MOD10() do mesmo.
  • MOD11: Será utilizado a sequencia "SEQ_PESSOAS", adicionado no no seu final um MOD11() do mesmo.
Permite pesquisar pessoas foneticamente pelo nome. Esta pesquisa é útil quando não se sabe como o nome da pessoa é escrito obtendo resultados de nomes que tem um som foneticamente parecido.
Tipo de pessoa.
O tipo de pessoa padrão apresentado na tela de inclusão é definido na preferência PESSOAS.CAD_PESSOAS.TIPO_PESSOA.DEFAULT_VALUE.
Ex:
  • Física
  • Jurídica
CNPJ da pessoa jurídica.
Número/Código do CPF da pessoa Física.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Primeiro nome da pessoa física.
Segundo nome da pessoa física.
Sobrenome ou apelido de família é a porção do nome do indivíduo (pessoa física) que está relacionada com a sua ascendência. Está intimamente ligado ao estudo genealógico.

Na maioria das línguas indo-europeias, o prenome precede o sobrenome (apelido de família) na forma de designar as pessoas. Em algumas culturas e idiomas (por exemplo em húngaro, vietnamita, chinês, japonês ou coreano), o apelido de família precede o prenome na ordem do nome completo.
Sufixo do nome da pessoa. P.ex.: Júnior, Filho, Neto, Sobrinho, etc.
Pronome de tratamento da pessoa física.
Campo que apresenta o apelido (para pessoas físicas) ou o nome fantasia (para as pessoas jurídicas).
Nome fantasia (nome comercial, nome de fachada) é a designação utilizada por uma instituição (empresa, associação etc), seja pública ou privada, sob a qual ela se torna conhecida do público. Esta denominação opõe-se à razão social, que é o nome utilizado perante os órgãos públicos de registro das pessoas jurídicas.

O nome fantasia pode ser formado a partir de palavras ou expressões oriundas da razão social, bem como pode ser criado a partir da criatividade do empresário e de sua assessoria de marketing. Igualmente, o nome fantasia pode ser a fonte para a elaboração da razão social.

De acordo com as regras de direito comercial, o registro de um nome fantasia é feito perante os órgãos de registro de marcas e patentes, sendo resguardado o direito à sua utilização ao primeiro que o registra. O impacto do nome fantasia junto ao mercado consumidor justifica os altos investimentos que são feitos pelas grandes empresas. Muitos nomes, inclusive, conseguem virar sinômino do produto que vendem ou serviço que prestam, figura de linguagem conhecida como metonímia (marca pelo produto), tal como ocorre, por exemplo, na canção de "Gita (eu sou)", de Raul Seixas e Paulo Coelho, em que há referência aos "pegue e pague do mundo" para dizer "supermercado".

A utilização do nome de fantasia se dá em diversos momentos, desde a sua colocação na fachada do estabelecimento comercial até a sua aposição nos produtos fabricados, passando pela veiculação em material de publicidade.
Designação informal para identificar a pessoa. P.ex.: Somente o sobrenome, nome resumido ou apelido (alcunha) da pessoa física.
Ex:
  • PAULINHO
  • RIBEIRO
  • PEDRÃO
Icone representando a situação do cliente. Existem diferentes ícones representando questões como:
  • Não é cliente!
  • Pessoa está inativada!
  • Cliente está em dia!
  • Cliente possui titulos em atraso!
  • Cliente possui titulos em atraso acima do limite!
  • Cliente está bloqueado!
  • etc.
Número/Código da inscrição estadual da pessoa jurídica ou equiparada.
Deixar o campo vazio (não informado) ou escrever a palavra ISENTO caso a inscrição seja isenta.
Número/Código da inscrição municipal da pessoa Jurídica.
Número/Código da carteira de identidade da pessoa Física.
Relação de números de documentos que poderão ser informados no cadastro da pessoa.
A relação é configurável e varia com o tipo de pessoa.

Regime de tributação que a pessoa está enquadrada. Como este campo possui regras de visibilidade pelo tipo de pessoa, não é recomendado modificar sua visibilidade pela interface Configurações das interfaces do sistema.
Ex:
  • LUCRO REAL
  • LUCRO PRESUMIDO
  • REGIME ESPECIAL
  • MEI
  • GERAL
  • SIMPLES
Ramo de atividade principal da empresa.. Como este campo possui regras de visibilidade pelo tipo de pessoa, não é recomendado modificar sua visibilidade pela interface Configurações das interfaces do sistema.
Ex:
  • ESCOLA
  • INDÚSTRIA CALÇADISTA
  • INDÚSTRIA METALÚRGICA
  • IND-CALC
  • IND-METAL
Número do documento CPF ou CNPJ da pessoa.
Permite pesquisar as pessoas pelos números de documento da mesma (CNPJ, CPF, IE, EM, RG, etc.)
Documentos das pessoas (p.ex.: cpf, cnpj, etc) utilizado para consulta genérica das pessoas a partir do campo "Pesquisa" da tela.
Código do registro empresarial na ordem.
Por padrão é pesquisado registros ativos e inativos, mas na tela de visualização é apresentado somente os registros ativos.
Código do registro profissional de ordem.
Por padrão é pesquisado registros ativos e inativos, mas na tela de visualização é apresentado somente os registros ativos.
Escolaridade utilizada no registro profissional.
Quando informado, indica que esta pessoa faz parte de um grupo empresarial. Este campo somente é apresentado para tipos de pessoas que possuem o campo "Relacionamento para grupo" configurado.
Veja Tipos de pessoas para maiores detalhes.
Nome completo da pessoa do grupo empresarial.
Todos os meios de contato (eletrônicos) disponíveis para esta pessoa. Inclui telefones, e-mails, skype, website, etc.
Apresenta uma tabela com os endereços. A apresentação é configurada na preferência PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_ENDERECOS_MEIOS_CONTATOS.
Endereços "eletrônicos" das pessoas (p.ex.: e-mail, celular, telefone comercial, Skype, Twitter, etc) utilizado para consulta genérica das pessoas a partir do campo "Pesquisa" da tela.
Todos os meios de contato conforme configurado nos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
Campos relativos aos contatos da pessoa.
Estes campos serão depreciados no futuro (ver Meios de contato);
Primeiro e principal meio de contato informado no cadastro da pessoa. Este meio de contato é configurado no tipo de pessoa.

O uso deste campo está depreciado. As informações de contatos devem ser substituídas pelos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
Segundo meio de contato informado no cadastro da pessoa. Este meio de contato é configurado no tipo de pessoa.

O uso deste campo está depreciado. As informações de contatos devem ser substituídas pelos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
Terceiro meio de contato informado no cadastro da pessoa. Este meio de contato é configurado no tipo de pessoa.

O uso deste campo está depreciado. As informações de contatos devem ser substituídas pelos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
Principal e-mail da pessoa.

O uso deste campo está depreciado. As informações de contatos devem ser substituídas pelos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
E-mail para assuntos profissionais de uma pessoa.

O uso deste campo está depreciado. As informações de contatos devem ser substituídas pelos Tipos de endereços por tipos de pessoas.
CEP do endereço principal da pessoa. A partir do CEP informado, o sistema busca os dados de logradouro, bairro e cidade.
O mecanismo de busca do endereço a partir do CEP informado é definido na preferência PESSOAS.ENDERECOS.MECANISMO_BUSCA_CEP.
Principal endereço do cliente. Já formatado com logradouro, número, complemento, bairro CEP, cidade e estado.
Campo onde é apresentado um mapa mostrando a localização do endereço principal. A apresentação do mapa pode depender do cadastramento de uma chave de acesso aos serviços do Google. Ver: RT.GOOGLE.API_KEY.
Na tela de pesquisa, permite filtrar pessoas pelas informações de endereço da pessoa: bairro, logradouro, complemento, numero, cidade.
Logradouro do endereço principal da pessoa.
Número da casa/prédio.
Apartamento, andar, sala, etc.
Nome do bairro.
Nome da cidade com estado (e país se for estrangeiro) do endereço principal da pessoa. Este campo pode ser automaticamente preenchido através do CEP informado.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Nome completo da cidade (acentos e cedilhas são mantidos).
Valor padrão: |s
Ex:
  • SÃO LEOPOLDO
  • SÃO PAULO
  • ALVORADA
  • PARIS
Nome ou identificação da região.
Valor padrão: |s
Ex:
  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Bahia
Nome do estado.
Nome do país para ser utilizado nas interfaces do sistema.
Finalidades do Endereço Principal
Campo que define as finalidades do endereço da pessoas.
As fazer a importação de arquivos CSV, informando a finalidade, as finalidades devem ser informadas com letra maiúscula, e escritas da mesma forma que estão cadastradas no sistema.
Para informar mais de um finalidade, as finalidades devem ser separadas por vírgula e sem espaço.
Este campo é automaticamente substituído por um conjunto de campos contendo características gerais da pessoa conforme configurado em Tipos de características de pessoas. Cada característica pode ser apresentada, ou não, conforme as regras de acesso configuradas para ela.
Apresenta os relacionamentos desta pessoa com outras pessoas.
Quando informado, permite pesquisar pessoas que tenham um determinado tipo de relacionamento com outras pessoas.
Por exemplo: Filtrar pessoas que tenham um relacionamento tipo "É DIRETOR DE".
Campo para realizar pesquisa nas categorias da pessoa
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome utilizado para identificar o vendedor. Caso não informado, o sistema assume o código de identificação da pessoa.
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Conceito geral (mais importante) do cliente. Apesar do cliente poder ter vários conceitos, ele será rotulado pelo "pior" deles. O pior conceito é aquele que tem o maior número de sequencia.
Dever ser observado que se o cliente somente possuir conceitos "bons", ainda assim será selecionado o "pior" destes para representar o seu conceito geral.
Para pessoas físicas, indica a data de nascimento.
Para pessoas jurídicas, indica a data de sua fundação.
Observações registradas na guia "observações", uma por linha.
Data que a pessoa faleceu (PF) ou encerrou (PJ)
Indica a cidade de onde a pessoa nasceu.
Ex:
  • SAO LEOPOLDO - RS
  • SAO PAULO - SP
  • ALVORADA - TO
  • MIAMI - FL - ESTADOS UNIDOS
Indica o país de nascimento de uma pessoa ou o país onde se adquiriu naturalização.

Somente apresentado quando marcado "Apresentar campo de nacionalidade" no tipo de pessoa.
Identificação do sexo (gênero) das pessoas físicas.
Estado Civil para uma pessoa física
Indica apessoa que é a mãe desta pessoa física.
Indicação da pessoa que é o PAI desta pessoa. Utilizado apenas para pessoa físicas.
Quando tipo de pessoa for física assume como sua foto, quando for jurídica assume como seu logotipo
Define se o cadastro da pessoa será compartilhado por todos os estabelecimentos ou somente para determinados estabelecimentos.
Caso desmarcado, será necessário indicar quais os estabelecimentos que terão acesso a este cadastro.
Define os estabelecimentos que tem acesso a este cadastro. Este campo é apresentado apenas quando o campo "Todos os estabelecimentos" for desmarcado.
Na inclusão de um cadastro novo, caso o campo "Todos estabelecimentos" estiver desmarcado, o sistema irá sugerir dar acesso a todos os estabelecimentos que o usuário tem acesso.
Permite filtrar apenas pessoas que estão relacionadas a um determinado estabelecimento.
Opções de filtro para a pesquisa das pessoas de acordo com as suas especializações. P.ex.: Uma pessoa pode ser "vendedor", "fornecedor" e "cliente" ao mesmo tempo e a mesma pessoa será apresentada nas consultas feitas aplicando estas especializações no filtro.
Serão apresentadas somente as pessoas que estiverem "ativas" ou "válidas" nas especializações pesquisadas. P.ex.: Somente vendedores ativos, somente colaboradores ativos (sem data de término informado), etc.
Campo livre para observações diversas sobre a pessoa.
Posições que esta pessoa possuiu no sistema.P.ex: Cliente, Fornecedor, etc.
Data de inativação ou cancelamento do cadastro da pessoa.
Motivo de inativação/cancelamento para o pessoa. Seu preenchimento não é obrigatório para inativar a pessoa.
Ex:
  • DESISTÊNCIA DO CLIENTE
  • DESACORDO COMERCIAL
  • MERCADORIA DANIFICADA
Data da última vez em que as informações do cadastro foram revisadas.
Indica onde este cadastro foi originado. Meramente informativo. Por exemplo: MANUAL, IMPORTAÇÃO, MAILING 2017-10, etc.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Data de inclusão do registro de pessoas.
Código (único) de identificação da pessoa (física ou jurídica).
Nome completo da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica. Razão social é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. A razão social diferencia-se do nome dado a um estabelecimento ou do nome comercial com que a empresa pode ser reconhecida junto ao público, o qual é conhecido como nome fantasia.
Data da última alteração do registro
Informações dos títulos a pagar para a pessoa/cliente e que poderão ser utilizados como aproveitamento de créditos como abatimentos ou descontos em novas operações de venda.

Considera o saldo dos títulos a pagar para a pessoa:
  • Títulos dos estabelecimentos aos quais o usuário possui acesso.
  • Títulos que estejam com a situação "Aberto", e com previsão de pagamento inferior ou igual data atual.
  • Títulos que estejam liberados para pagamento.
  • Títulos que estejam com a opção "Utilizado como crédito na emissão dos documentos" diferente de "Não usar" informada no cadastro de Tipos de títulos.

Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
Essa configuração altera o comportamento de outros elementos onde possa ser apresentado o valor de créditos em haver da pessoa, como p.ex.: orçamentos, pedidos, operações de emissão de notas fiscais e/ou faturamento.
Valor de débitos da pessoa (títulos a receber da pessoa).
Esse comportamento pode ser modificado e configurado através da preferência PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_DEBITOS_PESSOA.
Valor débito incobrável em títulos da pessoa.
Apresenta informações adicionais da pessoa.
Situação do cadastro da pessoa.
  • Ativo - A pessoa está ativa e pode ser utilizada em novos processos do sistema.
  • Inativo - A pessoa está inativa e não pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes. O registro é mantido para efeito de histórico.
  • Pendente - O cadastro da pessoa não foi avaliado e verificado, mas a pessoa pode ser mais utilizada em novos processos do sistema que exigem pessoas ativas ou pendentes.
Código de identificação para o parceiro, obrigatoriamente deve estar preenchido o campo "UN_PARCEIRO_TIPO_DOCUMENTO"
Identificação do parceiro, obrigatoriamente deve ser um tipo de documento no sistema.
Texto livre sem quebras de linha e apenas com caractéres maiúsculos
País do endereço
Data em que esta pessoa foi cadastrada no sistema.
Data da última atualização para o produto
Campo com o nome completo da pessoa utilizando a fonética
Site da pessoa.
Indica o tipo de pessoa relacionado a este registro.
Ícone sobre a sobre
Usuário da última alteração do registro de pessoas.
Usuário que incluiu o registro da pessoa.
Login de identificação do usuário para o sistema.
Login de identificação do usuário para o sistema.

Operações

Topo

Pesquisar

Ao pesquisar, o usuário poderá informar critérios de filtro para listar apenas os registros desejados. Normalmente depois de informar os filtros desejados, o usuário deverá executar a operação [b:Listar].
Obtenha maiores detalhes em Como utilizar a tela de pesquisa?.
Comportamento:Topo

Listar

Apresenta uma lista com os registros que atendem aos filtros informados.
A lista possui diversos recursos práticos e importantes para o usuário:
Comportamento:Topo

Consultar

A consulta de um registro é realizada quando o usuário clica no primeiro link de um dos registros resultantes a operação [b:Listar]. A tela apresenta as informações detalhadas do registro, bem como as ações que o usuário pode disparar a partir dele (alterar, excluir, cancelar, etc.).

As pessoas relacionadas são apresentadas com links para os respectivos cadastros.
Comportamento:Topo

Novo

Tela utilizada para a inclusão de novos registros, montada conforme o tipo da pessoa (o default é "Pessoa Jurídica".
A tela apresenta campos (ou "esconde") quando o tipo é modificado (p.ex., rg, cpf e sexo não são apresentados quando a pessoa é do tipo "Jurídica").
Comportamento:Topo

Alterar

Tela para alteração dos dados de uma pessoa.
O tipo de pessoa não pode ser alterado, para alterar o tipo de uma pessoa, deve-se excluir o registro inicial e incluir uma nova pessoa.
Quanto o valor do campo do documento na tela é apagado, verificar se existe o documento associado à pessoa, se existir, excluir no banco de dados.
Comportamento:Topo

Excluir

Exclui o registro selecionado. A exclusão do registro pode ser disparada a partir da tela de consulta e/ou de manutenção do mesmo.
O registro somente será excluído se todas as condições necessárias forem encontradas, gerando um erro, caso alguma destas condições não estiver sendo atendida.
Comportamento:Topo

Importar

Tela para importação do cadastro de pessoas.
Ao fazer a importação de um arquivo CSV para ajustar o cadastro de pessoas, a coluna "ID" deve ser obrigatoriamente informada.
Comportamento:Topo

Exportação

Ao fazer a exportação para ajuste do cadastro de pessoas, a coluna "ID" deve ser exportada obrigatoriamente.
FísicaLUCRO REALESCOLASAO LEOPOLDO - RSAtivo
JurídicaLUCRO PRESUMIDOINDÚSTRIA CALÇADISTASAO PAULO - SPInativo
FísicaREGIME ESPECIALINDÚSTRIA METALÚRGICAALVORADA - TOPendente
JurídicaMEIIND-CALCMIAMI - FL - ESTADOS UNIDOSAtivo
Comportamento:Topo

Gerar etiqueta

Gera um arquivo PDF com etiquetas das pessoas.
Seu formato é definido através da preferencia RT.UI.LABEL_FORMATS.

Esta função não está sendo utilizada. Está sendo utilizado a função ETIQUETAS_PESSOAS.
Topo

Pesquisa simples (SEARCH)

Campos utilizados para pesquisa genérica
Topo

Etiquetas

Gera um arquivo PDF com cada pessoa e seus endereços respectivamente.
As margens do formulário são definidas através da preferência RT.UI.LABEL_FORMATS.
Comportamento:Topo

Consulta SEFAZ

Consulta o cadastro de pessoas jurídicas na Sefaz (Secretaria da Fazenda) do estado informado no cadastro da pessoa, apresentando os dados cadastrais fornecidos pela Sefaz.
A empresa usuária do sistema deve estar habilitada para emissão de NFE na Sefaz de sua sede para realizar a consulta.
Topo

Inativar

Utilizado para inativar o cadastro da pessoa quando a mesma estiver com a situação "ativa" ou "pendente". A situação da pessoa poderá ser alterada para "Inativo" e o preenchimento da data e do motivo de inativação serão solicitados de acordo com a opção definida no campo "Preenchimento de data e motivo de inativação" do cadastro de Tipos de pessoas, apresentando essa função somente se este campo for diferente de "Não apresentado".
Comportamento:Topo

Ativar

Utilizado para ativar cadastro da pessoa quando a mesma estiver com a situação "Inativa" ou "Pendente". A situação da pessoa será alterada para "Ativo" e a data e o motivo de inativação serão removidos. Caso a situação estiver em "pendente" apenas será alterada a sua situação para "Ativo". Essa opção será apresentada somente quando o campo "Preenchimento de data e motivo de inativação" do cadastro de Tipos de pessoas for diferente de "Não apresentado".
Topo

Planilha

Gera uma planilha eletrônica com os dados dos registros filtrados. Funciona de forma semelhante à operação [b:Listar], porém resulta em um arquivo de planilha (Excel).
Comportamento:Topo

Listar endereços

Tela sem operações geradas. Totalmente customizada.
Topo

Alterar todos

A operação "Alterar todos" permite alterar um ou mais campos de vários registros para um valor fixo através de uma única operação. Esta função deve ser usada da seguinte forma:
Comportamento:

Dúvidas frequentes

  • Como pesquisar pessoas pelo endereço?
  • SQL - Como consultar e-mails inválidos do cadastro de pessoas?
  • Como definir a identificação única para as pessoas?
  • Como definir o tipo de pessoa padrão para a tela de cadastro de nova pessoa?
  • Como identificar pessoa não localizada quando apresenta mensagem de registro duplicado no cadastro de pessoas, mas não é identificado ou localizado o cadastro que o sistema indica como existente?
  • Preenchimento automático do cadastro da pessoa a partir do CNPJ
  • Separar cadastro de pessoas por estabelecimento
  • Como incluir campos com outras características das pessoas?
  • Como corrigir erro na apresentação do mapa do endereço da pessoa?
  • Configurações

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.EXIBE_MAPA

    Define se deve apresentar uma mapa (Google Maps) com a localização do endereço da pessoa.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: S

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.MOSTRAR_DADOS_SALDOS

    Define se apresenta os valores financeiros relacionados à pessoa na tela de visualização.

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: S

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.NOME_COMPLETO_OBRIGATORIO

    Nome completo é obrigatório na inclusão da pessoa

    Quando a sequencia de pessoas não for utilizada, por padrão o nome completo/razão social, é opcional; caso marcado o nome completo será obrigatório

    Tipo: FLAG

    Valor padrão: N

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.PESQUISA_CNPJ

    Fazer pesquisa do CNPJ

    Caso essa preferência estiver ativa (com valor "S"), o sistema fará uma pesquisa dos CNPJs que forem informados nos web-services que estiverem configurados e irá preencher o formulário com as informações obtidas.

    Tipo: FLAG

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.PESS.CAD_PESS.TIPO_PESSOA_DEFAULT

    Define o tipo de pessoa padrão para apresentação de dados nas telas de inclusão de cadastro de nova pessoa.
    Valores permitidos:
    Física
    Jurídica

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: Jurídica

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.PESSOAS.CAD_PESSOAS.ETIQUETA_FINALIDADE_ENDERECO

    Finalidades de endereços para filtrar os endereços que devem ser listados nas etiquetas.

    Valor padrão: CORRESP

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.RESTRINGIR_TIPO_PESSOA

    Define que o tipo de pessoa será especificado pelo parâmetro P_TIPO_PESSOA informado na chamada da interface pelo menu.
    Para restringir a interface somente para o cadastro de pessoas físicas deve ser definido no campo "Parâmetros" da opção de menu o valor P_TIPO_PESSOA=Física.
    Não será a feita restrição caso o parâmetro não seja especificado no menu.

    Tipo: TEXT

    Valor padrão: N

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_DEBITOS_PESSOA

    SQL para apresentação dos debitos da pessoa

    Permite definir um SQL a ser utilizado para apresentar as informações do campo "Valor de débitos" (títulos a receber) da pessoa.

    Macros:

    • ${id}: ID do registro da pessoa (não é o código da pessoa).
    • ${usuario_id}: ID do usuário logado que está acessando o cadastro da pessoa.
    • ${estabelecimento_id}: Estabelecimento padrão do usuário logado que está acessando o cadastro da pessoa.

    Tipo: SOURCE_CODE

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_ENDERECOS_MEIOS_CONTATOS

    SQL para apresentar os endereços da pessoa

    SQL utilizado para apresentar os endereços eletrônicos da pessoa em forma de tabela para apresentação nas telas de list e view. Caso não informado, assume o seguinte script:

     item contato text;
     item forma text_html;
     item obs text;
     set heading off;
     select te.titulo as contato
     , case when te.dominio = 'ADSRT.E_MAIL'
     then '<a href="mailto:' || e.endereco || '">'|| e.endereco || '</a></br>'
     else e.endereco || '</br>' end as forma
     , e.observacoes as obs
     from enderecos e
     join tipos_enderecos te on e.tipo_endereco_id = te.id
     where e.pessoa_id = ${pessoa_id}
     and te.tipo_enderecamento = 'E'
     order by te.tipo_endereco, e.sequencia
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_INFORMACOES_ADICIONAIS

    Apresentar informações adicionais

    SQL utilizado para apresentar informações adicionais da pessoa. É utilizado o sql abaixo como padrão:

    select tp.tipo_pedido as \"Tipo de pedido\"
    , count(p.id) as \"Qtd. pedidos em aberto\"
    , sum(quantidade_pendente*preco) as \"Total\"
    from itens_pedidos it
    inner join pedidos p on p.id = it.pedido_id
    inner join tipos_pedidos tp on tp.id = p.tipo_pedido_id
    inner join produtos prod on prod.id = it.produto_id
    where
    it.situacao = 'P'
    and p.cliente_id = " + rec.valueOfId()
    and p.situacao not in ('C','E','A')
    group by tp.tipo_pedido
    

    Tipo: SOURCE_CODE

    Regras

    Ajustar campos ao inativar

    Ajusta os campos conforme o tipo de pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Inativar"

    Ajustar campos documentos

    Ajusta a visibilidade dos campos de documento de acordo com o tipo de pessoa selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Novo"

    Ajustar meios de contato

    Mostrar/esconder os meios de contato conforme o tipo de pessoa informado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Novo"

    Ajustar palavras filtradas

    Ajusta as palavras filtradas, destacando-as.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Ajustar query operators

    justa os query operators do campo "Categoria".
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Pesquisar"

    Ajustar visibilidade dos estabelecimentos

    O campo "Estabelecimentos" é apresentado apenas caso o campo "Todos estabelecimentos" não esteja marcado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Todos estabelecimentos" do formulário "Novo"

    Apresentar características

    Apresenta as características da pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar créditos em haver

    Definição das informações apresentadas no campo "Créditos em haver" configurado na preferência FINANC.TITULOS.SCRIPT_CLIENTE_VALOR_APROVEITAMENTO_CREDITOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Apresentar endereço principal

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar endereços na listagem

    Informações como telefone, endereço devem ser apresentados na listagem ou impressões
    • Somente usuários com o direito "LISTAR_ENDERECOS" devem apresentar dados acima.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Apresentar informações adicionais

    Apresenta informações adicionais da pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Apresentar informações adicionais sobre pessoa

    Apresentar:
    • Se pessoa é :
    • Cliente
    • Fornecedor
    • Transportador
    • Vendedor
    • Colaborador ( use relacionamentos )
    • Motorista

    Apresentar informações dos pais

    Popular campos com informações do pai e mãe
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"

    Apresentar nome da pessoa

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Mãe" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Mãe" do formulário "Importar"
    • Ao alterar campo "Mãe" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Pai" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Pai" do formulário "Importar"
    • Ao alterar campo "Pai" do formulário "Novo"

    Apresentar tabela de endereços

    Apresenta uma tabela de endereços na view. A apresentação é configurada na preferência PESSOAS.CAD_PESSOAS.SQL_ENDERECOS_MEIOS_CONTATOS.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Atualizar cadastro de documentos da pessoa

    Rotina que atualiza o cadastro de documentos da pessoa, validando os documentos informados e gravando no banco de dados.

    Obs.: ao fazer update, atualizar somente os documento modificados na interface.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Atualizar grupo em lote

    Utilizado para atualizar o grupo da pessoa pois a view não sofre update por padrão. O update deve ser feito na entidade que ela faz parte.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar todos"

    Autopreencher pelo CNPJ

    Caso seja informado um CNPJ e sistema estiver configurado para preencher com informações obtidas através de WS, consulta o CNPJ e completa todos os outros campos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "CNPJ" do formulário "Novo"

    Buscar CEP

    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "CEP" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "CEP" do formulário "Importar"
    • Ao alterar campo "CEP" do formulário "Novo"

    Cadastrar pessoa por lov

    Ao cadastrar uma pessoa pela CAD_PEDIDOS_06 pela LOV do campo "TRANSPORTADOR" é cadastrado um transportador.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Excluir os documentos da pessoa no banco de dados

    Rotina que exclui os documentos associados a pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de excluir formulário "Excluir"

    Executa o comando de atualização do registro no banco de dados

    Rotina que faz a atualização do documento no banco de dados (insert, update ou delete).

    Filtrar categoria

    Filtra a categoria da pessoa, é utilizado o contém como padrão.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtrar estabelecimento

    Caso informado um filtro de estabelecimento, injetar filtro do mesmo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtrar informações

    Procedimento deverá ser executado antes da query quando for passado alguma informação no parâmetro Filtro
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Exportação"
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"
    • Depois de ler formulário "Planilha"

    Filtrar pessoas

    Pesquisa, filtra e ordena as informações das pessoas:
    • Endereço e estado das pessoas.
    • Categorias das pessoas.
    • Documentos das pessoas.
    • Situação da pessoa conforme preferência.
    • Relacionamento entre pessoas.
    • Alteração da ordenação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Filtros do cliente

    Realizar o filtros relativos a clientes:
    • Vendedor / Representante
    • Conceito do cliente

    Este método não está sendo mais utilizado, pois anteriormente somente fazia filtro do conceito do cliente e o campo unbund foi removido e criado um campo sqlexpr.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de ler formulário "Pesquisar"

    Formata Campo Email Site

    Formata o campo confirme dado enviado se contiver @ assume que esse dado é um E-Mail, caso possua www ou http assume que esse dado é um site

    Incluir campos de documentos

    Substitui o campo "DOCUMENTOS" com todos os campos de documento que podem ser apresentados diretamente no formulário.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Inserir mapa Google maps

    Insere a localizado do endereço principal numa visualização do Google maps
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Ler endereço principal

    Ler o endereço físico principal da pessoa, telefones, e-mail e site internet.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Ler os meios de contato

    Ler os meios de contato da pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Modificar a tela de query

    Procedimento deve tirar o campo "Filtro" da tela quando não vier nenhuma informação no parâmetro filtro. Foi colocado também uma preferência no sistema chamada "PESS.CAD_PESS.TIPO_FILTRO" que define qual é o default para pesquisa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Montar interface conforme tipo de pessoa

    Ajusta a visibilidade dos campos abaixo conforme configurado no tipo de pessoa:
    • Data de nascimento;
    • Data de falecimento;
    • Rótulo nome completo;
    • Pai e mãe;
    • Grupo;
    • Nacionalidade;
    • Naturalidade;
    • Pronome de tratamento;
    • Primeiro e segundo nome;
    • Sobrenome;
    • Sufixo;
    • Nome completo;
    • Apelido;
    • CPF/CNPJ;
    • Documentos (IE, IM, RG);
    • Formas de contato;
    • Regime de tributação;
    • Ramo de atividade;
    • Data e motivo de inativação.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Novo"

    Montar situações

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Montar tela de list

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Montar tela de view

    Montar a tela de consulta, removendo campos desnecessários conforme o tipo de pessoa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Mudar formatacação do campo conforme dado

    Mudar a apresentação do campo conforme o dado apresentado
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular Estado Civil

    Procedimento que deve popular o combo com as opções para estado civil pra Pessoa Fisica
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Importar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular as opções para Sexo

    Prepara as opções cadastradas para Sexo.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Importar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"

    Popular campo de informações da pessoa

    Preencher campo de informações sobre o que a pessoa é no sistema
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Popular endereços

    Pega os endereços lidos e coloca nos campos da tela.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Etiquetas"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Exportação"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Importar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Popular estabelecimentos

    Popula os estabelecimentos que terão acesso ao cadastro.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Popular finalidades do endereço

    Popular as finalidades do endereço separadas por , (virgula), assim podendo ser usado na import e export
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Exportação"

    Popular informação lista

    Popular campos da lista como: CPF, CNPJ e APELIDO/NOME FANTASIA
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Listar"

    Popular motivo inativação

    Popula o autocomplete do motivo de inativação ao inativar uma pessoa. O campo é preenchido de acordo com o que está em "Operação" e
    "Tipo de pessoa"
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de inciar um auto-complete formulário "Inativar"

    Preencher campos documentos

    Preenche os documentos com os valores armazenados atualmente.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"

    Preencher os campos dos documentos da pessoa

    Rotina que consulta e preenche os campos dos documentos da pessoa, quando houver.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Exportação"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Importar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Planilha"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Preparar campos contatos baseado no tipo de pessoa

    Prepara os campos por tipo de pessoa, baseado nos tipos de endereços registrados, o campos serão adicionado quando encontrar um campo CONTATOS_TIPOS_PESSOAS no formulario
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Alterar"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Novo"

    Preparar caracteristicas

    Acrescenta os campos de características de pessoa ao formulário especifico conforme o tipo de pessoa selecionado.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "Tipo de pessoa" do formulário "Novo"

    Preparar meios de contato

    Prepara o formulário, incluindo todos campos usados para informar o meios de contato eletrônico no formulário conforme definido nos tipos de endereços por tipos de pessoas.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Novo"

    Remover ações conforme contexto

    Remove os botões de ativar ou inativar a pessoa conforme o contexto. Caso a pessoa esteja com a situação pendente, não é removido os botões.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar cada registro formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Depois de cada registro formulário "Alterar"
    • Depois de cada registro formulário "Consultar"

    Remover botões

    Remover os botões conforme direitos de acesso
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Remover registros inativos

    Remover na visualização os registros que estão inativos, na pesquisa deve apresentar mas na visualização devem estar ocultos.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"

    Restringir por tipo de pessoa

    Restringi o cadastro para o tipo de pessoa passado por parametro
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Alterar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Novo"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Pesquisar"

    Salvar Estado Civil

    Procedimento para salvar o estado civil de acordo com o valor registrado no unbound.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar campos documentos

    Salva os campos de documento informados conforme o tipo de pessoa
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar características

    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar categoria

    Procedimento interno para salvar o valor de uma categoria.

    Salvar contatos

    Verifica os contatos informados e salva os mesmos
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar endereços físico, e-mail, telefones e site

    OBS:
    Quando CEP não informado, será obtido através do sistema do Correio, com o uso dos campos Endereço, Cidade e Número, sendo que todos devem ser obrigatoriamente preenchidos neste caso.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar estabelecimentos

    Salva os estabelecimentos selecionados (quando desmarcado o campo "Todos os estabelecimentos").
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar finalidade do endereço

    Salva as finalidades do endereço, as finalidades são informadas por virgula, caso não seja informado endereço nada será feito com as finalidades
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Importar"

    Salvar informações do parceiro

    Salvar informações sobre o tipo de documento e identificação para o parceiro.
    • Caso informado um tipo de documento(UN_PARCEIRO_IDENTIFICACAO) não existente deve ser cadastrado.
    • Ambos os campos devem obrigatoriamente devem estar preenchidos: UN_PARCEIRO_TIPO_DOCUMENTO e UN_PARCEIRO_IDENTIFICACAO
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de inserir formulário "Importar"

    Salvar informações dos pais

    Salvar informações do pai e mãe
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar meios de contato

    Salvar os meios de contato da pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Salvar sexo

    Procedimento para salvar o sexo de acordo com o valor registrado no unbound.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"
    • Depois de inserir formulário "Novo"

    Setar altura imagem

    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Consultar"
    • Antes de apresentar uma tela formulário "Listar"

    Validar cidade informada

    Valida se a cidade informada está cadastrada no sistema.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Validar revisão do cadastro

    Campo data de revisão do cadastro não pode ser data futura.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Depois de alterar formulário "Alterar"

    Validar se documentos são obrigatórios

    Valida se os documentos como CPF, CNPJ, etc. são obrigatórios para o cadastramento da pessoa.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Antes de alterar formulário "Alterar"
    • Antes de inserir formulário "Novo"

    Verificar se já existe CNPJ ou CPF cadastrado

    Verifica se já existe uma pessoa cadastrada com esse documento.
    Caso já exista, gera uma mensagem de advertência no sufixo do campo, avisando que já existe um cadastro com esse CPF/CNPJ.
    Eventos que disparam esta regra:
    • Ao alterar campo "CNPJ" do formulário "Novo"
    • Ao alterar campo "CPF" do formulário "Novo"

    Veja também